efdeportes.com

Visão dos alunos sobre a Educação Física 

no ensino médio no município de Videira, SC

La visión de los alumnos sobre la Educación Física en la escuela media en el municipio de Videira, SC

 

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Campus Videira SC

Curso de Educação Física

(Brasil)

Marisleny Oliveira

Leandro Goulart Louzada

Ederlei Zago

Aguinaldo César Surdi

aguinaldosurdi@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O presente trabalho buscou através de uma escola pública e outra particular, saber a visão dos alunos inseridos no Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física, se eles gostavam das aulas, se a estrutura onde eram realizadas as aulas eram suficiente para as mesmas, quais as atividades realizadas durante as aulas que eles mais gostavam. O grupo de pesquisa foi composto por cento e cinqüenta e cinco alunos, inseridos no ensino médio de escola pública e privada, de ambos os sexos, na faixa etária de quinze á dezoito anos. As avaliações foram realizadas de acordo com as respostas de um questionário entregue a eles, e o qual eles responderam, verificando assim as opiniões ali expressas, e se houve diferenças de opiniões entre o ensino público e o particular. A importância dessa pesquisa foi o fato de que os alunos puderam colocar suas opiniões, sugestões e criticas sobre as aulas de Educação Física. A pesquisa evidenciou que os alunos do ensino público encontram-se mais insatisfeitos em relação às aulas do que os alunos do ensino particular, e também ficou bem claro que os alunos gostam e muito das aulas da disciplina e suas várias modalidades esportivas, mesmo com a falta de qualidade das mesmas, principalmente no ensino público. Conclui-se através dos resultados obtidos que deveria haver uma estrutura melhor para a realização das aulas no ensino público e uma melhor participação dos professores em relação às aulas, levando mais em conta as opiniões dos alunos.

          Unitermos: Educação Física. Ensino Médio. Alunos. Professores.

 

Abstract

          The present study sought through a public and one private school to know the views of students participating in high school about the physical education classes, if they liked school, if the structure where the classes were held were enough for them, which activities during class that they liked most. The research group was composed of one hundred fifty-five students placed in the high schools public and private, of both sexes, aged from fifteen to eighteen. The evaluations were performed according to the answers to a questionnaire that was handed to them and which they responded, thus confirming the views expressed there, and there were differences of opinion between the public and private education. The importance of this research was the fact that students could get their opinions suggestions and criticisms about the physical education classes. The research showed that public school students are more dissatisfied with regard to school than pupils in particular, and also became clear that students enjoy the classes and much of the discipline and its various sports, even with the lack of quality of them, especially in public education. It is concluded from the results obtained there should be a better framework for the conduct of lessons in public schools and greater participation of teachers in relation to school, taking more account of students' opinions.

          Keywords: Physical Education. High School. Students. Teachers.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 158 - Julio de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Nos dias de hoje, a educação está presente em todas as sociedades, cada uma com o seu modo de pensar e agir, as quais passam por diversas transformações que ocorrem com o passar dos anos.

    Parte integrante na educação esta a disciplina de Educação Física, que passa por um processo de repensar seus valores dentro da escola frente às mudanças que se passa diariamente em nossa sociedade e as necessidades que ela exige e precisa.

    No Ensino Médio, principalmente, a Educação Física muitas vezes é vista como uma disciplina dispensável, chegando a ser discriminada. Como coloca Santin (1987, p.46):

    A Educação Física nem sempre foi considerada de capital importância, nem mesmo por alguns de seus profissionais, pois não é posta como uma real educação humana, mas apenas como suporte para atividades esportivas, acabou sendo uma disciplina dispensável.

    A Educação Física Escolar passou por muitas transformações durante sua história, com isso ela teve muitas influências chegando a tal ponto de se pensar em sua própria identidade, ou a busca por ela. Como coloca Gonçalves (1997, p.135):

    [...] na sociedade brasileira, por exemplo, a Educação Física escolar assumiu funções com tendências militaristas, higienistas,de biologização e de psicopedagogização, tendências ligadas a momentos históricos e que ainda permeiam a sua prática.

    Hoje se vê que ela começa a assumir uma melhor postura com a capacitação de novos profissionais com visão diferente na maneira de dar aula, profissionais que querem mudar essa imagem negativa deixada pelos antigos profissionais da área para que a Educação Física seja mais valorizada e respeitada diante das outras disciplinas.

    Através de jogos, esportes, danças,..., ela deve oferecer ao aluno experiências que favoreça seu respeito com o outro, ajude em sua vida social, entre outros, e como diz Gonçalves (1997, p.93), “experiências que lhes façam adquirir um código ético, dentro de uma vivencia de responsabilidade diante do outro que lhe esta próximo, e diante da realidade social como um todo”.

    Enfim a Educação Física deve adquirir uma nova postura dentro da escola e também fora dela, sendo vista como uma disciplina muito importante no desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial do aluno inserido no Ensino Médio.

    Sabe-se que no Ensino médio quase todos os alunos são adolescentes, os quais passam por uma série de transformações, tanto na parte física, quanto na forma de pensar.

    Nesta fase o aluno tem a tendência de questionar sobre tudo, ou quase tudo, sobre suas escolhas, sua vida familiar, se aquilo que lhe foi ensinado é realmente o certo, ele está formando a sua própria identidade e ter um bom relacionamento nesse período é muito importante, principalmente com a família, ter bons amigos, e na escola, pois não e nada fácil passar por essa fase numa boa.

    Sabendo que a adolescência é uma fase complicada na vida do aluno é muito importante que o professor tenha boa postura durante as aulas, tendo domínio pedagógico com as diversas situações que podem surgir, para que ninguém saia prejudicado e ainda melhor sinta-se satisfeito durante a aula.

    Identificar o que o aluno pensa em relação às aulas de Educação Física é essencial para que o professor possa dar uma boa aula, ter noção de quais esportes, jogos eles mais gostam, se a maneira que forma de comunicação do professor com os alunos é bem interpretada ou não, e assim por diante.

    Tendo essa noção fica mais fácil o trabalho dentro da escola e conseqüente uma boa relação com os alunos, mas será que os alunos que estudam no ensino público e os alunos que estudam no ensino particular têm a mesma visão em relação à Educação física? É isso que o presente estudo pretende pesquisar e chegar a resultados que ajudem o profissional de Educação física no planejamento de suas aulas,sabendo a visão dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física.

Procedimentos metodológicos

    O estudo se caracterizou por uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, como comenta Manning (1979, p. 668): “O trabalho de discrição tem caráter fundamental em um estudo qualitativo, pois é por meio dele que os dados são coletados”.

    O grupo de pesquisa foi composto de cento e cinqüenta e seis alunos, inseridos no ensino médio de escola pública e privada, de ambos os sexos, na faixa etária de quinze á dezoito anos.

    A coleta de dados foi feita em duas escolas, uma de ensino público e outra de ensino particular com as três séries do ensino médio de cada uma no período matutino

    Primeiramente procurou-se a liberação para a pesquisa junto á direção das escolas e só depois foi feita a coleta de dados através de um questionário semi-estruturado entregue aos alunos durante a aula de Educação Física, com a explicação verbal do que se tratava e com o termo de consentimento, que foi entregue junto com o mesmo, esse questionário foi de auto-resposta e cada um respondeu o seu individualmente.

    A análise de dados foi feita através de análise de conteúdo obtidos com o questionário, onde posteriormente foram colocados em gráficos com análise estatística verificando assim a opinião dos alunos do ensino médio sobre a Educação Física e se houve diferenças de opiniões entre o ensino público e o particular.

Apresentação e discussão dos resultados

    Com o objetivo de saber qual é a visão dos alunos inseridos no Ensino Médio de uma escola pública (Pu) e outra particular (Pa) sobre as aulas de Educação Física é que essa pesquisa se realizou, através de algumas questões.

Gosto pelas aulas de Educação Física

    A primeira questão foi sobre o gosto deles pelas aulas de Educação Física. De acordo com a maioria dos alunos inseridos no ensino Médio, tanto na escola pública, quanto na escola particular gostam das aulas de Educação Física.

    Em relação à escola pública, dentre os alunos que responderam que gostam das aulas de Educação Física, 81,6%, colocaram que as aulas de Educação Física são divertidas, fazem bem para a mente, é uma aula diferente das demais, uma forma de descontração e que eles gostam de esportes, é onde se pode interagir mais com os colegas, se socializar e que os exercícios físicos são importantes para o desenvolvimento físico e mental, um aluno colocou que “é um momento em que o aluno tem a chance de praticar esportes bons para a sua vida sua saúde e interagir com os colegas”, outro disse que “os exercícios físicos praticados nas aulas colaboram na saúde e qualidade de vida”.

    Já os alunos que responderam que não gostam das aulas de Educação Física, 18,4%, estão insatisfeitos com as aulas, colocaram que “o professor deveria ser mais participativo durante as aulas”, “deveria ser ensinadas regras sobre os esportes e deixar que os alunos pratiquem, “que os professores não ensinam, deixam as coisas acontecerem”, outros que o “esporte é uma questão de gosto pessoal e que não deve ser obrigado a praticar”, e “as aulas deveriam ser mais planejadas e com mais atividades, e não só dar uma bola e fazer nada”.

    De acordo com a maioria dos alunos inseridos no Ensino Médio da escola particular, gostam das aulas de Educação Física (96,4%), e uma minoria (3,6%), não gostam das aulas.

    Em relação aos alunos que responderam que gostam das aulas, colocaram que “é um momento de esquecer as preocupações do dia-a-dia, um momento para fazer exercícios físicos e se divertir”, um tempo onde se pode relaxar da pressão do vestibular, outros porque gostam de esporte, disseram que “são aulas interativas e fazem descansar a mente”, faz bem pra a saúde, “é onde nos desligamos das matérias teóricas”, faz bem para o organismo, gasta energia, é um momento onde compartilhamos e nos divertimos com os amigos, momento de esquecer as preocupações do dia-a-dia e passar a dedicar a nossa saúde e lazer.

    De acordo com os alunos que colocaram que não gostam das aulas disseram que, não gostam de esportes e é um tempo perdido que poderia ser melhor empregado na realização de outras atividades.

    Alguns alunos consideram as aulas de Educação Física como se fosse um tempo perdido, talvez por não saberem realmente seus benefícios ou por não se identificar com nenhuma atividade realizada nas aulas, o que é muito difícil, ou ainda por não ter tanta habilidade quanto os outros alunos, pensar que não sabe e continuar sem saber por não gostar de tal atividade e não ter assim motivação para a realização da mesma.

    O autor Gouveia (2007) coloca que, a motivação pode ser o principal fator a influenciar no comportamento de uma pessoa no processo ensino-aprendizagem, pois ela influi, com muita propriedade, em todos os tipos de comportamentos, permitindo um maior envolvimento ou uma simples participação em atividades que se relacionem com: aprendizagem, desempenho e atenção.

    As aulas de Educação Física devem buscar alcançar seus objetivos, desde a atividade a ser praticada até a satisfação dos alunos, e o professor deve motivá-los à prática esportiva, fazendo com que os alunos gostem de participar das aulas, e não sejam obrigados a isso.

Atividades que mais gostam de praticar nas aulas de Educação Física

    A segunda questão foi sobre as atividades que eles mais gostam de praticar nas aulas de Educação Física. De acordo com as atividades que os alunos mais gostam de praticar durante as aulas, foram bem variadas às respostas, tanto na escola pública, quanto na escola particular.

    Começando pela escola pública, os alunos colocaram diferentes modalidades em suas respostas, sendo que a maioria respondeu que gosta de mais de uma atividade nas aulas de Educação Física, como, por exemplo, “futsal, voleibol e jogos de tabuleiro”, “handebol, basquete e tênis de mesa”, entre outros, e o restante colocaram somente uma modalidade, como futsal, handebol, basquete, entre outros, e também ouve aqueles que disseram que gostam de todas as modalidades esportivas, e um aluno colocou que não gosta de nenhuma.

    Na escola particular também foram bem diversificadas as respostas sobre as atividades que eles mais gostam e muitos que disseram que gostam de mais de uma atividade, entre elas está o futsal, voleibol, basquete, handebol, queimada, xadrez, peteca, dama, jogos de tabuleiro, tênis de mesa, as aulas que eles vão para a sala de dança, academia, ginástica localizada, um aluno colocou que, “Normalmente elas seguem um padrão, as que saem da rotina são mais divertidas”.

    Mello (1997) afirma que é de extrema importância oferecer um trabalho com diferentes atividades, além dos esportes tradicionais. Os alunos devem ter várias experiências dentro das aulas para que conheçam diferentes tipos de esportes e suas variações, não ficando sempre na mesma coisa.

    As aulas de Educação Física devem estar bem planejadas atendo as expectativas dos alunos, trabalhando diversas modalidades esportivas e abrangendo as várias formas de movimento, sendo trabalhadas da maneira correta, onde as aulas sejam diversificadas e com coisas novas e interessantes, para que as não se tornem chatas e repetitivas, onde o professor deve estar ciente das suas responsabilidades e deveres para que os alunos não só gostem das aulas e de suas diferentes atividades realizadas durante as mesmas, mas aprendam aquilo que estão fazendo.

Percepção dos alunos quanto à estrutura das aulas

    A terceira questão foi sobre a percepção dos alunos quanto a estrutura das aulas de Educação Física na escola pública e particular, se eles consideram o espaço onde são realizadas as mesmas suficientes ou não para atender as suas necessidades.

    De acordo a escola pública, os alunos que colocaram que consideram o espaço onde são realizadas as aulas suficientes para as mesmas (41,5%), disseram que tem bastante espaço, consideram a quadra grande com materiais suficientes e que é bem distribuído o espaço entre os alunos. Um aluno colocou que, “Sempre atendeu as minhas necessidades, e tem espaço para todos os alunos”, outro que “o ginásio é grande, tem bastante espaço, assim tá bom”, “é amplo e com materiais suficientes”.

    Dentre os alunos que colocaram que não acham o espaço suficiente para a realização das aulas (58,5%), disseram que ele é pequeno, que há muitos alunos no mesmo local, que tem que se dividir o espaço em dois, que “o material é insuficiente, que se leva boladas é sinal que há pouco espaço”, que sempre tem duas turmas, um aluno colocou que, “o espaço é grande o problema é que tem muita gente”, “sempre são duas turmas, falta espaço e materiais”.

    De acordo com Medeiros (2009) uma escola em más condições ou sem instalação e recurso material em quantidade insuficiente ou inexistente para as aulas de Educação Física, pode contribuir para um esquecimento ou desvalorização da disciplina por parte dos alunos, como se não fosse relevante para sua formação, e por isso menos importante que as outras disciplinas.

    Em relação à escola particular, a maioria dos alunos (94,7%), consideram o espaço onde é realizado as aulas suficiente para as mesmas, já uma minoria (5,3%), consideram insuficiente.

    De acordo com os alunos que colocaram que o espaço é suficiente, disseram que, o ginásio é bom, apresenta o necessário para praticar esportes, há materiais suficientes, as instalações são boas e apresenta tudo o que eles precisam, é bem distribuído e apresenta todas as necessidades (banheiro, bebedouro). Um aluno colocou que, “o espaço é bom, pois não falta lugar para praticar os esportes e atividades que o professor propõe”, outro disse que, “é grande, bem arejado e possui materiais adequados”.

    Em relação aos alunos que disseram que o espaço é insuficiente, colocaram que falta infra-estrutura para a realização das mesmas, um aluno disse que, “seria melhor se as meninas e os meninos fizessem num espaço diferente, pois tem que dividir o tempo de quadra”.

    Betti (1992) diz que a motivação, vinda de propostas diversas torna mais prazerosa a aprendizagem. Assim podemos perceber um elo entre motivação e prazer. O autor acrescenta que nem sempre a motivação é uma garantia de prazer, pois este depende de condições internas e externas do indivíduo.

    Ter um ambiente que atenda as necessidades dos alunos é essencial para que se tenha um melhor aprendizado dos mesmos, podendo ser trabalhado de forma mais ampla e com melhor qualidade tudo aquilo que se espera das aulas de Educação Física.

Atividades realizadas durante as aulas que eles mais gostam

    A quarta questão foi sobe as atividades realizadas durante as aulas que eles mais gostam. De acordo com os alunos da escola pública são várias as atividades que eles gostam e que são realizadas durante as aulas, como voleibol, basquete, futsal, jogos que envolvam a mente, de tabuleiro, alguns disseram que gostam de todas as modalidades, outros que não há preferência, que envolva a coordenação motora, arremesso de cestas, xadrez, dinâmicas, teoria, e um disse que não gosta de nenhuma, porque só se sabem dar vôlei e futsal e ficarem sentado assistindo.

    A maioria dos alunos colocou mais de uma atividade em sua resposta, como “futsal e voleibol”, “basquete, handebol e xadrez”, e aqueles que colocaram somente uma atividade como voleibol ou futsal, entre outras.

    Segundo Betti (1992, p.285), seja através da dança, da expressão corporal, da ginástica, das modalidades esportivas ou da recreação o educador deve procurar “ater-se à busca da formação integral de seus alunos”.

    Quanto à escola particular, os alunos responderam que também gostam de várias atividades realizadas durante as aulas e foram bem diversificadas suas respostas, desde as atividades tradicionais, como futsal e voleibol, até dança, jogos de tabuleiro. Alguns relataram que gostam de todas as atividades que são realizadas, houve aqueles que colocaram mais de uma atividade, outros somente sua favorita.

    Muitos alunos colocaram que a atividade que eles mais gostam durante as aulas é o futsal, outros o voleibol, talvez por essas atividades serem mais praticadas e eles terem mais habilidades nas mesmas.
Cada atividade realizada dentro das aulas devem ser feitas visando o aprendizado do aluno, desde a parte mais simples a parte mais complexa de cada atividade, onde realmente saiba e aprenda o que está sendo ensinado, havendo atividades diferentes e novas, tendo interesse tanto dos alunos, quanto do professor.

Mudança na realização das aulas

    A quinta questão foi sobre a mudança na realização das aulas, na escola pública os alunos que acham que está bom assim a realização das aulas (53,6%), colocaram que o professor é bom, interativo, ligado, que o lugar é espaçoso e o material é bom, que eles tem o direito de fazer o que gostam, um aluno disse que, “são aulas boas e agradáveis, é bom e suficiente para compartilhar com os amigos”, outro disse que, “está bom assim, jogamos o que queremos, sendo avaliados em todos os esportes e exercícios”.

    De acordo com os alunos que acham que deveria ser mudado alguma coisa nas aulas (46,4%), colocaram que as atividades deveriam ser divididas, diferenciadas, que o professor deveria dar aula e não ficar conversando, que o espaço deveria ser melhor, que haja menos exclusão e mais interação entre as pessoas (alunos), deveria ser feito alongamento, instruções de jogo, que as aulas fossem mais teóricas e não só livres, que deveria ser realizada outras atividades além das de sempre, mais incentivo a prática do esporte, uma turma de cada vez para fazer as aulas e não duas juntas, deveria haver chuveiros e duchas, ser levado mais em conta à opinião dos alunos, um disse que deveria, “haver aulas interativas com os professores, onde eles dão aulas desde exercícios físicos, alongamentos e instruções de jogo” outro que, “Os professores deveriam dar mais atenção e não só jogar a bola para os alunos sem ensinar nada”, ou ainda que deveria haver “aulas teóricas e não só prática, para os professores não só olhar, mas também ensinar”.

    De acordo com a escola particular muitos alunos consideram que deveria ser mudado alguma coisa na realização das aulas (36,2%), mas a maioria (63,8%) consideram que está bom assim.

    Em relação aos alunos que acham que deveria ser mudado alguma coisa, colocaram que, as aulas deveriam ser opcionais, pois não são todos os alunos que gostam da matéria e ela não é necessária para o vestibular, só deveria ter basquete, ou só futsal, as atividades deveriam ser mais diversificadas, haver mais organização, mais participação do professor, mais treinamento técnico, haver uma fuga do padrão (rotina), os meninos deveriam fazer aula em um local diferente das meninas, para aproveitar melhor o tempo, um aluno colocou que, “deveria ter mais prática de diferentes esportes, além de existir a opção de fazê-los ou não”, outro que, “deveria haver mais treinamento técnico”, outro ainda que, “deveria haver possuir maior organização e diversificação nas aulas”.

    Já os alunos que colocaram que está bom assim, disseram que estão satisfeitos assim, que as aulas estão de acordo com o que deveria ser, o professor dirige as aulas de modo adequado e que eles tem muitas opções de atividades para realizar, um aluno colocou que, “está tudo bem organizado, conforme as expectativas”, “Outro disse que, “as aulas conseguem exprimir seus objetivos”, ou que “tá tudo de acordo com o que deveria ser”.

    Segundo Soares (1992), a seleção dos conteúdos deve estar adequada a realidade dos alunos, pois ao selecioná-los cabe ao professor a competência de adequá-los as suas capacidades cognitivas e as suas práticas sociais de acordo com seus conhecimentos e possibilidades.

    Enfim a satisfação dos alunos é um ponto muito importante para que o professor possa cada vez mais estar melhorando e diversificando suas aulas e se sentir bem como profissional, para isso é preciso procurar estar sempre se atualizando para agradar cada vez mais os alunos e trazer mais motivação durante a realização das atividades em suas aulas.

Conclusão

    O objetivo dessa pesquisa foi verificar a visão dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física em uma escola do ensino público e outra do ensino particular.

    Verificou-se através dos dados obtidos, que muitos alunos, principalmente no ensino público, encontram-se descontentes na maneira em que são realizadas as aulas, na estrutura utilizada para as mesmas e o grande número de alunos que ocupam o mesmo espaço.

    Percebeu-se ainda que muitos alunos consideram que as aulas deveriam ser mais bem organizadas e administradas pelo professor, não só deixando os alunos fazerem o que querem, alguns ainda acham que deveria ser ensinado mais sobre a técnica de cada esporte, tendo aulas teóricas também.

    No ensino particular constatou-se que a grande maioria encontra-se satisfeita com a maneira que são realizadas as aulas, com a estrutura para a realização das mesmas, e uma pequena minoria considera que deveria ser mudado alguma coisa.

    O que se constatou no ensino público e particular é que a grande maioria dos alunos gostam das aulas de Educação Física, de praticar esportes, de interagir com os colegas, e isso é um ponto muito importante para se que os profissionais da área possam cada vez mais estar melhorando suas aulas, se capacitando e incentivando os alunos a participarem cada vez mais das aulas de Educação Física.

    Enfim é muito importante que o aluno se sinta bem durante as aulas de Educação Física e goste das mesmas, participando e interagindo durante as atividades e o professor deve sempre estar consciente das suas responsabilidades e sempre procurar fazer o seu melhor para que sempre os alunos possam gostar cada vez mais das suas aulas.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 158 | Buenos Aires, Julio de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados