efdeportes.com

Atuação do Projeto Rondon na saúde pública em 

município do interior de Alagoas. Um relato de experiência

La intervención del Proyecto Rondon en la salud pública en un municipio del interior de Alagoas. Un relato de experiencia

 

*Doutorando em Biologia Celular e Estrutural, UFV

Professor do Departamento de Ciências Básicas da Saúde, UFVJM.

**Mestranda em Odontologia, UFVJM

***Graduada em Fisioterapia, UFVJM

Graduada em Enfermagem, UFVJM

****Graduado em Educação Física, UFVJM

*****Acadêmica de Enfermagem, UFV. Ex-aluna da UFVJM

******Professor do Departamento de Ciências Básicas da Saúde, UFVJM

(Brasil)

Edson da Silva*

Isabella Mota Pereira Veloso**

Milene Santos Ferreira***

Cíntia da Conceição Santos****

Artur Ferreira Pereira****

Marileila Marques Toledo*****

André Luís Lopes Borges de Mattos******

edson.silva@ufvjm.edu.br

 

 

 

 

Resumo

          Porto Real do Colégio (PRC) é uma cidade do estado de Alagoas com população aproximada de 18.450 habitantes. A administração pública local apresenta alguns desafios, sobretudo na saúde pública, a qual carece de políticas adequadas à realidade do município. Destacam-se altos índices de prostituição infantil, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, violência, alcoolismo, doenças crônico-degenerativas, além de altos índices de analfabetismo e de desemprego. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos em uma operação do Projeto Rondon, visando compartilhar a experiência vivenciada na área de saúde pública no município de PRC na visão dos rondonistas. Os acadêmicos rondonistas da UFVJM realizaram capacitações para profissionais de saúde e lideranças comunitárias com atuação em áreas da saúde pública. Abordagens diretas com os capacitados e com a população foram conduzidas através de orientações com medidas gerais de prevenção e promoção da saúde. Foram desenvolvidas ações por meio de palestras, oficinas, cursos, minicursos e aulas em diversas áreas da saúde, conforme as prioridades do município. Estas ações reuniram 396 pessoas e desse total foram capacitadas 110 pessoas como multiplicadores. Após a realização das atividades percebeu-se ampliação do conhecimento dos agentes multiplicadores de saúde, aumento da autoestima e satisfatório aprendizado sobre cuidados relacionados à promoção da saúde da população colegiense. Além disto, as ações realizadas no município de PRC no ano de 2010 propiciaram aos rondonistas da UFVJM a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade.

          Unitermos: Projeto Rondon. Saúde pública. Extensão Universitária.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 162, Noviembre de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Porto Real do Colégio (PRC) é uma cidade localizada no nordeste brasileiro, no Estado de Alagoas, com população aproximada de 18.450 habitantes (IBGE, 2010) e recebeu o Projeto Rondon, Operação Centro-Nordeste.

    O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa que tem como missão integrar o estudante universitário, a partir da realização de atividades voluntárias, nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, visando à diminuição de desigualdades sociais e regionais (Pellegrini et al., 2007). O Projeto Rondon ilustra a importância dos estágios extracurriculares, visto que trouxe à tona o comprometimento com a formação dos estudantes universitários para o exercício da cidadania (Santos e Mendes, 2005). O foco do trabalho dos rondonistas é o educacional, voltado para a saúde e meio ambiente (Barreto, 2008). A metodologia do trabalho do projeto aborda a formação de equipes de alunos e docentes voluntários, treinamento das equipes de trabalho, elaboração de plano e relatório de atuação (Santos & Mendes, 2005). O público alvo das ações deste projeto deve ser constituído por lideranças comunitárias locais, servidores públicos, agentes multiplicadores, difusores e replicadores, professores, agentes de saúde, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral (Barreto, 2008).

    Este trabalho é fruto das observações feitas durante o Projeto Rondon 2010 no município de PRC, onde a equipe de rondonistas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) trabalhou durante a segunda quinzena de janeiro do referido ano. Na condição de estagiários voluntários desse grande movimento nacional denominado Projeto Rondon, os alunos de graduação dos cursos de enfermagem, fisioterapia, odontologia e nutrição estabeleceram uma trajetória educativo-assistencial com ênfase nas atividades de educação em saúde.

    Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos da UFVJM, em uma operação do Projeto Rondon, visando compartilhar a experiência de trabalho na área de saúde pública desenvolvida no município de Porto Real do Colégio.

Metodologia

    Após a aprovação do projeto da UFVJM pelo Ministério da Defesa, seis alunos foram selecionados para compor a equipe interdisciplinar, sendo a equipe formada por quatro alunos de cursos da área de saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição e odontologia) um de química e um de educação física. Para a seleção, foram delimitados os perfis dos alunos de acordo com as características dispostas no Manual do Rondonista (Projeto Rondon - Ministério da Defesa, 2009) priorizando a experiência em extensão universitária e o trabalho comunitário, para que os universitários pudessem atuar efetivamente nas diferentes ações a serem executadas em PRC. A seleção dos candidatos foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, conduzidas pela banca examinadora composta por dois professores coordenadores do projeto, além de outros membros da comissão do Projeto Rondon vinculados à Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFVJM.

    Uma viagem precursora, de cinco dias, foi realizada ao município de PRC em novembro de 2009. Na ocasião, o coordenador do projeto da UFVJM apresentou as propostas aprovadas pelo Ministério da Defesa e reuniões foram realizadas com as lideranças comunitárias e com a administração pública local. As atividades foram sugeridas e discutidas. Visitas foram realizadas em todos os setores e unidades públicas do município, especialmente da saúde. No entanto, outros temas não menos importantes como cultura, direitos humanos, justiça e educação também foram trabalhados, mas que não são objeto de discussão neste relato de experiência. O professor coordenador retornou para Diamantina e o projeto foi adaptado às reais necessidades de PRC. Os quatro alunos selecionados para trabalhar na assistência à saúde foram capacitados por diversos profissionais de saúde da UFVJM e da cidade de Diamantina durante o período de dezembro a janeiro, somando um total de 160 horas de treinamento para os rondonistas.

    Em PRC as atividades de capacitação foram destinadas aos profissionais de saúde, agentes multiplicadores e, em alguns casos específicos, para comunidade em geral. Diversos temas foram abordados e treinamentos específicos foram oferecidos para todas as faixas etárias com enfoque nas ações de promoção e prevenção da saúde.

    A metodologia utilizada priorizou a apresentação de filmes seguida por discussões do tema apresentado; mesa redonda, palestras e plantão tira-dúvidas; oficinas, cursos e minicursos teóricos e práticos; campanhas de mobilização da população nas zonas urbana e rural.

    Os recursos utilizados foram vídeo, DVD player, projetor, televisão, cartazes, faixas, recursos áudio-visuais, carro de som, rádio e distribuição de apostilas e cartilhas educativas. As atividades foram realizadas em escolas municipais, na Secretaria de Assistência Social, no estádio municipal e em praça pública. As ações foram executadas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sábado por um período de duas semanas.

Resultados e discussão

    As ações realizadas no setor de saúde em PRC pelos rondonistas da UFVJM reuniram 396 pessoas, das quais foram capacitadas 110 pessoas, entre elas, representantes de bairros, associações, ONGs, população indígena local, dentre outros líderes de grupos sociais. Todos os representantes assumiram a responsabilidade de elaborar ações de multiplicação dos conhecimentos adquiridos durante as capacitações e dessa forma agir como multiplicadores de informações de relevância, especialmente no setor de saúde pública local. As seguintes atividades de capacitação foram realizadas em PRC: Saúde em Porto Real do Colégio; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Planejamento Familiar; Saúde do Homem; Doenças Parasitárias; Saúde do Trabalhador; Doenças Crônico-degenerativas; Humanização no Atendimento em Saúde; O Papel dos Conselhos Municipais; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde Bucal; Saúde do Idoso; Saúde da Mulher e Saneamento Básico. As ações foram executadas na cidade e nas principais comunidades da zona rural.

    Os rondonistas da UFVJM e os moradores locais identificaram diversos fatores relacionados aos problemas de saúde em PRC. As questões políticas norteiam intrigas e mobilizam a população rumo aos conflitos político-partidários que direta ou indiretamente afetam todos os setores públicos e também os de iniciativa privada. A limpeza urbana é precária e não há coleta adequada de lixo. Falta saneamento básico e na zona rural as famílias não têm vasos sanitários em suas casas. A distribuição irregular e incompleta de medicamentos nas unidades de saúde algumas vezes é influenciada por “favores” políticos, sob a promessa de votos e de apoio partidário na política municipal. A infraestrutura de escolas e unidades básicas de saúde é precária, sem bebedouros, filtros, água potável e banheiros funcionais. O setor de educação não recebe apoio necessário para desenvolver programas de promoção da saúde bucal. Não há inspeção sanitária e esclarecimento da população quanto à higiene dos alimentos nos estabelecimentos comerciais e nos domicílios. Nas ruas existe grande quantidade de cães vadios com sinais de leishmaniose podendo ser observada em todos os bairros, inclusive no centro da cidade. No entanto, após a realização das atividades os agentes multiplicadores estavam motivados com os conhecimentos adquiridos. Esta mudança foi capaz de estimular a reflexão sobre os problemas existentes na saúde em Porto Real do Colégio. As lideranças se fortaleceram na busca por ações de promoção e assistência à saúde da população colegiense mediante a administração pública.

Considerações finais

    Diante das ações realizadas no município de PRC concluímos que houve participação da comunidade em geral, de profissionais da saúde e de gestores nas atividades propostas pelos rondonistas da UFVJM. No entanto, muitos foram os problemas identificados na área de saúde pública. Os gestores necessitam reavaliar suas políticas municipais e adequar os programas de governo para beneficiar os cidadãos colegienses. Os indivíduos capacitados discutiram os problemas locais e apresentaram sugestões ao poder público local. Todavia, só após um árduo trabalho de promoção dos cidadãos quanto à importância de se exercer a cidadania, a solidariedade e o respeito ao próximo de maneira desvinculada da maquinaria política para obtenção de benefícios próprios, só então a saúde pública em PRC terá um futuro promissor.

    Além disto, o Projeto Rondon foi um desafio para os rondonistas da UFVJM pela oportunidade de servir ao próximo, conhecer lugares novos e realizar atividades distintas da rotina diária da universidade, atividades estas que reproduzem a realidade de vida do interior do Brasil.

Agradecimentos

    Ministério da Defesa e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFVJM.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 162 | Buenos Aires, Noviembre de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados