Avaliação antropométrica de um praticante de Kráv Maga: estudo de caso Evaluacion antropométrica de un luchador de Krav Maga |
|||
*Centro Universitário São Camilo **Clínica Esportiva (Brasil) |
Carla Brunetti Frontini* Laisa Brunialti* Janete Neves** Luciana Rossi* |
|
|
Resumo Introdução: O Kráv Maga é a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial, sendo inclusive desconsiderado um esporte pelos seus praticantes. Objetivo: Avaliar a composição corporal de um praticante do sexo masculino de Kráv Maga a fim de traçar seu perfil antropométrico para futuras intervenções nutricionais. Material e Métodos: Para avaliação antropométrica foram aferidos o peso, estatura, dobras cutâneas e perímetros. Foi calculado o percentual de gordura (%G). Resultados e Discussão: Empregou-s metodologia duplamente indireta, devido ao baixo custo e fácil e rápida aplicação. Foram comparadas as medidas antropométricas do praticante de Kráv Maga com outros estudos realizados com atletas de artes marciais. Observaram-se discrepâncias, principalmente referentes ao peso e o %G provavelmente pela comparação com atletas de alto nível. Conclusão: Enfatiza-se a necessidade de estudos científicos que demonstrem avaliação antropométrica de atletas de diferentes esportes, gêneros e categorias competitivas para conhecer melhor o impactos desta variáveis no rendimento e saúde. Unitermos: Antropometria. Kráv Maga. Nutrição. Artes marciais.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 156 - Mayo de 2011. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
1. Introdução
O Kráv Maga é a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial, sendo inclusive desconsiderado um esporte pelos seus praticantes. Em meados de 1940 nasceu esta arte em Israel, através do militar Imi Lichtenfeld, e hoje é adaptada para a realidade de violência, sendo sua técnica implantada para legítima defesa em situações de perigo real, por esse motivo não há regras nem competições. Esta arte é praticada através de movimentos simples, rápidos e objetivos podendo ser praticada por qualquer pessoa, pois independe de condicionamento físico, idade ou sexo. Essa arte exige muita habilidade, determinação e treino diário, sendo o gasto energético muito alto exigindo um grande aporte nutricional (KRÁV MAGA, 2010).
Atletas de alto nível necessitam manter a massa corporal constantemente reduzida por exigência de suas modalidades, como no caso de dançarinos, patinadores e ginastas. Outros como atletas de luta, para competir em categorias mais leves contra adversários menores e mais fracos, reduzem seu peso corporal dias antes das competições e o recuperam subseqüentemente (ARTIOLI, et al 2007; BARROSO et al, 2008).
O principal problema da avaliação nutricional conduzida em praticantes de artes marciais, e especificamente o Kráv Maga, é a falta de estudos específicos e escassez de informações para avaliar seu desenvolvimento físico, atlético e rendimento (ROSSI, TIRAPEGUI, 2007).
A estrutura física do corpo humano é formada principalmente por massa óssea, massa muscular e massa gorda. A massa gorda, chamada de gordura corporal, é o componente mais modificável do corpo humano, e está associada à saúde e ao rendimento do indivíduo em atividades esportivas (NETO e GLANER, 2007). O estudo da composição corporal visa fracionar e quantificar os principais tecidos que compõem a massa ou peso corporal (ROSSI et al, 2009b). Entre as técnicas mais utilizadas na determinação dos componentes da composição corporal destacam-se as dobras cutâneas e a utilização de índices relacionando a massa corporal à estatura, cada uma com suas vantagens e limitações.
Existem vários métodos em que conseguimos mensurar a quantidade de gordura corporal, massa óssea e massa muscular. São classificados em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos (MURA et al, 2007). Dentre eles, o mais usado é o antropométrico, pois é um método que requer equipamentos de baixo custo, transportáveis, possibilita a mensuração de um grande número de sujeitos em pouco tempo e, principalmente, por correlacionar-se significativamente com a pesagem hidrostática. (ROSSI et al, 2009b).
O objetivo do presente trabalho é avaliar a composição corporal de um praticante de Kráv Maga com finalidade de traçar seu perfil antropométrico para futuras intervenções nutricionais
2. Material e métodos
2.1. Delineamento do estudo
Trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados primários, realizado no período de agosto e setembro de 2009. Foi avaliado um praticante do sexo masculino com 24 anos de idade, praticante há 8 anos de Krav Magá, proveniente de uma clinica particular do Estado de São Paulo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) do Centro Universitário São Camilo sob número 047/05. O participante assinou um termo de consentimento livre e esclarecido antes da coleta de dados.]
Para a avaliação antropométrica foram coletadas as variáveis: peso, estatura, dobras cutâneas (tríceps, bíceps, subescapular, abdômen, suprailíaca, peitoral, coxa, axilar média e panturrilha) e circunferências corporais (pescoço, escapular, tórax inspirado e expirado, braço (direito e esquerdo), antebraço (direito e esquerdo), panturrilha (direita e esquerda) punho, quadril, abdômen, coxa (direita e esquerda) e cintura.O peso foi aferido em balança digital com capacidade máxima de 150 kg e divisão de 100 g (Filizola®) e a estatura foi aferida no próprio aparelho, dividida em centímetros e subdividida em milímetros. O participante foi colocado no centro da plataforma, em posição ereta, descalços, usando apenas a bermuda como vestimenta (ROSSI et al, 2009b)
A mensuração das dobras foi realizada no hemicorpo direito, utilizando um plicometro de marca Sanny Científico (precisão de 1 mm), pinçando apenas o tecido adiposo. Cada dobra foi mensurada em triplicata. A aferição das dobras foi realizada conforme Petroski (1999). A partir dos valores das dobras cutâneas, foi calculada a densidade de gordura corporal de acordo com a equação de 7 dobras de Jackson e Pollock (1978). Para converter o percentual gordura foi utilizado a fomrula de conversão proposta por Brozek (1953) e a classificação de % de gortdura foi feita de acordo com Wilmore e Costill (2004).
O atleta também foi questionado quanto dados pessoais, hábitos alimentares, rotina diária e doenças na família.
3. Resultados
Os dados antropométricos do participante de Kráv Maga estão na tabela 1.
Tabela 1. Variáveis antropométricas do praticante de Kráv Maga. São Paulo, 2010.
Devido a escassez de estudos abordando a antropometria (perímetros e dobras cutâneas) de atletas e praticantes de atividades físicas, foi levado em consideração para comparação e análise, os dados de modalidades de lutas marciais similares encontrados na literatura (Tabela 2).
Tabela 2. Distribuição das médias das variáveis antropométricas do desportista e de atletas de lutas marciais. São Paulo, 2010
Analisando-se a tabela 2 observa-se que os dados encontrados são discrepantes quando comparados ao atleta em estudo, destacando-se principalmente o peso corporal e a porcentagem de gordura corporal.
4. Discussão
A determinação dos componentes da composição corporal possui diversas aplicações em treinamento físico-desportivo. Como a identificação do risco de saúde associado com níveis altos ou baixos da gordura corporal total, com o acúmulo excessivo de gordura intra-abdominal, formulação de recomendações dietéticas, prescrição de exercício e avaliação da efetividade das mesmas (RODRIGUES et al., 2001).
A maioria dos estudos utiliza métodos duplamente indiretos, por serem de baixo custo, de fácil e rápida aplicação e realizada através de aparelhos transportáveis. A densidade corporal e/ou %G pode ser estimada pelo método antropométrico através do uso de equações. As variáveis antropométricas mais usadas no desenvolvimento de equações para estimar a densidade corporal ou %G são as dobras cutâneas, sozinhas ou em combinação com os perímetros e a idade. Os diâmetros ósseos e a estatura também aparecem em algumas equações No entanto, nem sempre uma equação que envolve um grande número de variáveis antropométricas é a melhor para uma determinada situação. (GLANER, 1999).
Quanto a publicações destes dados há uma menor preocupação com os referentes a dobras cutâneas e perímetros, e maior em relação ao percentual de gordura. No presente trabalho foram apresentados todos os dados antropométricos pela sua relação com processo de aumento de massa magra, melhor condição cardio-vascular e diminuição de risco de doenças crônicas degenerativas. Dessa maneira comparamos as medidas antropométricas do praticante de Kráv Maga com outros estudos de atletas de Karatê, Judô e Taekwondo. Segundo Rodrigues et al, 2001 os resultados obtidos em muitos trabalhos revelam-se, freqüentemente, discrepantes, o que foi confirmado em nosso estudo, decorrentes principalmente da diferença do nível de preparação física dos atletas de artes marciais de alto nível, empregados na comparação antropomética. Leva-se em consideração que o individuo em estudo procurou intervenção nutricional exatamente para obter uma melhora na forma física há claras indicações que a sua composição corporal com finalidade de rendimento e saúde pode ainda ser maximizada, embora não existam estudos específicos para o Kráv Maga.
5. Conclusão
Os autores enfatizaram a necessidade da realização de estudos científicos que demonstrem as características antropométricas de atletas, inseridos em diferentes esportes e que apresentem as discrepâncias físicas entre os gêneros e diferentes categorias competitivas. Além do registro dessas medidas para comparação física e de saúde.
Referências bibliográficas
BARROSO, L.H.; GIBO, P.H.; LOPES, B.M.; PAGY, D.A.T.; PEREZ, I.C. ROSSI, L. Adequação das estratégias dietéticas para redução de peso e prevenção de distúrbios alimentares em judocas. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v.12, Nº 118, p.1-6, 2008. http://www.efdeprtes.com/efd118/estrategias-dieteticas-para-reducao-de-peso-em-judocas.htm
G.G. ARTIOLI et al. Magnitude e métodos de perda rápida de peso em judocas de elite. Revista de Nutrição. v.20, p. 307-315, 2007.
GLADDEN, B.L. Muscle as a consumer of lactate. Medicine & Science in Sports & Exercise. v.32, p. 764, 2000.
GLANER, M. F. RODRIGUEZ-AÑEZ C. R. Validação de procedimentos antropométricos para estimar a densidade corporal e percentual de gordura em militares masculinos Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. v. 1, p. 24-29, 1999.
JACKSON, A. S.; POLLOCK, M. L. Generalized equations for predicting body density of Krav Maga: Histórico. Disponível em: http://www.kravmaga.com.br/v2/index.htm Acessado em 20/ago/10.
McARDLE, W.D. et al. Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003;
NETO, C.S.P; GLANER, M.F. Equação de Faulkner para predizer a gordura corporal: o fim do mito. Revista Brasileira de Cineantropometrica e Desempenho Humano. v.9, p. 207-213, 2007.
PANZA, V. P. et al. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energéticos. Revista de Nutrição. v.20, p. 681-692, 2007.
RODRIGUES, M. N.; SILVA, S. C.; MONTEIRO, W. D; FARINATTI, P T. V. Estimativa da gordura corporal através de equipamentos de bioimpedância, dobras cutâneas e pesagem hidrostática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v .7, p. 125-131, 2001.
ROSSI, L et al. Nutritional evaluation of taekwondo athletes. Brazilian Journal of Biomotricity. v. 3, p. 159-166, 2009a.
ROSSI, L.; CARUSO, L.; GALANTE, A.P. Avaliação nutricional: novas perspectivas. Roca: São Paulo, 2009b.
ROSSI, L.; RODRIGUES, S.; CAMARGO, S.; SANTOS, A. Kung Fu: avaliação nutricional de atletas. Revista Nutrição em Pauta. v.16, 53-56, 2008.
ROSSI, L.; TIRAPEGUI, J. Avaliação antropométrica de atletas de karatê. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v.15, p. 39-46, 2007.
SIRI, W. E. Techniques for measuring body composition. Washington: National Academy of Science, 1961.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista Digital · Año 16 · N° 156 | Buenos Aires,
Mayo de 2011 |