efdeportes.com

A importância do planejamento para o professor de Educação Física

La importancia de la planificación para el profesor de Educación Física

 

*Professora da Universidade Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA)

Especialista em Lazer (UEPA)

Especialista em Docência na Educação Superior (UEPA)

**Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física

Universidade Vale do Acaraú (UVA) – Santana/AP

(Brasil)

Layana Costa Ribeiro Cardoso*

Gilson Carlos da Silva Araújo**

Marta Fonseca de Souza**

Paulo Sérgio Gomes Ferreira**

Suzani de Souza Gonçalves**

Vanice Barbosa dos Santos**

layanacardoso@gmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente artigo foi desenvolvido através de entrevistas com professores de educação física da rede pública estadual de Santana e pesquisas sobre o planejamento do professor de educação física na escola. Organiza-se em torno do que é planejamento escolar e da sua importância para qualquer professor ministrar suas aulas com sucesso e responsabilidade, buscando sempre a excelência na prática da docência.

          Unitermos: Planejamento. Educação Física. Professor.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157 - Junio de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introducão

    Para tudo o que se vai fazer na vida é preciso antes planejar-se: em casa com as contas do mês, numa viagem que se pretenda fazer, ao abrir um novo negócio, enfim, para tentar garantir o sucesso de um projeto qualquer que seja ele, planejar é o melhor caminho, e na educação não pode ser diferente.

    O professor precisa planejar sempre suas aulas a fim de garantir o desenvolvimento tranqüilo e objetivo do processo educacional. O professor de Educação Física, em alguns casos até mais do que os outros, necessita se programar bem antes de suas aulas para acabar com a mística de que professor de Educação Física não faz nada, que só dá bolas para os alunos jogarem e também porque nem sempre é oferecido a esta disciplina as condições necessárias para a realização das aulas, pois muitas escolas nem quadra têm e cabe ao professor vencer essas barreiras, por isso ele deve planejar-se, já que mesmo planejando o trabalho é árduo, agora imagine sem planejamento, com certeza o sucesso do processo será prejudicado.

O que é planejamento?

    Quando falamos de planejamento, temos que estar ciente que é uma meta a ser alcançada daquilo que queremos realizar no futuro, para isso o planejamento deve abranger todos os fatores que influenciam no processo ensino-aprendizagem, como: público alvo, visando sempre a realidade que os educando estão inseridos, recursos didáticos, metodologia a ser aplicada, além de apresentar flexibilidade para contemplar as situações que ocorrerem durante as aulas. Deve-se colocar o planejamento em prática o mais breve possível, pois o mesmo é a concretização do pensamento. Planejar é preciso para poder conseguir as transformações necessárias para uma educação de qualidade. Nesse processo, o educando vai adquirindo conhecimentos e experiências e o educador buscando cada vez mais ter uma visão maior de conhecimento, para assim somar muito mais com a aprendizagem de seus alunos.

    Segundo Celso Vasconcelos (2009), “Tendo em vista o caráter emancipatório que buscamos, o que nos interessa nesse trabalho é o conceito integral de planejamento, como aquele já explicitado: planejar e antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que pensou.”

    O processo de ensino-aprendizagem está pautado na construção de conhecimentos adquiridos da inter-relação entre o educando e o educador em suas atividades diárias.

    “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para sua produção ou a sua construção. Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensinar ao aprender.” (Paulo Freire).

A importância do planejamento para o professor de Educação Física

    É claro, que para se ter uma aula de qualidade antes o professor tem que se planejar, ninguém é bom o suficiente para improvisar tudo, além de demonstrar que está ali só por estar, sem preocupação com o conteúdo dado aos seus alunos.

    O planejamento deve ser feito sim e com antecedência, pois ser houver algo a ser melhorado, o responsável por analisá-lo terá tempo de dar sugestão ao professor para que sua aula seja mais bem aproveitada, mas para que isso funcione a escola deve colaborar com os professores fazendo reuniões, promovendo encontros pedagógicos, assim, cada um poderá mostrar suas dificuldades e dar sugestões para o planejamento.

    Celso Vasconcelos (2009) faz a seguinte afirmativa, “Fala-se muito, no interior da escola, do planejamento como processo, porém é clara a percepção dos professores de que este “processo” acaba não acontecendo. Alguns educadores já ganham clareza que o plano de aula não vai funcionar magicamente, e denunciam a falta de compromisso por parte dos agentes”

    Ao executar uma aula é preciso planejar qual o tipo de atividade que vamos desenvolver, porque necessitamos de novas idéias, por isso, a importância do planejamento é fundamental para produzirmos uma aula com qualidade. É preciso compromisso, responsabilidade e competência para a prática na atividade educacional, ver os erros e consertá-los, é de fundamental importância no trabalho pedagógico que é feito no planejamento.

    A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar - objetivos-conteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento, é uma atividade de reflexão a cerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. “Planejar ajuda a concretizar aquilo que se almeja (relação teoria-prática)” Porém, para que isso aconteça precisamos mudar essa situação em relação à educação no ato de planejar, pois o que nota-se é que alguns professores têm aversão ao planejamento, acham que é perda de tempo, que já sabem tudo o que vão passar para seus alunos. Fica evidente o desinteresse e a falta de vontade quando são convocados para o planejamento, pois para eles não há essa necessidade, até porque o que é desenvolvido no mesmo nada acontece na prática e acabam participando por terem que cumprir horário e as burocracias da escola. É muito comum os ver questionando: Para quê planejar? Dizem que é a mesma coisa sempre, que já sabem o que devem ensinar e que algumas disciplinas não mudam. Geralmente não buscam inovar, serem mais criativos e dinâmicos para tornar as aulas interessantes, por isso é que para podermos direcionar possibilidades e necessidades de mudanças, precisamos, antes de qualquer iniciativa, de professores realmente comprometidos com a educação e sonhem com o desejo de mudança.

Apresentando e discutindo os resultados

    O objetivo desse estudo foi verificar qual à visão que os professores de Educação Física da rede pública estadual de Santana têm sobre a importância do planejamento da Educação Física na Escola. Os dados foram organizados em categorias, de maneira a responder os objetivos do estudo, são eles: 1) O que é planejamento; 2) A importância do Planejamento escolar; 3) A participação do professor no planejamento da escola; 4) Na escola que você trabalha há planejamento; 5) Ao final do ano letivo você consegue atingir o objetivo traçado no planejamento.

O que é planejamento?

    De acordo com os resultados verifica-se que os professores demonstraram, através de suas falas que vêem no planejamento das aulas de Educação Física a possibilidade de desenvolvimento de capacidades e competências nos alunos.

Qual a importância do planejamento?

    Os professores de educação física entrevistados, responderam que o planejamento é de vital importância na construção dos conteúdos que serão ministrados aos alunos de respectivo ano letivo, é o planejar para o futuro.

    Observe o gráfico, ele mostra detalhadamente as respostas mais relevantes dos profissionais de educação física pesquisados.

Considerações finais

    Portanto, assim como para qualquer projeto que iremos realizar durante nossas vidas, é preciso planejar-se bem antes, levando em conta todos os prós e os contras para realização de tal projeto. Na escola também é assim, para que o professor tenha êxito na árdua missão de ensinar os conteúdos programáticos e os valores que tornarão o aluno em um cidadão responsável e questionador, precisa planejar suas aulas, atualizar-se, pois o mundo muda o tempo todo e o processo ensino-aprendizagem não pode ficar para trás, e é através do planejamento que a escola vai garantir essa atualização contínua no modo de ver e executar as atividades escolares, porém, como já foi dito antes, existem alguns professores que, por se acharem os donos da verdade, ou pura falta de compromisso, não planejam suas aulas e acabam emperrando o desenvolvimento da educação no país, através de aulas monótonas e sem objetivos claros, contribuindo para o fracasso da formação da população, já que o índice de evasão no Brasil é enorme. Na disciplina Educação Física não pode ser diferente, chega do professor só dar bolas para que os alunos pratiquem algum esporte. Precisamos de educadores que levem a sério a disciplina e isso perpassa, indispensavelmente, pelo planejamento.

Referências bibliográficas

  • ARROYO, M. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

  • BOGDAN, R. C. & BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal, Porto Editora, LDA, 1994.

  • CAMPAGNA, J. & SCHWARTZ, G. M. Educação e competência: o ensino reflexivo na Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 109. 2007. http://www.efdeportes.com/efd109/educacao-e-competencia-o-ensino-reflexivo-na-educacao-fisica.htm

  • VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino e projeto político metodológicos para elaboração, São Paulo: Libbertad editora, 2009.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 157 | Buenos Aires, Junio de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados