efdeportes.com

Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos, 1920 a 2008

Medallas de Brasil en los Juegos Olímpicos, 1920 a 2008

Brazil medals in the Olympic Games – 1920 to 2008

 

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ

(Brasil)

Nelson Kautzner Marques Junior

nk-junior@uol.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O objetivo do estudo foi de determinar a evolução do Brasil nos Jogos Olímpicos no número de medalhas. Os Jogos Olímpicos de 1920 a 1976 o Brasil conquistou 18 medalhas, ocorrendo uma média de 2±0,86 medalhas. Enquanto que de 1980 a 2008 o Brasil obteve 73 medalhas, dando uma média de 9,13±4,67 medalhas. Em conclusão, o Brasil obteve mais medalhas em 1996, 2000, 2004 e 2008.

          Unitermos: Esporte. Jogos Olímpicos. Competição.

 

Abstract

          The objective of the study was to determine the improvement of the Brazil in Olympic Games of the number of medals. Olympic Games during 1920 to 1976 the Brazil had 18 medals, average of medals of 2±0,86. But during 1980 to 2008 the Brazil had 73 medals in Olympic Games, average of medals of 9,13±4,67. In conclusion, the Brazil had the best number of medals in 1996, 2000, 2004 and 2008.

          Keywords: Sport. Olympic Games. Competition.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 162, Noviembre de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados pelos gregos a partir de 776 antes de Cristo¹. Durante essa manifestação eram interrompidas as guerras a fim de celebrar esse encontro esportivo e religioso, que ocorria de 4 em 4 anos². Porém, após a conquista da Grécia pelos romanos, os jogos foram extintos, em 394 durante Cristo³. Parecendo que nunca mais voltariam porque na Idade Média a atividade física era para a preparação militar, inclusive os esportes, a Justas foi a principal disputa4. A Idade Média aconteceu entre 395 a 1453.

    Após esse período, no século XIV a XVI, ocorreu o Renascimento na Europa, onde era valorizada a beleza do corpo, tudo estava voltado para o homem, onde se desenvolveu o estudo da anatomia e a Educação Física passou a fazer parte do programa escolar. Mas foi depois do Renascimento, no século XVII ao XIX, que a Educação Física se desenvolveu, vários filósofos e pedagogos se inspiraram nas idéias iluministas e sistematizaram a ginástica, onde apareceram as Escolas de Ginástica5. As Escolas de Ginástica mais destacadas foram a sueca, a francesa e a alemã, na Inglaterra a atividade física era voltada para disputas entre vencedor e perdedor, acontecendo geralmente apostas. Por exemplo, a tradicional regata entre a Universidade de Oxford e de Cambridge nasceu em uma aposta.

    O Esporte Moderno surgiu a partir das idéias de Thomas Arnold, no século XIX, na Inglaterra. Quando Arnold dirigia o Colégio Rugby, entre 1828 a 1842, ele resolveu que o jogo deveria possuir um processo educativo através de regras, estando baseado no fair-play6. Rapidamente essas regras se difundiram na Inglaterra e posteriormente na Europa. Mais tarde surgiram as federações para coordenar as disputas inglesas. O francês Coubertain inspirado em Arnold, no final do século XIX, precisamente em 1892, resolveu restaurar os Jogos Olímpicos porque seria um meio de preservar a paz mundial. Por causa dos esforços de Coubertain, 1896 foi realizado o 1º Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.

    Inicialmente a Olimpíada era com poucas modalidades e as provas mudavam conforme a cultura esportiva do país. Aos poucos, os Jogos Olímpicos começaram ficar mais organizados e através da Norma 44 da Carta Olímpica, o esporte só era olímpico se tivesse grande prática em diversos países7. Foi nos Jogos Olímpicos de Helsinque, Finlândia, 1952, que apareceu a contagem de medalhas, o COI não reconhece essa regra, a mídia capitalista liderada pelos Estados Unidos para mostrar superioridade do seu regime político sobre o bloco socialista, liderado pela União Soviética, passou a quantificar as medalhas e atribuir colocações dos países nos Jogos Olímpicos8. Terminado os Jogos Olímpicos de 52, os Estados Unidos conquistaram 40 medalhas de ouro, 18 de prata, 17 de bronze e totalizando 75 medalhas, enquanto que a União Soviética obteve 22 de ouro, 30 de prata, 19 de bronze, dando um total de 71 medalhas. Logo, a mídia capitalista adotou como critério de contagem de medalhas apenas as de ouro, a de prata e a de bronze eram apenas para desempate. Esse tipo de contagem de medalhas foi realizado pela mídia capitalista porque a União Soviética ficou atrás dos Estados Unidos por 4 medalhas, enquanto que a quantificação das medalhas de ouro a superioridade norte americana era bem maior, dando uma diferença 18 medalhas. Portanto, em 52, os Estados Unidos foram os vencedores dos Jogos Olímpicos, ficando com ampla vantagem de medalhas de ouro sobre a 2ª colocada, a União Soviética. Essa disputa entre Estados Unidos e União Soviética só se intensificou nos Jogos Olímpicos, era o momento da “Guerra Fria”.

    O Brasil iniciou sua participação nos Jogos Olímpicos em 1920, a equipe de tiro foi financiada por um jornal, conseguindo êxito, obteve 3 medalhas. Porém, na maioria das participações essa nação consegue poucas medalhas. O avanço do número de medalhas começou na Olimpíada de 1980, com 2 ouros e 2 de bronzes, dando um total de 4. Contudo, quando esse resultado é comparado com outros países, deixa muito a desejar. A justificativa de alguns dirigentes para o baixo desempenho nas Olimpíadas é a verba escassa, população pobre é a falta de centros olímpicos9, após o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, as instalações para formar atletas continuam pouco aproveitadas. Será que esse é mesmo o problema? Ou é melhor organizar o esporte a partir da escola e depois encaminhar os talentos para os centros de treinamento. Não se sabe, mas nos países com mais medalhas olímpicas e com pouca verba para o esporte, o caso de Cuba, o esporte de rendimento é tratado dessa maneira10.

    Após as Olimpíadas de 2008, o Comitê Olímpico Brasileiro realizou seus cálculos sobre a quantidade de medalhas, total de 15, e informou que o Brasil teve um avanço considerável nas Olimpíadas de Pequim. Segundo os dirigentes dessa instituição: “Temos tudo para nos tornarmos uma potência olímpica. Poderíamos ganhar mais medalhas em 2008, faltou um trabalho psicológico”.

    Por exemplo, era esperado no mínimo duas medalhas da ginástica artística, uma medalha do voleibol na areia feminino, no mínimo mais duas medalhas do judô, o Brasil tinha 3 campeões mundiais, somente um subiu no pódio, o salto com vara feminino foi prejudicado, talvez um bronze poderíamos ter ganho e o hipismo decepcionou, era esperado uma medalha. Somando as 15 medalhas com as derrotas inesperadas, o Brasil poderia ter conquistado um total de 22 medalhas, um avanço mais significativo nos Jogos Olímpicos.

    Contudo, para realmente uma instituição esportiva afirmar que ocorreu uma melhora significativa precisa se basear na estatística inferencial para determinar a melhora ou decréscimo do fenômeno estudado11. Será que entre 1920 a 2008 o Brasil conseguiu um progresso significativo na conquista de medalhas olímpicas? Consultando algumas referências sobre o Brasil na Olimpíada, nada é informado12,13, somente foi pesquisado o desempenho dos brasileiros na Paraolimpíada14. Por causa dessa literatura inexistente, o objetivo do estudo foi de determinar a evolução do Brasil nos Jogos Olímpicos no número de medalhas.

Método

    Para determinar a amostra do estudo foi acessado o site www.quadrodemedalhas.com/ em 21 de março de 2009 sobre o número de medalhas ganhas pelo Brasil em cada Olimpíada e os esportes que conquistaram medalha nesse evento. Também foi encontrado no site o tipo de medalha (ouro, prata e bronze) por esporte e o total de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas pelo Brasil.

    Os resultados foram apresentados pela média, desvio padrão e total. A diferença do número de medalhas do Brasil em cada Olimpíada (Obs.: Foram excluídas dessas análises os anos de 24, 28, 32 e 36 porque o Brasil não obteve medalha) foi calculada pela a Anova one way de medidas repetidas com resultados aceitos com nível de significância de p≤0,05. O post hoc Bonferroni determinou a diferença das médias aceitando um nível de significância de p≤0,05. A diferença do número de medalhas do Brasil durante o período olímpico de 1920 a 1976 quando comparado com 1980 a 2008 foi realizada, utilizando o teste “t” independente com resultados aceitos com nível de significância de p≤0,05. A diferença da quantidade de medalhas olímpicas brasileiras por esporte foi calculada pela a Anova one way com resultados aceitos com nível de significância de p≤0,05. O post hoc Scheffé determinou a diferença das médias aceitando um nível de significância de p≤0,05. A diferença do tipo de medalha (ouro, prata e bronze) ganha pelo Brasil nos Jogos Olímpicos foi calculada pela a Anova one way com resultados aceitos com nível de significância de p≤0,05. O post hoc Scheffé determinou a diferença das médias aceitando um nível de significância de p≤0,05. Todos os dados estatísticos foram calculados conforme os procedimentos do SPSS 14.0 para Windows.

Resultados e discussão

    O Brasil em 17 participações olímpicas conquistou 20 medalhas de ouro, 25 de prata, e 46 de bronze, dando um total de 91 medalhas. Em cada Olimpíada o Brasil obteve a seguinte média e desvio padrão de medalhas, sendo mostrado na tabela 1:

Tabela 1. Estatística descritiva das medalhas brasileiras em Jogos Olímpicos

    A Anova one way de medidas repetidas não encontrou diferença significativa no número de medalhas olímpicas ganhas pelo Brasil em cada Olimpíada, F (2,4) = 3,38, p = 0,14. A figura 1 mostra o total de medalhas e a média de cada ano nos Jogos Olímpicos. O leitor pode observar a seguir:

Figura 1. Número de medalhas do Brasil em cada JJ.OO.

    O número de medalhas olímpicas de 1920 a 1976 foi muito baixo, começando melhorar a partir de 1980. Porém, a quantidade de medalhas de 1980 a 2008 ainda está longe das principais potências olímpicas. Segundo Barbanti, Tricoli e Ugrinowitsch15, a Educação Física brasileira começou a se desenvolver cientificamente a partir dos anos 80 com a chegada dos primeiros Professores do exterior com o título de Mestre ou Doutor. Baseado nessas informações, talvez esse ocorrido tenha refletido no maior número de medalhas nos Jogos Olímpicos a partir da década de 80. Oliveira16 informou que nos anos 70 o Brasil teve um convênio com a Alemanha Ocidental, nesse curso os técnicos brasileiros aprenderam com os alemães a periodização de Matveev e testes físicos. Outra informação que mostra o aumento do conhecimento científico dos professores de Educação Física do Brasil, contribuindo para um maior número de medalhas na Olimpíada de 80, 84 e 88. O Brasil teve um avanço no ganho de medalhas nos anos 80, mas não foi significativo (p>0,05).

    Entretanto, na Olimpíada de 1992, a quantidade de medalhas teve um decréscimo (obteve 3 medalhas). Consultando Tubino17, em 1989 a lei de incentivo fiscal para o esporte foi extinta, podendo ser essa uma das causas do péssimo desempenho do Brasil em 1992. Mas de 1996 a 2008, o Brasil obteve os seus melhores desempenhos de medalhas em Olimpíadas. Quais fatores contribuíram para essa melhora nos Jogos Olímpicos?

    Alguns acontecimentos no esporte brasileiro contribuíram diretamente ou indiretamente com esse aumento de medalhas. Ocorreu o retorno da lei de incentivo fiscal para o esporte em 200118, os técnicos tiveram um avanço do seu conhecimento científico para prescrever o treino, hoje treinadores campeões olímpicos escrevem até para periódicos19, sabe-se como ter controle da carga através de testes físicos20, a literatura nacional ensina vários modelos de periodização, inclusive já foi criada uma periodização no Brasil21, a periodização de cargas seletivas, que foi pesquisada para saber sua eficácia no treinamento22, a informação científica sobre esporte é constante com a implantação dos periódicos online23,24 e outros.

    Porque o número de medalhas foi inferior entre 1920 a 1976? A causa exata não é sabida. Kaizer25 afirmou que os primeiros professores de Educação Física foram formados em 1910. O escasso conhecimento científico da época e a desorganização do esporte nos anos 20 e 30, contribuíram para o número reduzido de medalhas nas Olimpíadas de 20 (somente 3), e piorando ainda mais a participação brasileira nos jogos de 24, 32 e 36, o Brasil não ganhou nenhuma medalha. Melo26 informou que nos anos 30 o esporte ainda era pouco praticado no Brasil. Provavelmente isso acarretou numa participação fraca na Olimpíada de 48, somente 1 medalha. Outro fator que agravou ainda mais o desempenho brasileiro foi o recente término da 2ª Guerra Mundial em 45.

    Os anos 50 a principal modalidade no Brasil era o futebol, mas jogadores profissionais não podiam disputar os Jogos Olímpicos de 52 e 56, não contribuindo para uma participação expressiva dessa modalidade. Na década de 50 a Educação Física brasileira estava na tendência Pedagogicista, visava a promoção da saúde e utilizava o esporte, a dança e outros como meio educativo do aluno27. Portanto, nessa época a Educação Física visava formar o cidadão. Então, a atenção no esporte de rendimento não era prioridade neste momento, ocasionando um desempenho brasileiro muito fraco na Olimpíada de 52 (3 medalhas) e 56 (1 medalha). Todavia, progressivamente o esporte competitivo começou a ter mais atenção nas aulas de Educação Física.

    Após o golpe militar de 1964 a Educação Física no Brasil passou por outra tendência, a Competitivista28. A Educação Física Competitivista aconteceu de 64 até os anos 70, sua atenção era para o esporte de alto rendimento, onde as aulas visavam a perfeição dos movimentos e não respeitavam a individualidade do aluno, eram tecnicistas29. Os melhores alunos no esporte eram aproveitados para os jogos estudantis e os demais o professor excluía da atividade. A nota dos alunos na aula de Educação Física era baseada na perfeição do gesto esportivo e no resultado dos testes físicos. A Educação Física deu ênfase ao esporte de rendimento, mas o número de medalhas nos Jogos Olímpicos continuou pequeno nesse período (60, 64, 68, 72 e 76).

    Nos Jogos Olímpicos de 1920 a 1976 o Brasil conquistou 18 medalhas, ocorrendo uma média de 2±0,86 medalhas em nove edições olímpicas. Enquanto que de 1980 a 2008 o Brasil obteve 73 medalhas, dando uma média de 9,13±4,67 medalhas em oito eventos olímpicos. Subtraindo o valor de medalhas de 1980 a 2008 por 1920 a 1976 foi encontrado um resultado de 55 medalhas. Portanto, de 1980 a 2008 a participação brasileira nas Olimpíadas foi muito melhor. Mas para ser conclusivo com essas afirmações é fundamental uma estatística inferencial para comparar essas duas épocas. A diferença do número de medalhas do Brasil durante o período olímpico de 1920 a 1976 quando comparado com 1980 a 2008 foi realizado, o teste “t” independente detectou diferença significativa (p≤0,05), t (15) = - 4,50. A figura 2 expõe as medalhas dessas duas épocas:

Figura 2. Número de medalhas olímpicas do Brasil durante 1920 a 1976 e 1980 a 2008

    O Brasil ganhou 20 medalhas de ouro, 25 de prata e 46 de bronze nos Jogos Olímpicos. Em 17 participações olímpicas, isso corresponde uma média de 1,82±2,18 ouros, 2,27±2,14 pratas e 4,18±3,12 bronzes. A Anova one way não encontrou diferença significativa (p>0,05) nas medalhas de ouro, prata e bronze ganhas pelo Brasil, F (2,30) = 2,71. A figura 3 mostra essas medalhas:

Figura 3. Medalha de ouro, prata e bronze do Brasil nos Jogos Olímpicos

    Essa diferença não significativa (p>0,05) no tipo de medalhas está baseada na pouca tradição olímpica que o Brasil possui. Como era previsto, um país com poucos êxitos olímpicos geralmente consegue mais medalhas de bronze e tendo menos ouro por causa da alta dificuldade de atingir o 1º posto.

    As medalhas olímpicas ganhas pelo Brasil em cada esporte mostram que o país é bem desenvolvido nos esportes coletivos com bola, nas lutas, na natação e no atletismo. A vela apesar de conseguir muitas medalhas ainda não é difundida no Brasil por causa do seu alto custo. A tabela 2 mostra a estatística descritiva das medalhas olímpicas por esporte:

Tabela 2. Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos conforme o esporte

    A Anova one way não encontrou diferença significativa (p>0,05) nas medalhas por esporte, F (10,22) = 2. A figura 4 apresenta por modalidade o tipo de medalhas olímpicas (ouro, prata e bronze), o total de medalhas e a média. O leitor pode observar a seguir:

Figura 4. Medalhas Olímpicas de acordo com o esporte

    Apesar de Anova one way não ser significativa (p>0,05), os bons resultados olímpicos no voleibol (quadra e dupla na areia), o sucesso do basquete e as boas colocações no futebol, mesmo sem as seleções masculinas darem a mesma atenção para a Olimpíada do que para a Copa do Mundo, credenciam o que Tubino17 afirmou, o Brasil possui vocação esportiva para modalidades coletivas com bola. O voleibol, o basquete e o futebol conquistaram um total de 27 medalhas olímpicas para o Brasil, sendo que 5 foram de ouro, 12 de prata e 10 de bronze. Apenas o handebol não conseguiu nenhuma medalha olímpica.

    A vela apesar de não ser difundida no nosso país, possui mais medalhas de ouro, 6. Mostrando que o país possui bons velejadores, depende da qualidade e não da quantidade de atletas para conseguir medalhas olímpicas. O judô geralmente consegue bons resultados na Olimpíada, isso comprova a tradição que o Brasil possui nessa arte marcial de origem japonesa. Sendo uma das mais praticadas em nosso país. Os dois esportes cíclicos, o atletismo e a natação, o Brasil conseguiu um número relevante de medalhas olímpicas, somando as medalhas dessas duas modalidades o país obteve um total de 25. Os esportes brasileiros com menos medalhas olímpicas são constituídos pelo tiro, hipismo, boxe e taekwondô, dando um total de 8 medalhas.

    Através desse artigo o leitor conheceu a evolução do Brasil nos Jogos Olímpicos no número de medalhas.

Considerações finais

    O número de medalhas do Brasil começou aumentar significativamente (p≤0,05) a partir dos anos 80, mas os resultados mais expressivos foram na Olimpíada de 96, 00, 04 e 08. Entretanto, foi evidenciado que o número de medalhas em cada Olimpíada não tem diferença significativa (p>0,05), então a análise do COB sobre os Jogos Olímpicos de 2008 foi um equívoco porque os resultados desses jogos não foram superiores do que os demais. Também nesse estudo foi detectado que o tipo de medalha (ouro, prata e bronze) não possui diferença significativa (p>0,05), mas o Brasil ganhou mais medalhas de bronze. Em relação às medalhas por esporte, não foi encontrada diferença significativa (p>0,05), mas a maior concentração de medalhas, total de 83, foi ganha pelos esportes coletivos com bola (voleibol – quadra e areia, basquetebol e futebol), por duas modalidades cíclicas (atletismo e natação), pela vela e pelo judô. Mostrando que nesses esportes o atleta brasileiro é muito bom.

Referências

  1. Möller R (2008). História do esporte e das atividades físicas. São Paulo: Ibrasa, 2008. p. 19-23.

  2. Tubino M (1987). Teoria geral do esporte. 3ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1987. p. 13-15.

  3. Capinussú J (2007). A política nos Jogos Olímpicos. Rev Educ Fís –(136):58-64.

  4. Capinussú J (2005). Atividade física na Idade Média: bravura e lealdade acima de tudo. Rev Educ Fís –(131):53-56.

  5. Sigoli M, Rose Junior D (2004). A história do uso político do esporte. Rev Bras Ciên Mov 12(2):111-119.

  6. Rubio K (2002). Do Olimpio ao Pós-Olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Rev Paul Educ Fís 16(2):130-143.

  7. Capinussú J (2004). Jogos Olímpicos: admissão segundo o regulamento ou por critério políticos? Rev Educ Fís –(128):33-36.

  8. Tubino M, Garrido F, Tubino F (2004). Brasil: potência esportiva Pan-Americana. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2004. p. 15-18.

  9. Dantas E, Portal M, Santos L (2004). Plano de expectativa individual. Rev Min Educ Fís 12(2):72-100.

  10. Correia da Silva T (2003). Programa de revelação de aptidões e capacidades desportivas de atletas portadores de altas habilidades no futebol brasileiro: do senso comum instintivo à metacognição intuitiva. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade Humana) - UCB, Rio de Janeiro.

  11. Marques Junior N (2007). Teste de força bio-operacional e bio-estrutural para a saúde e para a performance. Mov Percep 8(11):361-92.

  12. Ribeiro J. et alii (1998). O voleibol feminino no Brasil. A seleção feminina de voleibol rumo a Atlanta. Rev Educ Fís –(123):23-8.

  13. Revista Olímpica Brasileira (1993). COB 2(2):1-40.

  14. Costa A, Santos S (2002). Participação do Brasil nos Jogos Paraolímpicos. Rev Bras Med Esp 8(3):70-6.

  15. Barbanti V, Tricoli V, Ugrinowitsch C (2004). Relevância do conhecimento físico na prática do treinamento físico. Rev Paul Educ Fís 18(n. esp.):101-9.

  16. Oliveira P (2008). Periodização contemporânea do treinamento desportivo. São Paulo: Phorte, 2008. p. 17-49.

  17. Tubino M (1996). O esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Ibrasa, 1996. p. 86-87, 91-92.

  18. Tubino M (2002). 500 anos de legislação esportiva brasileira: do Brasil-Colônia ao início do século XXI. Rio de Janeiro: Shape. p. 109, 272-273.

  19. Borin J, Prestes J, Moura N (2007). Caracterização, controle e avaliação do treinamento. Rev Trein Desp 8(1):6-11.

  20. Borin J, Gomes A, Lieite G (2007). Preparação desportiva: aspectos do controle da carga de treinamento nos jogos coletivos. Rev Educ Fís/UEM 18(1):97-105.

  21. Gomes A (2002). Treinamento desportivo: estruturação e periodização. Porto Alegre: Artmed. p. 141-168.

  22. Moreira A. et alii (2005). Sistema de cargas seletivas no basquetebol durante um mesociclo de preparação: implicações sobre a velocidade e as diferentes manifestações de força. Rev Bras Ciên Mov 13(3):7-16.

  23. Moreira A (2008). Testes de campo para monitorar desempenho, fadiga e recuperação em basquetebolistas de alto rendimento. Rev Educ Fís/UEM 19(2):241-50.

  24. Moreira A. et alii (2008). Análise de diferentes modelos de estruturação da carga de treinamento e competição no desempenho de basquetebolistas no Yo-Yo Intermittent Endurance Test. Rev Bras Ciên Esp 29(2):165-183.

  25. Kaizer C (2006). Educação física: um tema adormecido que precisa ser despertado. Cad Educ Fís 6(11):81-93.

  26. Melo V (2006). História da educação física e do esporte no Brasil. São Paulo: Ibrasa. p. 72-78.

  27. Ghiraldelli Junior P (2001). Educação física progressista. São Paulo: Loyola, 2001. p. 1-63.

  28. Bernardes M (2002). Iniciação científica na organização do ensino superior: uma atividade coletiva na formação profissional. Rev Corpoconsc –(10):11-34.

  29. Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Educação física. Brasília: MEC. p. 19-24.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 162 | Buenos Aires, Noviembre de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados