efdeportes.com

Método de ensino nas aulas de seleções escolares e 

em Educação Física escolar: semelhanças e diferenças

El método de enseñanza en las clases de equipos escolares y en Educación Física escolar: semejanzas y diferencias

 


*Mestre em Educação em Saúde. Doutor em Saúde Coletiva

Docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

**Especialista em Educação Física Escolar. Especialista em Treinamento Esportivo.

Docente da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
(Brasil)

Heraldo Simões Ferreira*

heraldosimoes@bol.com.br

Antonio Jansen Fernandes da Silva**

jansentimao@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O método de ensino é um conjunto intencional de ações, procedimentos, passos e condições externas, que busca direcionar a ação do professor com a finalidade de facilitar o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos/atletas. Assim, o objetivo da pesquisa foi comparar os métodos de ensino de professores que ministram aulas de Educação Física Escolar e nas Seleções Esportivas. Utilizou-se de uma pesquisa de campo de cunho descritivo com uma abordagem quali-quantitativa, com 30 professores, de ambos os sexos, que atuam tanto nas seleções esportivas como na Educação Física Escolar. Utilizou-se um questionário contendo doze questões. Encontrou-se nos resultados as seguintes respostas: 93,3% informaram que conheciam algum método de ensino, 40% relataram que utilizavam o método global nas aulas de Educação Física, 56,6% responderam que utilizavam o método global nas aulas de Seleções Esportivas, 30% informaram partem do método global para o parcial. Conclui-se que a maioria dos professores não sabe diferenciar os métodos de ensino utilizados nas aulas da disciplina Educação Física como também os das seleções esportivas. Percebe-se também que, para maioria dos professores, há semelhanças na utilização dos métodos de ensino (método global).

          Unitermos: Educação Física escolar. Método de ensino. Seleções esportivas.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 168 - Mayo de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    A origem da palavra métodos, que significa um caminho (meio) a ser seguido, que busca alcançar um ou vários objetivos. Etimologicamente vem do grego “methódos”, é formada por “meta”, que é sinônimo de para, e de “hodos” que significa caminho, ou seja, é o caminho para (FERREIRA, 1986).

    A etimologia da palavra metodologia, vem do grego “methódos”, é formada por “meta” e de “logia” que significa estudos, ou seja, é o estudo dos métodos (caminhos). As terminologias método e metodologia vem sendo citadas como sinônimos no meio acadêmico e em livros sobre métodos de investigação cientifica. Com análise aprofundada percebe-se que há distinção dos termos.

    De acordo com Libâneo (2005), o método de ensino é um conjunto intencional de ações, procedimentos, passos e condições externas, que busca direcionar a ação do professor com a finalidade de facilitar o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos.

    O objetivo deste estudo é comparar os métodos de ensino de professores que ministram aulas, tanto de Educação Física Escolar, como de seleções esportivas.

2.     Metodologia

    O estudo de campo realizado foi do tipo descritivo com uma abordagem quanti-quantitativa. O cenário escolhido foi a Universidade Estadual do Ceará (UECE). O período da realização da pesquisa foi de outubro de 2011 a fevereiro de 2012.

    Os indivíduos pesquisados foram 30 professores, de ambos os sexos, que ministravam aulas tanto em seleções escolares como em sessões de Educação Física Escolar. Utilizou-se como coleta de dados a aplicação de um questionário.

    A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará- UECE.

3.     Resultados e discussões

    Na primeira questão do instrumento aplicado aos docentes, perguntou-se aos envolvidos se conheciam algum método de ensino. Percebeu-se que, dos 30 entrevistados, 28 (93,3%) informaram que conheciam algum método de ensino, 02 (6,7%) relataram que não conheciam método algum.

    Os métodos de ensino são um recurso de suma importância na qualidade das aulas. Os métodos podem e devem se configurar como presentes no acervo pedagógico do professor (LUCENA et al, 2006).

    Foi questionado as participantes, na 2º questão, qual o método de ensino utilizado nas aulas de Educação Física. O gráfico 01 apresenta as respostas:

Gráfico 01. Qual o método de ensino utilizado nas aulas de Educação Física?

    Verificou-se que a maioria dos entrevistados, utilizou-se do método global. Os professores consideraram mais importante aprender a jogar através do jogo propriamente dito.

    Segundo Reis (1994), Greco (1998) e López (2002) a teoria do método global, insiste na importância da figura, da forma, da configuração, da organização da experiência que está sempre estruturada na idéia do todo indissociável. Nessa concepção, trata-se de perceber os estímulos, não como a soma das partes, mas como um conjunto organizado. O ponto de partida é a equipe, que aprende a jogar através do deixar jogar.

    De acordo com Pinto (2005) o método global vem sendo o mais empregado na área da Educação Física e dos esportes, na medida em que interagem aspectos como a criatividade, a imaginação e o pensamento tático dos alunos. Tendo como objetivos: a constante tomada de decisões dos alunos, desenvolvendo assim a inteligência tática, devido terem que solucionar problemas durante a competição; facilita a compreensão por parte dos jogadores da verdadeira estrutura do jogo com fases defensivas e ofensivas; e o enfretamento do aluno com mais segurança a competição, já que enfrentam a mesma situação nos treinamentos.

    Outro dado relevante da pesquisa é o fato de que 08 (26,6%) dos entrevistados não especificaram os métodos de ensino das aulas de Educação Física. De acordo com Barros (2002) o profissional deve permitir que a continuidade do processo de formação não termine com a entrega do diploma e a colação de grau. Isto é, enfrentar os desafios das transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício da profissão. Exigindo assim, uma formação continuada.

    Na 03º questão, procurou-se perceber qual era o método de ensino utilizado nas aulas das Seleções Esportivas. Foram encontrados seguintes resultados:

Gráfico 02. Qual o método de ensino utilizado nas aulas das Seleções Esportivas?

    Nota-se que os resultados da utilização do método global foi mais expressivo que os demais. De acordo com Pinto (2005) o método global parte da totalidade do movimento e caracteriza-se pelo aprender jogando; parte-se dos jogos pré-desportivos (jogos com algumas alterações nas regras) para o jogo formal, utilizam-se, inicialmente, jogos com um grau de complexidade menor cujas regras vão sendo introduzidas aos poucos.

    O método global mostra-se mais consistente quando comparado ao parcial, pois atende o desejo de jogar dos alunos, consequentemente, há um aumento da motivação e a facilitação no processo ensino-aprendizagem (PINTO, 2005).

    De acordo com Dietrich, Durrwachter e Schaller (1984, p.17), "Os representantes desse método partem do princípio que a divisão corrente do jogo em 'técnica', 'tática' e 'treino' deve também determinar a metodologia". Este método pode é considerado "exato", devido a sua preocupação demasiada com os detalhes de cada fundamento.

    Para Greco (1998, p.41), primeiramente o aluno conhece os componentes técnicos do jogo através da repetição de exercícios de cada fundamento técnico, os quais são logo acoplados a série de exercícios, cada vez mais complexos e mais difíceis; à medida que a ajuda e a facilitação diminuem, gradativamente aumenta a complexibilidade e a dificuldade das ações. Daí então, o aluno passa a se apropriar melhor do exercício, e como conseqüência, passa a praticar uma nova seqüência até chegar a uma performance ideal.

    Foi indagado aos professores na 04º questão, como eram estruturadas as aulas, no que se refere a métodos de ensino. Os 30 entrevistados relataram que:

Gráfico 03. Como são estruturadas suas aulas em termos de Método de Ensino?

    Observa-se que a maioria dos pesquisados, partem do método global para o parcial. Segundo Canfield (1981) os métodos de ensino supõe maneiras organizadas e sistemáticas de possibilitar e criar ambientes que, de modo eficiente e cientifico, levem a resultados favoráveis tanto nas aulas de Educação Física como nos Esportes.

    Analisados os resultados notou-se que boa parte dos pesquisados, estruturaram suas aulas em uma sequência do plano de aula. Para Baffi (2002), planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.

4.     Considerações finais

    Verificou-se nos resultados obtidos através dos quadros e dos gráficos que a maioria dos professores que participaram da pesquisa não sabem diferenciar métodos de ensino utilizados de forma específica para as aulas da disciplina Educação Física como também de seleções esportivas.

    Percebe-se que ocorrem semelhanças na utilização dos métodos de ensino (método global) tanto na aula de Educação Física como nas aulas de seleções esportivas. Provavelmente o fato de os professores não terem tempo disponível para planejamento das aulas, provoca a repetição de métodos de ensino.

    Recomenda-se aos professores que procurem refletir mais sobre sua prática pedagógica e que possam debater e discutir com seus pares sobre métodos de ensino.

Referências

  • BAFFI, M. A. T. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em htpp:www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm. Acesso em: 20 de novembro de 2011.

  • BARROS, J.M.C. A responsabilidade pela preparação profissional continuada em Educação Física in II Fórum Nacional das Instituições de Ensino Superior em Educação Física, Rio de Janeiro, 18 a 20/07/2002, CD-ROM.

  • CANFIELD, J. T. Aprendizagem Motora. Santa Maria, Gráfica da UFSM, 1981.

  • DIETRICH, K, DÜRRWÄCHTER, G, SCHALLER, H. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1984.

  • FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1986.

  • GRECO, P. J. ; BENDA, R. N. (Org.) Iniciação Esportiva Universal v I. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1998, 230 p.

  • LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Ed. Loyola, 2005.

  • LUCENA, T.F; PAIVA, A.C; ALEXANDRE, E.P.B; MAFRA, J.M; SOUSA JÚNIOR, M. A Educação Física e seus métodos. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC – Julho, 2006.

  • LÓPEZ, J.L. Fútbol: 1380 juegos globales para el entrenamiento de la técnica. Sevilla: Wanceulen, 2002.

  • PINTO. F. S; SANTANA, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 10 - Nº 85 – Junho 2005. http://www.efdeportes.com/efd85/futsal.htm

  • REIS, H.B. O ensino dos jogos coletivos esportivos na escola. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desporto, Universidade de Santa Maria, Santa Maria. 1994. 195 f.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 17 · N° 168 | Buenos Aires, Mayo de 2012  
© 1997-2012 Derechos reservados