Tipos de pesquisa utilizados na área de atividade física e saúde do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina Tipos de investigación utilizados en el área de la actividad física y la salud del Programa de Postgraduación en Educación Física de la Universidad Federal de Santa Catarina |
|||
*Mestrando em Educação Física – CDS/UFSC **Professor do Colégio de Aplicação da UFSC ***Professor auxiliar da UNEB-DEDC-XII (Brasil) |
Deraldo Ferreira Oppa* ** Claudio Bispo de Almeida* *** Jader Sant’ Ana* Rodrigo Ghedini Gheller* |
|
|
Resumo O presente estudo teve como objetivo identificar os tipos de pesquisa das dissertações e teses da área de Atividade Física Relacionada à Saúde do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC). Foi realizada uma leitura e análise das dissertações (95) e teses (quatro), na área de atividade física e saúde, defendidas no período de 1998 a 2010, totalizando 99 trabalhos. As pesquisas foram classificadas quanto: à natureza (básica e aplicada); a abordagem do problema (quantitativa, qualitativa e quantiqualitativa); ao objetivo do estudo (exploratória, descritiva e experimental); e quanto aos procedimentos técnicos (teórica e empírica). Foram encontrados os seguintes resultados: quanto à natureza da pesquisa a maioria caracterizou-se como aplicada (85); quanto à abordagem do problema houve predominância das pesquisas quantitativas (87) em relação aos outros tipos; na caracterização quanto ao objetivo do estudo a maioria das pesquisas foi descritiva (82) e em relação aos procedimentos técnicos predominou a pesquisa empírica (97). Assim, percebe-se que, mesmo possuindo várias pesquisas, a pós-graduação em Atividade Física Relacionada à Saúde em Educação Física as concentra em tipos específicos (aplicada, quantitativa, descritiva e empírica). Unitermos: Educação Física. Pós-Graduação. Tipos de pesquisa.
Abstract This study aimed to identify the types of research dissertations and theses in the area of Health-related Physical Activity in the Graduate Program in Physical Education, Federal University of Santa Catarina ( PPGEF / UFSC ). We performed an analysis of reading and lectures (95) and thesis ( four ) in the area of physical activity and health, held in the period 1998 to 2010, totaling 99 jobs. The studies were classified as: the nature ( basic and applied ), the approach to the problem (quantitative, qualitative and both), the objective of the study ( exploratory, descriptive and experimental), and the technical procedures (theoretical and empirical). Were founds the following results: the nature of the research the majority characterized as applied (85), on the approach of the problem there was a predominance of quantitative research (87) in relation to other types, the characterization and the objective of the study most the research was descriptive (82) and in relation to technical procedures, the predominant empirical research (97). Thus, it is clear that, despite having several surveys, post -graduate health-related Physical Activity in Physical Education focuses on the specific types (applied, quantitative, descriptive and empirical ). Keywords: Physical Education. Post-Graduate. Types of research.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 164, Enero de 2012. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
A produção científica na área de Educação Física no Brasil teve um crescimento significativo após a implantação dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas décadas de 70 e 80. Conforme estudo realizado por Silva et al. (1998), sobre a produção de três cursos de mestrado, o número de dissertações defendidas até dezembro de 1984 era de 76, já em dezembro de 1994, este número cresceu seis vezes, totalizando 505. O aumento da produção de dissertações e teses em educação física levou alguns estudiosos a investigarem as tendências, as abordagens metodológicas e teóricas destas produções, visando compreender melhor este crescimento na área.
Faria Junior (1987), analisou as tendências de pesquisa em Educação Física no Brasil, entre o período de 1975 a 1984, e verificou que a maioria das investigações estava relacionada quanto aos aspectos biológicos e técnicos (64,54%). Os aspectos filosóficos e sócios antropológicos estavam presentes em apenas 6,46% das pesquisas. Silva (1990) analisou as dissertações produzidas em três universidades até o ano de 1987, e concluiu que a única abordagem metodológica utilizada foi a empírico-analítica. Em outro estudo, Silva (1997) verificou que a abordagem empírico-analítica continuava predominando na produção cientifica das três instituições investigadas no estudo anterior, e constatou que essa era a abordagem mais utilizada nas pesquisas dos programas mais recentes. Observa-se que estes resultados indicam uma tendência na utilização de abordagem quantitativa nas dissertações e teses produzidas no Brasil durante esse período.
A atividade científica de pesquisa necessita da existência de um conhecimento organizado, e para isso faz-se necessário à utilização de diferentes elementos para sua execução, dentre eles destaca-se a metodologia. Neste contexto pode ser citada também a caracterização da pesquisa, este item fornece importantes informações para situar o leitor sobre as características que compõem a pesquisa (Oliveira, 2002). Segundo Silva e Menezes (2001) a caracterização da pesquisa pode ser quanto à natureza, quanto ao problema, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos.
No Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criado no ano de 1996, não foram encontradas informações sobre a caracterização das pesquisas que tem sido utilizada na área da atividade física e saúde desde a criação do referido programa. Assim, o objetivo geral desse estudo foi identificar os tipos de pesquisa das dissertações e teses da área de Atividade Física Relacionada a Saúde do PPGEF/UFSC, e como objetivos específicos caracterizar estas dissertações e teses quanto à natureza, à abordagem do problema, aos objetivos e aos procedimentos técnicos.
Materiais e métodos
O presente estudo se caracteriza quanto à natureza como uma pesquisa básica, quanto à abordagem do problema como quantitativa, quanto aos objetivos como descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como documental (SILVA et al., 2011).
Primeiramente foi feita uma análise primária das dissertações e teses do PPGEF/UFSC, defendidas no período de 1998 a 2010. Para acessar o material pesquisado, recorreu-se primeiramente ao site do Centro de Desportos (CDS), através do link “dissertações e teses” (UFSC, 2011a) e obteve-se a lista das dissertações do programa com os respectivos títulos defendidos em cada ano.
A partir de então, o acesso as dissertações se deu por meio de visita a biblioteca setorial do CDS/UFSC, e por meio do portal da biblioteca universitária da UFSC (UFSC, 2011b) acessando o sistema de busca Pergamum.
Feito uma primeira análise de todas as dissertações e teses publicadas desde 1998, ano da primeira defesa de dissertação de mestrado da pós-graduação em Educação Física da UFSC, foram selecionadas e computadas somente as dissertações e teses relacionadas à área da atividade física e saúde. Desta forma, foram analisadas todas as dissertações e teses incluídas no período de 1998 a 2010, perfazendo um total de 97 dissertações e 04 teses na área estudada, deste total 02 dissertações não foram encontradas, e portanto não incluídas neste estudo.
Após a leitura das dissertações (95) e teses (quatro), foi analisada a abordagem metodológica utilizada, e realizou-se a classificação destas, quanto à natureza em básica e aplicada; no que tange a abordagem do problema as pesquisas foram classificadas em quantitativas, qualitativas e quantiqualitativas; quanto aos objetivos as pesquisas foram classificadas em exploratórias, descritivas e experimentais; e por fim, quanto aos procedimentos técnicos em teórica e empírica.
Embora estas estratégias tenham servido como elemento norteador da análise, elas não são conclusivas quanto às abordagens metodológicas presentes nas dissertações e teses da área de atividade física e saúde do PPGEF/UFSC. Neste sentido, a classificação das dissertações e teses foi realizada em função das principais características relacionadas aos tipos de pesquisa.
Resultados e discussão
Para ilustrar os resultados deste estudo foi realizada uma descrição quantitativa dos dados, visando observar a dimensão da distribuição dos tipos de pesquisa utilizados na área de Atividade Física Relacionada à Saúde do PPGEF/UFSC.
A tabela 1 apresenta o número total de dissertações e teses realizadas no período de 1998 a 2010. Deve-se entender a predominância de dissertações (95) com relação às teses (04) devido ao fato de que somente a partir de 2006 foi implantado o Doutorado no programa e as primeiras defesas aconteceram em 2009.
Tabela 1. Quantidade de teses e dissertações na área de atividade física e saúde
A tabela 2 apresenta a caracterização quanto à natureza das pesquisas realizadas no período. Observa-se uma predominância de pesquisas aplicadas (85). Esta predominância pode estar relacionada com o fato de que as pesquisas na Atividade Física Relacionada à Saúde têm como tendência buscar solução de problemas e aplicar imediatamente os conhecimentos e resultados obtidos, o que vai ao encontro das características deste tipo de pesquisa (SILVA et al., 2011). Não foi possível caracterizar quatro tipos de pesquisas, através das leituras realizadas, devido ao fato das informações não ficaram suficientemente claras na leitura das mesmas.
Tabela 2. Caracterização quanto à natureza da pesquisa
A tabela 3 apresenta o contexto da caracterização das pesquisas quanto à abordagem do problema. Há uma predominância do tipo quantitativa (87). Esta tendência pode ser atribuída ao fato de que as pesquisas relacionadas apresentam resultados através de métodos estatísticos e análises baseadas em números. Foram detectadas seis pesquisas como quantiqualitativas e cinco como qualitativas. Não foi possível identificar um tipo de pesquisa porque as informações não ficaram suficientemente claras na leitura da mesma.
Estudo semelhante aos do presente trabalho foi realizado por Silva (1990), no qual a autora analisou as dissertações produzidas nos três primeiros programas de pós-graduação em Educação Física criados no Brasil (USP, UFSM e UFRJ). Neste estudo foi constatado a predominância da abordagem empírico-analítico, e que na maior parte das dissertações foram utilizadas análises estatísticas para descrição dos resultados. Silva (1997) verificou que essa abordagem continuava predominante nos programas de pós-graduação das Universidades anteriormente citada sendo também a abordagem mais utilizada em programas de pós-graduação mais recentes (UNICAMP, UFMG e UFRGS).
Tabela 3. Caracterização quanto à abordagem do problema
A tabela 4 apresenta a caracterização das pesquisas quanto ao objetivo. Neste aspecto houve uma distribuição mais equilibrada das características das pesquisas, embora as do tipo descritivas tenha sido a grande maioria (82). A pesquisa descritiva objetiva conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir para modificá-la (CHURCHILL, 1987). As do tipo exploratórias (cinco), que visam proporcionar ao pesquisador uma maior familiaridade com o problema em estudo, e as do tipo experimental (oito), que é usada para obter evidências de relações de causa e efeito, aparecendo no presente estudo com um número razoável de trabalhos. Quatro pesquisas não foram possíveis de serem classificadas devido ao fato de as informações não estavam suficientemente claras para se realizar a devida caracterização.
Tabela 4. Caracterização quanto ao objetivo do estudo
Por último, a tabela 5 nos apresenta a caracterização das pesquisas quanto aos procedimentos técnicos. As do tipo empírica (97) é quase a totalidade da amostra pesquisada, o que reforça novamente a tendência das pesquisas em Atividade Física e Saúde apresentarem um caráter de ações e aplicações práticas, de trabalhos voltados a busca de soluções imediatas dos problemas detectados pelos investigadores.
Tabela 5. Caracterização quanto aos procedimentos técnicos
A principal limitação encontrada na realização deste estudo foi à escassez de investigações nesta área do conhecimento.
Conclusões
Houve uma predominância do número de dissertações em relação às teses, tendo em vista que o doutorado foi implantado recentemente. Quanto à natureza da pesquisa a maioria delas se caracterizou como aplicada. Quanto à abordagem do problema houve predominância das pesquisas quantitativas em relação aos outros tipos, na caracterização quanto ao objetivo do estudo a maioria das pesquisas foi descritiva e em relação aos procedimentos técnicos predominou a pesquisa empírica.
Desta forma, com base nos dados pesquisados, conclui-se que, mesmo possuindo várias linhas de pesquisa, a PPGEF/UFSC, no que se refere à área da Atividade Física Relacionada à Saúde, há uma concentração de suas pesquisas em tipos específicos (aplicada, quantitativa, descritiva e empírica).
Referencias bibliográficas
CHURCHILL JR., G.A. Marketing research: methodological foundations. Chicago: The Dryden Press, 1987.
FARIA JÚNIOR, A. G. Trends of research in Physical Education in England, Wales and Brasil (1975-1984): a comparative study. 1987. Tese (Pós-Doutorado) – Instituto de Educação, Universidade de Londres, Londres, 1987.
OLIVEIRA, M. C. Análise Dos Periódicos Brasileiros de Contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças – USP. São Paulo, n 29, p. 68 –86, maio/ago. 2002.
SILVA, S.G. et al. Caracterização da pesquisa, p.67-73, capitulo 3. In: SANTOS, S.G. (Org.). Métodos e técnicas de Pesquisa Quantitativa Aplicada à Educação Física- Florianópolis, SC: Ed. Tribo da Ilha, 2011.
SILVA, R. V. S. Mestrados em Educação Física no Brasil: pesquisando suas pesquisas. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1990.
___________. Pesquisa em educação física: determinações históricas e implicações epistemológicas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
SILVA, R. V. S.; SOUSA, E. R.; SANTOS, C. S (Org.). Produção científica em Educação Física e Esportes: dissertações e teses. Uberlândia: UFU/NUTESES, 1998b. v. 3.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3° ed. Florianópolis, SC: Ed. UFSC, 2001.
Websites
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Centro de Desportos. Dissertações e Teses. Florianópolis, 2011. Apresenta dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Disponível em http://www.cds.ufsc.br. Acesso em: 08 de julho de 2011a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Florianópolis, 2011. Apresenta sistema de busca Pergamum. Disponível em http://www.bu.ufsc.br. Acesso em: 08 de julho de 2011b.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 16 · N° 164 | Buenos Aires,
Enero de 2012 |