efdeportes.com

Gols e partidas da Copa do Mundo do Futebol, 1930 a 2010

Goles y partidos de la Copa del Mundo de Fútbol, 1930 a 2010

Goals and matches in Soccer World Cup, 1930 to 2010

 

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ

(Brasil)

Nelson Kautzner Marques Junior

nk-junior@uol.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo do estudo foi determinar o número de gols e de partidas da Copa do Mundo de 1930 a 2010. A amostra do estudo foi estabelecida no site Wikipédia. A Anova one way foi insignificante na diferença de gols do Brasil em cada Copa do Mundo, mas a Anova one way foi significante na diferença de gols em cada Copa do Mundo. A América do Sul versus a Europa na Copa do Mundo o teste “t” independente foi significativo nos gols e nos jogos, a Europa praticou mais essas variáveis. Em conclusão, o número de partidas e de gols permite identificar a performance nessa disputa.

          Unitermos: Futebol. Esporte. Gols.

 

Abstract

          The objective of the study was to determine the number of goals and of matches in World Cup of 1930 to 2010. The subjects of the studies were to determine in Wikipedia. One way Anova was insignificant in the Brazil goals in World Cup, however the One way Anova was significant in the goals in World Cup. South America versus Europe Independent-Samples T Test was significant in the goals and matches, Europe practiced more goals and matches. In conclusion, the number of matches and of goals is important for understand the performance in championship.

          Keywords: Soccer. Sport. Goals.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Em 1936 aconteceu o primeiro estudo que determinava o número de atividades técnicas e táticas do atleta de futebol. Mas o primeiro sistema de análise notacional (scout) foi criado em 18 de março de 1950, por Charles Reep, onde fez análise de 2500 partidas, na sua maior parte no Reino Unido1. Também nos anos 50, países como Hungria, União Soviética e Thecoslováquia começaram suas primeiras investigações sobre a análise do jogo do futebol. O estudo do jogo desses países visava determinar os aspectos positivos e negativos do oponente. Esta era a intenção da época. Atualmente a análise do jogo no futebol visa fornecer dados para a equipe tirar máximo proveito na sua performance 2.

    Através da análise do jogo do futebol, tornou-se conclusivo na literatura desse esporte que a maioria dos gols acontece no final do 2º tempo e o segundo maior número de tentos costuma ocorrer próximo do término da primeira etapa3. A maior incidência de gols é dentro da área ou próximo dessa região porque é uma localização mais fácil para o jogador acertar o gol4. Geralmente o mais elevado número de gols do futebol são efetuados com 1 a 4 toques na bola e com alta velocidade, não dando tempo para os zagueiros se posicionarem adequadamente ou dificulta a ação dos defensores5.

    Recentemente diversos pesquisadores passaram a estudar os gols da Copa do Mundo6,7, devido à importância que esse evento possui para o futebol mundial. É sabido que na Copa do Mundo de 2006, o número mais comum de atletas durante uma ação ofensiva é de dois a quatro jogadores8. Essa quantidade de futebolistas proporciona mais possibilidade de ocorrer mais tentos. Também foi evidenciado na Copa do Mundo de 2006, na atividade ofensiva de um atacante contra um zagueiro, que acontece uma média de 1,83 gols9. Na Copa de 1998, foi determinado que a média de gols do Brasil dentro da área foi de 1,14±1,3410.

    Porém, até a data presente, a literatura científica do futebol não estudou os gols e a quantidade de jogos de todas as Copas do Mundo. Qual Copa do Mundo ocorreu mais e menos gols? Quando aconteceram muitas partidas e ocorreram mais gols? O Brasil conseguiu mais gols quando foi campeão? Quem faz mais gol? Os países da Europa ou da América do Sul? Como as referências do futebol não possuem resultados para responder essas questões11,12, o objetivo do estudo foi determinar o número de gols e de partidas da Copa do Mundo de 1930 a 2010.

Método

Amostra e Procedimentos

    O número de gols e de jogos da Copa do Mundo foi identificado no site da Wikipédia em 11 de junho de 2010 através da palavra-chave Copa do Mundo de 1930 e o mesmo para as demais datas desse evento, e também, pela palavra-chave Brasil na Copa do Mundo FIFA para saber as colocações dessa seleção.

    Em cada Copa foram coletados os gols e a quantidade de partidas do Brasil, das Copas de 1930 a 2010, dos países sul-americanos e dos países europeus. Somente houve a preocupação de contar os gols e o número de jogos dos países da América do Sul e da Europa porque são os únicos continentes que conquistaram o título mundial (América do Sul com nove títulos, cinco do Brasil, dois da Argentina e dois do Uruguai; Europa com dez vitórias, quatro da Itália, três da Alemanha, um da Inglaterra, um da França e um da Espanha). Portanto, são os melhores do mundo no futebol. Para quantificar os gols e o número de partidas das Copas do Mundo foram utilizados 19 scouts . Esses scouts são expostos a seguir:

Tabela 1. Scout para quantificar os gols de cada jogo da Copa do Mundo

Copa do Mundo de ................. (colocar o ano estudado – exemplo: 1930).

 

Tabela 2. Scout para contar os países participantes das Copas do Mundo

    Após quantificar os gols e as partidas de cada Copa do Mundo e os países participantes desse evento, os dados receberam um tratamento estatístico.

Tratamento estatístico

    Os resultados foram apresentados pela média, desvio padrão e total. A diferença do número de gols de cada Copa do Mundo e dos gols do Brasil em cada participação foi calculada utilizando a Anova one way com resultados aceitos com nível de significância de p≤0,05. O teste posterior Scheffé foi utilizado para determinar a diferença das médias, aceitando um nível de significância de p≤0,05. O teste “t” independente foi aplicado para identificar a diferença de gols, de jogos e de participantes das Copas do Mundo, entre os países da América do Sul e da Europa, com resultados aceitos com nível de significância de p≤0,05. Todos os dados estatísticos foram calculados conforme os procedimentos do SPSS 14.0 para Windows.

Resultados e discussão

    A tabela 3 mostra a média e o desvio padrão de gols por partida do Brasil em cada Copa do Mundo.

Tabela 3. Gols por partida do Brasil em cada Copa do Mundo

    A Anova one way não foi significativa na diferença de gols do Brasil em cada Copa do Mundo, F (18) = 1,06, p = 0,40. A figura 1 ilustra esse ocorrido.

Figura 1. Desempenho do Brasil nas Copas do Mundo.

    O Brasil participou de 19 Copas do Mundo (em todas), conseguindo efetuar um total de 224 gols, jogando um total de 86 partidas. Pode-se observar que na Copa de 50, quando foi realizada no Brasil, a seleção brasileira de futebol converteu mais gols. Isso está de acordo com a literatura, o mandante de campo costuma ter resultados mais positivos quando joga em “casa”13, conseqüentemente tende realizar mais gols. Entretanto, as Copas que a seleção brasileira de futebol foi campeã (58, 62, 70, 94 e 02), a quantidade de gols foi elevada, mas não foram realizadas no Brasil.

    Consultando o estudo de Giacomini, Matias e Greco14, a característica de jogo do futebol brasileiro é através das tabelas e jogadas individuais, muitas vezes ocorrendo no meio campo. Talvez essa maneira de jogar, não igual aos europeus, que preferem a lateral do campo e uso da bola aérea, tenha causado um diferencial que propiciou mais gols. Também, nessas competições, a seleção brasileira de futebol chegou à final, atuando em mais partidas. A boa preparação física da seleção de 70 e 94 pode ter sido um causador do elevado número de gols, no estudo de Moreira15, essas seleções tinham bom VO2máx. Taylor e Williams16 evidenciaram na sua pesquisa, que um dos motivos dos tentos do Brasil na Copa de 2002 foi a quantidade de passes antes de fazer o remate, sendo mais comum três passes. Poucos passes antes do chute são ideais porque dificulta a marcação do oponente.

    Apesar dos cinco títulos do futebol brasileiro, foi o vice-campeonato da Copa de 98 que resultou na segunda maior quantidade de gols e numa das maiores médias de tentos. A explicação técnica e tática não foram evidenciadas nas pesquisas do futebol17,18, exceto Moreira15 informou que a seleção de 98 diminuiu o %G (%G = 10,92) em relação à equipe da Copa de 94 (%G = 12,32).

    A tabela 4 apresenta a estatística descritiva dos gols por partida em cada Copa do Mundo.

Tabela 4. Gols por partida de cada Copa do Mundo

    A Anova one way foi significativa na diferença de gols da Copa do Mundo, F (18) = 4,62, p = 0,001. As comparações entre os gols das Copas do Mundo foram realizadas por Scheffé, que detectou diferença significativa (p≤0,05) da média de gols da Copa de 54 quando comparada com a Copa de 2002 (diferença = 2,59) e 2010 (diferença = 2,90). Scheffé também detectou diferença significativa (p≤0,05) da média de gols da Copa de 38 quando comparada com a Copa de 2010 (diferença = 3,37). Então, a Copa de 54 teve uma média de gols por partida superior a Copa de 2002 e 2010. Enquanto que a Copa de 38 teve uma média de gols por partida superior a Copa de 2010. A figura 2 expõe esse ocorrido.

Figura 2. Gols e partidas de cada Copa do Mundo

    Somando os gols das 19 Copas do Mundo, foram praticados 2220 gols, acontecendo um total de 715 jogos. As três melhores médias de gols por partida aconteceram nas Copas de 34, 38 e 54. Nessas Copas (34, 38 e 54) ocorreram poucos jogos, quando comparadas com as Copas de 98, 02, 06 e 10 (mais partidas). As piores médias de gols por partida foram exatamente nas Copas de 02, 06 e 10. Porém, a Copa de 02, 06 e 10, também a Copa de 98, aconteceu mais gols, ocasionando um recorde de 171 gols na Copa de 98. Uma das explicações para esses números elevados de gols são os valores excessivos de jogos.

    Consultando Bentes19, os sistemas táticos evoluíram ao longo dos anos, a fim de causar uma vantagem ofensiva e defensiva em relação ao oponente, talvez seja esse motivo da piora da média de gols nas Copas mais recentes. Outro fato que chamou atenção na Copa de 66 e teve seu marco na Copa de 70, foi com a atenção na preparação física20. Talvez essa evolução física tenha dificultado os jogadores em fazer o ataque porque os zagueiros estão mais presentes na marcação, diminuindo a média de tentos por partida a partir desse momento. É bom lembrar, que a Copa de 70 foi realizada na altitude de 2235 metros na cidade do México, e a quantidade (95 gols) e média de gols por partida (3,43±1,95) foi boa porque foram realizados apenas 23 jogos. Entretanto, mesmo com todo avanço científico do futebol, na Copa de 70 existiam atletas acima da média, em especial no selecionado brasileiro, isso resultou num alto desempenho nos valores dos gols. Observando a média de gols da Copa de 70 com a de 82, jogada ao nível do mar, disputa que teve bom nível técnico, a média de gols por partida de 70 foi 3,43±1,95 e a de 82 foi de 3,44±2,65. Conclui-se que o talento do futebolista pode gerar uma elevada performance de gols.

    Entretanto, as piores médias de gols por partida foram em 02, 06 e 10, lendo a dissertação de Silva1, atualmente no futebol é dada muito atenção a análise do jogo. Existem diversos estudos sobre as Copas mais recentes21,22, então, pode-se levantar uma hipótese; que os diversos estudos sobre a análise do jogo do futebol causam um equilíbrio entre os participantes da Copa do Mundo, dificultando cada vez mais dos atletas realizar os gols.

    A tabela 5 apresenta a estatística descritiva das seleções do futebol sul-americano e europeu referente aos gols, jogos e participações em Copas do Mundo.

Tabela 5. Desempenho na Copa do Mundo da América do Sul e da Europa.

    O teste “t” independente detectou os seguintes resultados entre os sul-americanos versus os europeus nas Copas do Mundo: gols, t (739) = - 2, p = 0,04 (diferença significativa); jogos, t (36) = - 5,39, p = 0,001 (diferença significativa); participações, t (39) = 0,74, p = 0,46.

    O futebol europeu obteve um número muito superior de gols e de partidas do que os sul-americanos. Mas a diferença de participações em Copas do Mundo da Europa e da América do Sul não foi significativa, embora os europeus tenham um número superior de participações e na quantidade de países nesse evento.

    Observando esses dados, dá para entender porque o futebol europeu leva vantagem no número de gols. Ele joga mais vezes e possui mais países representando esse continente, logo; a eliminação de alguns, permite a Europa continuar marcando tentos. Já a América do Sul, possui menos participantes nas Copas, proporcionando menos chance de gols conforme essas nações são eliminadas.

    Os países europeus que mais participaram em Copas do Mundo são compostos pela Itália (17 participações e tetra campeã mundial), Alemanha (17 participações e tricampeã mundial), Inglaterra (13 participações e campeã mundial), França (13 participações e campeã mundial) e Espanha (13 participações e campeã mundial). Enquanto que os sul-americanos, Brasil (19 participações - em todas, pentacampeão mundial), Argentina (15 participações e bicampeã mundial) e Uruguai (11 participações e bicampeão mundial) foram os países mais freqüentes nas Copas do Mundo.

    As investigações sobre futebol não pesquisaram nenhuma comparação entre o futebol sul-americano e europeu na Copa do Mundo23,24, tornando inviável confrontar os dados desse estudo com a literatura.

Conclusão

    Os gols e as partidas em cada Copa do Mundo foram averiguados pela estatística descritiva e pela estatística inferencial. Nessa pesquisa foi observado que o Brasil obteve seu melhor desempenho de gols na Copa de 50 (média de 3,67±2,42 gols, total de 22 gols e 6 jogos), momento que essa seleção conseguiu o 2º lugar. Em relação os gols e as partidas em cada Copa do Mundo, foram evidenciados que conforme aumenta o número de jogos o total de gols tende ser maior, mas a média de gols por partida acaba reduzindo. A comparação dos países sul-americanos versus os europeus foi detectada que os países da Europa praticaram muito mais gols, mas eles possuem mais participantes e jogos, facilitando o desempenho em marcar mais tentos.

    Em conclusão, um estudo sobre o número de partidas e de gols na Copa do Mundo torna-se importante para o entendimento da performance de tentos nessa competição.

Referências

  1. Silva P (2006). A análise do jogo em futebol: um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. 176 f. Mestrado, FMH, Lisboa.

  2. Garganta J (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Rev Port Ciên Desp. 1(1):57-64.

  3. Armatas V et alii (2009). Evaluation of goals scored in top ranking soccer matches: Greek “SuperLeague”. Serb J Sports Sci. 3(1):39-43.

  4. Ramos L, Oliveira Junior M (2008). Futebol: classificação e análise dos gols de EuroCopa 2004. Rev Bras Futebol. 1(1):42-8.

  5. Marques Junior N (2009). Treino da visão periférica para o futebol e seus derivados. 110 f. Monografia, UCB, RJ.

  6. Hughes M, Franks I (2005). Analysis of passing sequences, shots and goals in soccer. J Sports Sci. 23(5):509-14.

  7. Vecer J, Kopriva F, Ichiba T (2009). Estimating the effect of the red card in soccer. When to commit an offense in exchange for preventing a goal opportunity. J Quantitative Analysis Sports. 5(1):1-18.

  8. Bueno R (2007). Análisis de la táctica grupal ofensiva de los equipos participantes en el campeonato mundial de fútbol de Alemania 2006. Rev Educ Fís Deportes. 12(114):1-15. http://www.efdeportes.com/efd114/tactica-grupal-ofensiva-futbol-alemania-2006.htm

  9. Szwarc A (2008). The efficiency model f soccer player`s actions in cooperation with other team players at the FIFA World Cup. Hum Mov. 9(1):56-61.

  10. Papadimitriou K et alii (2001). Evaluation of the offensive behavior of elite soccer teams. Percept Mot Skills. 93(2):405-15.

  11. Di Salvo V et alii (2008). Activity profile of elite goalkeepers during football match-play. J Sports Med Phys Fitness. 48(-):443-6.

  12. Sala-Garrido R et alii (2009). Analysis and evolution of efficiency in the Spanish Soccer League (2000/01 – 2007/08). J Quantitative Analysis Sports. 5(1):1-22.

  13. Diniz da Silva C, Moreira D (2008). A vantagem em casa no futebol: comparação entre o campeonato brasileiro e as principais ligas nacionais do mundo. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 10(2):184-8.

  14. Giacomini D, Matias C, Greco P (2004). A utilização dos corredores laterais na estruturação do espaço ofensivo no jogo de futebol. Rev Port Ciên Desp. 4(s2):198.

  15. Moreira S (2008). A evolução de fatores individuais de desempenho na elite do futebol mundial, entre 1970 e 1998. Fit Perf J. 7(2):107-11.

  16. Taylor S, Williams M (2002). A quantitative analysis of Brazil`s performance. Insight. 4(5):29-32.

  17. Costa I et alii (2009). Análise do comportamento tático de jogadores de futebol através da aplicação do teste “Gr3-3Gr”, em dois períodos de jogo distintos. Rev Bras Futebol. 2(2):3-11.

  18. Jordan J, Melouk S, Perry M (2009). Optimizing football game play calling. J Quantitative Analysis Sports. 5(2):1-32.

  19. Bentes J (2004). Percepção de treinadores-formadores acerca da importância do treinamento de passe no futebol. 176 f. Mestrado, UCB, RJ.

  20. Assaf R (2002). Banho de bola. Rio de Janeiro: Relume.

  21. Silva A et alii (2005). Patrones de juego en el fútbol de alto rendimiento. Análisis secuencial del proceso ofensivo en el Campeonato del Mundo Corea-Japón 2002. Cult Cien Deporte. 1(2):65-72.

  22. Suzuki K, Nishijima T (2007). Sensitivity of the soccer defending skill scale: a comparison between teams. Eur J Sport Sci. 7(1):35-45.

  23. Haliciouglu F (2009). Research on the prediction of the likely winners of the Euro 2008 football tournament. J Quantitative Analysis Sports. 5(3):1-13.

  24. Hirotsu N et alii (2009). Modeling tactical changes of formation in association football as a non-zero-sum game. J Quantitative Analysis Sports. 5(3):1-13.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 166 | Buenos Aires, Marzo de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados