efdeportes.com

Casa de espetáculos e shows: um espaço de lazer alternativo

Casa de espectáculos y shows: un espacio de ocio alternativo

House shows and concerts: an area of alternative leisure

 

*Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica

de Campinas. Campinas, São Paulo

**Departamento de Educação Física da Pontifícia Universidade

Católica do Paraná. Curitiba, Paraná

(Brasil)

Andressa Melina Becker da Silva* **

Daniela Ozelame da Silva**

Raquel Nichele de Chaves**

Simony Aparecida Wosniak**

Thaís Godke Stachewski**

andressa_becker@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O lazer é necessário para aumentar a qualidade de vida das pessoas. Esquecer o ambiente de trabalho, as atividades diárias é uma prática saudável, porém, busca-se por espaços para tal e nem sempre existe uma diversidade quanto a isso. Assim, buscou-se conhecer uma casa de espetáculos e shows na cidade de Curitiba-PR que tem sido procurada por freqüentadores que anseiam espaços de lazer alternativos. Percebe-se por esse estudo que a população com maior freqüência é a jovem, predominantemente solteiros, apresentam uma boa instrução, ao saírem preferem teatro, buscam ambientes bem localizados e com preços acessíveis, observam os equipamentos e materiais dos ambientes e acreditam que eles devem ser bem dispostos e utilizáveis. A programação atrai o público, devendo essa ser bem diversificada. Espera-se que com esse estudo possa-se alertar os proprietários desses estabelecimentos para essas condições e ainda estimular novos investidores a proporcionar a população um lazer alternativo.

          Unitermos: Adultos jovens. Casa de espetáculos. Casa de shows. Lazer alternativo.

 

Abstract

          Leisure is necessary to increase the quality of life. Forget the work environment, daily activities is a healthy practice, however, is by looking for such spaces and not always there is a diversity in this regard. Thus, we sought to meet a playhouse and gigs in the city of Curitiba-PR have been sought by patrons who crave leisure facilities alternative. It can be seen in this study that the population is more often the young, mostly single, have a good education, prefer to leave the theater seeking a well located and affordable, observe the equipment and material environments and believe that they should be well prepared and usable. The program attracts the public, this should be well diversified. It is hoped that with this study is to alert the owners of these establishments for these conditions and also encourage new investors to provide the people an alternative entertainment.

          Keywords: Young adults. Playhouse. Venue. Leisure alternate.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 169 - Junio de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Historicamente o lazer começou a ser percebido como algo relevante na vida dos sujeitos devido às manifestações contrárias às maçantes horas de trabalho, quase ininterruptas estabelecidas com o advento da Revolução Industrial. Passou-se a questionar sobre a necessidade de um tempo livre, para que os sujeitos pudessem desenvolver outras potencialidades, que não fossem somente aquelas do âmbito do trabalho (QUEIROZ e SOUZA, 2009).

    Largura (2000) admite que é necessário um equilíbrio entre trabalho e lazer, e que, assim como no trabalho, deve haver uma aprendizagem para o lazer como uma forma de melhor aproveitamento do tempo livre.

    Melo e Alves Jr. (2003) afirmam que o lazer possui três funções principais: descanso, divertimento e desenvolvimento, sendo esta última, na visão de Gomes e Pinto (2006), é a mais difícil de ser cumprida e depende da sociabilidade e aprendizagem.

    Pessoas habituadas a uma vida movimentada procuram em meio a restritas opções de lazer algo para ocupar seu tempo livre. Nem todas as opções de diversão são acessíveis ou seguras, cria-se, portanto, novas formas e locais para essa prática. Bares acabam atraindo a população jovem pela busca por lugares alternativos que supram a carência do lazer, assim como explica Barral (2006).

    Com base nesse cenário, buscou-se na cidade de Curitiba um espaço de lazer alternativo, após observações de determinadas opções optou-se por uma casa de espetáculos e shows. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar como funciona a estrutura de um espaço de lazer alternativo e a aceitação das pessoas ao local.

Processos metodológicos

    Determinou-se os participantes de forma intencional, sendo 11 pessoas, 6 homens e 5 mulheres presentes no local para assistir a uma peça de humor em uma casa de espetáculos e shows de Curitiba.

    Para avaliar a estrutura do local e o público-alvo, utilizou-se de um questionário, desenvolvido exclusivamente para esse estudo, contendo 12 perguntas.

    Utilizou-se estatística descritiva e estatística inferencial para analisar os resultados do estudo.

Resultados e discussão

    Em relação à idade, 45,45% encontram-se entre 20-30 anos; 36,36% entre 30-40 e 18,18% entre 40-50. Dentre esses, 63,63% são solteiros; 27,27% casados e 9,09% divorciado. Já em relação ao nível de instrução obteve-se as seguintes respostas: Ensino médio incompleto 9,09%; ensino superior incompleto, 27,27%; ensino superior completo, 18,18%; pós-graduação cursando: 9,09%; pós-graduação concluída, 36,36%.

    Quanto à freqüência que vão ao local, 54,54% respondeu que às vezes; 36,36% raramente e 9,09% primeira vez. O local foi votado como bem localizado por 81,81% e apenas 18,18% se mostraram indiferente. 90,90% estavam interessadas no teatro e 9,09% têm por preferência o bar. Os valores estabelecidos pelo local foram considerados padrões para 90,90% dos participantes e altos para 9,09%.

    Em relação ao espaço, 3 pessoas o consideram amplo; bem arejado, apenas uma; organizado, 8; com higiene adequada, 5; de fácil acesso a pessoas com deficiência, 2; nenhuma das alternativas, 2 pessoas. Se tratando de características dos equipamentos, 6 pessoas o consideram adequados; bem dispostos, 3; tamanho adequado / quantidade suficiente, 3 pessoas; indiferente, somente uma.

    Quanto à conservação e a utilização dos equipamentos e demais materiais, 1 pessoa considerou-os bem conservados; suficiente ao porte do espaço, 8 pessoas; atendem as expectativas, 4 pessoas; indiferente, 1 pessoa. 7 pessoas acreditam que a programação seja diversificada; 3 pessoas acreditam que as atividades sejam interessantes; 3 pessoas afirmam que os dias e horários são adequados e 1 pessoas pôs-se como indiferente.

    Esses resultados convergem com a pesquisa de Forjaz (1988) em que entre os diferentes segmentos da indústria cultural os entrevistados demonstraram claramente preferência por atividades vinculadas à chamada "cultura erudita", privilegiando a leitura e o cinema, ou seja, atividades altamente intelectualizadas, que é o caso do espaço de lazer alternativo pesquisado.

Conclusão

    Concluí-se que há uma grande procura e uma baixa oferta de espaços de lazer alternativos na cidade de Curitiba. Percebe-se por esse estudo que a população com maior freqüência é a jovem, predominantemente solteiros, apresentam uma boa instrução, ao saírem preferem teatro, buscam ambientes bem localizados e com preços acessíveis, observam os equipamentos e materiais dos ambientes e acreditam que eles devem ser bem dispostos e utilizáveis. A programação atrai o público, devendo essa ser bem diversificada.

    Espera-se que com esse estudo possa-se alertar os proprietários desses estabelecimentos para essas condições e ainda estimular novos investidores a proporcionar a população um lazer alternativo.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 169 | Buenos Aires, Junio de 2012  
© 1997-2012 Derechos reservados