efdeportes.com

Analise da capacidade funcional em pacientes 

com hérnias discais antes e após hidrocinesioterapia

Estudio de la capacidad funcional en pacientes con hernias de disco antes y después de la terapia en el agua

Analysis of functional capacity in patients before and after disc herniations hydrotherapy

 

*Fisioterapeuta. Aluna Especial Mestrado em Ciências

do Movimento Humano CEFID-UDESC, Florianópolis-SC

**Especialista em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva

***Mestrando (a) em Ciências do Movimento Humano. CEFID-UDESC, Florianópolis/SC

****Professora da disciplina de Hidroterapia do curso de Pós-Graduação

em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva (INSPIRAR)

(Brasil)

Ana Inês Gonzáles*

Cristina Borges Perão**

Renato Claudino***

Sabrina Weiss Sties***

Michelini Koerich****

a_i_g20@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          As doenças da coluna estão entre as que mais atingem a população economicamente ativa. A hidrocinesioterapia é indicada como método apropriado para diminuir a dor e restaurar a função nas desordens músculo-esqueléticas, incluindo tratamento das hérnias discais. Objetivo: Avaliar o efeito de um programa de hidroterapia em pacientes com hérnia discal. Métodos: Foram avaliados 10 indivíduos com idade entre 26 anos e 59 anos. Os pacientes foram submetidos a 10 sessões de hidroterapia e receberam orientações quanto às atividades de vida diária. O questionário de Oswestry, que avalia o nível de incapacidade causado pela dor lombar foi aplicado antes e após o tratamento. Resultados: Após as sessões, todos os pacientes apresentaram diminuição da dor, melhora da incapacidade, auto-estima e confiança. Conclusão: A hidrocinesioterapia pode configurar-se como opção eficaz no tratamento das hérnias discais.

          Unitermos: Coluna vertebral. Lombalgia. Fisioterapia. Tratamento conservador.

 

Abstract

          The spinal diseases are among those that most affect the economically active population. The aquatic therapy is indicated as an appropriate method to reduce pain and restore function in musculoskeletal disorders, including treatment of herniated disc. Objective: To evaluate the effect of a hydrotherapy program in patients with disc herniation. Methods: 10 subjects aged 26 years and 59 years. The pa-loved underwent 10 sessions of hydrotherapy and received guidance on the activities of daily living. The Oswestry questionnaire, which assesses the level of disability caused by back pain, was applied before and after treatment. Results: After the sessions, all patients had pain relief, improvement in disability, self-esteem and confidence. Conclusion: The hydrotherapy can be configured as effective option in the treatment of herniated discs.

          Keywords: Spine. Back pain. Physical therapy. Conservative treatment.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 170 - Julio de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    As doenças da coluna estão entre as que mais atingem a população economicamente ativa. Segundo o Órgão Mundial de saúde (OMS), as lombalgias representam grande porcentagem das algias da coluna vertebral (1). A dor lombar pode desaparecer espontaneamente, no entanto, muitos casos passam por recorrências tornando os indivíduos fisicamente e funcionalmente incapacitados (2).

    A hérnia de disco é uma das desordens músculo-esqueléticas responsável pela manifestação da lombalgias e lombociatalgias (3). Esta expressão é utilizada como termo coletivo para descrever um processo em que ocorre ruptura do anel fibroso, com subsequente deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais, comuns ao aspecto dorsal ou dorso-lateral do disco. As causas podem ser decorrentes de processo degenerativo lento podendo ainda ocorrer de forma insidiosa em pessoas jovens após esforço ou trauma. Diferentes métodos fisioterapeuticos fazem parte do tratamento conservador no acometimento por hérnias discais sendo a hidrocinesioterapia indicada como intervenção apropriada para diminuir a dor e restaurar a função (2,3) .

    No ambiente aquático as propriedades físicas como a flutuação reduzem as forças compressivas e de cisalhamento na coluna. Em adendo, este ambiente é seguro, isento de sobrecargas e por meio da imersão em água aquecida proporciona relaxamento dos músculos e de vasodilatação periférica contribuindo para diminuição da dor e do espasmo muscular (4).

    Os problemas decorrentes de alterações na coluna vertebral são as razões mais freqüentes de dispensa do trabalho por incapacidade (4). Compreendendo a relevância deste tema, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de hidroterapia em pacientes com hérnia discal.

Materiais e métodos

    Foram selecionados 10 sujeitos, cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino com idade entre 26 e 59 anos diagnosticados com hérnia discal lombar. Os participantes foram orientados quanto aos objetivos do estudo e a realização deste obedeceu aos princípios éticos para pesquisa envolvendo seres huma­nos, conforme resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Procedimentos

    Os pacientes realizaram as sessões em clínica de fisioterapia na cidade de Lages-SC. Inicialmente foi realizada anamnese e avaliação dos exames de imagem. O nível de incapacidade causado pela dor lombar foi verificado por meio do questionário de Oswestry. Este instrumento é composto por 10 itens referentes aos aspectos relacionados ao grau de dificuldade para realizar atividades como levantar peso, sentar e caminhar. Para cada afirmação é atribuído índice de 0 a 5. Os índices são somados para gerar um escore total o qual deve ser dividido por 50 e expresso em porcentagem. Escore de 0 a 20 indica incapacidade mínima, 20 a 40% moderada, 40 a 60% severa e 60 a 80% ultra-severa. O questionário foi aplicado antes e após programa de 10 sessões de hidrocinesioterapia.

    O tratamento consistiu: de exercícios de aquecimento, alongamento, fortalecimento muscular, mobilização, tração e pompagem da coluna vertebral, exercícios de relaxamento e orientações para as atividades de vida diária. As sessões foram realizadas durante o período de aproximadamente 60 minutos.

Resultados e discussão

    As características da amostra e nível de incapacidade dos indivíduos são expressas na tabela 1.

Tabela 1. Características dos indivíduos

    Os aspectos relacionados à situação socioeconômica dos pacientes decorrente do acometimento por hérnia discal podem ser verificados conforme o Gráfico 1.

Gráfico I. Situação sócio-econômica

    Em muitos países, as dores lombares incluindo as algias causadas por hérnia de disco, são as causas mais comuns de afastamento do trabalho em pessoas de média idade (5). Pode-se observar que 60% dos pacientes avaliados encontravam-se economicamente inativos.

    No que se refere ao surgimento dos sintomas, 90% dos pacientes apresentaram algia de forma lenta e 10% de forma súbita (traumática). (Gráfico 2)

Gráfico II. Surgimento dos sintomas

    Nos exames de imagem foi observada presença de hérnia nos níveis L3-L4, L4-L5 e L5-S1. Quanto à localização, 80% dos pacientes apresentavam hérnia discal póstero-lateral e apenas 20% localização mediana, como demonstra o gráfico 3.

Gráfico III. Localização da hérnia discal

    A ruptura do anel fibroso do disco por fadiga ocorre devido às sobrecargas na coluna com inclinação anterior assimétrica e sobrecargas torsionais. Protusões posteriores ou póstero-laterais são mais comuns, visto o núcleo intervertebral geralmente se deslocar para trás, podendo haver pressão do ligamento longitudinal posterior ou dura-máter (6,7,8).

    Na avaliação inicial pelo questionário de Oswestry 10% dos pacientes apresentaram incapacidade mínima, 20% moderada, 50% severa e 20% ultra-severa. (Gráfico 4)

Gráfico IV. Comparativo percentual de incapacidade antes e após tratamento

    Após programa de 10 sessões de hidroterapia 30% dos pacientes apresentaram incapacidade mínima, 30% moderada e 40% severa. Tabela 2.

Tabela 2. Comparativo de incapacidade antes e após tratamento

    Após o tratamento todos os pacientes apresentaram diminuição da dor, melhora da incapacidade, auto-estima e confiança. Os exercícios realizados em imersão juntamente ao estímulo sensitivo pelo fluxo ao longo do corpo e a tepidez da água, podem contribuir para a redução da dor (4,9).

    A hidroterapia é uma ótima escolha de tratamento conservador que promove melhora da força muscular, flexibilidade e mobilidade geral. Os exercícios de amplitude de movimento e flexibilidade são realizados segura e facilmente na água. O efeito de eliminação de carga fornecido pela flutuação, o aumento da circulação periférica, a ação do fluxo laminar e a pressão hidrostática combinam-se para fornecer um ambiente de sustentação e relaxamento muscular geral (7). O fortalecimento enfatiza controle, técnica e alinhamento postural correto (8).

    O meio aquático auxilia os movimentos do paciente e do fisioterapeuta criando condições ideais para mobilização passiva da coluna. As técnicas de oscilação e alongamento estimulam os mecanorreceptores articulares na inibição da atividade nociceptiva e, portanto, da percepção do sistema nervoso central da dor (6,7).

    Há maior facilidade na execução do movimento em meio aquático comparado ao solo o que proporciona manutenção da amplitude de movimento das articulações por meio da redução da tensão muscular e relaxamento (9,10).

Conclusão

    A eficácia de uma terapia aquática nos casos de hérnias discais está condicionada a uma avaliação inicial adequada e a um programa de tratamento bem planejado e conduzido por fisioterapeutas capacitados. Após este estudo, verifica-se que a hidrocinesioterapia pode configurar-se como uma opção eficaz no tratamento das hérnias discais, promovendo melhora nas condições incapacitantes destes pacientes.

Bibliografia

  1. Matsuda, D. Lavorato, C. A relação entre a intensidade da lombalgia na prevalência das doenças lombares na fisioclínica da FAI mediante a aplicação do questionário Oswestry.FAI 2003.

  2. Barker, K; Dawes, H; Hansfors, P; Shanley, D. Perceived and mensuared levels of exertion of patients with chronic back pain exercising in a hydrotherapy pool. Arch Phys Med Rehabil. 2003; 84.

  3. Falloppa, F. Albertoni, W. Ortopedia e traumatologia. Editora Manole, São Paulo, 1ª ed., 2002.

  4. Negrelli,W.F. Hérnia discal; procedimentos de tratamento. Acta ortop. bras. 2001; 9(4).

  5. Gusman, J; Esmail, R; Karjalainen, K; Malmivaara, A; Irvin, E; Ombardier, C. Multidisciplionary rehabilitation for chronic low back pain: systematic review. BMJ 2001; 3222.

  6. Bates, A; Hanson, N. Exercícios aquáticos terapêuticos. Editora Manole, São Paulo, 1998.

  7. Campion, M.R. Hidroterapia – princípios e prática. Editora. Manole, São Paulo, 1ª ed., 2000.

  8. Ruoti, R; Morris,D; Cole, A. Reabilitação aquática. Editora Manole, São Paulo, 2000.

  9. Barbosa, AT; Camargo, CR; Arruda, ES.; Israel, VL. Avaliação fisioterapêutica aquática. Fisioter Mov 2006;19(2):135-147.

  10. Filho, T; Lech,O. Exame físico em ortopedia. Sarvier, 2 ed. 2002

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 170 | Buenos Aires, Julio de 2012  
© 1997-2012 Derechos reservados