efdeportes.com

O processo de humanização nos serviços de enfermagem: 

uma avaliação holística do cuidar frente à assistência em saúde

El proceso de humanización de los servicios de enfermería: una evaluación holística del cuidar frente a la asistencia en salud

 

*Enfermeiro especialista em Saúde da Família. Atua na Estratégia Saúde

da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de Espinosa, MG

**Enfermeiro especialista em Saúde da Família. Docente da FUNORTE. Atua

na Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, MG

***Enfermeira especialista em Saúde Pública e Gestão das Clínicas na Atenção Primária

Referência técnica em Vigilância Epidemiológica

****Enfermeira graduada pelas Faculdades Integradas

Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC)

(Brasil)

Patrick Leonardo Nogueira da Silva*

José Ronivon Fonseca**

Ludmila Pereira Macedo***

Anna Paula Santos Freire****

Bárbara Riane Rabelo Vitor****

Tatiane Marques Custódia****

patrick_mocesp70@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Este estudo tem como objetivo discutir o papel da humanização nos cuidados em enfermagem. Caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica em que foi fundamentada na busca ativa e leitura intensa de livros e trabalhos científicos relevantes a cerca da temática, disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS/BIREME), pelo acesso as bases eletrônicas de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências e Saúde) e BDENF (Bases de Dados em Enfermagem). As informações recolhidas pela pesquisa foram analisadas através de uma leitura detalhada seguida de uma discussão convincente sobre a humanização nos cuidados da enfermagem. A partir desse estudo foi possível observar que a humanização vem sendo colocada como uma necessidade na assistência em enfermagem, proporcionando maior interação entre o cliente e o profissional, oferecendo melhor qualidade da assistência e tornando os serviços de saúde mais resolutivos e eficazes, pois o enfermeiro que presta cuidados mais próximos ao cliente deve ser capaz de entender a si mesmo e ao outro, ampliando seu conhecimento na forma de ação e tomando consciência e os valores que norteiam essa ação. Logo, o cuidado humanizado é colocado como um atendimento integral as necessidades do cliente, para que assim se alcance a excelência da assistência.

          Unitermos: Humanização. Enfermagem. Cuidados. Humanização da assistência.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    A enfermagem é uma profissão que progrediu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização da sociedade. Neste contexto, tem um papel predominante por ser uma profissão que busca promover o bem estar dos seres humanos, considerando sua liberdade, qualidade única e nobreza, trabalhando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e danos, nas incapacidades e no processo de falecer (BEDIN et al, 2005).

    O processo de enfermagem apresenta-se como um método específico de aplicabilidade no ato de cuidar, através de uma abordagem científica ou como um instrumento de soluções aos problemas encontrados na prática das habilidades da área (ALVES et al. 2002).

    O cuidar não é apenas aliviar um desconforto e auxiliar na cura de uma doença, mas procurar ir além, captar o sentido mais amplo: o cuidado como uma forma de expressão, de relacionamento com o outro ser e com o mundo, enfim, como uma forma de viver plenamente (WALDOW, 2001).

    Porém, com o avanço científico, tecnológico e a modernização de procedimentos ligados à necessidade de se estabelecer controle, o profissional enfermeiro passou a responsabilizar-se cada vez mais por cargos administrativos, afastando-se gradualmente do cuidado ao cliente, surgindo com isso à necessidade de resgatar os valores humanísticos da assistência de enfermagem (BEDIN et al., 2005).

    A humanização como um princípio, orienta a assistência pela articulação e integração da equipe, pela atuação interdisciplinar junto aos clientes, cabendo ao enfermeiro entender as múltiplas facetas envolvidas na dinâmica de vida dos clientes, reconhecendo seus direitos e aspectos humanos - um ser que sente, vive, pensa, possui história e sentimentos. Nas ações de cuidado deve considerar-se, a complexidade do ser humano, pois o termo Humanização é concebido como atendimento das necessidades integrais do indivíduo e necessidades humanas básicas (DOMINGOS, 2007).

    Os valores e condutas voltados à humanização têm sido assim discutidos e incorporados nos diversos segmentos da sociedade e a área de saúde tem se mobilizado por meio de respostas governamentais no sentido de atender os pacientes de maneira mais humana (DESLANDES, 2004).

    Pautados nesses valores, este estudo buscou estabelecer uma reflexão sobre a humanização no cuidar em Enfermagem através do entendimento de que a humanização é um processo amplo, demorado e complexo, mas que se justifica por influenciar os saberes biológicos e regras/normas instrumentais da profissão.

Métodos

    Este estudo baseia-se na busca ativa e leitura intensiva de trabalhos científicos relevantes a esta temática, mediante o levantamento da literatura científica da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-BIREME), pelo acesso às bases eletrônicas de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências e Saúde) e BDENF (Bases de Dados em Enfermagem). As buscas enfocaram temas como a humanização no cuidar em enfermagem e suas principais ações. Tais buscas indicaram as obras científicas que fundamentaram o entendimento do estudo proposto. Utilizaram-se os seguintes critérios: artigos científicos publicados em periódicos nacionais, teses, dissertações e livros didáticos que abordavam a humanização da assistência de enfermagem.

    Esse procedimento metodológico permitiu selecionar várias referências, as quais foram analisadas através de leituras detalhadas, fichamentos e discussões. A partir deste material selecionado foi que ocorreu a construção do presente trabalho, discutindo, agrupando informações, confrontando os achados e chegando assim, à conclusão desse estudo.

Discussão

    A humanização no cuidar em enfermagem surge como uma resposta a necessidade de uma maior interação entre paciente/cliente. Essa reflexão proporcionará melhor qualidade da assistência e tornará os serviços de saúde mais resolutivos e eficazes (RIZZOTO, 2002).

    O enfermeiro que presta cuidados mais próximos ao cliente deve ser capaz de entender a si mesmo e ao outro, ampliando seu conhecimento na forma de ação e tomando consciência e os valores que norteiam essa ação. Assim humanizar em saúde é resgatar o respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias em que se encontram seus valores e limitações sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano.

    De acordo com Arruda (2003), o ato de cuidar é um processo que compreende uma série de conceitos, práticas e visões de mundo em que estão envolvidas as nossas atitudes, o modo de como olhamos e tratamos alguém, nossa disposição pessoal para interagir com o outro, o respeito para com ele.

    Observa-se então a importância da humanização não somente no âmbito assistencial, mas a humanização como retomada do respeito à dignidade humana, considerando todos os aspectos que envolvem o processo de saúde e doença.

    Simões et al. (2007), diz que a humanização é muito mais que qualidade de atendimento, é um processo de transformação que está sempre exigindo qualidade e um melhor comportamento dos profissionais. Falar em humanização da assistência em saúde é tornar os serviços resolutivos e de qualidade, tornando as necessidades de saúde dos usuários responsabilidade de todos envolvidos na equipe de trabalho.

    O ambiente de trabalho deve favorecer o equilíbrio físico e emocional dos usuários, bem como representar um espaço que venha ao encontro da prestação de uma assistência de qualidade pelos trabalhadores.

    Também é necessário que os profissionais passem por um processo de treinamento de mão-de-obra, adoção de medidas práticas que visem reduzir longas esperas, adiantamentos de consultas e adequação da estrutura física, além da abordagem constante de temas relacionados a eficiência da prestação do atendimento a saúde buscando assim, a excelência da assistência (Casate & Corrêa, 2005).

    Humanizar é assegurar as condições de exercício dos profissionais, voltando-se para as ações dos cuidadores, criando um espaço onde possa ser agradável, confortável, e tendo dessa forma um funcionamento seguro, sobretudo desenvolvendo na equipe multiprofissional uma cultura de humanização, com os quais o processo do cuidado seja priorizado (Domingos, 2007).

    No campo das relações humanas que caracterizam qualquer atendimento a saúde, é essencial agregar à eficiência técnica e científica, com respeito às necessidades do usuário e do profissional. Portanto é preciso a união do conhecimento técnico, com o cuidado baseado em princípios de compaixão, amor e ternura. Humanizar é, portanto, alcançar benefícios mútuos para a saúde dos usuários, dos profissionais e da comunidade.

Conclusão

    A partir do estudo elaborado por meio de revisões de literatura, buscamos estabelecer o caráter humanizado da enfermagem e a importância das práticas humanizadas em prol da melhoria do serviço prestado.

    A temática do atendimento humanizado na saúde mostra-se relevante em nossa sociedade, com práticas mais humanizadas, que valorizem quanto o trabalhador, quanto o usuário, sendo necessário então uma revisão das ações de gestão e da atuação dos profissionais, para o estabelecimento de um atendimento mais humano, satisfatório e de qualidade, com melhor relação entre enfermeiro/paciente.

    Conclui-se que, o atendimento humanizado em enfermagem surgiu como uma nova possibilidade de melhoria da assistência, com práticas mais éticas, em que o paciente seja ouvido e respeitado, com cuidados fundamentados no amor, ternura e respeito mútuo. O cuidado humanizado se caracteriza pelo fazer diferenciado, individualizado, reflexivo e respeitoso.

    Para Bedim (2005), é de suma importância o papel preponderante do profissional enfermeiro, em busca do bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade, dignidade, articulado na promoção da saúde, na prevenção, no tratamento, nas incapacidades e no processo de morrer.

    Logo, o cuidado humanizado é colocado como um atendimento integral as necessidades do cliente, para que assim se alcance a excelência da assistência.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 166 | Buenos Aires, Marzo de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados