efdeportes.com

Mapeamento da produção histórica e historiográfica acerca

da Educação do Corpo e do ensino de Educação Física

Panorama de la producción histórica e historiográfica acerca de la Educación del Cuerpo y de la enseñanza de la Educación Física

Historical and historiographical production mapping of Body Education and Physical Education teaching

 

Licenciado em Educação Física (UFRJ)

Especialista em Educação Física Escolar (CESPEB-UFRJ)

Mestre em Educação (PPGE-UFRJ)

Gabriel Rodrigues Daumas Marques

grdmarques@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O presente trabalho objetiva identificar o que tem sido produzido acerca da história e historiografia da Educação do Corpo e do Ensino de Educação Física, especificamente nos programas de pós-graduação no Brasil. A partir da busca das expressões exatas “Educação do Corpo”, “Educação Physica”, “Gymnastica”, “História da Educação Física Escolar” e “História da Educação Física” na categoria Assunto, foram encontradas, por meio do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinte e cinco teses e noventa dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas e localidades do país entre os anos de 1994 e 2008. Utilizamos como objeto de análise as informações disponíveis nas fichas técnicas do banco de dados supracitado para apresentarmos, por meio de tabelas, gráficos e comentários, o universo dessa produção histórica e historiográfica. A partir desse levantamento, foi possível identificarmos um crescimento quantitativo da produção bem como preliminarmente apontarmos a importância de maior articulação entre os(as) pesquisadores(as) da área para que as pesquisas cresçam ainda mais e o conhecimento produzido possibilite o enriquecimento da disciplina História da Educação Física e a expansão de investigações por variadas localidades do território brasileiro.

          Unitermos: Educação do Corpo. História da Educação Física. Banco de Teses da CAPES.

 

Abstract

          The present work aims at identifying the existent production about the history and historiography of Body Education and Physical Education Teaching, specially in Brazil’s postgraduation programs. Through the investigation of the exact expressions “Body Education”, “Physical Education”, “Gymnastica”, “Scholar Physical Education History” and “Physical Education History” in category Topic, we could meet, by means of the Bank of Thesis of CAPES (Coordination for the Improvement of Personnel with University Degree), twenty-five thesis and ninety dissertations produced by diferent knowledge areas and places in Brazil between the years 1994 and 2008. Available information in technical index cards in the above mentioned database was analysed in order to show the historical and historiographical production universe through tables, graphs and comments. From such survey, we could identify the increasing amount of this production. We could also point out two preliminary issues: the importance of bigger articulation between researchers for higher development of researches and the necessity of the produced knowledge to enrich the subject Physical Education History and to expand the investigations to other Brazilian places.

          Keywords: Body Education. Physical Education History. CAPES’ bank of thesis.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 156 - Mayo de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

    Com o objetivo de realizar um levantamento da produção acadêmica acerca da história e da historiografia da Educação do Corpo e do Ensino de Educação Física e/ou Gymnastica, para materializar um estudo da arte, por meio do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – iniciamos nossa busca. Optamos por esse banco de dados por considerar que tais trabalhos acadêmicos se pautam por uma rigorosidade científica e consubstanciam maiores reflexões e contribuições para a área. Além disso, tal instrumento apresenta facilidade de acesso virtual e possui considerável organização ao nosso alcance e disponibilidade.

    Na categoria Assunto do referido banco de dados, foram escolhidas e utilizadas dentre as Expressões Exatas os termos Educação do Corpo; Educação Physica; Gymnastica; História da Educação Física Escolar; e História da Educação Física, que poderiam ser encontrados no próprio título, entre as palavras-chave ou no resumo das teses e dissertações.

    Em cada uma das expressões, encontramos cinqüenta e dois; sete; cinco; quatro; e cinqüenta e quatro resultados, respectivamente. Sete trabalhos foram encontrados em duas buscas distintas. Portanto, nossas análises utilizarão como objeto as cento e quinze fichas técnicas das teses e dissertações produzidas entre os anos de 1994 e 2008. Desenvolvemos a seguir, por meio de tabelas e gráficos, um mapa da produção bibliográfica encontrada, apresentando o período de publicação; os programas de pós-graduação aos quais os(as) pesquisadores(as) pertenceram; as instituições e suas respectivas Unidades da Federação e Regiões do país; as linhas de pesquisa; as áreas de conhecimento declaradas pelos(as) autores(as); a dependência administrativa; o financiamento; as palavras-chave de maior incidência; e os(as) orientadores(as) e principais docentes presentes nas bancas examinadoras.

Gráfico 1. Evolução da produção, dividida em períodos de cinco anos

 

Tabela 1. Período da produção e natureza dos trabalhos – teses ou dissertações – divididos por período anual de acordo com a data da defesa.

    Ao dividir de acordo com a natureza, a Tabela 1 totaliza vinte e cinco teses de Doutorado e noventa dissertações de Mestrado. Analisando o Gráfico 1, – referente aos dados apresentados na referida Tabela – consideramos notório o significativo aumento da produção: dividindo em três períodos de cinco anos, encontramos treze, trinta e seis e sessenta e seis resultados, respectivamente. Comparando o terceiro período ao primeiro, a quantidade é quintuplicada. Tal situação pode ser explicada a partir de uma maior inserção de profissionais no meio acadêmico, por sua vez propiciada pela expansão de Programas de Pós-Graduação pelo país.

Gráfico 2. Divisão percentual da produção entre os Programas de Pós-Graduação

 

Tabela 2. Programas em que os trabalhos estão inseridos

    A Tabela 2 e o Gráfico 2 demonstram uma grande concentração da temática analisada dentre os Programas de Pós-Graduação em Educação (67,82%), sem considerar os Programas de Educação: História, Política e Sociedade; Educação nas Ciências; Educação e Contemporaneidade; e Educação, Administração e Comunicação, o que elevaria o percentual para quase três quartos do total (73,91%). Em seguida, dezenove teses e dissertações construídas em Programas de Pós-Graduação em Educação Física, equivalentes a 16,52% do total. Tais dados nos remeteriam a discussões amplas sobre a constituição e pertencimento da Educação Física, o que não se configura dentre nossos objetivos atuais. Importa-nos constatar que os trabalhos de pesquisa histórica majoritariamente se situam imersos no campo educacional.

Gráfico 3. Concentração da produção dentre as regiões do país

 

Região / Estado / Universidade / Programa

Quantidade

SUL

32

RS

13

UFRGS – Educação

5

UFSM - Ciência do Movimento Humano

1

PUC-RS – Educação

1

Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - Educação nas Ciências

2

Universidade Regional de Blumenau - Educação

3

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Educação

1

SC

7

UFSC – Educação

4

UFSC - Educação Física

3

PR

12

UEM – Educação

5

UFPR – Educação

3

UFPR – História

1

UFPR - Educação Física

1

PUC-PR – Educação

2

SUDESTE

59

SP

37

UniCamp - Educação Física

5

UniCamp - Educação

11

USP - Educação Física

1

USP – Educação

2

Universidade Metodista de São Paulo - Educação

2

Universidade Metodista de Piracicaba - Educação

3

PUC-SP – Educação

1

Universidade Cidade de São Paulo - Educação

1

PUC-SP - Educação: História, Política, Sociedade

3

UNESP - Rio Claro - Ciências da Motricidade

3

Universidade São Francisco – Educação

2

Universidade do Oeste Paulista - Educação

1

Universidade de Sorocaba - Educação

1

Universidade São Marcos - Educação, Administração e Comunicação

1

RJ

14

UGF - Educação Física

9

UERJ – Educação

1

UFRJ - História Social

1

UFF – Educação

2

Universidade Severino Sombra – História

1

MG

6

UFU – Educação

1

UFMG – Educação

2

UFJF – Educação

1

UFOP - Estética e Filosofia da Arte

1

UFU - Ciências da Saúde

1

ES

2

UFES – Educação

2

 

CENTRO-OESTE

8

GO

5

UFG – Educação

4

Universidade Católica de Brasília - Educação

1

MS

3

UFMS - Educação

1

Universidade Católica Dom Bosco - Educação

1

UFMS - História

1

 

NORDESTE

16

SE

4

UFS - Educação

4

BA

4

UFBA - Educação

2

UFBA - Artes Cênicas

1

Universidade do Estado da Bahia - Educação e Contemporaneidade

1

PB

2

UFPB - Educação

2

RN

4

UFRN - Educação

4

CE

2

UFC - Educação

2

Tabela 3. Divisão da produção por Regiões, Estados, Instituições e Programas

    A Tabela 3 apresenta a quantidade produzida em cada um dos programas das referidas instituições, divididas pelas regiões do país. Com auxílio do Gráfico 3, percebemos que mais da metade está concentrada na Região Sudeste. Apenas em São Paulo, há um terço (37) do total encontrado, o que equivale a 231% mais que o total do Nordeste (16) e 462% mais que o total do Centro-Oeste (8). Identifica-se a ausência de produção na Região Norte.

    Excetuando-se a liderança de São Paulo, dentre os estados com maior produção estão o Rio de Janeiro (quatorze em cinco diferentes programas, sendo nove apenas na UGF); o Rio Grande do Sul (treze em seis programas); e o Paraná (doze em cinco programas). Apenas a UniCamp, em São Paulo, possui mais trabalhos que o segundo estado citado (16 x 14).

    No que se refere às instituições, destacam-se a UFRN (Educação), a UFS (Educação), a UFG (Educação) e a PUC-SP (Educação [1], Educação: História, Política e Sociedade [3]), com quatro trabalhos cada; a UFRGS (Educação), a UFPR (Educação [3], História [1], Educação Física [1]) e a UEM (Educação), com cinco trabalhos cada; a UFSC (Educação [4], Educação Física [3]), com sete trabalhos; a UGF (Educação Física), com nove trabalhos; e a UniCamp (Educação [11], Educação Física [5]), com dezesseis trabalhos.

Linha(s) de Pesquisa

Quantidade

Educação

Avaliação Educacional

1

Conhecimento e Aprendizagem Escolar

1

Conhecimento, Autonomia e Participação

1

Conhecimento, processos e métodos

1

Contexto Escolar e Trabalho Docente

1

Cultura e Processos Educacionais

1

Cultura e processos educacionais

1

Cultura, Currículo e Sociedade

5

Currículo e (in)formação

1

Currículo, Conhecimento e Cultura

1

Desenvolvimento da Pessoa, Saúde e Educação

1

Dinâmica Curricular e Ensino-aprendizagem

1

Diversidade Cultural e Educação Indígena

1

Educação Básica

1

Educação e Ensino

1

Educação e Processos de Exclusão Social

1

Educação, Currículo e Ensino

1

Ensino e Formação de Educadores

3

Ensino e Formação do Professor

1

Estratégias de pensamento e produção do conhecimento

3

Filosofia e Educação

1

Filosofia e História da Educação no Brasil, séculos XIX e XX

1

Formação de Educadores: saberes e competências

1

Formação do Professor, Currículo e Ensino Superior

2

Formação e Profissionalização Docente

2

Gestão Políticas Públicas e Avaliação Educacional

1

História da Educação Brasileira

2

História e Educação

1

História e Filosofia da Educação

1

História e Historiografia da Educação

3

História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares

1

História e Políticas da Educação

1

História, Historiografia e Educação

4

História, Historiografia e Idéias Educacionais

1

História, Sociedade e Educação

2

História, Sociedade e Educação no Brasil

1

História, Sociedade e Pensamento Educacional

1

Não mencionada

4

O mundo do trabalho e a formação humana

1

Políticas e Administração da Educação

1

Políticas e Gestão da Educação

1

Políticas e Gestão Educacionais

2

Políticas Nacionais e Educação e suas repercussões nas políticas e práticas locais

1

Políticas Públicas de Educação

1

Políticas Públicas e Práticas Educativas

1

Práticas Pedagógicas e Currículo

1

Processos cognitivos e Linguagens Pedagógicas

1

Processos de desenvolvimento da Educação

1

Saberes, Cultura e Práticas Escolares

1

Sociedade, Cultura e Educação

6

Teorias, Doutrinas e Educação na História

1

Trabalho e Educação

1

Educação Física

As Inter-Relações do Lazer na Sociedade

1

Comportamento Motor

1

Currículos e Programas em Educação Física

1

Educação Física Escolar

1

Esporte e Lazer em Culturas Contemporâneas

1

Estudos histórico-culturais do movimento humano e a sua manifestação

1

Não mencionada

1

Pedagogia do Movimento

2

Pensamento Pedagógico da Educação Física Brasileira

1

Produção histórica na Ed. Física, Esporte e Lazer

6

Representações sociais da Ed. Física, Esporte e Lazer

2

Teorias sobre o corpo e o Movimento Humano na Sociedade

1

Artes Cênicas

Poéticas e processos da encenação

1

História Social

Sociedade e Cultura

1

História

Espaço e Sociabilidades

1

História, Poder e Instituições

1

História, Cultura e Política

1

Educação, Administração e Comunicação

Políticas Públicas e Administração no Brasil

1

Estética e Filosofia da Arte

Interfaces da estética

1

Ciências da Saúde

Diagnóstico, Tratamento e Prognóstico das Doenças e Agravos à Saúde

1

Ciências da Motricidade

Educação Física Escolar

2

Formação Profissional e Campo de Trabalho

1

Ciência do Movimento Humano

Fundamentos Didático-Pedagógicos do Movimento Humano

1

Educação e Contemporaneidade

Processos civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural

1

Educação nas Ciências

Educação e Conhecimento em áreas específicas do saber

1

Teoria e Prática Pedagógica nas Diferentes Áreas de Saber

1

Educação: História, Política e Sociedade

Intelectuais, Impressos e Instituições Educacionais

1

Escola e Cultura: História e Historiografia da Educação

2

Tabela 4. Linhas de Pesquisa em que os trabalhos se situam

    A dispersão e a heterogeneidade de Linhas de Pesquisa são as marcas da Tabela 4. Tais características podem ser devidas às diferentes denominações utilizadas pelos Programas (p. ex., encontramos História e Historiografia da Educação na UFPR e na UFU; Escola e Cultura: História e Historiografia da Educação na PUC-SP; História e Historiografia da Educação na UEM; e História, Historiografia e Idéias Educacionais na Universidade São Francisco) bem como à diversidade de linhas nas quais objetos que estabelecem diálogo, vínculos ou afinidades com a história e historiografia da Educação Física têm sido produzidos (p. ex., linhas relacionadas à avaliação, à formação de professores, às políticas públicas, ao currículo, à própria História ou Historiografia etc. são mencionadas acima). Em termos de quantidade, podemos destacar:

  • Cultura, Currículo e Sociedade – UFRGS (Educação): cinco trabalhos;

  • História, Historiografia e Educação – UEM (Educação): quatro trabalhos;

  • Sociedade, Cultura e Educação – UniCamp (Educação): quatro trabalhos; UFMG (Educação): dois trabalhos; e

  • Produção histórica na Educação Física, Esporte e Lazer – UGF (Educação Física): seis trabalhos.

Área(s) do Conhecimento

Quantidade

Artes

1

Cardiologia; Endocrinologia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Interdisciplinar

1

Ciências da Saúde

1

Ciências Humanas / Educação

2

Ciências Humanas / Educação Física

1

Ciências Humanas; Educação; Fundamentos da Educação

1

Currículo

1

Educação

45

Educação / Educação de adultos

1

Educação / Educação Física

3

Educação / Ensino / Política Educacional

1

Educação / Filosofia da Educação / Fundamentos da Educação

1

Educação / Fundamentos da Educação / História da Educação

2

Educação / Tópicos Específicos de Educação

1

Educação Física

19

Educação Física / História

1

Educação Física / Política Educacional

1

Educação Física; Filosofia da Educação; História da Educação

1

Educação Física; Fundamentos da Educação; Métodos e Técnicas de Ensino

1

Educação Física; Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

1

Educação; Educação Física; História da Educação

3

Ensino profissionalizante

1

Ensino-aprendizagem

2

Ensino-aprendizagem / Educação

1

Filosofia

1

Filosofia da Educação

1

Filosofia da Educação / Métodos e técnicas de ensino / Planejamento Educacional

1

Fundamentos da Educação

1

História

1

História do Brasil Colônia

1

História do Brasil República

1

Interdisciplinar

1

Não mencionada

14

Tabela 5. Área do conhecimento autodeclarada

    Na Tabela 5, também podemos identificar a multiplicidade de áreas de conhecimento nas quais se inserem os trabalhos produzidos, destacando-se a Educação (45) e a Educação Física (19). Quatorze autores não mencionaram a área sob a qual se situam suas pesquisas.

Gráfico 4. Dependência Administrativa das Instituições de Ensino Superior

 

Gráfico 5. Concessão de financiamento para as pesquisas

    A partir do Gráfico 4, identificamos que 71% das pesquisas foram realizadas em instituições públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Apesar da maior quantidade de instituições e matrículas privadas de Graduação no país, é na rede pública que se situa o maior percentual da produção científica do tema. Todavia, ao nos depararmos com o Gráfico 5, percebemos que a minoria dos trabalhos (52) contou com algum tipo de financiamento por parte das instituições ou órgãos de fomento.

Palavras-chave

Quantidade

Corpo

22

Educação

23

Educação do Corpo + Educação corporal

10

Educação Física

46

Educação Física Escolar

4

Esporte(s)

4

Formação profissional + Formação de professores

8

Gênero + estudo/relação de gênero na Educação

4

História

10

História da Educação

6

História da Educação Física

8

Tabela 6. Palavras-chave mais incidentes.

    Na Tabela 6, já apresentamos um corte, optando por listar e apresentar apenas as palavras-chave de maior incidência. Em 40% dos trabalhos, aparece a expressão Educação Física; em aproximadamente 20% aparecem as expressões Educação e Corpo.

Orientadores

Orientações

Bancas

Ademir Geraba

2

2

Adir Casaro Nascimento

1

 1

Adolfo Ramos Lamar

2

3

Adriana Lia Frizman de Laplane

1

1

Alexandre Fernandez Vaz

3

2

Alípio Marcio Dias Casali

1

1

Ana Márcia Silva

1

1

Ana Maria Fonseca de Almeida

1

 1

André Luiz Felix Rodacki; Ricardo Weigert Coelho

1

 1

Anita Cristina Azevedo Resende

1

 1

Antonio Carlos do Nascimento Osório

1

 1

Antonio Jorge Gonçalves Soares

1

1

Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior

1

 1

Carmen Lúcia Soares

4

9

Claudia Maria Guedes

1

1

Claudio Alves de Vasconcelos

1

1

Dagmar Aparecida; Cynthia França Hunger; Samuel de Souza Neto

1

 1

Dagmar Elisabeth E. Meyer

2

1

Danilo Di Manno de Almeida

1

1

Delcele Mascarenhas Queiroz

1

 1

Deoclécio Scherer

1

1

Dilma Maria Andrade de Oliveira

1

 1

Dulce Barros de Almeida

1

 1

Edil Vasconcellos Paiva

1

1

Edivaldo Machado Boaventura

1

 1

Edvaldo Souza Couto

1

 1

Elaine Prodócimo

1

 1

Elisa Angotti Kossovitch

1

2

Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

1

 1

Elmiro Santos Resende

1

 1

Etelvina Maria de Castro Trindade

1

1

Eustáquia Salvadora de Sousa

2

5

Geraldo Inácio Filho

1

1

Guacira Lopes Louro

2

2

Hugo Rodolfo Lovisolo

1

 1

Irene Conceição Andrade Rangel

1

1

Ivone Garcia Barbosa

1

 1

João Eudes Rodrigues Pinheiro

2

2

João Gualberto de Carvalho Meneses

1

 1

João Luiz Gasparin

1

1

Jorge Carvalho do Nascimento

1

1

José Arimatea Barros Bezerra

1

 1

José Gerardo Vasconcelos

1

 1

José Pedro Boufleuer

1

1

José Pereira de Melo

2

2

Juan José Mouriño Mosquera

1

1

Katia Maria Abud

1

1

Kazumi Munakata

1

2

Lauro Carlos Wittmann

1

 1

Lincoln de Abreu Penna

1

1

Lindamir Cardoso Vieira Oliveira

1

1

Lucia Helena Tiosso Moretti

1

1

Lucia Merces de Avelar

1

 1

Ludmila Mourão

1

3

Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória

1

 1

Luiz Hermenegildo Fabiano

1

 1

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

2

2

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

1

1

Maria Cristina Gomes Machado

1

 1

Maria Deusa de Medeiros

1

1

Maria José Pereira Monteiro de Almeida

1

1

Maria Lúcia Machado Aranha

2

2

Maria Rita de Almeida Toledo

2

3

Maria Salonilde Ferreira

1

 1

Marieta de Moraes Ferreira

1

 1

Mário Luiz Neves de Azevedo

1

 1

Marta Maria Chagas de Carvalho

1

2

Milton José de Almeida

2

3

Olímpio José Pimenta Neto

1

 1

Osmar Fávero

1

1

Paulo Evaldo Fensterseifer

1

 1

Paulo Sergio Tumolo

1

 1

Reinaldo Matias Fleuri

1

 1

Robert Kenyon Walker

1

1

Ronaldo Rosas Reis

1

 1

Rosa Lydia Teixeira Corrêa

1

 1

Rosa Maria Bueno Fischer

1

1

Rute Vivian Angelo Baquero

1

1

Sebastião Josué Votre

1

2

Sergio Carvalho

1

1

Sérgio Coelho Borges Farias

1

1

Silvana Venâncio

1

2

Silvia Rosa da Silva Zanolla

1

1

Suraya Cristina Darido

1

1

Terezinha Oliveira

1

1

Terezinha Petrúcia da Nóbrega

1

1

Vania Regina Boschetti

1

 1

Viktor Shigunov

1

2

Vitor Marinho de Oliveira

5

4

Vivian Batista da Silva

1

 1

Wagner Wey Moreira

3

5

Wilson Honorato Aragão

1

 1

Presentes nas Bancas

Quantidade

Alfredo Gomes de Farias Junior

2

Angela Maria de Castro Gomes

2

Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

2

Denise Bernuzzi de Sant'Anna

3

Ednéia Regina Rossi

2

Elias Boaventura

2

Ernesto Jacob Keim

2

Heloísa Helena Pimenta Rocha

2

Jocimar Daolio

2

José Francisco Silva Dias

2

José Gonçalves Gondra

2

José Silvério Baía Horta

2

Lamartine Pereira DaCosta

2

Luzia Margareth Rago

3

Nelson Carvalho Marcellino

2

Pedro José Winterstein

2

Regina Helena Silva Simões

2

Silvana Vilodre Goellner

5

Tarcísio Mauro Vago

5

Valter Bracht

3

Victor Andrade de Melo

5

Tabela 7. Doutores orientadores ou examinadores de bancas.

    Na Tabela 7, destacamos primeiramente os professores Vitor Marinho de Oliveira, com cinco orientações; Carmen Lúcia Soares, com quatro; e Wagner Wey Moreira e Alexandre Fernandes Vaz, com três cada. Em relação à Banca Examinadora, presentes em cinco bancas de exame estão os professores Tarcísio Mauro Vago, Silvana Vilodre Goellner, Victor Andrade de Melo e Carmen Lúcia Soares (além das suas quatro orientações).

Considerações finais

    Por meio da apresentação do mapa da produção bibliográfica, no transcorrer do trabalho pudemos brevemente delinear algumas reflexões e avaliações. Consideramos pertinente destacar duas importantes questões, dignas de comentários: a primeira se refere ao significativo aumento da quantidade de trabalhos ao longo dos anos e a consolidação de novos pesquisadores. Diante dessa realidade, pode ser possível, que nos próximos anos nos debrucemos, com olhares históricos e historiográficos, de maneira mais organizada e propiciemos um enriquecimento da disciplina História da Educação Física tanto na Graduação quanto em especializações e em Programas de Pós-Graduação. A articulação entre pesquisadores de diferentes localidades também pode ser potencializada por meio de fóruns, encontros, congressos e periódicos. Essa articulação pode possibilitar o crescimento do diálogo entre grupos de pesquisa das diversas instituições, prática esta que viria como um possível instrumento para modificar a realidade da segunda questão que queremos comentar: a alta concentração da pesquisa no eixo Sul-Sudeste. Expandir as pesquisas acerca da história e da historiografia da Educação do Corpo e do Ensino de Educação Física para as diversas localidades da imensidão do território brasileiro é um desafio importante para a área, que esbarra, tal como as demais, na atual orientação produtivista, de célere certificação, nos impondo limites. É importante que nos organizemos para modificar esse quadro, defendendo a distribuição de recursos públicos entre as Universidades e maior financiamento público para o crescimento das pesquisas e a socialização do conhecimento produzido.

Notas

  1. A busca foi realizada no dia 30 de agosto de 2009, através do seguinte endereço: http://servicos.capes.gov.br/capesdw/. A lista de títulos e respectivos autores das teses e dissertações encontra-se disponível no trabalho “História e Historiografia da Educação do Corpo e do Ensino de Educação Física”.

  2. O Banco de Teses da CAPES é composto pelas teses e dissertações produzidas a partir de 1987. Porém, a primeira defesa encontrada pelas expressões por nós utilizadas se remete ao ano de 1994. Até a data de nossa busca, não foram encontradas defesas realizadas no ano de 2009.

  3. Registradas apenas aquelas que apareceram em 5% das 115 pesquisas, que seriam citadas 4,34 vezes. Aproximamos para quatro citações. As expressões Educação do Corpo / Educação Corporal; e Formação profissional / Formação de professores foram entendidas como sinônimas.

  4. Foram listados todos os orientadores. Mesmo que não estivessem citados no item Banca Examinadora, para nossa tabela contabilizamos em todas as bancas a presença do orientador. Já em relação aos examinadores, listamos apenas os que estiveram presentes em pelo menos duas bancas. Para essa contabilidade, pautamo-nos por todos os nomes indicados no item Banca Examinadora, bem diversificado entre os programas, que continham entre apenas um examinador até sete – que possivelmente incluiu os nomes dos suplentes.

Referências

  • Banco de Teses da CAPES. Disponível em http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/ Acesso em 30 ago. 2009.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 156 | Buenos Aires, Mayo de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados