Uma proposta de ensino esportivo através da navegação adaptativa Una propuesta de enseñanza del deporte por medio de la navegación adaptativa |
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*Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos – UFSM Coordenador do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia/LACEM **Analista de TI do Centro de Processamento de Dados da UFSM Doutorando do PPGEP/UFSC Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia/LACEM ***Acadêmico do Curso de Educação Física / Bacharelado - UFSM Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia/LACEM |
Antonio Guilherme Schmitz Filho* Luiz Alberto Schmitz** Marcelo Freitas Prestes*** (Brasil) |
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Resumo Este artigo visa, através do uso do Sistema de Hipermídia Adaptativa, estabelecer novas aplicações para a educação a distância, com foco no ensino teórico/prático esportivo, mais precisamente do futebol, pela interação entre os elementos do jogo midiatizado e da hipermídia adaptativa. A proposta é baseada na criação de um ambiente adaptativo com a capacidade de retroalimentar as diferentes interfaces do ensino e da aprendizagem do futebol, em diferentes níveis de aprendizagem. O projeto também se propõe a enriquecer discussões acerca de aspectos inerentes à compreensão do jogo, possibilitando a transmissão de informações de acordo com o interesse e a capacidade do aluno, através de um ciclo de informação/retroalimentação/modificação e troca de conhecimentos entre os usuários envolvidos e o próprio sistema. Unitermos: Ensino esportivo. Hipermídia adaptativa. Mídia. Futebol.
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EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 160, Septiembre de 2011. http://www.efdeportes.com/ |
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Introdução
Este artigo está inserido no projeto de pesquisa intitulado “O Ensino Esportivo e a Navegação Adaptativa”, ao qual se relaciona a linha de pesquisa, de mesmo nome, existente no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPQ, certificado junto ao Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Este projeto é contemplado pelo Programa Integrado de Auxílio à Inovação Tecnológica, mais especificamente, pelo Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica (FIT) da UFSM.
A temática de investigação da linha de pesquisa implica no desenvolvimento e na criação de um ambiente adaptativo de Ensino a Distância. Este, capaz de retroalimentar as diferentes interfaces do ensino e da aprendizagem esportiva, bem como apresentar novas opções de relação da mídia esportiva/jornalismo especializado com o ensino esportivo, através de re-significações da informação cotidianamente produzida.
O processo de ensino-aprendizagem esportivo, assim como em outros contextos, busca estratégias inovadoras, para que ele se torne cada vez mais efetivo e interessante, para os diversos tipos de alunos. A partir disso, surgem diversas idéias e propostas, sendo que uma estratégia interessante é a utilização das plataformas midiáticas como uma ferramenta de ensino. Muito devido ao fato de que atualmente a mídia mostra-se de grande penetração cultural em nossa sociedade globalizada.
Além disso, a modalidade de futebol, como protagonista do campo esportivo, traz por si própria, uma grande abrangência de interessados ou apenas espectadores. A cobertura midiática que envolve o futebol tornou-se um dos maiores setores do jornalismo. Basta perceber pela quantidade de comentaristas, repórteres, narradores, dentre outros tantos profissionais envolvidos especificamente com a modalidade. (sem contar o impacto na expectativa social – sucesso, celebridade, auto-afirmação)
Partindo deste principio, percebe-se a ampliação do suporte técnico-profissional midiático e a sua constante atuação como formador de opinião, no que tange ao estabelecimento de atributos esportivos em nossa sociedade. É neste sentido, que precisamos analisá-la e transformá-la em uma plataforma importante para o ensino. O desenvolvimento de recursos que utilizem a mídia como uma ferramenta auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem pode proporcionar formas diferenciadas e inovadoras para a transmissão de um determinado conhecimento.
Para tanto, este artigo vem, de forma preliminar, apresentar uma proposta de utilização da hipermídia adaptativa, no ensino esportivo, mais especificamente no futebol, como uma ferramenta auxiliar neste processo. Cabe ressaltar que esta ferramenta, não substitui as outras formas de ensino esportivo, mas sim busca tornar-se um complemento importante para a aprendizagem do futebol.
Objetivos
Criar um ambiente adaptativo de Ensino a Distância com capacidade de retroalimentar as diferentes interfaces do ensino e da aprendizagem do futebol em diferentes níveis de formação. Em consonância, estabelecer uma forma diferenciada de atuar no ensino teórico/prático esportivo através da formação de um sistema adaptativo interativo e auto-gerador de conhecimento.
Constituir novas opções de relação da mídia esportiva/jornalismo especializado com o ensino esportivo, através da utilização adequada da informação, cotidianamente produzida acerca do futebol.
Desenvolver novas concepções à compreensão de tática no futebol, bem como a sua aplicação no desenvolvimento de conteúdos esportivos de forma alternativa e inovadora no tocante à maneira de lidar com a informação produzida em ambientes virtuais.
Promover a integração interdisciplinar entre jornalismo esportivo, ensino esportivo, inteligência computadorizada e ensino a distância.
Dar um suporte mais amplo e significativo no que diz respeito ao complemento do ensino efetivo do esporte, através de uma ferramenta inovadora, e solidificar a utilização do EAD em aulas teóricas e práticas de educação esportiva.
Metodologia
Com as novas configurações advindas da implementação tecnológica via rede mundial de computadores (INTERNET), as possibilidades de aprendizado e auto-referência adquiriram proporções até então não imaginadas. Tanto crianças, como jovens, adolescentes e adultos, alteraram significativamente as suas formas de interação com conteúdos informáticos. Tais conteúdos se desenvolveram ao ponto de agregar cada vez mais competências educacionais à sua forma de apresentação (didática, pedagogia, método, estratégia, técnicas, entre outros). O ambiente virtual ou a virtualidade de fazeres compõe mais uma das possibilidades de incremento ao processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, não se pode desprezar a sua força nem a sua capacidade de interação nas mais variadas situações. Embora ainda o acesso à rede de informação mundial seja restritivo, a sua utilização futura em massa é quase inevitável. Para tanto, o desenvolvimento de um sitio na internet com base em análises acerca das apreciações midiáticas de conteúdos esportivos (SCHMITZ, 1999) agregada a uma proposta de integração com um sistema adaptativo e inteligente – SHARNA (SCHMITZ, 2004) é a base da proposta de metodologia deste projeto.
Considerando que o futebol tornou-se o esporte de maior abrangência e conseqüentemente um elemento que orienta as demais práticas esportivas, conhecer e analisar as diversas formas de sua apresentação e representação midiática torna-se fundamental ao encaminhamento metodológico proposto. Para tanto, um ambiente experimental de observação da mídia esportiva, com frentes diferenciadas de captura de dados (jornais e revistas especializadas, emissoras de rádio e televisão e sítios na internet) comporão a base de instrumentação necessária à compreensão da utilização adequada dos conteúdos esportivos utilizados na página acima referida. Neste caso em especial, utilizar-se-á de um grupo de estudos sobre a midiatização do jogo. Em consonância será criada uma base de dados suficientemente capaz de alimentar o desenvolvimento de concepções próprias acerca do jogo e seus elementos apoiados no suporte de reconhecimento característico e inerente à adaptatividade do sistema.
As primeiras experimentações em relação à utilização do EAD no formato adaptativo proposto neste projeto serão organizadas no percentual de 20% (vinte por cento) estabelecido nas normativas que regem a inclusão do EAD em disciplinas regulares e presenciais. Como marco inicial, utilizar-se-á uma proposta-piloto, com o conteúdo da disciplina de Futebol utilizado nos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Curso de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, aprimorando as condições de adaptatividade do conteúdo esportivo e as opções de retroalimentação necessárias à sugestão de adaptatividade e auto-formação inerentes ao contexto almejado de aproximação com a realidade do ensino esportivo.
Considerações preliminares
Com a criação de um novo sistema integrado – ensino esportivo e adaptatividade – estima-se alcançar um número cada vez maior de usuários. Isto reforça a idéia de não-linearidade na transmissão do conhecimento, ou seja, proporcionar liberdade na construção de uma seqüência própria de ensino, respeitando as particularidades de cada aluno.
A aproximação da adaptatividade no ensino pode fortalecer e auxiliar no redimensionamento de um processo irreversível do mundo moderno, a globalização da informação (dinâmica, também). Atualmente, em qualquer lugar do mundo, existe a possibilidade de acesso ao conhecimento gerado via plataformas midiáticas, como: televisão, rádio e, sobretudo a internet. Estes aspectos demonstram o novo cenário produzido pela globalização do conhecimento: global e local passam a ser a mesma coisa.
Com o foco acentuado na retroalimentação, estima-se que os suportes positivos e negativos deste processo, ajudem na reformulação a na própria maneira de conceber o método de ensino-aprendizagem. Ou seja, considera-se o conceito de autopoiese, onde o sistema se incorpora para renovar-se e manter a sua funcionalidade (Luhmann, 1997).
Em conformidade ao sucesso alcançado com a iniciativa de agregar o ensino esportivo com a navegação adaptativa, o projeto visa a criação de uma ferramenta (software) que auxilie no processo ensino-aprendizagem do futebol em diferentes níveis de ensino, baseados no conceito adaptativo.
Neste sentido, o projeto contemplado pelo Programa FIT/UFSM, vem desenvolvendo pesquisas e trabalhos científicos, junto ao Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM) e o grupo de pesquisa de mesmo nome do projeto, registrado na Plataforma Lattes. Sendo que já foi produzido um Trabalho de Conclusão de Curso, que possibilitou a publicação de um artigo intitulado: “Ensino Esportivo e navegação adaptativa: ensaios virtuais”, nesta mesma Revista Digital, no mês de junho deste ano. Também estão em andamento à elaboração de uma monografia de especialização e ainda outros trabalhos em fase de criação.
Conclusão
Todos os dias, emissoras de rádio, de televisão, jornais, revistas especializadas e sítios na internet promovem uma enxurrada de informações esportivas baseadas, em sua maioria, no futebol. A profusão de dados acaba alimentando idealizações de como o esporte deve ser entendido. Estereótipos e características ganham protagonismo – alegria, beleza, ginga, jogo ofensivo – tornam-se os grandes alicerces de um “formato brasileiro” instituído para o jogo de futebol.
A grande problemática que envolve o ensino esportivo e fundamentalmente a sua compreensão diz respeito à forma como o conhecimento torna-se especializado a cada dia. Por um lado, obtém-se com a especialização um conhecimento apurado dos detalhes necessários aos diversos avanços e à evolução humana. Por outro lado, a própria especialização promove fragmentações que acabam dificultando uma forma mais abrangente de compreensão das coisas relacionadas ao jogo propriamente dito.
Com esse intuito, o projeto intitulado “O Ensino Esportivo e Navegação Adaptativa”, contemplado pelo Programa FIT/UFSM, busca o desenvolvimento da hipermídia adaptativa, como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos esportes, no caso mais específico do futebol, através da utilização de seus métodos e técnicas. Para tanto, o projeto realiza diversas pesquisas e ações, de forma a torná-lo mais eficaz, e que possa atender às individualidades e necessidades de cada aluno, dentro de uma compreensão mais apurada para o ensino esportivo.
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