Gestão de competência e qualidade dos serviços em uma academia de Cachoeirinha, RS Gestión de competencia y calidad de los servicios de un gimnasio de Cachoerinha, RS |
|||
*Aluno **Orientadora Faculdade SOGIPA de Educação Física Curso de Pós-Graduação em Gestão no Esporte (Brasil) |
Alexandro Trindade Mascarenhas* Ms. Evelyn Souto Martins** |
|
|
Resumo Este estudo teve como tema a gestão da qualidade dos serviços ofertados por uma academia de médio porte no município de Cachoeirinha/RS - Brasil. O objetivo deste artigo era avaliar a qualidade dos serviços prestados pela academia, verificando se seus clientes detectam um desempenho melhor ou igual às suas expectativas. Através de uma pesquisa quali-quantitativa e transversal, revelou-se diversos pontos positivos e negativos referentes aos serviços prestados por esta academia. A pesquisa foi realizada com 43 pessoas sendo divididos entre alunos, professores e funcionários, através de questões de múltipla escolha, avaliando a qualidade dos serviços e do atendimento da academia. Levantadas as informações, os resultados encontrados mostram que a empresa pesquisada satisfaz os clientes na maioria dos itens e, ao mesmo tempo, tem uma avaliação negativa em poucos pontos considerados importantes pelos entrevistados. Conclui-se que ações de melhorias devem ser tomadas por seus gestores para satisfazer completamente os clientes/alunos desta academia, ressaltando seus pontos fortes. Unitermos : Gestão. Qualidade do serviço. Academia de ginástica. Atendimento.
Artigo apresentado à Faculdade SOGIPA de Educação Física, como requisito parcial para obtenção do título de especialista no Curso “Gestão no Esporte”, sob orientação da Ms. Evelyn Souto Martins.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 165, Febrero de 2012. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Resultados
Dos alunos pesquisados 28 eram do sexo masculino e 15 do sexo feminino, acarretando 65% e 35% do total de pessoas, respectivamente. Com uma predominância de alunos do sexo masculino particularmente nas horas em que foram aplicados os questionários: no final do turno da manhã, durante o turno da tarde e durante o início do turno da noite. Segundo os resultados do questionário aplicado, evidenciou-se que a faixa etária predominante dos entrevistados ficou entre os de 20 a 30 anos de idade, com 28,4% do total de pessoas, ao todo se somou 22 alunos nesta faixa. Logo, aparecem as faixas de 15 a 20 anos com 11 pessoas totalizando 15,4%, a faixa de 30 a 40 anos num total de 8 pessoas com 12,8% do total de alunos e por fim a faixa de 40 a 50 anos com um total de 2 pessoas e com uma fatia de 9,8% das pessoas questionadas. Estes dados mostram que a maioria da amostra é constituída por adultos jovens.
No quesito escolaridade, pode-se verificar que a maioria dos alunos que responderam ao questionário possuem nível médio, num total de 23 pessoas atingindo 25% do todo, seguido dos que já concluíram o nível superior com 11 pessoas, somando 14%, os que já concluíram o ensino fundamental com 8 pessoas e totalizando 11% das pessoas e por fim, 1 aluno que possui curso de pós graduação atingindo 6% do total de alunos da academia avaliados. A maioria das pessoas que preencheram o questionário preferem treinar no final da tarde o que alcançou 37% dos alunos. 34% preferem o inicio da tarde para ir até a academia e outros 9% julgam que cedo da manhã é o melhor horário para treinar. Outros 9% preferem o horário do início da noite e 3% apenas utilizam os serviços da academia no final da noite.
Com o resultado obtido através do questionário, pode-se avaliar outras informações adicionais que enriqueceram a pesquisa. Entre elas, destacou-se que a maioria dos alunos da academia foram indicados por outro aluno, com um todo de 12 pessoas, e preferem fazer seus exercícios nesta empresa pelo fato dela ficar bem localizada na cidade de Cachoeirinha, em um local de fácil acesso e próximo de suas casas ou trabalhos, totalizando 20 pessoas entrevistadas. A procura pelo emagrecimento e o fator estético também foram vistos através de 15 pessoas que responderam que realizam atividades físicas nesta academia pelo fato de estarem acima do peso e de 24 pessoas que consideram sua estética pessoal importante ao ponto de realizarem exercícios constantemente.
De um total de 43 pessoas pesquisadas, 33 afirmaram que realizam algum trabalho remunerado e 10 não trabalham. Dos que trabalham, um grande número, 19 pessoas, trabalham 6 dias por semana e 15 trabalham 5 dias por semana, o que mostra que mesmo com uma ocupação diária os alunos valorizam esta academia.
Através da pesquisa aplicada pode-se verificar que em relação aos métodos de atendimento e atenção ao aluno na recepção serem claros e éticos, a grande maioria dos entrevistados (95%) estão muito satisfeitos e satisfeitos, que a maioria dos respondentes (87%) estão muito satisfeitos pela inexistência de preconceitos de qualquer espécie (raça, sexo, religião etc...). A grande maioria (84%) dos responderam afirmam que o atendimento no balcão, na entrada da academia é eficaz. Sendo que os (87%) respondentes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a elaboração e avaliação do seu treino pelos professores, também existe uma grande satisfação (87%) com o processo de entrada: (polegar, ótico, senha, cartão de entrada). Em relação à igualdade de atenção dada pelo professor em relação a outros aluno, os incentivos para novos aprendizados e desenvolvimento do treino, o acompanhamento e correção do professor em relação à postura quanto à utilização dos aparelhos no momento do treino, assim como o recebimento de retorno do professor se o treino está dando certo ou se precisa ser trocado a grande maioria dos respondentes (81%) se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos. A grande maioria dos alunos estão satisfeitos com os cargos dos professores, dizendo que são compatíveis com as atividades que realizam.
O horário de atendimento da academia também foi avaliado que resultou em um índice de (84%) entre os alunos que se disseram muito satisfeitos e satisfeitos. Assim como o volume do som ambiente da academia e a qualidade das músicas a maioria dos entrevistados se diz muito satisfeito, totalizando (67%). Já quando foi questionado sobre a satisfação dos alunos sobre a qualidade da programação e do volume da televisão da academia, foi evidenciado que (42%) das pessoas estão pouco satisfeitas ou insatisfeitas com este quesito. A satisfação com o número e a qualidade de aparelhos que a academia oferece alcançou (86%) e a consideração com a estrutura física da academia: paredes, chão, teto, pintura, móveis, iluminação, portas, janelas... obteve (80%) de aprovação. Quando foram questionados se o Espaço kids é funcional e de qualidade, bem utilizado e localizado, os alunos se mostraram descontentes com (51%) de poucos satisfeitos e insatisfeitos, o que deve ser revisto pelos gestores da academia. Segundo os alunos perante a pesquisa, a limpeza dos banheiros, o chão e os chuveiros alcançaram (65%) de alunos muito satisfeitos e (95%) de satisfeitos. Um expressivo número de alunos (50%) acreditam que a academia precisa de reparos.
Os preços da academia são acessíveis segundo o mercado e concorrência para (78%) dos alunos e as formas de pagamento e promoções que a academia oferece são boas e os alunos muito satisfeitos e satisfeitos somaram (94%). (89%) afirmaram que a renovação dos pagamentos é atrativa. O item em que os alunos foram questionados se a academia oferece serviços como personal, suplementos alimentares, vestuário, acessórios, pilates, massagens e lutas com qualidade e de fácil acesso somou (81%) das respostas de alunos muito satisfeitos ou satisfeitos.
Os professores e os funcionários da academia foram questionados sobre alguns quesitos relacionados ao trabalho. Em unanimidade, eles afirmaram que são estimulados à participação em grupos, equipes e times (100%) e (99%) estão muito satisfeitos e satisfeitos dizendo que o tempo de trabalho que cumprem é adequado à execução das suas atividades. A Jornada de trabalho adequada à sua saúde física e mental e ter liberdade de expressão com ética e respeito ao outro colega receberam (82%) de pessoas muito satisfeitas e (99%) de satisfeitas. A Privacidade pessoal para realização de suas atividades sem pressões desnecessárias e o sentimento e visão da importância de suas atividades para o grupo foram avaliadas e obtiveram (100%) de satisfação. Os profissionais responderam se são motivados pelo proprietário e pelos colegas, o que alcançou (83%) de satisfação e se sua remuneração está de acordo com suas funções e horários de trabalho, somando (50%) de muito satisfeitos e (32%) de satisfeitos. Eles foram questionados se estão assegurados pela academia de todas as obrigações dela junto ao Ministério do Trabalho e as respostas foram negativas com (83%) de poucos satisfeitos ou insatisfeitos, contudo afirmaram que gostam do que fazem, totalizando (100%) de satisfação.
Apenas (50%) dos professores afirmaram que participam de cursos e congressos da área constantemente e o mesmo porcentual (50%) se diz satisfeitos com o cumprimento dos seus direitos trabalhistas e legais. A Gestão geral é transparente e aberta a novas idéias para (100%) dos profissionais e o sentimento de certa segurança no emprego em relação ao seus desempenhos alcançou (83%) de pessoas muito satisfeitas. O sentimento de orgulho de trabalhar nesta academia chegou a (100%) de satisfação segundo as respostas do profissionais pesquisados.
O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a qualidade dos serviços prestados por uma academia de ginástica especificamente no município de Cachoeirinha/RS, ressaltando se os serviços, os professores, os aparelhos, a estrutura e o atendimento estão de acordo com o que o aluno deseja. Conclui-se então, que a academia estudada, baseando-se nas respostas dos clientes no quesito Gestão de Pessoas e Atendimento, Espaço Físico e Serviços Secundários, Valores e Promoções, Profissionais da Academia e a Imagem da Academia, no geral, os alunos e profissionais da academia estão satisfeitos com a qualidade dos seus serviços e do seu atendimento. Algumas medidas devem ser reavaliadas e analisadas por seus gestores para que os alunos alcancem seus níveis de satisfação na totalidade.
REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS
ACADEMIA de ginástica. 2ª ed. São Paulo: Sebrae/SP, 2005.
ASSOCIAÇÃO Brasileira das Academias (ACAD). Uma breve panorâmica sobre a indústria de fitness. Disponível em http://www.acadbrasil.com.br/artigos/artigos_mercado_01.htm, acesso em 30 de outubro de 2011.
ASSOCIAÇÃO Brasileira das Academias (ACAD). Um ativo importante para a sua empresa. Disponível em http://www.acadbrasil.com.br/artigos/artigos_gest_09.htm, acesso em 02 de novembro de 2011.
CURADO, Isabela Baleeiro - Diretrizes para citações e referências / Isabela Baleeiro Curado, Marina Elizabeth Vaz Souza, Elenice Yamaguishi Madeira. 4ª ed. São Paulo: FGV-SP, 2007. 21 p.
DIAS, Davi Manoel Fernandes - Influência da Qualidade e da Satisfação na academia de fitness de um corpo de Bombeiros e as suas Implicações, Universidade do Porto. 2006
FINAMOR, Ana Ligia Nunes - Qualidade de vida no trabalho e iniciativas de investimento em pessoas em uma organização de médio porte da cidade de Cachoeirinha, RS, ULBRA, 2006.
FREITAS, Daiane Miranda. Avaliando a Qualidade do Serviço de Academia de Ginástica: Estudo de Caso. Academia Biocor, 2007.
LE BOTERF (1994), Input CASTRO, José Henrique Motta de, KIMIMNIK, Zélia Miranda e SANT'ANNA, Anderson de Souza. - Modernidade Organizacional em Gestão de Pessoas como Base para a Incorporação de Modelo de Gestão por Competências. Disponível em RAC-Eletrônica, v. 2, n. 1, art. 7, p. 105-122, Jan./Abril, MG, 2008.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 16 · N° 165 | Buenos Aires,
Febrero de 2012 |