efdeportes.com

A importância do estagio curricular supervisionado na formação dos 

acadêmicos do curso Licenciatura em Educação Física da 

Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte, CE

La importancia de la pasantía curricular supervisada en la formación de los estudiantes del curso 

de Licenciatura en Educación Física de la Facultad Leao Sampaio en Juazeiro do Norte, CE

 

Curso de Licenciatura em Educação Física

da Faculdade Leão Sampaio

Juazeiro do Norte, CE

(Brasil)

João Paulo da Silva Maciel

Joelio Lormira Feitosa

Maria Luciana Barbosa da Silva

jp.ed.fisica@globomail.com

 

 

 

 

Resumo

          Introdução: A importância do estágio é fundamental no processo da formação profissional. Possibilita ao estudante expor o aprendizado. Este estudo terá como proposta. Objetivos: identificar a importância do estagio curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio - Juazeiro do Norte-Ce, buscando analisar os aspectos, utilizando de técnicas e metodologias cuja instituição, como local de ensino interpôs. Refletir sobre os vários aspectos que são inerentes ao processo educativo favorecendo, dessa forma, a construção de novas ações e de novas práticas. Metodologia: Trata-se de uma abordagem quantitativa, descritiva transversal de campo, onde a população de amostragem foi constituída por estudantes, adolescentes da faculdade Leão Sampaio de ensino superior, tendo como amostra 150 acadêmicos do curso de licenciatura em educação física das turmas dos 2°, 3°, 4°, 6° e 7° semestre. O instrumento de pesquisa foi um questionário sobre A importância do estagio curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio - Juazeiro do Norte-Ce. Resultados e conclusões: os resultados obtidos nesse contexto foi que a maioria dos acadêmicos pesquisados afirmou ser o estagio de suma importância para a formação acadêmica e com isso tivemos a seguinte conclusão que o estágio e necessário para a formação de um bom profissional e com isso melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

          Unitermos: Estagio. Formação acadêmica. Educação Física.

 

Abstract

          Introduction: The importance of training is fundamental in the process of training. Enables the student to expose learning. This study will be proposed. Objectives: To identify the importance of the internship course in Supervised Training Course Academic Degree in Physical Education Faculty Lion Sampaio - Juazeiro-Ce, trying to analyze aspects, using techniques and methodologies whose institution as a place of education filed. Reflecting on the various aspects that are inherent in the educational process favoring thus the construction of new shares and new practices. Methodology: This is a quantitative, descriptive cross country, where the population sample was composed of students, faculty adolescents Leon Sampaio higher education, and a sample of 150 students of the degree in physical education classes from 2°, 3°, 4°, 6° and 7° half. The survey instrument was a questionnaire on the importance of the internship curriculum Supervised Training Course Academic Degree in Physical Education Faculty Leao Sampaio, Juazeiro do Norte, CE. Results and Conclusions: The results obtained in this context was that most academics surveyed claimed to be the stage of paramount importance to the academic and thus had the following conclusion that the stage and required for the formation of a good professional and thereby improve the process of teaching and learning.

          Keywords: Internship. Education. Physical Education.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 173, Octubre de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A importância do estágio é fundamental no processo de formação do professor, não só curso de educação física, mas como de qualquer curso de licenciatura. Possibilita ao estudante expor o aprendizado adquirido durante o período de curso, podendo assim integrar as disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando lhes o nível de conhecimento e o grau de entendimento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo escolar e exercitar sua adaptação, funciona como uma janela do futuro através do qual podemos intervir sobre como se podem aplicar de forma coerente as técnicas proposta pela grade curricular do curso. Deve ser uma passagem natural do saber sobre para o saber, deve servir como um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

    O estágio Supervisionado deverá ser iniciado no quarto semestre letivo com o objetivo de capacitar o aluno a dominar todo instrumental necessário para intervir na dinâmica do ensino e propor nova proposta que possa ajudar na educação da criança e do adolescente, através do aprofundamento dos conhecimentos do Curso de educação física estudado. Este estudo terá como proposta identificar a importância do estagio curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio- Juazeiro do Norte-Ce, buscando analisar os aspectos, utilizando de técnicas e metodologias cuja instituição, como local de ensino interpôs. Refletir sobre os vários aspectos que são inerentes ao processo educativo favorecendo, dessa forma, a construção de novas ações e de novas práticas.

    Sabemos que para a formação do professor e necessário saber como a prática pode acarretar no desenvolvimento e no aprendizado, ter como base a experiência de conviver em um ambiente escolar e com isso observar de forma coerente as abordagens necessárias para promover a educação, nesse período podemos estabelecer e identificar as dificuldades e com isso procurar resolver os erros observados, este é justamente o objetivo do estagio por em pratica o que se adquiriu durante o curso e procurar corrigir de forma especifica os erros para que quando estivermos formados podermos ser capazes de formar novos cidadãos possa pensar e agir com coerência e também estabelecer o que realmente que ser no futuro. A pesquisa tem por objetivo levantar informações referentes aos principais aspectos responsáveis por uma boa pratica de estagio.

    Para Silva (2005) no cotidiano acadêmico é perceptível que os graduandos se envolvam com muita disposição e ânimo quando a universidade lhes proporciona a participação em que consiga colocar conhecimentos teóricos em prática, acompanhados de um profissional supervisor ou quando possui uma instituição conveniada que estão em permanente contato com a universidade. É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes. (apud, SOUSA, 2007; apud, BONELA, 2007; apud, PAULA, 2007).

    A importância que acarreta o desenvolvimento no cotidiano do graduando esta perceptível ao empenho da instituição de ensino que propõe novos métodos que possa ajudar a desenvolver no graduando novas metodologias a fim de propor junto com professores mais experientes trocar informações acerca do processo de ensino e aprendizagem, adquirido nos semestres anteriores ao do estagio.

    De acordo com Francisco e Pereira (2004) o estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. “O Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. (apud, SOUSA, 2007; apud, BONELA, 2007; apud, PAULA, 2007)”.

    Com tudo isso a afirmação acima citada expressa que a formação precisa resulta em ter em mente o valor de ensinar e saber ensinar, essas duas vertentes coincidem com os valores e diagnósticos abordados pelo professor. Com o estágio observa-se que a rotina é um movimento de organização de espaço e tempo, que se repete no cotidiano sempre da mesma forma, apenas com algumas mudanças nas atividades pedagógicas. Compreendendo-se que nos cursos de formação de professores devem relacionar teoria e prática de forma interdisciplinar, os componentes curriculares não podem ser isolados. Por isso, o estágio supervisionado deve ser considerado como um componente que articula o conhecimento construído durante a vida acadêmica, esta experiência é necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os discentes com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento adquirido na vida profissional.

    Segundo FERNANDES essa formação se dá por meio da relação que se estabelece entre teoria e prática, a partir do que o aluno é capaz de construir analisando a realidade por mediação de suas fundamentações teóricas estudadas durante o curso. Neste caso, o aluno é o grande construtor da informação e da ampliação de habilidades necessárias para tomada de decisão frente às questões que nos são colocadas no dia-a-dia.

    Contudo o estagio e a fase em que o estudante como profundo apreciador da pratica da docência necessitar aprimorar e identificar com coerência as dificuldades existentes durante a pratica, sabendo que este é um momento de aprendizagem em que podemos errar na tentativa de acertar, podendo indagar e questionar as decisões de saber propor novos métodos que possa melhorar o planejamento de novas práticas de ensino, podendo assim ajudar na preparação adequadamente para o momento em que, como profissionais da área escolhida, onde precisaremos tomar a decisão adequada.

    Para Vieira (1997) a Licenciatura é voltada para a preparação do profissional de ensino Fundamental e Médio, onde o mesmo elabora e executa os programas adequados para seus alunos. “O graduado de Educação Física com Licenciatura em Educação Física deverá estar capacitado a atuar na Educação Básica e na Educação Profissional” (apud OLIVEIRA, 2002).

    E importante salientar que o profissional formado nos cursos de licenciatura estará capacitado para atuar na educação básica, como formador de conceitos e opiniões podendo influenciar no desenvolvimento da capacidade do aluno interagir com o meio em que vive e conseguir conviver na sociedade como cidadão capaz de propor novas mudanças para o desenvolvimento social.

Materiais e métodos

    Este artigo trata-se de uma abordagem quantitativa, descritiva transversal de campo, pois o avaliador realizou a observação em um único momento (MARQUES e PECCINI, 2005), analisando a importância do estagio curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio-Juazeiro do Norte-Ce.

População e amostra

    A população de pesquisa foi constituída por estudantes, adolescentes da faculdade Leão Sampaio de ensino superior, tendo como amostragem 150 acadêmicos do curso de licenciatura em educação física das turmas dos 2, 3, 4, 6 e 7 semestres, de ambos os sexos, sendo 65 do sexo feminino e 85 do sexo masculino.

    Os participantes foram selecionados probabilisticamente a partir da amostragem por conglomerado, onde foram sorteadas cinco turmas, sendo todos do turno noturno, onde foram pesquisados todos os acadêmicos que se encontrava em sala de aula. Dessa maneira a amostra final foi composta da seguinte maneira: 30 acadêmicos do 2º ano (17 meninos e 13 meninas), 30 acadêmicos do 3º ano (17 meninos e 13 meninas), 30 acadêmicos do 4º ano (17 meninos e 13 meninas), 30 acadêmicos do 4º ano (17 meninos e 13 meninas), 30 acadêmicos do 6º ano (17 meninos e 13 meninas), 30 acadêmicos do 2º ano (17 meninos e 13 meninas).

Instrumentos de pesquisa

    O instrumento de pesquisa foi um questionário sobre A importância do estagio curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio- Juazeiro do Norte-Ce, esse questionário consiste em 13 perguntas objetivas que avaliam seis aspectos individuais, referentes a seis componentes que contribuem para a formação individual de cada profissional. Os componentes analisados consistem em: a Importância do estágio, Formação do profissional, Oportunidades, Conhecimentos práticos e teóricos, Aprendizagem e Carga horária. As perguntas de cada componente têm valores de 0 a 3, quanto mais próximo do valor de 3 melhor é a atitude do indivíduo com relação ao fator avaliado, tendo a seguinte configuração: 0 = deficiente (absolutamente não tem importância alguma); 1 = regular (em alguns casos pode ter sua importância); 2 = bom (quase sempre tem seu valor na formação) e 3 = muito bom (é de suma importância para a formação profissional). E em alguns casos também pode identificar as seguintes configurações: 0 = Prevê, solucionar problemas e promove melhorias, 1 = Muita iniciativa, 2 = Alguma iniciativa, 3 = Apresenta dificuldades normais, 4 = Necessita de orientação constante. Em outras configurações também pode identificar as seguintes configurações. 0 = Fonte de incidentes, 1 = Relativamente difícil de lidar, 2 = Conciliador e 3= Extremamente hábil e conciliador.

Procedimentos

    Os procedimentos para a realização da pesquisa, foram primeiramente realizados o sorteio das turmas/períodos ou semestres que fariam parte da composição da amostra. Após isso, fez-se o primeiro contato com os estudantes de cada turma com o intuito de, orientá-los quanto aos objetivos e métodos da pesquisa e orientá-los a assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Em caso de menor idade, os mesmos deveriam levar o TCLE para casa para que estes fossem devidamente assinados por seus responsáveis, autorizando a participação do menor na pesquisa. Após esta etapa, marcou-se o dia para a aplicação dos questionários.

Análise de dados

    A análise de dados foi realizada através dos Programas do pacote Microsoft Office Excel 2007 e Word 2007, utilizando-se da freqüência das questões investigadas. Os gráficos e tabelas elaborados e resultados foram apresentados, através do programa Microsoft Word 2007.

Cuidados éticos

    Os cuidados adotados foram exclusivamente tomados para a plena preservação dos estudantes, tendo como questão a preservação da identidade dos alunos e da instituição envolvida durante o processo de pesquisa.

Resultados e discussões

    A referente pesquisa: “A Importância do Estagio Curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte-Ce.foi realizada com o objetivo geral de analisar e levantar informações referentes aos principais aspectos responsáveis por uma boa pratica de estagio. Para tal, foi utilizado o questionário, A Importância do Estagio Curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte-Ce.

    De acordo com a primeira variável verifica-se a distribuição dos indivíduos de acordo com o sexo, como pode ser verificado no gráfico 1 (figura 1), onde percebe-se que 65% da amostra era composta pelo sexo feminino e 85% pelo sexo masculino. Com base no gráfico acima, pode-se perceber que a participação do sexo feminino foi menor, tendo participado da pesquisa um total de 65 indivíduos do sexo feminino e 85 indivíduos do sexo masculino.

Figura 1. Distribuição da amostra em função do sexo

    Fazendo uma reflexão da analise da participação dos acadêmicos de acordo com o semestre em que se encontram percebe-se no gráfico 2 (figura 2). Como foi observado a participação por semestre apresentou uma diferença significante nos resultados, pois, a diferença em porcentagem do 2° semestre para o 3° ano é de 22,7% (vinte e dois vírgula sete por cento). Em suma, houve 17% de participação do sexo masculino dos acadêmicos que estão cursando o 2° segundo, 3° terceiro, 4° quarto, 6° sexto e 7° sétimo semestre, seguida da participação de 13% dos acadêmicos do sexo feminino, que estão cursando o 2° segundo, 3° terceiro, 4° quarto, 6° sexto e 7° sétimo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio.

Gráfico 2. Distribuição da amostra em porcentagem dos acadêmicos pesquisados por semestre em função do sexo

    Conforme o gráfico abaixo expõe em porcentagem a variável sobre a Importância do estágio supervisionado que freqüenta ou freqüentou, 56,7 % afirmaram achar muito importante, seguida de 34,0% que afirmaram achar importante o estagio na formação Acadêmica e 5,3% acharam pouco importante, seguido de 4,0% sem importância, sendo estes a minoria destacada na pesquisa.

Gráfico 3. Distribuição da Amostra em porcentagem, conforme o grau de importância

    Quando abordado sobre Divisão do estágio supervisionado (observação, co-participação e atuação) ajuda na Formação do futuro profissional, 43 participantes do sexo masculino responderam sim e 2 participantes do sexo feminino responderam não. Seguidos de 87 participantes do sexo masculino que responderam sim, que importância dessa divisão com relação aos índices acima abordados é de suma importância e 8 participantes do sexo feminino responderam não achar que esses índices terem importância na divisão do estagio.

Gráfico 4. Distribuição da amostra em participantes, conforme a divisão do estagio

    No gráfico que se refere em qual o grau de importância que você atribui às oportunidades que o estágio supervisionado pode oferecer para o aluno discutir e trocar experiências com outros profissionais da área, para o sexo masculino, 86,7% diz oferecer oportunidade, seguido de 13,3% afirmam pouca oportunidade e nenhum dos acadêmicos pesquisados afirmou nenhuma oportunidade. Seguido de 96,7% do sexo feminino diz oferecer oportunidade e 3,3% afirmam pouca oportunidade e nenhum dos acadêmicos pesquisados afirmou nenhuma oportunidade.

Gráfico 5. Distribuição da amostra em participantes do sexo feminino, conforme o grau de importância que você atribui às oportunidades 

que o estágio supervisionado pode oferecer para o aluno discutir e trocar experiências com outros profissionais da área

 

Gráfico 6. Distribuição da amostra em participantes do sexo masculino, conforme o grau de importância que você atribui às 

oportunidades que o estágio supervisionado pode oferecer para o aluno discutir e trocar experiências com outros profissionais da área

    Com relação à divisão da carga, os acadêmicos de ambos os sexos afirmaram as seguintes formas de dividir o estagio, a media de 20 entre homens e mulheres responderam que a carga horária do estagio deveria ser de 200 horas semestrais, 20 entre homens e mulheres responderam que o estagio deveria ser dividido em 150 horas, 70 entre homens e mulheres responderam que o estagio deveria ser divido em 100 horas semestrais e 30 dos pesquisados entre homens e mulheres responderam e 30 responderam que deveria ser divido em 50 horas semestrais.

Gráfico 7. Divisão da carga horária

    Os dados acima pesquisados obtiveram que o estagio e importante na formação pois o mesmo serve como experiências para futuros trabalhos e com isso exercer a profissão de forma correta. A experiência do estágio no mundo atual se torna essencial para a formação integral do aluno, considerando que o campo de trabalho requer profissionais com habilidades necessárias para atuar numa realidade multicultural e globalizada este aluno deve esta capacitado e apto a manter seu papal como educador , profissional esta que possa vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano frente às informações assimiladas.

Conclusão

    A pesquisa intitulada: A Importância do Estagio Curricular Supervisionado na Formação dos Acadêmicos do Curso Licenciatura em Educação Física da Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte-CE, pode se concluir a seguinte afirmação que a importância do estagio para formação do profissional da área de educação e de essencial necessidade, pois é dessa forma que o acadêmico de educação pode colocar em pratica todo o conteúdo abordado durante o curso de graduação. E por fim, e necessário afirmar que a realização do estágio é uma questão crucial para a formação do profissional e em especial do educador que, de maneira alguma, poderá ocupar um espaço educativo, sem conhecer de perto a realidade escolar com todas as suas dificuldades e diversidades e as oportunidades que esta pratica de docência pode oferecer no futuro.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 173 | Buenos Aires, Octubre de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados