efdeportes.com

Análise da resistência dos estudantes brasileiros 

de 8 a 12 anos de idade da cidade Tupanciretã, RS

Estudio de la resistencia de estudiantes brasileños de 8 a 12 años de la ciudad de Tupanciretá, RS

Analysis the resistance of Brazilian students aged 8 to 12 years from the town of Tupancireta, RS

 

*Autora

**Orientador

Grupo de Pesquisa “Avaliação e Desenvolvimento da Performance“

Universidade Federal de Santa Maria

Santa Maria, RS

Maria Aparecida Cavalheiro Gonçalves*

cavalheiro-goncalves@bol.com.br

Iouri Kalinine**

iourikalinine215@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo desta pesquisa foi verificar o desenvolvimento físico de estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. O grupo de estudo foi composto por todas as crianças de idade de 8 a 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Município de Tupanciretã, RS, Brasil. Totalizando 42 estudantes, 42 do sexo masculino. Para verificar o desenvolvimento físico das crianças foi utilizado o seguinte teste físico padronizado: corrida/caminhada de 1000m. Para avaliação do desenvolvimento físico dos alunos foi utilizada a metodologia proposta por Kalinine. Os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento físico dos estudantes pesquisados, segundo os critérios de avaliação propostos, no geral encontra-se insuficiente. Achamos que isso acontece porque não há metas para os professores de educação física seguirem, metas que exijam desenvolvimento dessas capacidades físicas dos alunos, para que haja um fortalecimento da saúde destes, através do seu desenvolvimento físico.

          Unitermos: Desenvolvimento físico. Avaliação. Estudantes.

 

Abstract

          The objective of this research was to determine the physical development of students in first and second cycles of elementary school. The study group was consisted of all male children aged 8 to 12 years from the State School for Primary Education of the town of Tupanciretã, Brazil. A total of 42 male children. In order to check the physical development of children they were used the following standardized physical test: 1000m run/walk. To evaluate the physical development of the students it was used the methodology proposed by Kalinine. The results showed that the physical development of students surveyed, according to the assessment criteria proposed, in general, is insufficient. We think it happens because there are no goals for the physical education teacher to follow, targets requiring the development of these physical skills of the students, in order that there is a physical strengthening of their health through their physical development.

          Keywords: Physical development. Evaluation. Students.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 170 - Julio de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A fase mais importante do desenvolvimento motor se encontra na infância, e é quando o profissional de Educação Física tem maior chance de trabalhar com as crianças. O esporte na infância é capaz de desenvolver as habilidades motoras, mas quando isso não acontece adequadamente, ela terá dificuldades de combinar e de modificar estes movimentos em formas de habilidades mais especializadas (ISAYANA & GALLARDO, 1998).

    Borges et al. apud Freire (2002) observa duas situações referentes à avaliação na Educação Física Escolar: A primeira consiste na grande dificuldade de elaboração de propostas de avaliação que se adaptem ao cotidiano das crianças na escola e que forneçam aos professores, respostas de como se encontram seus alunos. A segunda situação está relacionada com as respostas sobre o desenvolvimento dos alunos que a avaliação irá oferecer, para que os professores possam intervir se necessário.

    A Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, exige da escola a obrigação de realizar o processo da Educação em Saúde para que crianças e adolescentes adquiram hábitos para manter seu organismo em um ótimo estado de funcionamento. Pois é consenso a nível mundial que os hábitos de vida, adquiridos na infância e na adolescência tendem a perdurar durante a idade adulta (Azevedo et al, 2007; WHO; 2004; 2007).

    Considerando isso um dos objetivos principais da Educação Física na Escola do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o desenvolvimento da resistência básica geral, força relativa, flexibilidade e as aptidões físicas específicas que são bases à saúde somática da criança e do adolescente (BRASIL, 1997; WEINECK, 2001; ПРОГРАММЫ, 1988).

    Para serem desenvolvidas adequadamente estas capacidades físicas, deveria existir um programa governamental do desenvolvimento físico dos alunos de todas as faixas etárias através das aulas de Educação Física na Escola Fundamental e Média com controle anual deste desenvolvimento, através de testes físicos padronizados, tabelas de referência e sistema de avaliação que caracterizam dinâmica de desenvolvimento físico anual. (ПРОГРАММЫ, 1988).

    A Educação Física do Ensino Fundamental brasileiro, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), não constam os critérios para avaliação do desenvolvimento físico dos estudantes: testes físicos padronizados e tabelas de referência. Também nada consta sobre o sistema de avaliação que caracteriza a dinâmica de desenvolvimento físico anual com as notas objetivas. Por este motivo os professores de Educação Física não controlam o desenvolvimento físico de seus alunos.

    Para suprir tal necessidade, Kalinine (2010) elaborou uma metodologia de avaliação objetiva, que pode ser utilizada para controle do desenvolvimento físico dos estudantes da Escola do Ensino Fundamental e Média. Se for adotada pelo MEC pode ser utilizada como documento que obriga os professores de Educação Física a desenvolverem as capacidades físicas de todos os estudantes até, pelo menos, do desenvolvimento mínimo para sua faixa etária.

    Esta metodologia se baseia nos testes padronizados e normas de desenvolvimento físico mínimo e desenvolvimento físico ótimo dos estudantes com faixa etária de 8 até 18 anos de idade que foram extraídos dos Programas da Escola Fundamental e Média, Cultura Física da Escola Russa. (ПРОГРАММЫ, 1988).

    Considerando o que está escrito acima, o objetivo desta pesquisa foi verificar e avaliar o desenvolvimento físico dos estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental.

Metodologia

    O grupo de estudo composto por todas as crianças de idade de 8 a 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Município de Tupanciretã, Brasil. No total 42 estudantes do sexo masculino. Como critério de inclusão, os indivíduos da amostra tem idade entre 8 a 12 anos, saudáveis, estarem aptas fisicamente para realizarem a bateria de testes selecionados e terem autorização dos responsáveis por eles para participarem desta pesquisa. A coleta dos dados foi realizada na própria escola.

Procedimentos

    Antes de começar a pesquisa foi obtido o Termo de Consentimento da instituição, foco deste estudo. O projeto de pesquisa foi aprovado pela diretora da escola, e realizado com a autorização da referida instituição de ensino. Ao conhecer o protocolo que será utilizado para o desenvolvimento da pesquisa, os pais ou responsáveis pelas crianças assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido.

    Nos sujeitos do grupo de estudo foi pesquisado o nível do desenvolvimento da resistência.

    O nível de desenvolvimento da resistência foi determinada através teste de 1000 metros.

    Para análise dos resultados encontrados foi utilizada a metodologia de avaliação elaborada por Kalinine (2010).

Teste de Corrida e com caminhada 1000 m

Resultados e discussão

    Os resultados apresentados na Figura 1 mostram que em teste Corrida de 1000 m dos estudantes do sexo masculino pesquisados há melhoramento dos resultados de 8 a 12 anos. A correlação entre idade e tempo de corrida é de r = 0,49; p < 0

Figura 1. Dinâmica dos resultados dos estudantes de sexo masculino de 8 a 11 anos em corrida de 1000 metros

Discussões

    Neste estudo com base nos critérios adotados, para o teste físico aplicado, observou-se que elevado número de estudantes apresenta nível de resistência ou seja desenvolvimento físico baixo.

    Na pesquisa bibliográfica nos não achamos nem uma pesquisa sobre desenvolvimento das capacidades físicas dos estudantes de primeira e segundo ciclos de Escola do Ensino Fundamental do Brasil. Mas podemos considerar que os resultados encontrados vão em acordo com Alves et al (2010) que constatou que as crianças com idade mais adiantada apresentaram tendência a reduzir a prática de atividade física.

    Por isso a prática de atividade física torna-se cada vez mais importante para desenvolvimento pleno das crianças e é intimamente relacionada com as oportunidades oferecidas às crianças nas escolas, pois não há espaço adequado nas cidades atuais para tal desenvolvimento, principalmente para crianças carentes.

Conclusão

    Concluímos que os níveis de desenvolvimento físico dos alunos que participaram do teste esta inferior aos desejados. Para modificar isso é importante que o professor de Educação Física e a escola tenham o dever com a saúde através de planos escolares mais eficientes, que condizem com a melhora no desenvolvimento físico escolar e futuramente a melhor qualidade de vida dessas mesmas crianças.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 170 | Buenos Aires, Julio de 2012  
© 1997-2012 Derechos reservados