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Relação entre concentração e força de membros inferiores em bailarinos

Relación entre la concentración y la fuerza en miembros inferiores en bailarines

The relation into concentration and lower limb strength in dancers

 

*Departamento de Educação Física

da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná

**Departamento de Educação Física

da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná

(Brasil)

Andressa Melina Becker da Silva*

andressa_becker@hotmail.com

Cláudio Marcelo Tkac**

claudio.tkac@pucpr.br

 

 

 

 

Resumo

          Introdução: O ser humano deve ser compreendido de maneira holística, corpo e mente interferem mutuamente em seu funcionamento. No caso de atletas, problemas psicológicos podem interferir no físico e vice-versa, o que pode atrapalhar o desempenho final. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a relação da concentração e da força em membros inferiores em bailarinos da modalidade Jazz em pré-competição. Metodologia: O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos e todos os indivíduos que participaram do estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. A amostra foi formada por 11 bailarinas do sexo feminino, com idade média 21= 21,09 (dp = 1,76), da modalidade Jazz, que dançam em um grupo da cidade de Curitiba, que participam em competições nacionais. Para determinar a concentração utilizamos o Teste de atenção seletiva Martens (1990 apud KURITZA, 2006, p. 52) que é um questionário auto-administrado, que consta de 14 itens. Para avaliar a força utilizou-se o teste de Impulsão Vertical (esse teste verifica a potência dos músculos extensores do joelho). Para a análise estatística descritiva utilizando-se média e desvio padrão. Para verificar a relação da concentração e força de membros inferiores utilizou-se Correlação de Pearson, a um nível de significância de p<0,05. Contemplou-se uma abordagem quantitativa com a utilização do software SPSS for Windows, versão 18.0. Resultados: Não houve correlação significativa entre a força de membros inferiores e agilidade para essa população tendo em vista que r = -0,240 (p = 0,604). Conclusão: Para essa população de bailarinos não houve correlação significativa entre força de membros inferiores e concentração. Sugerem-se novas pesquisas com diferentes populações, ou diferentes estilos de dança para que se tenham resultados mais expressivos.

          Unitermos: Concentração. Força de membros inferiores. Bailarinos.

 

Abstract

          Introduction: The human being must be understood holistically, mind and body affect each other in their operation. In the case of athletes, psychological problems can affect the physical and each other, which can disrupt the final performance. Purpose: The purpose of this study was to investigate the relationship of concentration and strength in lower limbs in the sport Jazz dancers in pre-competition. Methodology: The research protocol was approved by the Ethics in research involving human beings and all individuals who participated in the study signed consent. The sample consisted of 11 dancers female, mean age 21 = 21.09 (SD=1.76), mode of Jazz, dancing in a group of Curitiba, participating in national competitions. To determine the concentration used to test selective attention Martens (1990, apud KURITZA, 2006, p. 52) which is a self-administered questionnaire, which consists of 14 items. To assess the strength we used the Vertical Impulse test (this test checks the power of the knee extensor muscles). For descriptive statistical analysis using the mean and standard deviation. To investigate the relationship of concentration and strength of lower limbs we used Pearson’s correlation, a significance level of p<.05. It looked up with a quantitative approach using the software SPSS for Windows, version 18.0. Results: There was no significant correlation between lower limb strength and agility for this population given that r= -0.240 (p=0.604). Conclusion: For this population of dancers there was no significant correlation between lower limb strength and concentration. We suggest further studies with different populations, or different styles of dance that have better results.

          Keywords: Concentration. Strength in lower limbs. Dancers.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 167, Abril de 2012. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    O presente estudo apresentou a relação entre concentração e desempenho, baseando-se na psicologia do esporte. O treinamento físico e psicológico quando trabalhados simultaneamente objetivam integrar corpo e mente considerando o indivíduo como um todo.

    Segundo Weinberg e Gould (2001, p. 29) “Psicologia do esporte e do exercício é o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e as aplicações práticas de tal conhecimento”.

    Entende-se a importância da concentração para realização de determinado movimento. Weinberg e Gould (2001, p. 350) explicam que a capacidade de manter o foco em sinais ambientais relevantes denomina-se concentração. É importante a uma mudança ambiental, o foco também ser alterado rapidamente. Desviar o foco de atenção pensando no passado ou no futuro leva à erros de desempenho.

    Concentração, segundo Franco (2000, p. 23): “È uma atenção seletiva. É um fenômeno que procura focalizar o máximo de atenção num determinado aspecto, ignorando os demais”. Há quatro tipos de concentração: foco de atenção amplo, foco de atenção estreito, foco de atenção externo, foco de atenção interno.

    Assim, a concentração é extremamente importante na dança, tendo em vista que os bailarinos necessitam memorizar as sequências exigidas num projeto coreográfico e se concentrar na execução dos mesmos.

    Para Matveev (1997, p. 17) “A preparação física geral do atleta é o processo de desenvolvimento das capacidades físicas que correspondem às necessidades específicas do desporto escolhido para a especialização”.

    Está dividido em treinamento de resistência, treinamento de velocidade, treinamento de força, treinamento de flexibilidade e treinamento das capacidades coordenativas.

    Dentre os aspectos físicos incluímos também a força. Gonzalez e Gorostiaga (2001, p. 15) explicam que a força é a capacidade do músculo de contrair-se, produzindo tensão. A força está relacionada com o número de pontes cruzadas de miosina que podem interagir com os filamentos de actina. Ela também apresenta importante função nos movimentos técnicos que para Gonzalez e Gorostiaga (2001, p. 17) desempenha um papel decisivo na boa execução técnica. Em muitos casos a falha técnica é produzida por falta de força nos grupamentos musculares que intervém em uma fase concreta do movimento. A velocidade de execução está estreitamente relacionada com a força. Quanto maior a resistência, maior a relação entre ambas.

    Outra explicação importante é a que “De todas as artes, a dança á a única que dispensa materiais e ferramentas, dependendo só do corpo” (PORTINARI, 1989, p. 11).

    Em relação à Dança, o estilo praticado pelo grupo em estudo é Jazz.

    Segundo Garcia (2003, p. 128 -130), o Jazz teve origem na cultura africana e espalhou-se pelos Estados Unidos. Seus movimentos são provenientes dessas culturas. Uma das características dessa modalidade é a utilização dos pés nus, embora alguns utilizem sapatilhas. A técnica da modalidade é baseada em movimentos naturais do corpo humano. É um estilo de dança audacioso, energético, descontraído, forte, sensual, solto e vibrante.

    O treinamento físico e psicológico em bailarinos vem sido pouco discutido em nosso país, pois se trabalha somente os aspectos técnicos, esquecendo os princípios do treinamento psicológico.

    A dança tem fortes influências históricas provenientes da Rússia, local em que o treinamento é realizado de forma ampla, analisando o bailarino como um todo, sendo corpo e mente um único ser.

    Deveríamos nos basear não somente nas referências técnicas russas, entretanto dar a mesma atenção a maneira generalizada deste treinamento.

    A importância desse estudo está baseada em que ao verificar a real importância do psicológico em bailarinos, verificando a relação entre concentração e força de membros inferiores, ampliar-se-á a participação da Educação Física e da Psicologia na Dança. O educador físico e o psicólogo trabalharão os fundamentos da psicologia esportiva, enquanto que o coreógrafo se baseará nos movimentos técnicos.

    Assim, sem haver disputas no espaço mercado de trabalho, ambos trabalharão com seus objetivos específicos anulando a conturbada concorrência.

    O objetivo deste estudo foi verificar a relação da concentração e da força em membros inferiores em bailarinos da modalidade Jazz em pré-competição.

Procedimentos e método

    O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná sob o registro 1865, parecer número 646/07. Todos os indivíduos que participaram do estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido.

    A amostra foi formada por 11 bailarinas do sexo feminino, com idade média 21= 21,09 (dp = 1,76), da modalidade Jazz, que dançam em um grupo da cidade de Curitiba, que participam em competições nacionais. Os bailarinos apresentam em média 8 anos de experiência, e treinam a modalidade com uma única professora, com uma freqüência de 6 vezes na semana, duração de aproximadamente 6 horas por dia.

    Para determinar a concentração utilizamos o Teste de atenção seletiva Martens (1990 apud KURITZA, 2006, p. 52) que é um questionário auto-administrado, que consta de 14 itens. Está desenhado para medir características interpessoais e de atenção que podem influenciar no comportamento do esportista na competição e no treinamento, com o objetivo de guiar os procedimentos de intervenção específicos do Psicólogo do Esporte. A pessoa pode responder a quatro alternativas: 1 = Nunca 2 = Raramente 3 = Às vezes 4 = Geralmente. Para computar os dados basta somar os resultados. A escala abaixo traz os scores para determinar a habilidade de focalizar atenção: 14-24 = Excelente; 35-44 = Média; 25-34 = Bom; 45-56 = Fraca.

    Para avaliar a força utilizou-se o teste de Impulsão Vertical (esse teste verifica a potência dos músculos extensores do joelho). Para realização do teste de potência de Salto Vertical (Fernandes, 2002, p.192-193) foi necessário uma tábua para salto marcado a cada meio centímetro e apoiado em uma parede a uma altura de 30cm e pó de giz. O pó de giz foi colocado nos dedos indicadores da mão dominante, para poder marcar a altura de salto. O avaliado agachou e saltou tocando a tábua de marcação no ponto mais alto que conseguiu alcançar. Não foi permitido andar ou tomar distância para saltar. O resultado foi registrado medindo-se a distância entre a melhor marca e a sua estatura com o membro superior estendido, registrando-se em cm; foram permitidas três tentativas.

    Para a análise estatística descritiva utilizando-se média e desvio padrão. Para verificar a relação da concentração e força de membros inferiores utilizou-se Correlação de Pearson, a um nível de significância de p<0,05. Contemplou-se uma abordagem quantitativa com a utilização do software SPSS for Windows, versão 18.0.

Resultados e discussão

    A normalidade dos dados foi testada através da aplicação do teste de Kolmorov-Smirnov, o qual apresentou normalidade dos dados.

    Para a concentração apenas 1 indivíduo apresentou uma média atenção e que 7 indivíduos apresentaram classificação Boa. Isso representa um total de 87,5% de classificação boa. A média para grupo em score foi de 32,13, tendo um desvio padrão de 3,944.

    Para avaliar a força foi usado o teste de salto vertical, pois essa força para impulsão é de grande importância na dança tendo-se em vista que os bailarinos sempre realizam saltos e quanto mais alto for, melhor seu desempenho. 100% dos indivíduos apresentaram desempenho entre 90 e 100% o que é muito bom considerando que os bailarinos executam muitos Não saltos. A média para o grupo em score foi
de 46,00, tendo um desvio padrão de 7,445.

    Não houve correlação significativa entre a força de membros inferiores e agilidade para essa população tendo em vista que r = -0,240 (p = 0,604).

    Esses resultados afirmam que a força de membros inferiores não é interferida pela concentração, nem tampouco a concentração é interferida pela força de membros inferiores, para essa população. Como afirma Vaganova (1991), a força de membros inferiores é essencial para a dança, tendo em vista a grande exigência de saltos específicos da técnica que os utilizam. Assim como a concentração para o Jazz é importantíssima pois além de ter que relembrar a movimentação é necessário estar atento aos outros integrantes do grupo. Porém, observou-se que uma não interfere nem positiva nem negativamente a outra. Se ambas são importantes para o desempenho, então devem ser trabalhadas. Mas não há necessidade de serem trabalhadas separadamente porque não se influenciam.

Considerações finais e/ou conclusões

    Para essa população de bailarinos não houve correlação significativa entre força de membros inferiores e concentração. Sugerem-se novas pesquisas com diferentes populações, ou diferentes estilos de dança para que se tenham resultados mais expressivos.

Referências bibliográficas

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