A psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento global de crianças através da Educação Física nas séries iniciais La psicomotricidad y sus aportes al desarrollo global de los niños a través de la Educación Física en los grados iniciales |
|||
*Professores de Educação Física **Acadêmico de Educação Física – Licenciatura – UFSM ***Professor adjunto – Departamento de Desportos Individuais - CEFD – UFSM (Brasil) |
Rosenan Brum Rodrigues* Gabriel Rodrigues de Souza** Gabriela Scalcon Brusque* Rosalvo Luis Sawitzki*** |
|
|
Resumo O presente estudo tem como objetivo promover a integração da teoria à prática pedagógica da Educação Física Escolar, através da vivência no contexto educacional desenvolvendo um trabalho específico da área psicomotora da Educação Física com alunos das séries iniciais do ensino fundamental que proporcione o desenvolvimento dos domínios do comportamento humano (cognitivo, afetivo e motor). O estudo foi realizado de junho a dezembro do ano de 2010, junto a aulas de Educação Física de séries iniciais, incluídas no projeto PIBID/Educação Física/UFSM. Após as intervenções foi possível identificar o aprimoramento do comportamento motor de cada aluno envolvido nas aulas, no que diz respeito aos domínios cognitivo, afetivo e motor. Com isso pode-se considerar a importância da psicomotricidade incluída nas aulas de Educação Física das séries iniciais, pois preocupa-se em promover o crescimento integral do ser humano e possibilitar a vivência de inúmeras ações para o desenvolvimento dos domínios cognitivo afetivo e motor dos alunos, sem preocupar-se com movimentos estereotipados e mecanizados. Unitermos: Psicomotricidade. Séries iniciais. Educação Física.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 158 - Julio de 2011. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, por ter a possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar e descobrir movimentos novos, com o intuito de elaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações.
Segundo os PCNs (1997), a Educação Física deve democratizar, humanizar e diversificar sua prática pedagógica, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos.
A Psicomotricidade foi à primeira abordagem que incluiu o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social como uma das preocupações na aula de Educação Física, sem deixar de lado, o até então único compromisso apresentado por essa disciplina, o desenvolvimento e aprendizagem das habilidades motoras, através de uma educação pelo movimento (Mello, 2002).
Nesta perspectiva de utilizar a abordagem psicomotora nas aulas de Educação Física das séries iniciais Senz e Molinari (2003) defendem que esta deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos e atividades lúdicas se conscientize sobre seu corpo.
A partir destas idéias o objetivo deste trabalho foi promover a integração da teoria à prática pedagógica da Educação Física Escolar, através da vivência no contexto educacional desenvolvendo um trabalho específico da área psicomotora da Educação Física com alunos das séries iniciais do ensino fundamental que proporcione o desenvolvimento dos domínios do comportamento humano (cognitivo, afetivo e motor).
Metodologia
O desenvolvimento do trabalho ocorreu de junho a dezembro do ano de 2010 com crianças de 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Édson Figueiredo, incluído no Projeto PIBID/Educação Física/UFSM, onde era realizada uma aula semanal de 45 minutos com cada turma.
Foram adotadas aulas com o uso de brincadeiras, recreação e jogos motores com regras para possibilitar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social contribuindo na convivência em grupos e nas resoluções dos problemas encontrados no cotidiano.
As atividades propostas se detinham ao desenvolvimento dos elementos psicomotores, sendo dividido em: esquema corporal, coordenação motora, motricidade fina, organização espacial e temporal, ritmo, lateralidade, equilíbrio e sociabilidade.
Para avaliação das evoluções dos alunos foram utilizadas observações e anotações diárias procurando analisar os domínios cognitivo, afetivo e motor de cada um.
Resultados
A partir da análise das observações e anotações referentes às aulas pode-se verificar ao longo da execução das atividades o aprimoramento do comportamento motor de cada aluno envolvido nas aulas, no que diz respeito aos domínios cognitivo, afetivo e motor.
O desenvolvimento do domínio cognitivo foi evidenciado a partir do entendimento dos alunos em relação à compreensão das atividades, o estabelecimento de relações entre ações que realizavam e capacidade de memorização que forma adquirindo, pode – se considerar ainda o desenvolvimento da concentração dos alunos, já que no começo das intervenções os alunos tinham muitas dificuldades em concentrar-se para principalmente ouvir as orientações dos professores.
Em relação ao domínio afetivo foi analisado como foi se desenvolvendo a socialização dos alunos com os demais colegas e professores durante as atividades. Observou-se que a maioria dos alunos a cada aula demonstrava uma maior relação de confiança e amizade com os professores e colegas.
Em consideração ao desenvolvimento e aprimoramento do domínio motor, pode-se afirmar que este foi o domínio que mais apresentou avanços após as intervenções através de melhoras dos alunos em relação à percepção corporal, equilíbrio, lateralidade e motricidade fina e ampla.
Conclusão
A partir dos resultados pode-se dizer que a Educação Física, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão psicomotora das pessoas, principalmente em crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais, é de grande importância nas séries iniciais do ensino fundamental.
Pode-se afirmar que desde o inicio das intervenções foi possível identificar junto ao grupo analisado avanços importantes em todos os domínios investigados.
Assim é importante salientar o quanto a Educação Física, através de atividades afetivas, motoras e sociabilizadoras (psicomotricidade), constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre o corpo e a mente, promovendo o crescimento integral do ser humano.
Referências
BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2.ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; Educação Física. V.7. Brasília: MEC/SEE,1997.
KAWASHIMA, L.B.; SOUZA, L.B.; FERREIRA, L.A. Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais. Revista Motriz, v.15, n. 2, p. 458-468, SP, 2009.
LE BOULCH,J. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
LEITÃO, M. C. Jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física: contribuições para o desenvolvimento da criança. Dissertação Mestrado em Educação – Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente – SP, 2006.
MELLO, A. M. de. Psicomotricidade, educação física e jogos infantis. – 4 ed. – São Paulo: Ibrasa, 2002.
SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. Educação física: conhecimento teórico x prática pedagógica. – Porto Alegre: Mediação, 2002.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 158 | Buenos Aires,
Julio de 2011 |