efdeportes.com

Número de finalizações a gol e sua 

associação com o resultado do jogo de futebol

Numero de jugadas finalizadas en gol y su relación con el resultado final del partido de fútbol

 

*Grupo Independente de Pesquisa e Estudos Avançados em Futebol, GIPEAF

Mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física e Esporte

pela Universidade de Córdoba, Espanha

**Grupo Independente de Pesquisa e Estudos Avançados em Futebol. GIPEAF

Educador Físico Graduado Pela PUCRS

Cyro Garcia Soares Leães*

Bruno de Castro Xavier**

profcyro@cisa.med.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O futebol vem sendo estudado de forma sistemática por pesquisadores de diversos países na busca pelo entendimento dos aspectos que determinem a obtenção do sucesso no jogo. O objetivo deste estudo é verificar se a quantidade de finalizações a gol pode estar associada ao resultado final do jogo. Foram analisadas todas as partidas oficiais (137 partidas) da Copa Libertadores da América de 2011 e os dados oficiais de análise de jogo da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) foram considerados. Para a análise estatística foi utilizada análise de variância (ANOVA) e teste complementar de Tukey. Os resultados foram apresentados em forma de média e desvio-padrão. Na apresentação dos resultados foi utilizado o gráfico de box-plot para as comparações entre grupos. O nível de significância assumido foi de 5%. Os dados obtidos mostraram que é possível uma associação entre as duas variáveis.

          Unitermos: Futebol. Finalizações a gol. Resultado final.

 

Abstract

          The soccer comes being studied in the search for the agreement of the aspects that determine the success in the match. The objective of this study is to verify if the amount of finishings the goal can be associated to the final result of the game. The official matches (137 matches) of Copa Libertadores da América 2011 had been analyzed using the official data of analysis of match of the Confederation Sulamericana de Futebol (Conmebol). For the analysis statistics it was used analysis of variance (ANOVA) and complementary test of Tukey. The results had been presented in form of average and shunting line-standard. In the presentation of the results the graph of box-plot for the comparisons between groups was used. The assumed level of significance was of 5%. The gotten data had shown that an association between the two variables is possible.

          Keywords: Soccer. Finishings the goal. Final result.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O futebol vem sendo estudado de forma sistemática por pesquisadores de diversos países na busca pelo entendimento dos aspectos que determinem a obtenção do sucesso no jogo. Dentre as manifestações de jogo – táticas, técnicas, psicológicas, físicas – os fundamentos técnicos são manifestações de capacidade coordenativa específica sob a forma de componentes do jogo que têm grande importância para a construção da vitória (Leães & Xavier, 2011). Segundo Cano (1973), todos os aspectos da técnica individual são decisivos, pois é através deles que o futebolista tem a possibilidade de progredir dentro do jogo, auxiliando sua equipe no processo de construção de jogadas, facilitando o objetivo final – o gol. O fundamento chute é a ação final de construção de jogadas ofensivas e objetiva claramente o gol adversário, se caracterizando como uma técnica fundamental. É através do chute que se obtém a máxima do futebol, o gol. O chute é o finalizador das construções ofensivas coletivas, sendo imprescindível para a conquista da vitória (Leães, 2003).

    O chute é a “ação de golpear a bola visando a desviar ou dar trajetória em direção ao gol adversário”. Cano (1973) defende a denominação de chute para as ações que claramente objetivam a finalização técnica ao gol adversário. Para ele, trata-se do fundamento mais importante do futebol pois permite a obtenção do grande objetivo do jogo e a construção da vitória coletiva. Para Freire (2003), o chute é a habilidade mais decisiva do futebol, independentemente da forma de sua execução. O estudo se justifica pois busca-se entender se o número de finalizações tem relação direta com a vitória ou não,podendo assim constituir-se em variável precisa para análises futuras.

Materiais e métodos

Amostra

    Para este estudo foram analisadas todas as partidas oficiais (137 partidas) da Copa Libertadores da América de 2011.

Procedimento

    Os dados oficiais de análise de jogo da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) foram considerados. Os dados de jogo foram coletados utilizando-se o software Data Factory, provedor oficial de dados da Conmebol, disponível no site oficial da Conmebol (www.conmebol.com). Dentre os dados coletados do jogo, foi considerado o item Conclusões ao Gol de cada equipe. Os dados coletados foram armazenados em uma planilha de controle desenvolvida no software Microsoft Excel 2010.

Análise estatística

    Para a análise estatística foi utilizada análise de variância (ANOVA) e teste complementar de Tukey. Os resultados foram apresentados em forma de média e desvio-padrão. Na apresentação dos resultados foi utilizado o gráfico de box-plot para as comparações entre grupos. O nível de significância assumido foi de 5%.

Resultados e discussão

    A tabela 1 mostra os valores verificados de conclusão a gol nos casos de vitória, derrota e empate.

    Podemos observar que os valores diferem entre si com significância estatística (p≤0,5). É possível verificar que as equipes que obtiveram a vitória demonstraram valores mais altos de chutes a gol do que as demais, sinalizando uma provável associação entre essa variável e a vitória. Da mesma forma observa-se que as equipes derrotadas foram as que apresentaram valores menores de chute a gol, o que evidencia a importância deste fundamento técnico para a marcação de pontos na partida, tanto para vitória quanto para empate. Isto vai de encontro ao estudo de Xavier et al (2011) que evidenciaram o menor número de chutes a gol as equipes que eram derrotadas.

    O Gráfico 1 demonstra as conclusões a gol nas equipes que obtiveram vitória, derrota e empate

Gráfico 1

    Podemos observar que o intervalo de dados obtidos nas equipes derrotadas é o menor e apresentam valores mais baixos entre os três resultados analisados. Isto evidencia a necessidade de um padrão de aplicação técnica do chute para a obtenção de resultados não negativos no jogo. Verifica-se que as equipes empatadas foram as que demonstraram valores mais dispersos e uma média relativamente baixa, não mostrando um padrão de aplicação técnica da variável em questão. As equipes vitoriosas mostraram valores mais altos nos limites inferiores e superior de dispersão e uma média alta, caracterizando um padrão de volume de aplicação do chute. Isto também é relatado por Cunha (2004) e comentado no artigo de Oliveira (2003).

Considerações finais

    Não é possível afirmar o estabelecimento de uma associação única e direta entre o número de finalizações a gol e o resultado do jogo em virtude da multivariedade de manifestações técnicas e táticas que compõem o cenário do jogo de futebol e que também exercem uma influência no seu resultado. Pode-se, entretanto, baseado nos achados do presente estudo, estimar uma tendência à vitória associada ao montante de finalizações a gol. Estudos mais aprofundados que considerem outros fatores importantes tais como o local de execução da finalização, o aproveitamento das finalizações, entre outros, são necessários para que se possa associar definitivamente o resultado do jogo a este fundamento.

Referencias bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 166 | Buenos Aires, Marzo de 2012
© 1997-2012 Derechos reservados