efdeportes.com

Exercício físico e dieta na redução do percentual de gordura corporal

El ejercicio físico y la dieta en la reducción del porcentaje de la grasa corporal

 

Graduação em Educação Física

pela Universidade Positivo (UP)

Mestrando em Educação Física

pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Paraná

Everton de Albuquerque Cavalcanti

profevertoncavalcanti@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          O estudo em questão procurou se nortear pelas necessidades da correta prescrição de exercícios físicos para indivíduos com objetivo de reduzir percentual de gordura. A dieta aliada ao exercício físico regular pode ser a combinação para se alcançar tal objetivo, porém, é necessário saber que tipo de exercício deve ser prescrito para tais objetivos e quais procedimentos metodológicos se devem tomar para que tais propostas possam ser alcançadas com sucesso. Notou-se que a dieta é o principal fator para reduzir a gordura corporal, porém, o exercício pode potencializar essa redução, mantendo os níveis de massa magra e a funcionalidade do indivíduo.

          Unitermos: Exercício. Dieta. Composição corporal.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 154, Marzo de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Emagrecer tem sido o objetivo da maioria dos indivíduos que ingressam nas academias. Porém, esses sujeitos acabam por realizar exercícios com uma dieta inadequada. Monteiro (1999) argumenta sobre a importância do exercício físico aliado a uma dieta balanceada. Onde, um programa de treinamento adequado associado a uma alimentação saudável, pode reduzir o percentual de gordura satisfatoriamente, sem causar prejuízo a saúde.

    O gasto calórico está relacionado ao volume e a intensidade. Sendo que, quanto maior a intensidade, menor é o tempo de duração da atividade, ou seja, o exercício de média e longa duração é favorável na redução do percentual de gordura (Sharkey, 2006). Para tanto, o objetivo do trabalho é analisar e discutir a relação entre dieta e exercício físico, assim como, a influência de ambos na redução do percentual de gordura corporal.

Exercício físico, dieta e redução do percentual de gordura corporal

    A dieta é a base para o bem estar. O exercício, repouso e os cuidados médicos não são suficientes para a manutenção de um corpo saudável. Sem uma alimentação adequada, dificilmente um indivíduo consiga energia suficiente para a prática de exercício físico (COOPER, 1982, p.46).

    Percebe-se que a dieta é de fundamental importância na manutenção e redução do peso corporal, porém, o exercício acaba por influenciar algumas reações que são favoráveis à redução do percentual de gordura. O exercício físico aumenta o gasto de energia e reduz a perda de massa magra, característica de indivíduos que recorrem somente a dieta como forma de reduzir o peso corporal. Além disso, a atividade física regular ajuda na manutenção da taxa metabólica de repouso (Monteiro, 1999).

    Para Cossenza e Contursi (1998) a única maneira de reduzir o percentual de gordura é diminuir o consumo energético diário e elevar o gasto calórico através dos exercícios físicos. Segundo Mackardle Katch Katch (2003) a ingestão de proteína deve ser entre 10 e 15% das calorias totais. Em relação aos carboidratos, uma pessoa sedentária com 70 kg consome em média de 40 a 50% do total de calorias ingeridas diariamente.

    Em relação ao exercício, este deve ser de predominância aeróbia, preferencialmente de longa duração para que seja potencializada a oxidação de gorduras. No desenvolvimento da resistência de longa duração II (de 30 a 90 minutos) ou ainda de um tempo de resistência acima de 90 minutos há um aumento crescente da oxidação de ácidos graxos livres (WEINECK, 1999).

    O chamado exercício aeróbio tem por característica, mobilizar consideráveis proporções de gordura, não só na atividade, mas causando reações fisiológicas que poderão contribuir no cotidiano, aumentando o déficit energético e tornando o indivíduo mais disposto (COSSENZA e CONTURSI, 1998).

    O trabalho de resistência aeróbia pode proporcionar a melhora do condicionamento físico, este por sua vez, pode alterar positivamente o limiar de lactato, fazendo com que o indivíduo alcance determinada carga de trabalho sem aumentar os níveis de ácido láctico, podendo proporcionar maior trabalho físico e conseqüentemente, maior metabolização de gordura corporal (Sharkey, 2006).

Conclusão

    Percebeu-se ao longo do estudo que a dieta é de fundamental importância para o indivíduo que pretende manter ou reduzir o percentual de gordura. O exercício é um complemento importante da dieta, pois é este que vai realizar a manutenção da massa magra que os indivíduos acabam por perder quando realizam dietas sem associa-las ao exercício físico. A atividade física regular também deverá auxiliar num maior gasto calórico total e nas atividades do cotidiano, podendo alterar também o gasto metabólico basal.

    O exercício físico de predominância aeróbia de média e longa duração é o mais apropriado na redução do percentual de gordura, pois a partir de 20 minutos, o mesmo potencializa a metabolização da gordura corporal. A freqüência de treino deve estar entre 3 e 5 vezes semanais, com a duração entre 20 e 60 minutos e a intensidade de acordo com o nível do aluno, não podendo ultrapassar o limiar anaeróbio, que acionado pode bloquear a utilização das moléculas de gordura e potencializar a metabolização dos carboidratos como fonte de energia, levando o indivíduo rapidamente a fadiga.

Referências

  • Cooper, K. H. O Programa Aeróbico Para o Bem Estar Total. Rio de Janeiro: Nordica, 1982.

  • Cossenza, C. E. Contursi, E. B. Manual do Personal Training. Sprint, 1998.

  • Mcardle, W. D. Katch, F. I. Katch, V. L. Fisiologia do Exercício. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

  • Monteiro, W. Personal Training – Manual Para Avaliação e Prescrição de Programa de Condicionamento Físico da ACSM. Manole, 1999.

  • Sharkey, B. J. Condicionamento Físico e Saúde. Porto Alegre: Artmed, 2006.

  • Weineck, J. Treinamento Ideal. São Paulo: Manole, 1999.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 154 | Buenos Aires, Marzo de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados