efdeportes.com

Composição corporal de crianças de ambos os sexos na faixa
etária de 9 a 14 anos da rede municipal de ensino de Maravilha, SC

Composición corporal de niños de ambos sexos de 9 a 14 años de la red municipal de enseñanza de Maravilha, SC

Body composition of children of both sexes in the group of 9 á 14 years of the school of Maravilha, SC

 

Graduado em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Pós graduado em Educação Física pela Universidade do Contestado (UNC)

(Brasil)

Douglas Filipin

fillipin_do@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O propósito deste estudo foi determinar os fatores associado á normalidade ou ao sobrepeso e a magreza em adolescente de duas escolas da rede pública de ensino de Maravilha, SC. A amostra foi composta por 180 alunos, sendo que, 88 gênero masculino e 92 feminino, com idade entre 9 e 14 anos. Para analisar o perfil das crianças, utilizou-se a composição corporal relacionada com a classificação IMC (Índice de Massa Corporal), e a classificação do % Gordura corporal. A prevalência de normalidade no IMC na escola A foi de 64% e na escola B de 70%, já o sobrepeso na escola A foi de 20% em quanto na escola B foi de 22%, e na comparação entra a magreza a escola A obteve 14% em quanto à escola B 10%. Na prevalência de normalidade em relação ao % de gordura podemos observar que o dos adolescentes da rede publica esta abaixo do nível satisfatório cerca de 37,5% muito em virtude nível gordura abaixo que se encontra em torno de 53% e dos 9,5% que estão acima do peso recomendado. Ao final deste estudo concluímos que não há Coerência nos dados obtidos quando se compara o IMC com o % de Gordura. Pode se perceber que a analise de percentual de gordura é muito mais fidedigna que a do IMC, pois mostra disparidade nos valores absolutos sobre os valores de magreza que são significativamente mais elevados e que os adolescentes não estão com um nível tão satisfatório no que diz respeito da composição corporal. Por fim recomenda- se uma política publica sobre a alimentação na escola para analisar quais são as reais condições da alimentação nas famílias destes adolescentes.

          Unitermos: Adolescente. Percentual de gordura.

 

Abstract

          The purpose of this study went determine the factors associate end normality or to the overweight and the thinness in adolescent of two schools of the public net of teaching of Maravilha, SC. The sample was composed by 180 students, and, 88 boy gender and 92 girls, with age between 9 and 14 years. To analyze the children's profile, the corporal composition related with the classification IMC was used (Index of Mass body), e the classification of the% body mass Fat. The normality in IMC in the school was her of 64% and in the school B 70%, already the overweight in the school was her of 20% in as in the school B went of 22%,e in to comparison he/she enters the thinness the school he/she obtained IT 14% in as the school B 10% .Na normality in relation to the% of fat we can observe that the one of the adolescents of the net publishes this below the satisfactory level about 37,5% a lot in virtue level fat below that meets around 53% and of the 9,5% that are above the recommended weight. At the end of this study we concluded that there is not Coherence in the obtained data when IMC is compared with the% of Fat. It can be noticed that analyzes it of percentile of fat it is much more trustworthy than the one of IMC, because it shows disparity in the absolute values on the values of thinness that are significantly higher and that the adolescents are not with such a satisfactory level in what he/she says respect of the corporal composition. It finally recommends - if a politics publishes about the feeding in the school to analyze which are the real conditions of the feeding in these adolescents' families.

          Keywords: Mass body. Adolescents.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 172, Septiembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O estilo de vida moderno tem trazido conseqüências à saúde física dos seres humanos, segundo Gomes et al (2001) A precocidade no sedentarismo e consumo descontrolado de alimentos industrializado ricos em gorduras saturadas, são alguns dos fatores que provocam as alterações na composição corporal. Para Silva (2000) o risco, com o decréscimo do nível de atividade física e o habito irregular são as causas do sedentarismo.

    Em nosso estudo tivemos três variáveis; o sobrepeso a desnutrição e a normalidade. A desnutrição na década de 80 foi um dos problemas de maior relevância para a saúde pública Monteiro (2000). A Pesquisa de Orçamentos Domiciliares aponta para a elevação da prevalência de excesso de peso em todas as regiões do Brasil IBGE (2006). A partir desta relação e da necessidade de se avaliar o nível de saúde populacional, a Organização Mundial da Saúde - OMS sugere como parâmetro que, em condições normais, cada tecido e cada órgão cresce segundo um grau, padrão e velocidade própria, Dispondo-se de um padrão de crescimento possibilitando a verificação de "normalidade" no crescimento de uma criança. WHO, 1995.

    A adolescência é uma categoria sociocultural, e pensando assim esses adolescentes vão se tornar adultos, o risco aumenta com a idade, o que pode representar um problema de saúde pública na fase adulta, Matsudo et al (1998), pensar na saúde e no estilo de vida é muito importante para o dia-a-dia da comunidade Pinheiro et al (2004). Outros estudos mostram que 42% á 94% dos escolares apresentam sedentarismo. Guedes & Guedes (2001), isso significa que se nossa sociedade não mudar o hábito, de fazer mais atividade física e se alimentar de forma certa poderemos ter uma sociedade doente no futuro.

    Para Pinho & Petroski (1990), a dificuldade de desenvolver instrumentos que possam determinar os níveis habituais de prática de atividade física tem limitado e impossibilitado a obtenção de informações conclusivas com relação ao comportamento físico de crianças e adolescentes. Pensando na qualidade de vida foi que iniciou a pesquisa com estudantes da rede pública de ensino de Maravilha SC. Diante do exposto acima se questiona: qual a prevalência da composição corporal das crianças da rede municipal de ensino de Maravilha SC?

    Determinar a prevalência e os fatores associados á normalidade ou ao sobrepeso e a magreza em adolescentes da rede publica de ensino de maravilha. Identificar entre as crianças, o perfil da composição corporal relacionada com a classificação IMC (Índice de Massa Corporal). Identificar entre as crianças, o perfil da composição corporal relacionada com a classificação do % Gordura. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, pois analisou as medidas antropométricas massa corporal, estatura e dobras cutâneas de escolares da rede municipal de maravilha no ano de 2011.

    A população foi de escolares da rede municipal de ensino de maravilha, entre 09 a 14 anos, de ambos os gêneros, que estejam matriculados e freqüentando, a rede municipal de ensino da cidade de maravilha – SC. A amostra foi composta por 180 alunos de 02 escolas da rede municipal de ensino de maravilha, sendo que, 88 gênero masculino e 92 feminino.

    Na verificação da massa corporal em kilogramas e estatura em metros, foi utilizado uma balança mecânica e estadiômetro da marca Sanny. Para aferição de estatura e massa corporal o avaliado se encontrava em posição ortostática, onde utilizava como indumentária bermuda e camiseta, e os mesmo também se encontravam descalços. Foi realizada uma aferição. Para aferição de dobras cutâneas tricipital e subescapular utilizou-se adipômetro científico da marca Sanny, com amplitude até 78 mm, pressão de ± 9,8 g/mm2, com tolerância de medição de ± 0,5 mm e escala de medição com proporção 1:10 décimo de milímetro. O procedimento para a coleta da dobra cutânea subescapular foi obtida obliquamente ao eixo longitudinal seguindo as orientações dos arcos costais, estando localizado 2 cm abaixo do ângulo inferior da escápula, e a dobra cutânea tricipital é determinada paralelamente aos eixos longitudinal do braço na face posterior, sendo seu ponto exato de reparo a distancia media a borda súpero-lateral do acrômio e do olecrano. (FERNANDES FILHO, 2003)

Revisão de literatura

Nutrição

    As grandes mudanças no perfil nutricional da população têm se caracterizado pela redução na prevalência dos déficits nutricionais e ocorrências mais expressivas de sobrepeso em crianças, adolescentes e adultos. Esse processo é denominado transição nutricional Souza & Farias, Popkin (2011). A antropometria, que consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição global do corpo humano, tem se revelado como o método isolado mais utilizado para o diagnóstico nutricional, sobretudo na infância e na adolescência.

    De acordo com Marcondes (1999) A avaliação do estado nutricional de populações baseia-se em pontos de corte, partindo do pressuposto de que quem está abaixo ou acima daquele ponto apresenta um problema nutricional.

Maturação e crescimento

    Atualmente, considera-se o crescimento como o melhor instrumento de aferição para se medir a saúde de indivíduos ou das populações, e o melhor indicador sócio econômico entre as nações (Eisenstein, 1994). Tse et al (1989) diz que a puberdade é resultante da integração entre a ação do hormônio de crescimento e os esteróides sexuais. Etimologicamente, crescer significa aumento de tamanho do corpo, aumento progressivo do organismo e de suas partes. O crescimento humano tem sido alvo constante de estudos. O termo crescimento é normalmente utilizado de maneira indistinta referindo-se a desenvolvimento e a maturação (Perez, 1989).

    As variáveis que afetam o crescimento físico são nove, segundo Tanner (1962) as condicionantes genéticas, os efeitos da nutrição, as diferenças étnicas, os efeitos sazonais e climáticos, os efeitos de doença, a pressão psicossocial, a urbanização, o tamanho do agregado familiar, a posição socioeconômica e a tendência secular. Puberdade é um fenômeno biológico, caracterizado pelas transformações físicas e fisiológicas que ocorrem entre nove e quinze anos de idade, com o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o estabelecimento da capacidade reprodutora. Já adolescência é um fenômeno biopsicossocial que, embora se inicie durante a puberdade, pode manter-se por mais tempo, envolvendo a maturação do indivíduo em termos de comportamento psicológico e social, Zeferino (2003)

Resultados

    Conforme a Tabela I a grande maioria dos escolares da rede municipal de ensino de Maravilha, encontram-se dentro dos padrões medianos na variável IMC da composição corporal, segundo dados de MARINS, J. C. B.; GIANNICHI, R. S (1998).

Tabela 1. Percentual do Índice de Massa Corporal (IMC) dos escolares da rede municipal de Ensino de Maravilha SC

    Ao analisar essa tabela pode se perceber que os níveis de índice de massa corporal nos adolescente da rede pública de Maravilha SC se encontram em um nível satisfatório, na escola A 64% dos escolares está na media já 14% está acima e 22% estão a baixo, assim como na escola B os valores são bem parecidos, mas surge uma preocupação com a porcentagem a baixo e também com a porcentagem que esta acima do percentual do IMC.

    A tabela II demonstra os resultados percentuais obtidos através do %G, conforme Lohman (1992).

Tabela II. Percentual de Gordura (%G) dos escolares da rede municipal de Ensino de Maravilha SC

    Analisando a tabela acima podemos observar que o percentual de gordura dos adolescentes da rede publica esta abaixo do nível satisfatório muito em virtude nível gordura abaixo e acima do recomendado, mas comparando essa tabela com a tabela I, constatou-se os resultados, que não há coerência nos dados obtidos quando compara-se o IMC com o % de gordura. Em contraponto um estudo realizado sobre orçamentos domiciliares de 2003/2004 para maiores de 10 anos de idade, foram observados valores menores de prevalência de magreza nos escolares de Rio Branco em relação ao sobrepeso IBGE (2006).

    Pode se perceber que a analise de percentual de gordura é muito mais fidedigna que a do IMC, pois mostra disparidade nos valores absolutos que realmente que os valores de magreza são significativamente mais elevados e que os adolescentes não estão com um nível tão satisfatório no que diz respeito da composição corporal.

Considerações finais

    Em relação aos escolares que apresentaram indicadores de magreza sugere-se que sejam reavaliadas as políticas públicas de alimentação no município e nas instituições de ensino para melhorar o seu estado de magreza obtendo assim um melhor desenvolvimento cognitivo e motor.

Bibliografia

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 172 | Buenos Aires, Septiembre de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados