Importância da atividade física no desenvolvimento infantil: o que todo mundo precisa saber... La importancia de la actividad física en el desarrollo infantil: todo lo que hay que saber |
|||
Graduação e Educação física - UFRN (Brasil) |
Lanuzia Tércia Freire de Sá |
|
|
Resumo Diferentemente do pensamento ultrapassado que se instalava ao longo da história, o corpo não pode ser pensado como experiência desvinculada da inteligência ou ser considerado apenas como uma forma mecânica de movimento, incapaz de produzir novos saberes. Nesse contexto, observamos cada vez mais estudiosos mostrando a influência do bem estar físico para um melhor funcionamento dos neurônios e da vida em sociedade, dentre outros fatores essenciais para o crescimento do ser humano integral. Unitermos: Corpo. Atividade física. Criança.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 160, Septiembre de 2011. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Vida Ativa
As manifestações corporais nas práticas pedagógicas foram influenciadas ao longo do tempo pela visão dualista e racional que acabaram fundamentando todo o pensamento moderno, principalmente, a instituição escolar. Esse pensamento, que na modernidade assumiu a forma do dualismo cartesiano, separou o sujeito do seu corpo, privilegiando as experiências cognitivas e desconsiderando o corpo como elemento fundamental do processo de produção de conhecimento.
Assim, todas as manifestações ligadas ao físico e sua expressão por meio do movimento tornaram-se inconvenientes, passando a ser reprimidas ou somente orientadas em uma razão instrumental, que tenta tornar o movimento humano mais econômico e eficiente para atingir determinados objetivos, atrelando-se somente a resultados técnicos. Segundo Santin (2001), todo movimento era considerado como distração e desvio das funções da mente.
Contrariamente a essa visão, acreditamos que o corpo adquire um papel fundamental, principalmente na infância, pois este é um modo de expressão e de vinculação da criança com o mundo. O corpo não pode ser pensado como experiência desvinculada da inteligência ou ser considerado apenas como uma forma mecânica de movimento, incapaz de produzir novos saberes.
Cada vez mais estudiosos mostram a influencia do bem estar físico para um melhor funcionamento dos neurônios e da vida em sociedade. Como nos afirma Santin (1987) “o movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, ou seja, como capacidade expressiva na vida”, o que vai muito além desta concepção mecanicista.
Nesse contexto observamos o trabalho da Educação Física com grande influência na alfabetização, pois nas séries iniciais do Ensino Fundamental possibilita aos alunos desenvolver as habilidades da cultura corporal, onde o conteúdo das aulas está relacionado ao incentivo do senso crítico e visão de mundo. Revelando de forma prática, as consequencias das ações realizadas, o trabalho em equipe, como também a reflexão de situações e problemas reais.
Além disso, consideramos, dentre outras metodologias, o jogo como fator importantissimo no desenvolvimento da criança, ampliando a sua capacidade de interagir e de se comunicar. Estimulando as capacidades de pensamento e criatividade; além de ser fator de desenvolvimento da força, do controle muscular, do equilíbrio orgânico, estimular a coordenação motora, a saúde esquelética, à cooperação social e psicológica da criança, entre outros fatores.
Segundo Soares (1992), quando a criança joga, opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo torna-se consciente das suas escolhas e decisões na sociedade.
Não podemos esquecer que:
A prática de atividade física na infância constitui-se um importante fator de proteção contra o desenvolvimento da obesidade infantil, que podem estar associadas a doenças como diabetes e hipertensão.
A participação em atividades esportivas é fundamental para o processo de crescimento e desenvolvimento de todas as crianças, oferecendo oportunidades para o lazer e integração social, promovendo também o bem-estar, e o desenvolvimento de uma maior autoestima, confiança, valores éticos e morais.
No esporte ainda podemos, estabelecer regras e limites de convivência coletiva, respeitando as diferenças e valorizando as qualidades dos outros.
Os pequenos podem aprender a reconhecer que a saúde (hábitos alimentares saudáveis, práticas esportivas, amizades...), são indispensáveis para o sucesso e a alegria de viver.
Bibliografia
BASEI, A.P. O movimentar-se humano na Educação Infantil: contribuições da Educação Física para o desenvolvimento da criança. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 125, octubre 2008. http://www.efdeportes.com/efd125/contribuicoes-da-educacao-fisica-para-o-desenvolvimento-da-crianca.htm
SANTIN, Silvino. Educação Física: Uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí, 1987.
SANTIN, Silvino. Temas Pedagógicos. Porto Alegre: EST edições, 2ª ed., 2001.
SOARES C. L. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 16 · N° 160 | Buenos Aires,
Septiembre de 2011 |