Participação em aulas de Educação Física e preferência de modalidades esportivas de alunos do ensino fundamental em Viçosa, MG Participación en las clases de Educación Física y preferencia de modalidades deportivas de estudiantes de educación básico en Viçosa, MG |
|||
Estudante de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, MG (Brasil) |
Lucas Rios Drummond Victor Neiva Lavorato Cleidimar Martins de Souza Filipe Rios Drummond |
|
|
Resumo A participação dos alunos em aulas de Educação Física varia de acordo com a escola onde estudam, a metodologia utilizada pelos professores, a idade e sexo dos alunos. Além das aulas de Educação Física as escolas deveriam estimular a prática de atividade física fora do ambiente escolar. Por isso o objetivo do presente estudo foi quantificar a participação desses alunos nas aulas de Educação Física, saber se a escola estimula a prática de atividade física fora das aulas de Educação Física e quantificar qual modalidade esportiva ou atividade física os alunos gostariam de praticar, e ainda investigar qual dessas modalidades que são inexistentes em Viçosa teriam boa demanda de participantes. Unitermos: Esporte. Educação Física Escolar.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 153, Febrero de 2011. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Nas últimas décadas vários estudos verificaram aumento da prevalência de obesidade em todas as faixas etárias e em todos os países (WHO, 1997). Segundo Dietz (1998), a adolescência é um dos períodos críticos do desenvolvimento humano, pois as mudanças fisiológicas típicas dessa fase podem aumentar o risco do estabelecimento da obesidade e de sua persistência futura, segundo esse mesmo autor existe uma grande parcela de adultos obesos que incorporaram essa característica durante a infância e a adolescência.
Segundo Fiates (2008) a ocorrência de sobre peso e obesidade tem ampla relação com hábitos de vida sedentários em crianças e adolescentes. Por essa razão vê-se a importância da prática de atividade física pelas crianças e adolescentes, seja na escola (na aula de Educação Física ou em outro horário fora dos horários de aula), seja em outro local qualquer (clubes, academias, escolinhas de futebol, basquetebol, natação, etc.).
Viçosa está localizada na região da zona da mata de Minas Gerais, é uma cidade que oferece poucas opções para a pratica de Atividade Física, talvez por falta de uma pesquisa que revele qual a real vontade dos potenciais consumidores dessas atividades físicas oferecidas.
Visto isto, percebe-se o papel fundamental da escola e outras entidades que promovem o esporte em oferecer atividades físicas para as crianças e adolescentes. Este estudo foi realizado através de uma pesquisa feita com os alunos de uma escola estadual através de um questionário respondido por esses alunos. O objetivo é quantificar a participação desses alunos nas aulas de Educação Física, saber se a escola estimula a prática de atividade física fora das aulas de Educação Física e quantificar qual modalidade esportiva ou atividade física os alunos gostariam de praticar, e ainda quantificar qual dessas modalidades que são inexistentes em Viçosa teriam boa demanda de participantes.
Materiais de métodos
Fizeram parte desse estudo alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental de duas escolas públicas (55 meninos e 48 meninas) num total de 103 avaliados, que responderam um questionário (em anexo) formulado pelos participantes do grupo pesquisador. A pesquisa foi realizada com prévia autorização da direção da escola.
Questionário de Atividade Física
Gênero: __M __F Idade:____anos
Você participa das aulas de Educação Física da sua escola? Por quê? _________ ____________________________________________________________________________
Sua escola estimula a prática de Atividade Física fora das aulas de Educação Física? __S __N
Você pratica Atividade Física regularmente fora da escola? __S __N
Quantas vezes por semana? ____ vezes.
Se sua resposta foi negativa por quê? ___Falta de Interesse ___Falta de tempo
___Falta de opções interessantes ___Outros_____________________
Se sua resposta foi positiva, qual modalidade você pratica?_______________________
Qual dessas modalidade você gostaria de praticar?
Resultados e discussão
Para uma melhor compreensão, os resultados serão apresentados e discutidos de acordo com os objetivos previamente descritos. Assim começaremos apresentando a participação dos alunos na aula de Educação Física, logo após saber se a escola estimula a prática de atividade física fora das aulas de Educação Física e por fim saber qual modalidade esportiva(ou atividade física) os alunos gostariam de praticar, e ainda qual dessas que são inexistentes em Viçosa e que teriam boa demanda de participantes.
1. Participação dos alunos nas aulas de Educação Física
Os resultados apresentados nesse tópico buscam mostrar a participação dos alunos na aula de Educação Física.
Figura 1. Participação dos alunos nas aulas de Educação Física
Diante desses resultados verificamos uma alta participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Em estudo sobre a participação de alunos em aulas de educação Física do ensino médio, Pereira et al. (2005) observaram uma menor participação do que a encontrada em nosso estudo, sendo que 30% dos alunos faziam aula porque eram obrigados.
Quando se compara a participação nas aulas de meninos e meninas (Figura 2), não se observa diferenças, ambos tem grande participação nas aulas. Um resultado considerado muito bom devido a todos os benefícios já descritos gerados pelas aulas de Educação Física. Segundo Delgado et al. (2009) há uma menor participação das meninas nas aulas de Educação Física em comparação aos meninos.
Figura 2. Participação de meninos e meninas nas aulas de Educação Física
2. O estímulo da escola para a prática de atividade física fora das aulas de Educação Física
Nesse segundo tópico os resultados expostos pretenderam verificar se a escola estudada estimula a prática de atividade física fora das aulas de Educação Física, e os dados sobre essa questão estão expostos na figura 3.
A situação encontrada na escola não se mostra ideal, uma vez que os alunos deveriam ser mais estimulados a uma prática de atividade física fora do ambiente escolar, uma vez que é conhecido que a falta de atividade física gerar uma série de problemas de saúde, e inclusive é um dos grandes motivos da instalação da obesidade, segundo Matsudo e Matsudo (2006). E segundo ACSM a atividade física deve ser praticada pelo menos cinco vezes por semana, uma hora por dia para o quesito saúde.
Figura 3. Estímulo da escola à prática de atividade física fora das aulas de Educação Física
Dessa forma se faz necessário maior estímulo da escola à pratica de atividade física fora do ambiente escolar, uma vez que é conhecido que a falta de atividade física é um dos grandes motivos da instalação da obesidade, segundo Matsudo et al. (2006). E segundo ACSM a atividade física deve ser praticada pelo menos cinco vezes por semana, uma hora por dia para o quesito saúde.
3. As modalidades esportivas que os alunos gostariam de praticar
Pretendemos aqui mostrar quais as modalidades esportivas que os estudantes mais gostariam de praticar (Figura 4), tanto durante as aulas de Educação Física como fora dessas.
Diante dos resultados pode-se notar uma grande aceitação por esportes coletivos como o futsal, voleibol e o futebol, nos quais nas últimas décadas o Brasil tem alcançado resultados expressivos mundialmente. Observa-se também um grande número de alunos que gostariam de praticar natação, provavelmente devido aos últimos Jogos Olímpicos, onde o Brasil conseguiu ganhar uma medalha de ouro com o nadador César Cielo. Ainda pode ser observado uma grande demanda de alunos que gostariam de praticar esportes de aventura, talvez devido ao grande aumento da procura desse novo modelo de esporte radical em todas as localidades e por que a cidade de Viçosa não disponibiliza de tais.
Figura 4. Modalidades que despertam o interesse nos alunos
Quando analisa-se somente as respostas masculinas (Figura 5), os resultados não diferem muito do geral, como observado abaixo.
Figura 5. Modalidades que despertam o interesse nos alunos do sexo masculino
Do mesmo modo acontece com as respostas das garotas, porém vale destacar a maior aceitação por elas pela natação e um menor interesse pelo futebol.
Figura 6. Modalidades que despertam o interesse nas alunas do sexo feminino
Ainda pode ser notado um maior interesse dos garotos pelas lutas em relação às garotas.
Conclusão
Diante dos resultados apresentados, podemos concluir que há uma grande participação dos alunos nas aulas de Educação Física da escola estudada, mas que há pouco estímulo à pratica de atividade física fora do ambiente escolar. Quanto às modalidades esportivas que os alunos gostariam de praticar, percebe-se um interesse elevado aos esportes de destaque no país, mas também em outros que vêm ganhando notabilidade, como os esportes de aventura.
Por isso uma futura pesquisa poderia englobar às outras faixas etárias e outras classes econômicas na cidade de Viçosa-MG para verificar a possível grande aceitação de modalidades como o esporte de aventura. Pois essa é uma modalidade possível de ser instalada nesta cidade, gerando uma maior promoção de saúde para seus participantes e uma possível fonte de lucro e geração de emprego para profissionais de Educação Física.
Referências bibliográficas
BERLEZE, A; et al; Motivos que levam crianças à prática de atividades motoras na escola. R. da Educação Física UEM. Maringá, v. 13, n. 1, p. 99-107, 1. sem. 2002.
DELGADO, D. M. PARANHOS, T. L. Fatores que levam a não participação das alunas nas aulas de educação física escolar no ensino médio. Boletim Educação Física. 2009.
DIETZ, W.H. Childhood weight affects adult morbidity and mortality. J. Nutr. 128: p. 411S-414S, 1998.
FERRAZ, M. A.: DA SILVA J. A.; Análise Psicofísica da preferência pela prática de atividades físicas e esportivas. FIB 2003.
FIATES, G. M. R.; et al. Comportamento consumidor, hábitos alimentares, e consumo de televisão por escolares de Florianópolis. Revista de Nutrição. Campinas, 21(1):105-114, jan./fev., 2008.
FRUTUOSO, M. F. P.; et al. Redução do dispêndio energético e excesso de peso corporal em adolescentes. Revista de Nutrição. Campinas, 16(3):257-263, jul./set., 2003.
MATSUDO, V.K.R.; MATSUDO, S.M.M. Atividade física no tratamento da obesidade. Einstein. Supl1: S29-S43, 2006.
PEREIRA, R. S., MOREIRA, E. C. A participação dos alunos do ensino médio em aulas de Educação Física: algumas considerações. R. da Educação Física/UEM. Maringá, v. 16, n. 2, p. 121-127, 2. sem. 2005.
SILVA, E. Influência da prática de atividade física para adolescentes com obesidade. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 128, 2009. http://www.efdeportes.com/efd128/atividade-fisica-para-adolescentes-com-obesidade.htm
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 15 · N° 153 | Buenos Aires,
Febrero de 2011 |