efdeportes.com

Os efeitos da atividade física no 

processo de envelhecimento biológico humano

Los efectos de la actividad física en el proceso de envejecimiento biológico humano

 

*Graduada em Educação Física

Especialista em Educação Física Escolar

Pós-graduanda em Educação Física Especial

Graduanda em Ciências Biológicas

**Doutorando em Ciência da Educação Física e Esporte

Professor universitário e de pós graduação em Educação Física

Claudinéia Geny dos Anjos Berres*

claudi_berres@hotmail.com

Ivan Carlos Bagnara**

ivanbagnara@hotmail.com
(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Este artigo descreve os aspectos causados no ser humano durante o seu processo de envelhecimento, o impacto que esta fase causa na vida do indivíduo, tanto no aspecto físico, cognitivo quanto psicomotor. As perdas do condicionamento funcional, causado por este processo prejudica significativamente a vida diária, impossibilitando ao idoso de ser dependente em suas atividades corriqueiras. O efeito que a atividade física proporciona às pessoas da melhor idade torna-se visível no que tange a qualidade de vida e a conservação de uma vida saudável, pois, os benefícios motores ou funcionais adquiridos pela prática ativa auxiliam na manutenção e no processo de aceitação do envelhecimento biológico humano.

          Unitermos: Envelhecimento biológico. Condicionamento funcional. Atividade física.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 153, Febrero de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Durante o processo de envelhecimento humano, ocorrem modificações em nossa estrutura corporal, perdas funcionais são constatadas e surgem doenças patológicas as quais algumas se caracterizam como não-comunicáveis.

    A soma destes fatores influencia no psicológico de pessoas que antes se locomoviam com facilidade, realizavam atividades de suas vidas diárias sem auxílio de terceiros e ausência de dores. Com avançar da idade e devido ao sedentarismo crônico, perderam suas capacidades motoras e com elas a dificuldade de uma vida saudável, livre da depressão e inabilidade.

    A Educação Física Gerontológica, torna-se fundamental na aceitação desse processo, pois utiliza-se de treinamento físico que auxiliem no processo de envelhecimento, reduzindo as perdas funcionais, abalos cognitivos e psicológicos, tornando o indivíduo resistente, capaz de caminhar e subir escadas, apresentar força para carregar sacolas, enfim realizar as atividades da vida diária sem qualquer prejuízo ou esforço.

    O efeito proporcionado pela atividade física é tão complexo que previne a depressão e o isolamento do indivíduo, pois este benefício apresenta papel social ativo, levando o idoso a utilizar-se do seu tempo livre para o lazer, para a comunicação e convívio com pessoas de sua faixa etária, ressalta-se também a principal contribuição: a manutenção da capacidade vital, necessária para uma vida dignamente saudável.

Envelhecimento biológico humano

    Com o avanço da idade o ser humano vai perdendo as suas capacidades motoras: diminui a flexibilidade, a agilidade, a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade, entre outros, ocorre o surgimento de doenças patológicas, as quais muitas vezes tornam o indivíduo dependente de terceiros e emocionalmente abalados por não conseguirem executar as suas atividades da vida diária (AVD) sozinhos.

    De acordo com Barbosa (2000, p. 25) “O papel da atividade física é importante, favorecendo a independência pessoal e o gosto pelo contato social”.

    O condicionamento funcional, necessário para uma pessoa manter-se independente em casa, realizar atividades anteriormente corriqueiras, sociais e da vida diária, vão se tornando tarefas impossíveis devido às perdas decrescentes da capacidade física durante o processo de envelhecimento.

    Segundo Campos (2001, p. 80) “A melhoria dos componentes do condicionamento funcional (força muscular, potência, resistência, flexibilidade e amplitude de movimento), separadamente ou em combinação, é de extrema importância para manter o desempenho de atividades como subir escadas ou levantar de uma cadeira”.

    Enfatizamos desta forma, a importância de exercícios físicos que promovam a manutenção e melhoria das capacidades motoras, importantes para a dependência do ser humano, com saúde e qualidade de vida.

    O processo de envelhecimento é acompanhado por perdas funcionais em todos ou quase todos os sistemas orgânicos (Duarte e Lima, 2003). Para os autores, as alterações morfofuncionais que ocorrem com o envelhecimento podem ser o resultado da combinação de três fatores: o próprio fenômeno do envelhecimento, a presença de doenças e o estilo de vida, particularmente o sedentarismo crônico.

    Desta forma, não se pode evitar o processo de envelhecimento, porém podemos nos precaver dos outros fenômenos, adotando hábitos de vida saudável boa nutrição e a prática regular de atividades físicas, evitando o sedentarismo e auxiliando no controle de patologias já existentes ou até mesmo impedindo-as.

Atividade física e envelhecimento

    Sabemos que a atividade física é de suma importância para as diversas faixas etárias, desde que sejam adequadas e se possível acompanhadas por profissionais da área.

    A Educação Física Gerontológica, tem por objetivo, desacelerar o processo de envelhecimento, adotando como fonte, a atividade física regular, reunindo a teoria e a prática harmônica corporal, dando ênfase ao cognitivo, o afetivo e o psicomotor do indivíduo.

    Sendo assim, os programas de atividades físicas devem focar objetivos, criar metas, enfatizar as necessidades da pessoa idosa, buscar contrabalançar exercícios com intensidades baixas aumentando-as progressivamente, a duração deve ser continua para promover os benefícios desejados e a freqüência diária condizente a aptidão física e aos níveis de saúde do ser praticante.

    O treinamento ideal para esta faixa etária deve iniciar após exame médico e avaliação do professor, posteriormente, deve-se prescrever exercícios objetivando o equilíbrio e a flexibilidade necessários para a locomoção e movimentos simples, os quais pelo avançar da idade se tornam reduzidos. É importante enfatizar atividades que promovam a melhora da função cardiovascular, os níveis de força muscular e velocidade de reação. O programa de treinamento deve propiciar prazer durante a realização das atividades, a motivação deve ser enfatizada em todos os momentos e níveis deste processo.

Cuidados durante a prática de atividades físicas

    O principal fator é a segurança durante a realização dos exercícios físicos, pois devemos levar em consideração as condições físicas do indivíduo praticante, tais como deficiências auditivas, visuais e de locomoção.

    De acordo com (Duarte e Lima, 2003) apud Rauchebach (1990) e Mazo, Lopes e Benedetti (2001), a maior dificuldade de adaptação às variações de temperatura e à regulação hídrica presentes no idoso devem ser observadas: proporcionar ambiente arejado, manter a hidratação antes, durante e após atividade física e evitar horários do dia com extremos de temperaturas; dar orientações quanto à escolha de roupas e calçados que sejam mais apropriados e confortáveis a atividade escolhida.

    Desta forma, medidas quanto à escolha do local, a hidratação e auxilio de vestimentas adequadas, é de suma responsabilidade do profissional que administra o treinamento, pois a segurança do idoso deve ser priorizada.

    Durante a prática dos exercícios é muito importante que o Educador Físico Gerontológico tenha conhecimento sobre o estado nutricional do aluno, deve-se ter os cuidados necessários com a freqüência cardíaca do mesmo, estando atento a qualquer desconforto relatado.

Benefícios da atividade física

    O programa de atividade física como fonte de melhoria da saúde geral, física e psicológica, devidamente orientada por um profissional de Educação Física, acompanhada do parecer médico e de uma dieta saudável indicada por um nutricionista, torna-se fundamental na manutenção da capacidade funcional do indivíduo, proporciona qualidade de vida, conseqüentemente, acomoda o auxílio para o indivíduo viver a sua vida da forma mais satisfatória possível.

    O efeito da atividade física diária durante o processo de envelhecimento biológico do ser humano proporciona:

    Os benefícios proporcionados pela atividade física são inúmeros, podendo atingir outras benfeitorias de acordo com o objetivo de treinamento, porém, ambos são importantes para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa durante o seu processo de envelhecimento.

Considerações finais

    Sabe-se que com o adiantar da idade o nosso corpo retrocede significativamente o seu estado funcional, como conseqüência surgem algumas dificuldades em administrar atividades antes realizadas com eficiência.

    A atividade física funciona como elemento norteador no processo de manutenção das capacidades e até mesmo aquisição das habilidades motoras afetadas pela pessoa idosa, além de benefícios funcionais, previne doenças patológicas, proporcionando bem estar, contribuindo na aceitação das modificações estereotipadas ocorridas no indivíduo decorrentes da sua velhice.

    Para a aquisição dos benefícios proporcionados pela atividade física, deve-se seguir um programa de treinamento regular, prescrito por profissionais da área, os quais devem tomar cuidados devidamente exigidos para garantir a segurança e os objetivos pré - determinados.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 153 | Buenos Aires, Febrero de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados