efdeportes.com

Os motivos de desinteresse pelas aulas de Educação Física dos 

alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola de Xanxerê, SC

Los motivos de desinterés por las clases de Educación Física de los alumnos 

del primer año de escuela media de una escuela de Xanxeré, SC

 

*Acadêmica do curso de Educação Física (UNOESC)

**Mestre em Educação Física (UFSC)

Doutorando em Educação Física (UFSC)

Professor do Curso de Educação Física da Universidade

do Oeste de Santa Catarina Campus de Xanxerê (SC)

Sabrina Cara*

sabri.cara@hotmail.com

Michel Angillo Saad**

michel.saad@unoesc.edu.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este estudo teve por objetivo analisar os motivos do desinteresse dos alunos da 1ª série do ensino médio pelas aulas de Educação Física (EF) de uma escola da rede particular de Xanxerê (SC). Fizeram parte do estudo 33 alunos sendo 22 meninas e 11 meninos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário de fatores do desinteresse adaptado de Chicati (2000). Os resultados demonstraram que os conteúdos ministrados e a forma como são repassados são os maiores indicativos de desmotivação nas aulas de EF na 1ª série do ensino médio. Em relação ao fator de desmotivação mais atribuído pelos alunos, “a cobrança dos colegas” foi o mais evidenciado. Quanto aos tipos de atividades que os alunos mais gostam, destaca-se o “esporte”, tanto para os meninos como para as meninas. As principais justificativas apresentadas para o desinteresse pelas aulas, diz respeito ao desconforto para retornar a sala após atividades práticas nas aulas de EF, pelo fato dos alunos estarem desarrumados, suados e cansados. Conclui-se que, os conteúdos ministrados e a forma como são repassados são os maiores indicativos de desmotivação nas aulas de EF na 1ª série do ensino médio.

          Unitermos: Desinteresse. Ensino médio. Educação Física.

 

Resumen

          Este estudio tuvo como objetivo analizar las razones de desinterés de los alumnos de 1º grado a través de la Educación Física (EF) de una escuela media privada de Xanxerê (SC). Participaron del estudio 33 estudiantes y 22 niñas y 11 niños. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario de los factores de desinterés adaptado de ChicatI (2000). Los resultados mostraron que los contenidos impartidos y la forma en que se transmiten son indicativos de una mayor motivación en la clase de Educación Física en el primer año de la escuela media. En cuanto al factor más desmotivador atribuido por los estudiantes fue “el grupo de compañeros”, fue la más evidente. La actividad que más les gusta es el “deporte”, tanto para niños como para niñas. Las principales justificaciones para el desinterés en la escuela, se refiere a la molestia de volver a las actividades prácticas en la sala después de la clase de Educación Física, porque los estudiantes están sucios, transpirados y cansados​​. Se concluye que los contenidos impartidos y la forma en que se transmiten son los indicadores más evidentes de la desmotivación en la clase de Educación Física en el primer año de la escuela media.

          Palabras clave: Desinterés. Escuela. Educación Física.

 

Abstract

          This study aimed to analyze the reasons for the disinterest of the students from 1st grade through high school physical education (PE) of a private school of Xanxerê (SC). Study participants were 33 students and 22 girls and 11 boys. The data collection instrument was a questionnaire adapted from disinterest factors Chicati (2000). The results showed that the contents taught and how they are passed is indicative of greater motivation in gym class in grade 1 of secondary school. Regarding the most demotivation factor attributed by the students, "a collection of colleagues" was the most evident. The types of activities that students like best, there is the "sport" as much for boys as for girls. The main justifications for the disinterest in school, concerns the discomfort to return to practical activities in the room after gym class, because the students are messy, sweaty and tired. We conclude that the contents taught and how they are passed is indicative of greater motivation in gym class in grade 1 of secondary school.

          Keywords: Disinterest. School. Physical Education.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 160, Septiembre de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     A Educação Física no ensino médio

    As aulas de Educação Física (EF) no ensino médio merecem uma atenção especial, há uma progressiva desmotivação em relação à EF já desde o final do ensino fundamental, onde os jovens e adolescentes adquirem uma visão mais crítica, e já não atribuem tanta importância a atividade física, apresentam outros núcleos de interesse como a sexualidade, o trabalho, o vestibular, etc. (BETTI; ZULIANI, 2002).

    Alguns estudos (MARTINELLI et al., 2006; BIANCHI; HATJE, 2007; DRESSLER; GIARETTA, 2007; MELO; FERRAZ, 2007), indicam que a disciplina EF escolar vem se baseando uma prática excludente, muitas vezes voltada para a formação de equipes esportivas representativas das escolas, vista pelos alunos como uma prática recreativa, como uma forma de passar o tempo, através de brincadeiras, jogos entre outras atividades.

    Outras razões são apontadas como fator de desinteresse pelas aulas de EF, como apontou o estudo realizado por Darido (2004). No estudo, a autora conclui que há um progressivo afastamento dos alunos da EF na escola, e também fora dela, especialmente no ensino médio. Um dos fatores desencadeantes desse afastamento seria a repetição dos programas de EF: os programas desenvolvidos no ensino fundamental são os mesmos do ensino médio. Tais programas, de uma forma em geral, se restringiriam à execução dos gestos técnicos esportivos.

    Diante deste contexto, e com intuito de fornecer informações úteis para melhorar a qualidade da intervenção com os alunos do ensino médio e auxiliar no desenvolvimento de programas de formação de futuros profissionais de Educação Física, está investigação teve com objetivo analisar os motivos do desinteresse dos alunos da 1ª série do ensino médio pelas aulas de EF.

2.     Metodologia

    Esta pesquisa de natureza descritiva-exploratória, teve como participantes 33 alunos, sendo 22 meninas e 11 meninos, com a idade média de 15 anos, todos regularmente matriculados na 1ª série do ensino médio de uma escola particular do município de Xanxerê (SC).

    O instrumento para coleta de dados foi o questionário de fatores do desinteresse adaptado de Chicati (2000), contendo questões abertas e fechadas. A coleta de dados foi realizada durante as aulas de EF no mês de março de 2011, após autorização da direção do colégio e dos pais ou responsáveis pelos alunos,

    Os dados foram analisados através do cálculo de freqüência e freqüência percentual.

3.     Resultados e discussão

    Na questão que trata dos fatores que desmotivam os alunos a participarem das aulas de EF, os resultados são apresentados na tabela 1.

Tabela 1. Fatores de desmotivação das meninas e dos meninos em relação às aulas de EF

    O fator de desmotivação mais atribuído pelos alunos, conforme a tabela 2, diz respeito “a cobrança dos colegas para que faça as atividades corretamente” (43,5%). Contudo, quando analisados os resultados das meninas e dos meninos separadamente, observa-se que os meninos atribuem “os conteúdos repassados” (42,8%) como o fator o principal fator de desmotivação para participarem das aulas de EF. Os fatores de “método utilizado pelo professor” (8,7%) e “não gosto das aulas” (8,7%) foram os menos atribuídos pelos alunos. Importante destacar que o fator correspondente ao “relacionamento com o professor” não foi assinalado pelos alunos.

    Resultados semelhantes a esses também foram encontrados nos estudos de Gonçalves et al. (2007) e Dressler e Giaretta (2007) que apresentaram evidências significativas acerca da falta de motivação dos alunos para participar das aulas de EF, como a metodologia utilizada pelo professor, conteúdos repetitivos trabalhados nas aulas e sem finalidade aparente.

Tabela 2. Atividades que as meninas e os meninos mais gostam nas aulas de EF

    Ao questionar os alunos sobre os tipos de atividades que mais gostam nas aulas de EF, a tabela 2 destaca que os “esportes” (58,6%) têm a preferência dos meninos (77%) e das meninas (50%). Os “jogos” com 26,8% é a segunda atividade de preferência dos meninos e das meninas. A ginástica (14,3%) e dança (7,1%), foram classificadas apenas pelas meninas como atividades que mais gostam nas aulas de EF.

    Da mesma forma, o estudo realizado por Betti e Liz (2003) encontrou resultado semelhante, apontando também, o esporte como o conteúdo preferencial dos alunos. Por outro lado, estudos realizados por Freire (2003), Darido e Rangel (2005) e Albuquerque et al. (2009) converge na idéia de que muitos professores assumem o esporte como único conteúdo nas aulas de EF, e que isso desmotiva os alunos.

    Ao justificarem o desinteresse pelas aulas de EF, um das principais razões apresentadas, diz respeito ao desconforto para retornar a sala após praticar nas aulas e terem que retornar as atividades de outras disciplinas em sala, desarrumados, suados e cansados. Quando questionados, os alunos acham desconfortável o retorno para a sala quando a aula de EF é realizada entre outras disciplinas.

    No item que trata das sugestões que os alunos dariam para as aulas de EF, alguns alunos relatam que gostariam que as aulas de EF não fossem realizadas entre outras disciplinas e fossem no último período, a principal justificativa é o desconforto de suarem e terem que retornar para sala.

“A aula de EF ser de preferência as últimas aulas” (Aluno 3).

“Voltamos para sala de aula suados, isso causa um desconforto” (Aluna 5).

“Mudar, as aulas deveriam ser nas últimas aulas do dia” (Aluna 21).

    Outra sugestão apresentada pelos alunos, diz respeito aos conteúdos ministrados, a variabilidade e a participação de todos nas atividades.

“Dinamizar as aulas, dando oportunidade aos alunos que não gostam de jogos para ter outras atividades orientadas pelo professor” (Aluna 2).

“Que houvesse mais a diversificação de esportes e jogos” (Aluno 12).

“Termos aulas separadas dos meninos, devido a sua força física que é bem maior do que a nossa” (Aluna 16).

“Aulas com atividades diferentes das de sempre” (Aluna 21).

    As argumentações dos alunos podem ser entendidas como uma reivindicação pela inclusão, mudança e participação de todos nas aulas de EF. Alguns estudos, preocupados com a pouca adesão e participação nas aulas de EF (MARINHO; SCHWARTZ, 2005; ALBUQUERQUE et al., 2009; REGO et al., 2011), apresentam conteúdos alternativos. Esses estudos propõem atividades com um conjunto de conhecimentos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando, como as lutas, atividades de aventura, vivencia de práticas esportivas ainda pouco disseminadas na nossa cultura, como por exemplo, o baseball (podendo adaptá-lo) atividades que sejam realizadas nas aulas de EF do ensino médio como forma de motivação.

3.     Conclusão

    Em relação ao fator de desmotivação mais atribuído pelos alunos, “a cobrança dos colegas” foi a mais evidenciada. Contudo, quando analisados os resultados das meninas e dos meninos separadamente, observa-se que os meninos atribuem “os conteúdos repassados” como o principal fator de desmotivação. Os fatores de “método utilizado pelo professor” e “não gosto das aulas” foram os menos atribuídos pelos alunos. Importante destacar que o fator correspondente ao “relacionamento com o professor” não foi assinalado pelos alunos.

    As sugestões apresentadas pelos alunos são importantes indicativos para os professores em relação a diminuição do desinteresse, e por consequência o aumento do interesse pelas aulas de EF. Considerando que a principal justificativa apresentada pelos alunos para o desinteresse pelas aulas diz respeito aos conteúdos voltados a atividades práticas e, por consequência, ao desconforto para retornar a sala após essas atividades (pelo fato de estarem desarrumados, suados e cansados), cabe ao professores reverem os conteúdos, descentralizando o foco das aulas em atividades práticas e esportivas.

    Diante disto, e a partir das considerações apresentadas no estudo, sugere-se desta forma que as aulas sejam voltadas para informações da melhora da saúde através da prática da atividade física, contribuído também para que não haja discriminação entre os mais e os menos aptos, possibilitando a participação de todos.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 160 | Buenos Aires, Septiembre de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados