efdeportes.com

Aprendizagem e inovação no contexto educacional: 

a abordagem da Aprendizagem Acelerada do Dr. Georgi Lozanov

Aprendizaje e innovación en el contexto educacional: un abordaje del Aprendizaje Acelerado del Dr. Georgi Lozanov

 

*Professor e Pesquisador em Desenvolvimento Humano

Grupo Estratégico de Tecnologia, Pesquisa e Inovação

**Professora e Pesquisadora em Métodos Educacionais

Licencianda em Pedagogia - Universidade Anhanguera

Dr. Luis Junqueira*

Michelle Marcondes**

profjunqueira@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Neste trabalho apresentamos os conceitos de Sugestologia e Sugestopedia, tal como foram elaborados pelo Dr. Georgi Lozanov, médico psiquiatra e psicoterapeuta, que ao serem aplicados no contexto educacional deram origem às abordagens inovadoras em processos de aprendizagem, conhecidas como Accelerated Learning (Aprendizagem Acelerada), Superlearning (Superaprendizagem) e SALT - Suggestive-Accelerative Learning and Teaching (Aprendizagem e Ensino Sugestivo-Acelerativo).

          Unitermos: Aprendizagem. Inovação. Educação. Sugestopedia. Lozanov.

 

Resumen

          En este trabajo presentamos los conceptos de Sugestologia y Sugestopedia, tal como fueron desarrollados por el Dr. Georgi Lozanov, médico psiquiatra y psicoterapeuta, que aplicado al contexto educativo ha llevado a enfoques innovadores en los procesos de aprendizaje, que se conocen como Accelerated Learning (Aprendizaje Acelerada), Superlearning (Superapredizaje) e SALT - Suggestive-Accelerative Learning and Teaching (Aprendizaje y Enseñanza Sugestivo-Acelerado).

          Palabras clave: Aprendizaje. Innovación. Educación. Sugestopedia. Lozanov.

 

          O Dr. Lozanov faleceu no dia 6 de maio de 2012, deixando uma vasta contribuição científica, a qual ainda não é totalmente conhecida no ocidente. Dentre a sua produção, encontram-se abordagens inovadoras que podem ser aplicadas às diversas áreas da educação, incluindo a Educação Física e Esportes. Assim, o artigo tanto trás algumas contribuições para a divulgação de seu trabalho, como também presta uma homenagem a este grande homem.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 170 - Julio de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    Georgi Lozanov, nascido na Bulgária em 1926, se tornou médico psiquiatra, doutor em medicina e psicoterapeuta. Além de sua atuação em clínica médica, Lozanov foi pesquisador em neuropsiquiatria da Academia Búlgara de Ciências e professor catedrático da Universidade St. Kliment Ohridski, em Sófia, Bulgária. Em 1971 ele defendeu sua tese de doutorado com o título “Aplicações Médicas e Pedagógicas da Sugestão”, posteriormente publicada em forma de livro na Bulgária, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá, sob o título de “Sugestologia e Princípios de Sugestopedia” (Lozanov, 1978). Ele designou de Sugestologia a ciência da arte de liberar e estimular a personalidade, sob orientação ou sozinho, e de Sugestopedia a aplicação da sugestologia em processos de aprendizagem.

    Durante seus trabalhos de psicoterapia na Bulgária, Lozanov observou o fenômeno de hypermnesia, a capacidade de memorização de grande quantidade de informação em um pequeno intervalo de tempo, realizada de forma sugestiva e com retenção na memória de longo prazo. Muitos destes resultados foram obtidos a partir de experimentos com hipnose:

    Nos experimentos nós observamos a lembrança de coisas que geralmente não são retidas na mente de uma pessoa normal, coisas das quais ela não é consciente, mas que existem e exercem um efeito. (Lozanov, 1978, p. 12).

    Posteriormente, ele relata que a possibilidade de aumento de memória pela sugestão a partir de um estado desperto normal foi observado claramente em um de seus pacientes em 1955. Tratava-se de um operário que freqüentava a escola noturna e que apresentava dificuldades de memorização. Após uma sessão terapêutica, ele foi capaz de recitar um poema inteiro que lhe fora solicitado, apesar de tê-lo ouvido apenas uma vez. Tal experimento foi repetido com outros pacientes e os resultados observados deram convicção à Lozanov de que este método gerava melhores resultados do que com pacientes em estado hipnótico.

    Em 1964 o Departamento de Psiquiatria do Instituto Médico Pós-graduado da Bulgária propiciou condições para a realização de experimentos de aumento de memória, utilizando as técnicas sugeridas por Lozanov, em grupos de aprendizagem de novos idiomas. Em seu livro, Lozanov informa ter obtido grande êxito nos experimentos, cujos resultados foram relatados ao Instituto de Pesquisas Pedagógicas (IPP) de seu país. No ano seguinte criou-se um grupo de pesquisa no IPP, organizado conjuntamente pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde Pública e Bem Estar Social da Bulgária, para avaliar o método de ensino de idiomas baseado nas técnicas de sugestologia. Após os experimentos, o grupo entregou um relatório para o conselho científico do IPP, e para os ministérios envolvidos, no qual destacava os principais resultados observados:

  1. A Sugestopedia mostra a possibilidade do aumento sugestivo de memória em estado desperto.

  2. De acordo com o que foi observado nos grupos experimentais, a memorização no aprendizado pelo método sugestopédico parece ser acelerado em 25 vezes em comparação com os métodos convencionais.

  3. O grau de memorização de palavras aprendidas pelo método sugestopédico variou de 96 a 100 por cento.

  4. A comparação de dados dos grupos experimentais e de controle comprova a superioridade do ensino sugestopédico.

  5. Em um número de casos a sugestão em estado desperto, utilizada com propósitos de ensino, teve um efeito terapêutico. Pessoas estafadas ou sofrendo de doenças neuróticas, como hiperestenia, hipocondria, hipodepressão e inquietação neurovegetativa relataram o desaparecimento das desordens. (Lozanov, 1978, p. 27 - 28).

    Em função dos resultados observados, e com o apoio daqueles ministérios e a recomendação do conselho científico do IPP, foi inaugurado em 06/10/1966 o primeiro Centro de Pesquisas de Sugestologia, dirigido por Lozanov, com os objetivos de realizar pesquisas sobre a psicologia e a fisiologia da sugestão, a investigação de áreas correlatas à atividade mental paraconsciente (termo utilizado por Lozanov para definir um estado intermediário entre os estados consciente e inconsciente) e o desenvolvimento do método sugestopédico de ensino e aprendizagem. Posteriormente, Lozanov também cria e dirige o Centro de Sugestologia e Desenvolvimento da Personalidade na Universidade St. Kliment Ohridski, onde são conduzidos estudos da aplicação psicoterapêutica da sugestão.

    Em 1975 Lozanov organiza em conjunto com sua colega, a Dra. Evelyna Gateva, um programa escolar experimental no Instituto Ludwig Boltzmann de Viena, Áustria. Em 1978 a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) aprova e reconhece o método sugestopédico, recomendando sua expansão e a formação de professores para aplicação do método. Em 1991 o Dr. Lozanov funda um centro de pesquisa e treinamento em Sugestopedia na Áustria, onde passa a transmitir seus ensinamentos para interessados do mundo inteiro.

2.     A Sugestologia

    De maneira simplificada, a Sugestologia é a ciência da sugestão. Um de seus propósitos é a investigação de como a aprendizagem e a comunicação são influenciadas pela sugestão. Tem sua origem na prática da psicoterapia, na qual Lozanov se utilizou da sugestão como um meio para o processo de tratamento de seus pacientes. Em seu livro, Lozanov tece diversas considerações sobre como a sugestão exerce sua influência sobre os indivíduos (Lozanov, 1978). Tentaremos apresentar sucintamente suas idéias.

    Cada indivíduo está constantemente exposto a uma grande variedade de estímulos, em função do meio que o circunda. Mesmo quando a mente do indivíduo foca sua atenção consciente num objeto ou situação específica, ela percebe os estímulos periféricos existentes ao redor do objeto, ou da situação observada, de maneira inconsciente. Para Lozanov, o conjunto desses estímulos forma uma rede de sugestões que podem influenciar o indivíduo.

    Lozanov estabelece que a Sugestologia tem como objeto de pesquisa a personalidade humana e sua complexa inter-relação com o ambiente, dando grande atenção a aquelas percepções que geralmente são insuficientemente conscientes, ou até mesmo totalmente inconscientes. Ele destaca que o homem, como entidade psicossomática, é resultado do ambiente natural e social no qual está inserido. Sua herança biológica é moldada, direcionada e remodelada em função do ambiente em que se encontra.

    A estrutura da personalidade do indivíduo é construída em contínua inter-relação com o ambiente, incluindo o seu ambiente social. De acordo com suas pesquisas, esta concepção está embasada na fisiologia e na proposição de que todas as atividades do organismo são determinadas pelo ambiente e que princípios reflexos norteiam ambas a neurofisiologia e a psicologia. No cérebro, as conexões corticais-subcorticais são responsáveis pela formação de mecanismos reguladores, que mantêm o equilíbrio entre o organismo e o ambiente. Lozanov relata que estudos indicam que a rota polisináptica dos receptores, passando através da formação reticular, ativa o córtex cerebral quando há a presença de excitação nesses receptores, indicando a interação dessas estruturas nos mecanismos reguladores.

    A atuação dos mecanismos fisiológicos para manutenção do equilíbrio do organismo com o seu ambiente natural e social freqüentemente ocorre abaixo do limiar da consciência. Nós permanecemos inconscientes sobre os efeitos do ambiente pelo fato dele ser relativamente constante, raramente apresentando variações bruscas ou de grande amplitude. Assim, o efeito psicológico resultante da ação desses mecanismos geralmente escapa à mente consciente.

    Para Lozanov, os complexos mecanismos fisiológicos devem ser examinados sob uma abordagem que encampe tanto os aspectos filogenéticos (espécie) quanto os ontogenéticos (indivíduo). A partir da interação entre os traços hereditários e congênitos de um indivíduo e das características de seu ambiente natural e social é que se estabelece o seu desenvolvimento físico, mental e emocional.

    De especial interesse para o estudo da sugestologia é a influência que o ambiente social exerce sobre o homem, com as suas diversas implicações derivadas, não se restringindo apenas ao condicionamento imposto pelas regras sociais. Lozanov ressalta essa influência, citando Vigotsky:

    Como tem sido enfatizado, o indivíduo não pode ser estudado somente através de seu desenvolvimento socialmente condicionado. Na verdade, de acordo com Vigotsky (1937, 1956), os processos interpessoal e interpsíquico são as fundações para o desenvolvimento dos processos interior e intrapsíquico [...]. (Lozanov, 1978, p. 51).

    A sugestão exerce um papel preponderante na vida em comunidade. O ambiente social, com os seus diversos requerimentos para os membros da sociedade, impõe uma subordinação do indivíduo. O tecido social exerce uma forte influência sugestiva, de uma maneira inconsciente, não só através do medo imposto pelo poder da coletividade, mas também pelas normas e condutas sociais amplamente adotadas e aceitas, que vão se cristalizar no indivíduo, moldando a sua conduta.

    Os fatores de sugestão, existentes nos processos ordinários de comunicação são intensificados consideravelmente em processos de comunicação específicos, como nos processos educacionais e de aprendizagem, nas comunicações artísticas e nos processos de tratamento das doenças. Lozanov completa seu pensamento, dizendo:

    Em toda esta variedade de inter-relações sugestivas entre o homem e seu ambiente, a Sugestologia deve procurar identificar de forma mais precisa quando e quais estímulos são positivos para determinada pessoa, e quando e quais são negativos. Somente então, se a sociedade conseguir achar a força e o poder necessários para defini-los, o desenvolvimento da personalidade será organizado em bases científicas construtivas. (Lozanov, 1978, p. 53).

3.     O Método Sugestopédico

    A Sugestopedia trata da aplicação prática da Sugestologia nos processos de ensino e aprendizagem. Baseia-se na ativação sistematizada das capacidades e habilidades potenciais do cérebro e da mente. Atua no sentido de liberar as pessoas das limitações comumente impostas pelas diferentes regras e condutas sociais, as quais contribuem para o condicionamento da personalidade, da conduta e da capacidade de aprendizagem.

    De acordo com Lozanov, a sugestão está presente em todas as áreas da vida, sendo um fator constante, consciente ou inconsciente, na comunicação. A aplicação da sugestopedia no ensino deu origem ao termo Aprendizagem Acelerada, pelo fato de permitir a absorção de grande quantidade de material de ensino em pequenos períodos de tempo.

    A aprendizagem acelerada utiliza uma abordagem de ensino do indivíduo integral (whole person), possuindo elementos centrais específicos que ao serem utilizados em conjunto permitem ao estudante uma aprendizagem mais rápida, eficaz e prazerosa. A sugestologia remete ao processo natural de aprendizagem e acelera a compreensão e a retenção do conteúdo. Atualmente, o termo Aprendizagem Acelerada tem sido utilizado num amplo conjunto de abordagens que, além da sugestologia, passaram a incorporar uma variedade de técnicas e conceitos, como os das Inteligências Múltiplas (Gardner, 1995) e a da Superaprendizagem (Ostrander; Schroeder, 1979).

    De acordo com Bobbi DePorter, educadora norte-americana que participou dos programas de treinamento em Sugestologia e Sugestopedia diretamente com seu criador, ao se falar especificamente do trabalho original de Lozanov pode-se destacar as seguintes teorias, suposições e elementos centrais relacionados à Sugestologia e à Sugestopedia (DePorter, 2003):

Teorias e suposições

    A aprendizagem é um processo dual: nós aprendemos tanto com nossa mente consciente como com nossa mente inconsciente.

    Tudo produz uma sugestão, que pode ser percebida consciente ou inconscientemente. Conscientemente, o aluno presta atenção na voz do professor, porém o ambiente interfere no processo de aprendizagem, produzindo sugestões para a mente inconsciente, através de estímulos visuais, ruídos, odores, etc., assim como a tonalidade da voz ou o humor do professor.

    Não existe estímulo exclusivo. Ocorre variação de como a informação é percebida no contexto.

    Tudo está sendo constantemente processado, incluindo símbolos, rituais e associações.

    Não existe estímulo neutro; somente positivo ou negativo.

    O professor é o fator exclusivo mais importante na aprendizagem.

    A aprendizagem é mais efetiva quando se oferece para o estudante um ambiente que seja livre de stress (desconforto), tanto físico como mental.

Elementos centrais

  • Ambiente Físico: deve-se fazer todo o esforço necessário para se criar um ambiente de aprendizagem confortável. Luz, temperatura, cores, plantas, decoração, cadeiras ou assentos devem ser cuidadosamente considerados.

  • Música: a utilização de música adequada estimula a aprendizagem. Música barroca, por exemplo, ajuda o estudante a relaxar e a focar.

  • Periferia: uso de estímulos visuais, tais como pôsteres e gráficos, reforça o ensino. A informação (ou sugestão) contida na periferia é captada pelo subconsciente, enquanto o estudante está conscientemente focado.

  • Professor: as variações da voz (entonação, volume, timbre, etc.) devem ser utilizadas corretamente para manter a atenção do aluno, bem como enfatizar pontos importantes.

  • Teatro e Encenação: interpretação de estórias e encenação de papéis tornam as lições vivas.

  • Concertos Passivo e Ativo: as lições são apresentadas acompanhadas de música apropriada.

  • Organização do ensino: responsável pela reunião de todos os elementos num fluxo harmonioso. Uma organização eficaz contribui para a transmissão do conteúdo, conduzindo o estudante através de um ciclo bem-sucedido de aprendizagem.

4.     Considerações finais

    Muito tem sido dito e escrito sobre a aprendizagem acelerada, porém, a maior parte desse material carece de uma abordagem mais profunda, desconsiderando seu embasamento científico e tem, muitas vezes, caráter eminentemente comercial, com o objetivo de divulgar algum treinamento ou produto colocado à venda. As pesquisas de Lozanov foram desenvolvidas na Europa Oriental em uma época de forte controle estatal. Durante um período de cerca de 10 anos, a partir de 1979, o pesquisador ficou impossibilitado de manter contato com o ocidente, em função das políticas adotadas em seu país de origem. Porém, naquele momento as suas teorias já estavam suficientemente difundidas, principalmente após a divulgação dos relatórios elaborados pelo Grupo de Trabalho sobre Sugestologia e Sugestopedia da UNESCO (ver UNESCO, 1978, 1980). Já era possível encontrar referências sobre as suas pesquisas em inglês, francês e espanhol, o que facilitou a sua difusão pelo mundo.

    A tentativa inicial de replicação do trabalho de Lozanov e de sua aplicação pedagógica nos Estados Unidos deu origem ao Método SALT - Suggestive-Accelerative Learning and Teaching (Aprendizagem e Ensino Sugestivo-Acelerativo), com sua utilização em algumas escolas convencionais no ensino de matemática, ciências e leitura (Schuster; Prichard, 1978), (Schuster; Gritton, 1986). Em 1979, também nos Estados Unidos, Sheila Ostrander e Lynn Schroeder anunciaram o método Superlearning (Superaprendizagem), baseado apenas parcialmente nos trabalhos de Lozanov e de outros pesquisadores, através do lançamento do livro homônimo (Ostrander; Schroeder, 1979). Desse momento em diante começam a surgir os primeiros cursos de caráter comercial, destinados principalmente ao ensino de idiomas, sendo então cunhado o termo Accelerated Learning (Aprendizagem Acelerada), que se espalha por vários países (Rose, 1985). Atualmente existem centros de ensino baseados em tais métodos em diversos países dos cinco continentes. Independentemente do forte apelo comercial e das distorções promovidas pela mídia, os resultados do método têm sido reconhecidos de fato, conforme relatado em publicações especializadas (Schuster; Prichard, 1978), (Moon et al., 1986) e (Palmer; Dhority, 1993).

    Com o fim das restrições políticas, Lozanov se transferiu para a Áustria e fundou um centro de treinamento e de pesquisas em sugestologia e em sugestopedia, inicialmente na cidade de Viktorsberg e depois se fixando em Viana, com o objetivo de resgatar e expandir a aplicação de seus trabalhos originais desenvolvidos na Bulgária. Trabalhou ativamente em seu instituto até recentemente, deixando-nos em maio de 2012.

    Sua abordagem é muito mais rica e abrangente do que aquelas encontradas nos cursos comerciais que se espalharam pelo mundo e que utilizam seu nome como referência. Seu método atua em um nível muito mais refinado e profundo, ao contemplar o indivíduo, suas potencialidades e suas necessidades como um todo unívoco e indissociável. O Dr. Lozanov possui um vasto trabalho de pesquisa que merece ser mais bem estudado e avaliado, incluindo o desenvolvimento de métodos psicoterapêuticos para o tratamento de enfermidades e desajustes de origens neurótica e psicossomática. Dentre suas últimas realizações procurou divulgar a idéia da De-sugestologia, uma nova abordagem através da qual se procura remover antigas sugestões patológicas arraigadas no indivíduo, desbloqueando condicionamentos que inibem tanto a aprendizagem como a diversos outros potenciais de realização humana, assunto que trataremos em detalhes em texto futuro.

Referências

  • DePORTER, B. Accelerated Learning. Seattle: New Horizons for Learning, 2003.

  • GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1993.

  • LOZANOV, G. Integral Psychotherapy. Acta Med. Psychosomatica, Roma, p. 529, 1967.

  • LOZANOV, G. A common curative mechanism of suggestion underlying all Psychotherapeutical Methods. International Congress of Group Psychotherapy, Vienna, p. 221, 1968.

  • LOZANOV, G. Suggestology and Outlines of Suggestopedy. Philadelphia: Gordon and Breach Science Publishers, 1978.

  • MOON, C.; RENDER, G.; DILLOW, D. A Meta-Analysis of the Effects of Suggestopedia, Suggestology, Suggestive-accelerative Learning and Teaching (SALT) and Superlearning on Cognitive and Affective Outcomes. Journal of the Society for Accelerative Learning and Teaching, 13(3): 265-275, 1986.

  • OSTRANDER, S.; SCHROEDER, L. Superlearning. New York: Delacorte Press, 1979.

  • PALMER, L.; DHORITY, L. A Statistical Evaluation of the Extraordinary Effectiveness of Lynn Dhority's US Army Accelerated Learning German Class. Journal of the Society for Accelerative Learning and Teaching, 18(4): 237-246, 1993.

  • ROSE, C. Accelerated Learning. Accelerated Learning System. Great Missenden: Topaz, 1985.

  • SCHUSTER, D.; PRICHARD, A. A Two-year Evaluation of the Suggestive-Accelerative Learning and Teaching (SALT) Method in Central Iowa Public Schools. Journal of Accelerative Learning and Teaching, 3(2), 108-123, 1978.

  • SCHUSTER, D.; GRITTON, C. Suggestive-Accelerative Learning Techniques. New York: Gordon and Breach, 1986.

  • UNESCO. Suggestology and Suggestopedia: theory and practice, Working Document. Sofia: Unesco, 1978.

  • UNESCO. Réunion du Groupe de Travail sur la Suggestologie et la Suggestopedie, Rapport Final. Sofia: Unesco, 1980.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 170 | Buenos Aires, Julio de 2012  
© 1997-2012 Derechos reservados