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Processo de tomada de decisão nos jogos motores

El proceso de la toma de decisión en los juegos motores

 

*Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
**Professor Mestre da Faculdade de Educação Física da PUCRS

***Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

(Brasil)

Rudiard Anderson Dörr Vogt*

Rodrigo Flores Sartori**

Matias Noll***

kiguirdv@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          Este é um estudo do tipo pesquisa bibliográfica. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se de pesquisas bibliográficas, principalmente de artigos científicos disponibilizados em meios eletrônicos e de livros. Foram criadas categorias para discussão dos resultados a partir de elementos encontrados na literatura que determinam ou estão relacionadas com os processos de tomada de decisão. O objetivo geral deste estudo é investigar os processos que envolvem a tomada de decisão em jogos motores. Conforme a literatura alguns se mostram mais significativos para o correto processamento da informação e da realização da execução, destacando-se, a percepção, memória, atenção e concentração. Os processos descritos se destacam pela eficácia que representam para a tomada da decisão, e devem ser trabalhados com crianças para que desenvolvam certo domínio sobre os mesmos, a fim de tomarem a correta decisão, visando à perfeita execução da tarefa tanto em jogos motores como em situações da vida diária.

          Unitermos: Desenvolvimento cognitivo. Tomada de decisão. Jogos motores.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 153, Febrero de 2011. http://www.efdeportes.com/

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Introdução

    Atualmente surgem cada vez mais, dentro do meio científico, estudos referentes às mudanças nas manifestações motoras, como produto do desenvolvimento humano, que têm se constituído em uma importante área do conhecimento que interessa tanto profissionais ligados às atividades motoras, particularmente nas quais se trabalham com crianças, como os estudiosos sobre o desenvolvimento geral (GONZALEZ, 1991).

    Percebe-se através do estudo sobre os processos que envolvem a tomada de decisão, que o desenvolvimento do ser humano afeta os componentes de sua motricidade e as atividades de cunho percepto-motor ou de movimento que colaboram, em geral, para o desenvolvimento global da pessoa. Por isso, os desempenhos motores devem ser analisados como manifestações da personalidade e cognitivo, que serão modificados pelo desenvolvimento do indivíduo como um todo.

    Este trabalho surgiu do interesse em responder a uma questão adquirida também da vivência prática como atleta estudantil e universitário e como professor, além de procurar e estudar um maior número de produções científicas que possam descrever sobre o que o artigo propõe. Este artigo propõe como questão norteadora investigar os processos que envolvem a tomada de decisão em jogos motores. O objetivo geral deste estudo é investigar os processos que envolvem a tomada de decisão em jogos motores. Este estudo surge na medida de se utilizar estes processos na prática psicomotora. Este estudo justifica-se a partir, da compreensão de que a psicomotricidade visa facilitar a interação entre a motricidade, afetividade e o desenvolvimento cognitivo (mente), já que se acredita que o desenvolvimento motor está ligado diretamente com estes três fatores que devem ser observados durante uma abordagem psicomotora (SOUZA e GODOY, 2005).

    Este artigo justifica-se também, pela procura, em literaturas sobre o assunto, que tenham uma escrita diferente da escrita da produzida pela psicologia, trazendo um novo olhar sobre os processos de tomada de decisão em jogos motores, na aérea de psicologia. Tentará se encontrar estudos sobre tal tema que se direcionam para fora desta aérea, a fim de se encontrar uma visão e respostas diferentes para o objetivo deste estudo.

Desenvolvimento cognitivo na prática motora

    Diversos são os autores que têm buscado compreender o funcionamento dos elementos de cognição humana (percepção, atenção, memória, tomada de decisão, respostas motoras, entre outros) em termos de estrutura, conteúdo e funcionalidade, através da preposição de modelos de controle cognitivo (HENRIQSON et al, 2009).

    Os estudos direcionados a área de desenvolvimento cognitivo relacionados com a prática motora, são justificados por Amaral e Silva (2006 apud MORALES et al, 2009) citando que o desenvolver das habilidades motoras acontece a partir das funções mentais (cognitivas) e gestoras do comportamento motor.

    A capacidade cognitiva está diretamente ligada ao desenvolvimento apresentando diferentes níveis evolutivos durante o crescimento. Estas alterações nas estruturas cognitivas durante a evolução dos sujeitos deveriam sem dúvida manifestar sua possibilidade de movimento, principalmente em atividades que participem um maior número de elementos cognitivos (GONZALEZ, 1991). As práticas motoras que segundo o autor exigem mais processos cognitivos seriam as atividades motoras abertas, como os jogos de perseguição e de situação, do que as atividades motoras fechadas, como equilibrar-se, lançar objetos em alvo fixo, entre outros.

    Conforme Gonzalez (1991) o desenvolvimento cognitivo influencia de forma diferenciada, as possibilidades de reflexão sobre o jogo, dando indícios que o desenvolvimento cognitivo seja um fator importante para resolver problemas (tomada de decisão) do jogo.

    Segundo Oliveira (2009 apud MORALES et al, 2009) deduz-se que, em função dos ensinamentos em práticas motoras, um conjunto de injunções pedagógicas devem estar apoiados, reforçando o desenvolvimento do praticante sobre ações para a resolução de problemas associados à ambiência do jogo. Sendo assim, um elemento considerado de grande importância, na elaboração e decisão das ações efetuadas durante o jogo é a capacidade de a partir do monitoramento e controle dos processos de aprendizagem e memória percebido pelo praticante, que este pode tomar uma atitude (tomada de decisão) inteligente e eficaz.

    Conforme anteriormente descrito neste sub capitulo, um dos elementos participantes da cognição humana é a tomada de decisão. Aliada ao que foi citado pelos autores acima, a tomada de decisão tem se caracterizado como um elemento cognitivo de fundamental experiência e conhecimento para um bom desempenho motor nos jogos. Por este fato é que se direcionará no próximo sub capítulo ao estudo e análise do processo de tomada de decisão e quais os mecanismos a ela ligados.

Tomada de decisão

    Investigar o que pensam, como analisa as situações, como julgam as ações que surgem nos acontecimentos de jogos, o que os preocupa ou como se percebem em situações de tomada de decisão, são assuntos que vem preocupando cientistas de jogos nas últimas décadas (BAKKER et al, 1992; TENEMBAUM e BAR-ELI, 1992 apud GASPAR et al 2005). Torna-se assim, segundo Sá, Romero e Gomes (2007), no jogo os conhecimentos dos processos cognitivos como a tomada de decisão.

    MacCrimmon e Taylor (2005 apud SÁ, ROMERO e GOMES, 2007) consideram a tomada de decisão como um processo de pensamento e ação que resulta no comportamento da escolha. Apoiado na afirmação, Aburachid (2009) cita que o praticante toma a decisão baseado nas habilidades e nos movimentos que devem ser tomados para que uma ação possa ser concretizada.

    Segundo Rezende e Valdés (2004) mais do que executar determinados movimentos, exige-se que o praticante correlacione uma série de fatores para definir não somente o que deve fazer, mas, principalmente, quando e como deve agir. Complementando os autores, Gonzales (1991) informa que os mecanismos presentes na regulação de condutas motoras, podem ser identificados como três mecanismos na análise das informações, como a percepção, a tomada de decisão e a execução do planejado.

    Conforme Endsleu (1999) e Endsley e Tibury (2004) apud Henriqson et al (2009) a execução de uma determinada tarefa é determinada por uma decisão, que depende diretamente de uma adequada compreensão da situação. Os autores dividem este processo cognitivo também em três níveis, percepção, memória e antecipação. Ruiz apud Gaspar et al (2005) afirma que as decisões são influenciadas pelo estado de ânimo e afetivo do praticante, além de seus medos, temores e confiança nas sua possibilidades, cansaço, pressão do ambiente, entre outras.

    Ainda sobre os aspectos que influenciam a tomada de decisão Chamberlain e Coelho (1993 apud GASPAR et al, 2005) destacam a confiança como um fator importante para tal situação. Hammon e Stewart (2001) apud Sá, Romero e Gomes (2007) afirmam que a decisão do praticante é influenciada pelo seu conhecimento específico do contexto. A experiência que o praticante possui sobre determinado jogo, segundo Aburachid (2009) faz com que sua decisão seja tomada de forma mais rápida, levando-se em conta sua capacidade de antecipação e automação dos movimentos.

    Pode-se perceber que são vários os processos que atuam sobre a tomada de decisão, é por isso que Greco (2007 apud ABURACHID, 2009) indica que a recepção de informação e tomada de decisão ocorram de forma simultânea. Sendo assim, as estruturas perceptivas que o autor denominou de percepção-atenção-antecipação se inter-relacionam com as estruturas de processo de informação, como memória-pensamento-inteligencia, evidenciando a relação entre os processos cognitivos na tomada de decisão.

    Depois de descritos os processos que tem uma influência direta na tomada de decisão dos jogos motores, pode-se assumir que, segundo Aburachid (2009) a participação dos processos cognitivos, como, percepção, atenção, antecipação, memória, conhecimento e tomada de decisão, formem um sistema de processamento – recepção e elaboração – tendo como objetivo uma correta escolha e execução de uma ação dentro de uma atividade/jogo motor.

Metodologia

Delineamento da pesquisa

    Este é um estudo do tipo pesquisa bibliográfica que segundo Marconi e Lakatos (2001, p. 43-44)

    Trata-se do levantamento de toda bibliografia já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas em imprensa escrita (documentos eletrônicos). Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com aquilo tudo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações

Procedimento

    Para a elaboração deste trabalho utilizou-se de pesquisas bibliográfica, principalmente de artigos científico disponibilizados em meios eletrônicos e de livros, onde se fez uma breve análise sobre as produções dos processos de tomada de decisão em jogos motores.

    Os meios eletrônicos os quais obtivemos os artigos foram: Scielo, Pubmed, Scopus, Science Direct, Medline. As palavras-chaves digitadas para obtenção dos artigos científicos foram: desenvolvimento cognitivo, percepção, tomada de decisão, capacidade cognitiva.

    Foram criadas/estabelecidas categorias para discussão dos resultados a partir de elementos encontrados na literatura que determinam ou estão relacionadas com os processos de tomada de decisão.

Análise e discussão dos resultados

    Na análise e discussão de resultados, são tratados como processos que envolvem a tomada de decisão e extraídos da literatura, aspectos da percepção, memória, atenção e concentração. Estes processos devem ser estudados na psicomotricidade, já que fazem parte do desenvolvimento cognitivo das crianças e não podem ser trabalhados a parte do desenvolvimento da motricidade e nem da afetividade (SOUZA e GODOY, 2005).

    O processo de percepção da informação no jogo é fundamental, principalmente nos motores. Segundo Eberspächer (1987 apud SAMULSKI, 2002)

    Percepção é entendida como um processo de apreciação da realidade, como também da vivencia dos sentidos ao receber, perceber, transmitir as informações e, conseqüentemente, os conhecimentos sobre si e seu determinado meio ambiente. Esse conhecimento é requisito para a orientação sobre possibilidades e limites de uma ação, adaptada à situação.

    Os processos da percepção estão presentes em todas as fases de um jogo motor. Eles contribuem para determinar as mudanças da velocidade, de espaço e movimentos do corpo ou até mesmo quando necessário do oponente. Um fator que merece destaque no que se relaciona com a percepção, se refere a experiência que o praticante tem enquanto estiver praticando o jogo motor, para que possa perceber e processar sinais da ação, com a finalidade de regulá-los rapidamente, além de manter o níveis da percepção mesmo quando adversas (SAMULSKI, 2002). Com o trabalho da percepção dentro do ponto de vista da psicomotricidade, estamos também auxiliando o desenvolvimento da noção temporal, esta que auxiliará o praticante no ajuste de suas ações aos diferentes componentes do tempo, tanto nas práticas motrizes do cotidiano, como especificamente na tomada de decisão em jogos motores (PEREIRA, CALSA, 2009).

    Usamos a percepção da informação que está no contexto para decidirmos e agirmos, e com a nossa ação alteramos a informação do contexto a fim de continuarmos a decidir e agir. O praticante percebe para poder agir a fim de alcançar os objetivos da tarefa ou jogo motor e age para perceber se está no caminho certo no alcance de seus objetivos (PASSOS, BATALAU e GONÇALVES, 2006).

    O processo da percepção pode ser dividido em dois: 1 - percepção externa – 2 – autopercepção ou percepção interna, que são as informações sobre a própria pessoa. A percepção - principalmente a de caráter externo - tem importantíssimo papel nos jogos motores, já que consiste em perceber os espaços, as formas, os tamanhos, as distâncias e as direções de nossas ações. A autopercepção, ou percepção interna, que abrange a recepção de informações por nós, aliada a percepção externa, interagem de forma a auxiliar a realização dos movimentos específicos e necessários para resolução das situações que o praticante enfrenta em sua tarefa ou jogo motor. Para que possamos dar significado às informações que recebemos, existe uma interação com aquilo que percebemos, juntamente com aquilo que já aprendemos, ou seja, a memória. (SAMULSKI, 2002).

    A memória é caracterizada como a capacidade do praticante reter e utilizar a informação de inúmeros modos por vários espaços de tempo, sendo esta composta por armazenamento sensorial de curto prazo, memória de curto e longo prazo. A memória é descrita então como a armazenagem do material que resulta das atividades dos vários estágios de processamento da informação (SCHMIDT e WRISBERG, 2001).

    O armazenamento sensorial de curto prazo, mantém a informação até que o individuo a identifique. Este tipo de armazenamento ocorre antes dos praticantes envolverem-se conscientemente, portanto, resultando em pouca transformação da informação sensorial. A memória de curto prazo permite ao participante recuperar e relembrar, para após transferir a informação para a memória de longo termo. A decisão final em relação para o que a informação é selecionada relaciona-se com a importância ou relevância desta informação para a tarefa. Este tipo de memória caracteriza-se pelo tempo em que direcionamos a atenção a ela, como ensaiando, treinando, porém quando nosso foco é direcionado para outro lugar, acabamos perdendo em questões até mesmo de segundo o que foi aprendido, treinado ou ensaiado. Por fim, a memória de longo prazo, é quem retém a informação e a experiência. Esta memória caracteriza-se pela manutenção virtual ilimitada, onde a informação chega como resultado de um processo controlado e na maioria das vezes sem muito esforço. Esta é a fase que, quando nos referimos que alguém aprendeu alguma coisa, significa que a informação foi processada na memória curta prazo e transferida para a memória de longo prazo (SCHMIDT e WRISBERG, 2001). O processo de tomada de decisão, segundo Araujo (2003) utiliza-se do conhecimento que está armazenado na memória de longo prazo.

    Para Araujo (2003) a memória resulta de uma solução que está previamente armazenada na memória, selecionando-se uma resposta dentre as que estão armazenadas na memória, enviando-as para que sejam executadas.

    A atenção também tem se caracterizada como um fator culminante quanto a tomada de decisão nos jogos motores. Segundo Samulski (2002) a atenção é explicada, de uma forma geral como um estado de seleção, intensivo e dirigido da percepção. Para Schmidt e Wrisberg (2001) as capacidades de nossa atenção alem de serem limitadas, também podem ser consideradas seriadas, já que inicialmente visualizamos uma coisa, para depois outra. Segundo Melo e Silva (2005), sem desenvolver as funções da atenção, o desenvolvimento cognitivo máximo corre sérios riscos de não ser completamente verificado. Portanto, atividades que desenvolvam o processo da função de atenção na psicomotricidade, estarão auxiliando a criança a desenvolver a cognição, em seu nível ótimo.

    A atenção é dividida em três grupos: atenção concentrativa (visando o praticante a focalizar um determinado objeto ou ação); atenção distributiva (que visa à concentração do praticante sobre vários objetos); e a capacidade de alternação da atenção (onde há uma orientação adequada a situações complexas do jogo em função das exigências impostas pelo meio ambiente) (SAMULSKI, 2002).

    As informações que são percebidas pelos praticantes são relevantes para a tomada de decisão, enquanto outras não. Para que possamos obter o êxito, escolhendo qual a melhor ação deve-se tomar é importante que o praticante seja capaz de trocar a atenção, entre as informações fornecidas pelo ambiente, a fim de que sejam apenas focadas as que realmente sejam úteis para a correta tomada de decisão. O desafio do praticante é administrar o espaço pelas tomada de decisão corretas, sobre qual informação deve prestar atenção e como utilizá-la (SCHMIDT e WRISBERG, 2001).

    A concentração é compreendida como a capacidade de manter o foco da atenção sobre estímulos relevantes fornecidos pelo meio ambiente. Quando o ambiente em que o praticante está inserido muda rapidamente, conseqüentemente o foco de atenção precisa ser alterado também para que o praticante possa definir qual a melhor decisão tomar (WEINBERG E GOULD, 2001). Fatores como a manutenção do foco em estímulos relevantes, no nível de atenção durante determinado tempo e conscientização da situação, são alguns elementos importantes para definir a concentração (SAMULSKI, 2002).

    A concentração, por fim, resulta na interação entre a estrutura e a complexibilidade da tarefa/jogo motor a ser realizada. A fim de adquirir e manter uma concentração adequada, visando a correta tomada de decisão, o praticante precisa orientar suas ações externamente, antecipar e selecionar as informações importantes, eliminando o que não se torna necessário para a execução e a tomada da decisão (SAMULSKI, 2002).

    Por fim, segundo Silva et al (2009) percebe-se que as práticas de atividades físicas elaboradas, auxiliam a construção do processo cognitivo que levem ao desenvolvimento do raciocino lógico e à tomada de decisão. Sendo assim, o trabalho da psicomotricidade deve ser iniciado logo nas primeiras fases da vida das crianças, visando derrubar ou impedir a formação de barreiras cognitivas, possibilitando o desenvolvimento da motricidade, afinidade e mente.

Considerações finais

    Vários são os processos que envolvem a tomada de decisão em jogos motores. Porém, conforme a literatura, alguns se mostram mais significativos para o correto processamento da informação e da realização da execução.

    Os processos, destacados neste estudo, que envolvem o processo de tomada de decisão em jogos motores são: percepção, memória, atenção e concentração. A percepção destaca, como os participantes dos jogos motores percebem as informações que lhe são enviados durante o jogo. A memória representa as ações que o praticante anteriormente já havia retido, aprendido e até mesmo aplicado, o qual ele se utiliza durante o jogo motor para a correta realização da tarefa. A atenção caracteriza-se como o processo onde o praticante deve manter o seu foco no que realmente lhe interessa durante a prática, excluindo as informações que não o auxiliarão no processamento da informação para a tomada de decisão. E por fim, a concentração é o ponto que caracteriza a manutenção da atenção, somente nos elementos essenciais para a execução da tarefa, para a correta tomada de decisão.

    Todos os processos descritos acima se destacam pela eficácia que representam para a tomada da decisão. Com este estudo pode-se perceber a importância dos processos envolvem a tomada de decisão.

    O conhecimento desta área deve ser difundido e expandido junto aos cursos de educação física e educação, fomentando a ação interdisciplinar cabível para que estes processos que envolvem a tomada de decisão sejam trabalhados com crianças a fim de que desenvolvam certo domínio sobre os mesmos, para realizarem a correta tomada da decisão, visando à perfeita execução da tarefa, tanto em jogos motores, como em situações da vida diária.

Referências

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