efdeportes.com

Futsal: apontamentos acerca do ensino esportivo a 

partir da análise midiática da Copa do Mundo de 2008

Futsal: apuntes sobre la enseñanza del deporte a partir del análisis de los medios de comunicación en la Copa del Mundo de 2008

 

*Aluno de especialização em Atividade Física,

Desempenho Motor e Saúde da UFSM

**Professor adjunto do Centro

de Educação Física e Desportos da UFSM

****Especialistas em Atividade Física,

Desempenho Motor e Saúde pela UFSM

LACEM/CEFD/UFSM

(Brasil)

Braulio da Silva Machado*

brauliomachado_fut@hotmail.com

Antonio Guilherme Schmitz Filho**

schmitzg@hotmail.com

Darlei Comin dos Santos***

darleicomin@hotmail.com

Giuliano Rossi Gasparetto***

giugasparetto@hotmail.com

Mateus Cardoso Kaufmann***

mateus_ck@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo apresenta uma investigação a respeito da abordagem feita pela mídia esportiva na transmissão da Copa do Mundo de 2008, em relação à apresentação dos conteúdos ligados ao ensino do Futsal. Para tanto, foi realizada uma verificação e análise das estratégias empregadas pelos mídias na vinculação dos conceitos esportivos, passíveis de utilização em uma proposta de aplicação didática para o ensino do Futsal em diferentes níveis de ensino, onde se observou a superficialidade e parcialização no trato dos conteúdos ligados a compreensão do jogo durante as transmissões.

          Unitermos: Futsal. Mídia. Copa do Mundo. Ensino.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 156 - Mayo de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    O espaço reservado ao jornalismo esportivo nos meios de comunicação atingiu proporções que o remeteram a destaque e a fonte de “badalação” para as mais variadas formas de fazer jornalismo. A especialidade – jornalismo esportivo – não pode mais ser considerada como mero complemento ou parte de menor importância de um determinado sistema, pelo contrário, os mídias de uma maneira geral procuram agregar cada vez mais grupos especializados e renomados para o gerenciamento das diversas tarefas. Neste sentido, muitas maneiras de vincular os cenários esportivos na mídia proliferaram com uma velocidade sem tamanho. Nesse movimento ‘frenético’, os meios de comunicação ao apoiarem-se na rapidez em apresentar novas ‘formatações’ para o esporte e superar a concorrência através da audiência, acabam exagerando em alguns procedimentos jornalísticos atingindo questões importantes relacionadas ao esporte ou ao contexto esportivo.

    Com a exposição acentuada que as crianças de uma maneira geral vêm sofrendo, principalmente frente a televisores, cabe refletir sobre as condições que o esporte passa a ter em relação à atuação dos mídias. Professores e alunos encontram-se frente a uma nova forma de vivenciar o esporte. Para alguns o esporte é visto como negócio e deve sustentar este novo patamar. Para outros o esporte é apenas a ‘magia’ de uma modalidade (o Futsal). Para poucos o esporte é tratado com um pouco mais de zelo. Neste movimento, caminha o esporte, para um destino traçado pelo consumo próprio dos mídias que o revitalizam diariamente. Além do mais a ‘fragmentação’ da informação característica da linguagem televisiva reduz ainda mais a compreensão do conceito de esporte que se pretende discutir em diferentes níveis de ensino.

2.     Justificativa

    Os eventos esportivos constituem uma grade de acontecimentos no qual a idiossincrasia jornalística surge com nitidez. Por um lado, o jornalismo reúne condições de ser percebido como um sistema único e autônomo, por outro se vincula como subsistema das mídias. Esse comportamento misto, no entanto, não tira do jornalismo sua condição de formar o núcleo nobre do sistema midiático. Com grande força social, principalmente, pela sua ação reguladora na construção dos acontecimentos e na sua transformação em notícias e também pelo poder de agendamento que institui.

    O Futsal midiatizado durante a realização da Copa do Mundo de 2008 no Brasil, nas cidades de Brasília e do Rio de Janeiro, refletiu à sociedade uma gama de valores e atributos. A interpretação do jogo, bem como a sustentação midiática do seu entendimento, na maioria dos casos orientou-se naquilo que foi apontado como ideal. O problema que acaba se transferindo para o ensino esportivo encontra-se justamente na tentativa jornalística de unificar ou apontar o ideal. No exemplo do Futsal, as apreciações, tanto as críticas como as análises midiáticas transcendem o papel jornalístico na medida em que inferem sob conteúdos esportivos: ataque, defesa, técnica, tática, treinamento, processos de ensino-aprendizagem, entre outros.

    Uma das causas de deformação do conhecimento centra-se exatamente na fragmentação e na descontinuidade produzidas aleatoriamente e constantemente nas diferentes sociedades, através da polissemia das palavras, dos acontecimentos e dos fatos criados. Com o sentido dado ao esporte midiatizado, principalmente em grandes eventos esportivos, não é diferente. Em virtude dos inúmeros acordos discursivos e das infindáveis tematizações em relevo, a ideologia esportiva sofre uma série de modelações que na maioria dos casos se distancia dos interesses sociais e de uma justificativa plausível à sua utilização educacional.

    Atualmente existe a estruturação adequada no CEFD/UFSM para o desenvolvimento de ações conjuntas que auxiliem na análise e no desenvolvimento de diferentes aplicações das questões que envolvem a vinculação do esporte no contexto midiático. Tal estrutura origina-se no Laboratório de Análises dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM) e vai até o cadastramento junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq (registrado na Base Lattes), intitulado: Análise dos Cenários Esportivos na Mídia.

    O laboratório, assim como o grupo, visa estabelecer um corpo de conhecimento à análise e discussão dos cenários desenvolvidos e apresentados midiaticamente, e possui quatro linhas articuladas no seu interior, são elas:

    Para tanto, a organização e a apresentação do texto se justifica pela complexidade oriunda das análises, como também pela diversidade de elementos influenciadores de uma mesma temática, no caso aqui a Copa do Mundo de Futsal de 2008.

3.     Objetivos

4.     Caracterização do problema

    É de fundamental importância salientar que as argumentações utilizadas para a elaboração deste trabalho, em sua maioria, foram extraídas da dissertação de mestrado em Comunicação e Cultura ECO/UFRJ (Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: Uma tentativa de análise crítica das críticas). Durante a revisão dos apontamentos e a partir do levantamento dos aspectos que fundamentaram as críticas analisadas no estudo, é possível destacar o seguinte:

    O estudo aponta para uma superficialidade na apresentação das críticas, bem como caracteriza uma absolutização para o entendimento de tática desportiva, o que possibilita a indicação de alteração dos fatos apresentados. Houve também a indicação de um único caminho para a solução de problemas de ordem tática – a unanimidade – o que na prática não é possível. A maioria das críticas se desenvolveram e foram apresentadas de forma abrangente, polarizada e generalizada, não encontrando subsídios na teoria de tática. Nos casos mencionados no estudo, o fazer jornalístico, deixou-se envolver sensivelmente pelos fatos, e pareceu desconhecer a teoria de tática, bem como elementos preponderantes do seu histórico.

    Os levantamentos acima descritos são suficientes para caracterizar e determinar uma análise que permita um avanço no sentido de se verificar possíveis estratégias de intervenção à influência das mídias na prática do ensino esportivo.

    Além do mais, o Futsal passou a integrar o universo de ensino de várias escolas. Questões sobre metodologia de ensino, ou ensino-aprendizagem, estão presentes neste cotidiano. A busca de uma efetividade para os métodos de ensino, mesmo não sendo o ponto principal de enfoque tornou-se alvo de críticas e não pode ser ignorada ou colocada à margem.

    Vários artigos e livros técnicos apresentam sugestões, “seqüências pedagógicas corretas”, que apontam ou prometem um sucesso para a aprendizagem e passam a garantir se cumpridas, um brilhante futuro esportivo. Tais obras trazem inerentes, de uma forma consciente ou inconsciente, posições pedagógicas. A questão maior é a que tipo de concepção elas estão associadas. E que compreensão do processo ensino-aprendizagem elas contém.

    Os aspectos listados não podem se apresentar dissociados de uma proposta que visa o ensino dos esportes. Neste sentido, uma tentativa de integração destes fatores seria possível de ser abordada em uma ação conjunta (união de vários Pré-Projetos). Desta forma, cabe relacionar o processo de ensino-aprendizagem com estratégias de intervenção à influência das mídias.

    Para tanto couberam as seguintes premissas de investigação:

5.     Metodologia

    Como o desenvolvimento de uma metodologia carece de um refino dos aspectos necessários ao seu incremento, no item relativo à mesma, apresentou-se a seguinte sugestão como ponto inicial para a abordagem integrada dos problemas e das metodologias:

6.     Considerações

    A compreensão do jogo desvinculada de uma fragmentação jornalística que na maioria dos casos produz um sentido único é um fator importante de orientação para as metodologias de ensino-aprendizagem. Para tanto, deve-se partir do pressuposto que se faz necessário fornecer ao aluno as condições para que ele possa entender as ocorrências relacionadas ao esporte da forma mais abrangente possível. Tal fato colaboraria na formação de condições para a constituição de uma auto-referência nas questões que envolvem o seu interesse e o seu envolvimento maior ou menor com o esporte.

    Neste caso, criar condições para que isso venha a acontecer não é tarefa simples. Hoje, o avanço tecnológico e a ‘formatação’ no trato com a informação torna difícil uma compreensão mais apurada do processo.

    Cabe, portanto, a iniciativa em se desenvolver ações em conjunto para desvincular o esporte da influência midiática exercida via entretenimento. Uma estratégia que dê conta de assinalar e indicar as diferentes formas de produção do jornalismo esportivo colaboraria para um entendimento mais aguçado deste processo por parte dos envolvidos. O que determinaria uma nova maneira de ver o esporte que é tratado midiaticamente/cenários, auxiliando os professores no desenvolvimento de novas práticas educacionais. Um passo importante para o desenvolvimento de uma ‘cultura esportiva’.

    No trabalho desenvolvido na pesquisa, verificou-se a necessidade de se estabelecer ou fornecer atributos que facilitem o entendimento e o desenvolvimento de conteúdos acerca do jogo de Futsal como um todo. Ao contrário do que se constitui nas transmissões dos mídias, onde alguns destes aspectos apresentam-se de forma parcializada, reduzindo a compreensão e aumentando, ao invés de reduzir a distância entre determinados conceitos de jogo.

    A partir destas dificuldades que o sistema esportivo e midiático impõe aos processos de ensino-aprendizagem do Futsal, nasce a necessidade de investigação destes mesmos fenômenos que muitas vezes não são percebidos, nem considerados de acordo com sua real importância no universo infantil.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 156 | Buenos Aires, Mayo de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados