efdeportes.com

Análise comparativa da Escala de Lysholm no pré e pós 

tratamento de ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior

Análisis comparativo de la Escala de Lysholm antes y después del tratamiento de ligamentoplastia del cruzado anterior

 

*Bacharel em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia , UNAMA, PA

Especialista em Fisioterapia do Trabalho

pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, CBES/PA

**Professora da Universidade Federal do Pará, UFPA, PA

Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento

pela Universidade Federal do Pará, UFPA,PA

Diego Sá Guimarães da Silva*

diegofisio@ufpa.br

Profa. Ms. Cibele da Silva Câmara**

camaracibele@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          A prática esportiva, que se limitava a uma pequena parcela da população no passado, agora é estimulada e se tornou um verdadeiro costume e necessidade de grandes grupos de pessoas no mundo de hoje. Sendo que, essa exposição contínua pode levar a traumas e esforços que podem resultar em agressões ao organismo, aumentando a incidência de doenças no joelho. E os critérios diferentes para avaliar a função desta articulação e o quadro clínico das lesões tornam difícil mensurar e quantificar os tratamentos empregados e sua evolução difícil. O objetivo deste estudo consiste em avaliar através do "Lysholm Knee Scoring Scale" pacientes que realizaram tratamento fisioterapêutico após Ligamentoplastia de Ligamento Cruzado Anterior, realizando uma comparação da escala no início e término do tratamento. Trata-se de um estudo do tipo caso-controle e longitudinal, onde o próprio paciente é o seu controle no pré e pós-tratamento, através da avaliação específica para joelho "Lysholm Knee Scoring Scale", realizada com 25 pacientes de ambos os sexos e com idade entre 18 e 60 anos. Para o tratamento estatístico utilizou-se o teste t de student pareado. Os resultados mostram que o questionário Lysholm é um instrumento útil e importantíssimo para avaliação de sintomas do joelho, pois a escala mostrou-se sensível a melhora do quadro clínico e funcional dos pacientes no presente estudo, visto que, 72% das escalas no 1° dia de pós-operatório apresentaram escore Ruim, e 48% (Excelente) e 28% (Bom) dos participantes apresentaram escores compatíveis com satisfatórios desempenhos motores da articulação submetida à ligamentoplastia.

          Unitermos: Escala de Lysholm. LCA. Lesões do joelho.

 

Resumen

          La práctica de los deportes, que se limitaba a una pequeña porción de la población en el pasado, ahora está incentivada y se ha convertido en un verdadero hábito y necesidad de grandes grupos de personas en el mundo de hoy. Siendo que esta exposición continua puede llevar a traumas y esfuerzos que pueden resultar en agresiones al organismo, aumentando la incidencia de las lesiones en la rodilla. Y los distintos criterios para evaluar la función articular y el estado clínico de las lesiones hacen que sea difícil de medir y cuantificar el tratamiento empleado y difícil su evolución. El objetivo de este estudio es evaluar a través de la "Lysholm Knee Scoring Scale" a los pacientes que se sometieron a la terapia física después de la ligamentoplastia del cruzado anterior, realizando una comparación de la escala al principio y al final del tratamiento. Se trata de un estudio de caso-control y longitudinal, donde el propio paciente es su control, antes y después del tratamiento mediante la evaluación específica de la rodilla "Lysholm Knee Scoring Scale", realizada con 25 pacientes de ambos sexos y de edades comprendidas entre 18 y 60 años. Para el estudio estadístico se utilizó la prueba t de Student apareado. Los resultados muestran que el Lysholm es un instrumento útil y muy relevante para la evaluación de los síntomas de la rodilla, porque la escala demostró que era sensible para la mejora de los resultados clínicos y funcionales de los pacientes en este estudio, ya que el 72% de las escalas en el primer días después de la cirugía tuvo un bajo puntaje, y el 48% (excelente) y el 28% (bueno) de los participantes tenía puntuaciones en consonancia con un desempeño satisfactorio de los rendimientos motores de la articulación sometida a la ligamentoplastia.

          Palabras clave: Escala de Lysholm. LCA. Lesiones de rodilla.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 154, Marzo de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Um estudo realizado pelo Comitê Olímpico Internacional mostrou que as lesões mais freqüentes são aqueles que ocorrem no joelho, seguidas do tornozelo, pé e da coluna (RODRIGUES, 2002). E tais lesões se devem a prática esportiva, que se limitava a uma pequena parcela da população no passado, agora é estimulada e se tornou um verdadeiro costume e necessidade de grandes grupos de pessoas no mundo de hoje. Sendo que, essa exposição contínua pode levar a traumas e esforços que podem resultar em agressões ao organismo, aumentando a incidência de doenças no joelho (COHEN e ABDALLA, 2003).

    Araújo e Rodrigues (2006) assinalam que os critérios diferentes para avaliar a função desta articulação e o quadro clínico das lesões tornam difícil mensurar e quantificar os tratamentos empregados e sua evolução difícil.

    O'Donoghue foi o primeiro autor a desenvolver um questionário para avaliar os resultados das reconstruções ligamentares do joelho (PECCIN, 2001). Lysholm e Gillquist (1982) desenvolveram uma escala para avaliação de sintomas do joelho, abordando os sintomas, tais como claudicação, apoio, travamento, instabilidade, dor, inchaço, o ato de subir escadas e agachamento.

    É importante correlacionar as doenças que limitem as atividades esportivas com dados de instrumentos genéricos de qualidade de vida, a fim de compreender o impacto de diferentes doenças, seja física ou mental (GONÇALVES et al., 2007). E entre os instrumentos específicos traduzidos e validados para o Português, a seguir estão incluídos: o questionário Lysholm, que foi traduzido e validado por Peccin (2001). 

    O ligamento cruzado anterior (LCA) é um ligamento que se insere na depressão situada adiante da eminência intercondilar da tíbia, unindo-se com a extremidade anterior do menisco lateral; dirigindo-se para trás e lateralmente, fixando-se na parte posterior da face medial do côndilo lateral do fêmur. Estes desempenham uma função muito importante na dinâmica desta articulação, pois limitam movimentos como: flexão exagerada e extensão forçada da perna sobre a coxa (ARAÚJO e RODRIGUES, 2006).

    Guimarães, Carvalho e Terra (2009) relatam que durante a última década, a cirurgia para reconstrução do LCA tornou-se uma das mais frequentes na Ortopedia.

    Os transtornos internos da articulação do joelho são inúmeros e de conseqüências variadas para a função e a qualidade de vida do indivíduo. A crescente procura por atividades físicas associada a uma anatomia complexa e tão vulnerável da articulação do joelho fez com que aumentasse a incidência de lesões ligamentares desta articulação, principalmente do LCA (PECCIN, 2006).

    Após a lesão e a ruptura seja parcial ou total do ligamento, a instabilidade é relatada pelo paciente que se queixa de falseios e insegurança em determinados movimentos. E a complexidade da articulação do joelho e o número de critérios para avaliar sua função e sintomatologia tornam difícil mensurar e quantificar os tratamentos empregados (PECCIN, 2006).

    Lysholm e Gillquist (1982) desenvolveram uma escala para avaliação de sintomas. A escala de Lysholm inclui aspectos básicos da escala de Larson, introduzindo, contudo, o sintoma instabilidade e correlacionando-o com atividade. Essa escala posteriormente foi modificada por Tegner e Lysholm. Esses reconheceram a dificuldade de um escore para lesão ligamentar e resolveram, nessa edição, pesquisar achados clínicos e somente avaliar sintomas e função. A escala ou questionário Lysholm é composto por oito questões, com alternativas de respostas fechadas, cujo resultado final é expresso de forma nominal e ordinal, sendo "excelente" de 95 a 100 pontos; "bom", de 84 a 94 pontos; "regular", de 65 a 83 pontos e "ruim", quando os valores forem iguais ou inferiores a 64 pontos (PECCIN, 2006).

    Devido à ausência da utilização de instrumentos específicos que avaliem a sintomatologia e capacidade funcional do trouxe-nos o interesse da utilização do "Lysholm Knee Scoring Scale", um dos questionários que mais vem sendo utilizados para a avaliação dos sintomas do joelho na área da Fisioterapia desportiva e traumatológica. Sendo assim, o objetivo do presente estudo consiste em avaliar através do "Lysholm Knee Scoring Scale" pacientes que realizaram tratamento fisioterápico após Ligamentoplastia de Ligamento Cruzado Anterior, realizando uma comparação da escala no início e término do tratamento.

Materiais e métodos

    A pesquisa foi realizada em duas clínicas de reabilitação traumatológica e desportiva da região metropolitana de Belém do Pará, a partir da aprovação dos pacientes por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

    O estudo é do tipo caso-controle e longitudinal, onde o próprio paciente é o seu controle no pré e pós-tratamento, através da avaliação específica para joelho "Lysholm Knee Scoring Scale". Os dados foram coletados nas próprias clínicas, em um ambiente fechado e reservado, para total privacidade dos participantes.

    A coleta de dados ocorreu no período que compreendia seis meses a partir de sua alta hospitalar até o término de sua reabilitação. E os pacientes selecionados para este estudo, preencheram os seguintes critérios de inclusão: diagnostico de ruptura de ligamento cruzado anterior unilateral, de ambos os sexos, com faixa etária de 18 - 60 anos que residiam na região metropolitana de Belém do Pará e realizaram Ligamentoplastia de Ligamento Cruzado Anterior e Reabilitação em clinicas particulares traumatológicas e desportivas. E como critérios de exclusão: pacientes que realizaram cirurgias anteriores, como: osteotomias, meninsectomías aberto, múltiplas lesões ou patologias associadas e alterações degenerativas do joelho em qualquer compartimento diagnosticado radiograficamente anteriormente.

Resultados

    Foram avaliados 25 pacientes, sendo 16% do sexo feminino e 84% do sexo masculino. Sendo que, a média de idade da amostra total foi de 38,84 anos.

    Os resultados obtidos do Questionário Lysholm a partir da primeira aplicação, no primeiro dia de pós-operatório, foram de 28% (7) Regular e 72% (18) Ruim. Na aplicação correspondente ao término do período de reabilitação os resultados obtidos foram que 12 pacientes (48%) apresentaram a pontuação correspondente a nível “Excelente”, 7 pacientes (28%), nível “Bom”, 5 pacientes (20%), nível “Regular e 1 paciente (4%) apresentou pontuação de nível “Ruim”, apresentando alta significância estatística, p=0,036.

    Na análise da correlação da pontuação total do Lysholm com as oito questões separadamente, observamos que as questões que melhor se correlacionaram com o todo foram: mancar, instabilidade, dor, inchaço, subir escadas e agachamento.

    Toda a análise estatística foi realizada com 5% de significância e pode ser considerada em duas etapas: comparação das variáveis antes e após o tratamento. E foi realizada por meio do pacote estatístico Bioestat 4.0 (AYRES, 2005). Sendo aplicado o teste t de student pareado, considerando o nível alfa de 0,05 para rejeição da hipótese de nulidade.

Discussão 

    Um dos indicadores de sucesso de reconstrução do LCA é a taxa de retorno ao esporte. Tal evento pode ser influenciado pelo estado pré-operatório do indivíduo, expectativa, segurança do paciente, reabilitação e o tipo do esporte (GUIMARÃES; CARVALHO; TERRA, 2009).

    Embora um número expressivo de escalas e questionários têm sido desenvolvidos e utilizados, nem todos os instrumentos estão disponíveis em todos os países e línguas (DUARTE et al., 2003)

    Peccin (2001), ao traduzir e validar a versão em Português do "Lysholm Knee Scoring Scale" aplicou o questionário em 50 pacientes com doenças intra-articulares do joelho, em três entrevistas, por dois examinadores independentes, com duas entrevistas, sendo aplicados na primeira avaliação e uma entrevista aplicada 15 dias depois.

    Há uma grande preocupação da comunidade científica em desenvolver questionários que avaliem estados de saúde. Sendo que, em nosso estudo, inicialmente analisamos a aplicabilidade do questionário numa amostra com bom nível cultural, o que, de certa forma, limita seu uso para essa população. Dada a importância atual deste tema, o passo subseqüente será a aplicabilidade do Lysholm para diferentes níveis sócio-econômicos.

    A classificação subjetiva dos resultados obtida a partir do questionário Lysholm teve alta correlação com a melhora clínica e funcional dos pacientes da pesquisa, pois 72% das escalas de Lysholm no 1° dia de pós-operatório apresentaram escore Ruim. Sendo que, 48% (Excelente) e 28% (Bom) dos participantes apresentaram escores compatíveis com satisfatórios desempenhos motores da articulação submetida à ligamentoplastia. Além da positiva lassidão ligamentar entre os pacientes com instabilidade rotatória anteromedial e/ou anterolateral, o que demonstra a sensibilidade do questionário Lysholm nesse aspecto.

    Além disso, o questionário Lysholm é de fácil compreensão, foi aplicado em indivíduos com bom nível de instrução e apresenta questões e termos que fazem parte do cotidiano desses pacientes com afecções do joelho.

Conclusão

    A complexidade da articulação do joelho e o número de critérios para avaliar sua função e sintomatologia tornam difícil mensurar e quantificar os tratamentos empregados, para tanto o Questionário Lysholm é um instrumento útil e importantíssimo para avaliação de sintomas do joelho em pacientes que realizaram principalmente Ligamentoplastia de Ligamento Cruzado Anterior, visto que a escala mostrou-se sensível a melhora do quadro clínico e funcional dos pacientes no presente estudo.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 154 | Buenos Aires, Marzo de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados