efdeportes.com

Passes certos e errados e sua relação com o resultado do jogo de

futebol. Análise da partida final da Copa Libertadores da América 2011

Pases correctos y errados y su relación con el resultado del partido de fútbol. 

Análisis del partido final de la Copa Libertadores de América 2011

 

*Treinador Profissional de Futebol

Professor do Sindicato dos Treinadores do Estado do RS, STPERGS

Coordenador do Departamento de Atividade Física

e Saúde do Centro Integrado de Saúde CISA

Mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física

e Esporte pela Universidade de Córdoba, Espanha.

**Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do RS

Especialista em Gestão Esportiva pelo Centro Metodista IPA e SC Internacional

Pós-Graduando em Administração e Marketing

Esportivo pela Universidade Gama Filho

Cyro Garcia Soares Leães*

Bruno De Castro Xavier**

cyro@cyroleaes.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A análise do jogo de futebol é uma ferramenta importante para o entendimento dos fatores determinantes para o desempenho da equipe. Os fundamentos técnicos são ações importantes aplicadas pelas equipes e o acompanhamento de sua aplicação no jogo pode contribuir para o aprimoramento da equipe. O passe é o elo entre dois jogadores e por isso tem função importante, sendo considerado pela literatura com um fundamento técnico de extrema relevância. Este estudo de tem o objetivo de quantificar os passes certos e errados das equipes que disputaram a primeira partida da fase final da Copa Libertadores da América 2011 e relacionar a aplicação desse fundamento técnico com o resultado final do jogo. Os resultados nos mostram que pode haver uma relação entre o número de passes errados e o resultado final do jogo.

          Unitermos: Futebol. Scout. Passes. Técnica.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O jogo de futebol é atualmente um objeto de estudo. O conhecimento dos fatores determinantes para seu resultado é almejado pelos profissionais que buscam a melhora de performance de jogo de suas equipes. Uma das formas mais utilizadas para a análise dos acontecimentos do jogo é o scout, que pode ser definido como método de quantificação e registro das ações acontecidas ou executadas no jogo (Nascimento et al, 2010). O scout não é constituído de uma única forma metodológica, podendo diferenciar-se no que tange aos fundamentos técnicos estudados, movimentações táticas consideradas, local de execução, etc., de acordo com as necessidades de cada treinador (Gomes & Souza, 2008). Os fundamentos técnicos do futebol diferenciam-se entre si no que tange à aplicação e objetivo e todos se manifestam de forma constante e aleatória dentro do jogo. O passe é elo de ligação entre os componentes de uma equipe. Ao efetuar um passe o jogador transfere a bola para seu companheiro, permitindo, assim, que sua equipe mantenha a posse da mesma. Por se tratar da única forma técnica de conexão entre o individual e o coletivo, o passe é o movimento mais importante a ser executado (Leães, 2003).

    Este estudo tem como objetivo quantificar os passes certos e errados das equipes que disputaram a primeira partida da fase final da Copa Libertadores da América 2011 e relacionar a aplicação desse fundamento técnico com o resultado final do jogo.

Material e métodos

Participantes

    A mostra deste estudo foram as equipes finalistas da Copa Libertadores da América 2011, C.A. Peñarol, do Uruguai, e Santos F.C., do Brasil.

Material

    Os dados coletados manualmente foram armazenados em planilhas de controle de scout desenvolvidas no software Microsoft Office Excel 2007. Foi utilizado um estúdio de gravações equipado com um televisor de 32 polegadas da marca LG, um aparelho de videocassete da marca Gradiente, um receptor de TV a cabo marca Jerrold General Equipment e um laptop da marca Dell modelo Mini Inspiron.

Procedimento

    A partida foi assistida em tempo real, gravada em fita cassete e analisada posteriormente utilizando um scout técnico de passes certos e errados. Foi utilizado um único observador. Foram considerados Passes Certos todas as ações técnicas que compreendem uma ligação entre dois membros da mesma equipe, independente da sua forma de aplicação técnica e da especificidade do passe (curto, longo, rasteiro, aéreo). Não foram considerados os passes efetuados com as mãos (cobrança de lateral), os passes provenientes de bolas paradas (cobranças de faltas, tiro de meta e escanteios), bolas rebatidas sem intenção clara de construção de jogadas, passes em que o jogador receptor não recebeu a bola por motivo de infração cometida ou por impedimento, e passes efetuados pelo goleiro, tanto com os pés ou com as mãos. Foram considerados Passes Errados todas as tentativas de aplicação técnica do passe mal sucedidas.

Resultados e discussão

    A Tabela I mostra o número de passes certos e errados das equipes, e a Tabela II mostra o número de gols marcados por cada equipe na partida.

Tabela I

 

C.A. Peñarol

Santos F.C.

Passes certos*

174

218

Passes errados*

52

50

*Valores expressos em unidades

 

Tabela II

Equipe

Nº de gols marcados na partida*

C.A. Peñarol

0

Santos F.C.

0

*Valores expressos em unidades

    Os resultados nos mostram que a diferença entre o número de passes certos não foi determinante para o resultado, uma vez que mesmo tendo uma maior aplicação técnica de passe, a equipe do Santos FC não conseguiu vencer a partida. Isso mostra que mesmo que haja uma predominância no que tange à aplicação correta do fundamento de passe, não necessariamente há a conseqüência de vitória. O sucesso do futebolista dentro do campo de jogo não depende única e exclusivamente de sua técnica, tampouco de sua condição física. Existem diversos fatores que influenciam na performance, que é determinada pelo complemento interdependente de várias habilidades, capacidades, técnicas e qualidades (Leães, 2010).

    Por outro lado, observamos que no que tange à quantidade de passes errados, houve uma relação interessante, já que as duas equipes apresentaram valores muito próximos. Isso nos mostra que independente do volume de aplicação técnica de passe certo, houve uma similaridade na quantidade de passes errados, evidenciando que o empate como resultado final do jogo pode ser uma conseqüência dessa proximidade de valores apresentados. A determinação da vitória, empate ou derrota pode estar relacionada com a quantidade de aplicações técnicas erradas e com o aproveitamento técnico da equipe. A coordenação e a técnica específica do futebol são fatores que, além de diferenciar jogadores, influenciam na sua performance (Carravetta, 2001).

Conclusão

    Concluimos que o número de passes errados apresentados pelas equipes na partida analisada pode estar relacionado com o resultado final do jogo. Concluímos também que o resultado final da partida pode ser dependente de outros fatores envolvidos na disputa tais como aproveitamento técnico, por exemplo. São necessários mais estudos referentes à relação de análise de jogo e resultado para que se possa entender melhor as variáveis que são determinantes para o rendimento da equipe de futebol e para que se possa ter uma referência numérica quantificada que por ventura auxilie na programação e planificação de treinamentos.

Referencias bibliograficas

  • Carravetta, E. (2001). O jogador de futebol. Técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre: Mercado Aberto;

  • Gomes, A.C. & Souza, J. (2008). Futebol. Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre: Artmed.

  • Leães, C. (2003). Futebol - Treinamento em Espaço Reduzido. Porto Alegre: Editora Movimento;

  • Leães, C. (2010). A relevância do treinamento em espaço reduzido para o desenvolvimento da técnica no jogador de futebol. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 151. http://www.efdeportes.com/efd151/treinamento-em-espaco-reduzido-no-futebol.htm

  • Nascimento, V.B., Padilha, J.L., Santos, B.V. (2010). Análise estatística do scout. Uma análise dos jogos da Itália na Copa do Mundo de 2006. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 145. http://www.efdeportes.com/efd145/uma-analise-dos-jogos-a-italia-na-copa-do-mundo-de-2006.htm

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 157 | Buenos Aires, Junio de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados