efdeportes.com

A importância e a aplicabilidade do acantonamento no ambiente escolar

La importancia y aplicabilidad de las pernoctadas en el ámbito escolar

 

*Graduando em Educação Física

Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell, ISEED, Virginópolis, MG

**Prof. Ms. ISEED, Virginópolis, MG

(Brasil)

Walisson Paulo da Silva*

walissonpsilva@hotmail.com.br

Jairo José de Souza Junior**

juninhovgp@yahoo.com.br

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo teve como objetivo determinar a importância e a aplicabilidade do acantonamento no ambiente escolar. O estudo foi realizado com 11 graduandos no curso de Educação Física ISEED, de idade de 23 anos (± 5,3). Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por dez questões, sendo este adaptado a partir da proposta de Garcia (2007). Foram obtidos os seguintes resultados: 100% dos entrevistados consideram importante o acantonamento no ambiente escolar; 63,63% identificam o mesmo como uma nova forma de interação entre os alunos; 81,81% acreditam que o acantonamento auxilia no processo de ensino aprendizagem e 90,90% julgam que o mesmo pode ser desenvolvido tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. Conclui-se que o acantonamento é uma ferramenta muito importante dentro do ambiente escolar, auxiliando no processo de ensino aprendizagem do aluno, além de melhorar significativamente o relacionamento entre os mesmos.

          Unitermos: Recreação. Acantonamento. Docentes.

 

Abstract

          This study aimed to determine the importance and applicability of the cantonment in the school environment. The study was conducted with 11 undergraduate students in Physical Education course ISEED, age 23 years (± 5,3). As a tool for collecting data was used a questionnaire consisting of ten questions, which is adapted from a proposal by Garcia (2007). We obtained the following results: 100% of respondents consider important cantonment in the school environment; 63,63% identify it as a new form of interaction among the students, 81,81% believe that cantonment assists in the process of teaching and learning 90,90% think that it can be developed both in high school and elementary school. We conclude that the cantonment is a very important tool within the school environment, assisting in the teaching of student learning, and significantly improve the relationship between them.

          Keywords: Recreation. Cantonment. Faculty.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 153, Febrero de 2011. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Para Vargas e Tavares (2004) está acontecendo uma grave crise de valores e oportunidades protagonizada por vários séculos de exploração e desigualdades. Os mesmos autores acreditam que esta visão deve ser superada por uma outra que busca privilegiar a interdependência, a igualdade de oportunidades e a solidariedade.

    Alguns valores almejados pela população têm sido deixados de lado devido o estresse derivado do mundo capitalista. Partindo deste pensamento Vargas e Tavares (2004) vêm acrescentar que as atividades pertinentes a Educação Física por serem praticadas ao ar livre, configuram num momento para a formação de convicções meio ambientais e proteção do meio ambiente. Além disto, o contato com o meio ambiente proporciona a eliminação do stress, da sobrecarga intelectual, e consequentemente melhorando a qualidade de vida.

    Marques e Krug (2008) consideram a Educação Física como parte da cultura humana, ou seja, práticas ligadas ao corpo e ao movimento. Para eles a Educação Física constitui numa área que estuda e atua sobre o conjunto de jogos, ginásticas, lutas, danças e esportes.

    De acordo com Borges (2006) as atividades lúdicas e os jogos apresentam aspectos que oportunizam os alunos a organizarem em grupos, estabelecendo regras de convivência, vínculos sociais e afetivos, além do desenvolvimento de novas habilidades. O referido autor afirma que a recreação, o jogo e as atividades psicomotoras, são meios de exploração e desenvolvimento global do aluno.

    Dentre as várias atividades desenvolvidas na Educação Física existe o acantonamento. Bartarin e Alves (2009) consideram que há a necessidade de estudos conceituais e também aplicados envolvendo a temática do acantonamento. Isto se deve ao fato de muitas pessoas frequentemente confundirem os acantonamentos com acampamentos. Para melhor esclarecimento Silva, Kushano e Ávila (2008) vem definir acampamento como uma atividade ou evento recreativo dirigido às crianças e jovens dispostos a conviverem juntos em meio à natureza. Geralmente não dispõe de infra-estrutura similar às urbanas, sendo utilizadas barracas para dormir. Já o acantonamento segundo os autores é uma atividade recreativa realizada em locais que ofereçam uma infra-estrutura básica (cozinha, banheiro, luz, água corrente, quartos e etc.). Apesar de não prepararem suas refeições, as crianças possuem tarefas organizacionais que constituem parte do planejamento educativo, como por exemplo: arrumar o quarto e manter o ambiente limpo.

    Este trabalho objetiva não somente esclarecer o que é acantonamento como também demonstrar a importância desta atividade dentro do ambiente escolar, e se é possível a sua aplicabilidade.

Metodologia

    Este estudo foi realizado com 11 graduandos no curso de Educação Física ISEED, voluntários, idade de 23 anos (± 5,3), ambos os gêneros, selecionados aleatoriamente, que realizaram um acantonamento em uma Escola Estadual da cidade de Virginópolis. Os mesmos aplicaram atividades recreativas com 40 alunos, de idade de 14 a 19 anos de ambos os gêneros, das séries finais do ensino fundamental e ensino médio desta escola.

    Foi aplicado um questionário com 10 questões que visava saber sobre a opinião dos professores envolvidos no acantonamento, quanto à importância e aplicabilidade do mesmo em meio ao ambiente escolar. O questionário utilizado foi adaptado a partir do proposto por Garcia (2007).

    O questionário foi aplicado após a realização das atividades práticas, sendo o mesmo lido e respondido pelos próprios graduandos.

    Os dados após coletados foram tabulados e tratados através do programa Microsoft Excel encontrado no Software Windows XP e apresentados em um quadro.

Resultados e discussões

    Aqui serão apresentados os resultados seguidos da discussão dos dados coletados. Os dados serão apresentados a seguir em um quadro.

Quadro 1. Dados representativos de todas as questões do questionário aplicado apresentando resultados percentuais

Alternativas

Questão 1

Durante a aplicabilidade das atividades de acantonamento, houve interação e competitividade entre os alunos?

A

Sim

n=100%

B

Não

n=0%

C

Parcialmente

n=0%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 2

Como você julga a importância de atividades de acantonamento dentro do ambiente escolar?

A

Muito importante

n=100%

B

Pouco importante

n=0%

C

Não tem nenhuma importância

n=0%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 3

Na sua opinião, as atividades de acantonamento podem auxiliar no desenvolvimento do aluno no processo de ensino aprendizagem?

A

Sim

n=81,81%

B

Não

n=0%

C

Parcialmente

n=18,18%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 4

As atividades de acantonamento proporcionaram uma melhora significativa no relacionamento entre os alunos?

A

Sim

n=81,81%

B

Não

n=0%

C

Parcialmente

n=18,18%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 5

As atividades de acantonamento envolvem, na sua opinião, quais aspectos?

A

Motor, cognitivo, emocional e social

n=81,81%

B

Motor e cognitivo

n=0%

C

Emocional e social

n=18,18%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 6

Qual foi a principal realização positiva dos alunos envolvidos durante as atividades desenvolvidas no acantonamento?

A

Motora

n=9,09%

B

Cognitiva

n=0%

C

Psicossocial (emocional e social)

n=54,54%

D

Todas

n=36,36%

Alternativas

Questão 7

No aspecto emocional, o que mais lhe chamou a atenção durante as atividades aplicadas no projeto de acantonamento?

A

Falta de interesse dos alunos

n=0%

B

A curiosidade perante as atividades desenvolvidas

n=18,18%

C

Senso de competitividade entre eles

n=81,81%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 8

Como o acantonamento é visto nas escolas?

A

Como um mero passatempo

n=27,27%

B

Como uma nova forma de interação entre alunos

n=63,63%

C

Como um trabalho multidisciplinar

n=0%

D

Outros

n=9,09%

Alternativas

Questão 9

As atividades de acantonamento nas escolas serão mais significativas e com resultados satisfatórios em qual período escolar?

A

Ensino Fundamental

n=0%

B

Ensino Médio

n=9,09%

C

Em ambos os períodos

n=90,90%

D

Outros

n=0%

Alternativas

Questão 10

O que as atividades de acantonamento podem desenvolver nos alunos participantes?

A

Capacidade de criar, imaginar, refletir e organizar

n=100%

B

Favorecer o isolamento pó parte do aluno

n=0%

C

Regressão no processo de ensino e aprendizagem

n=0%

D

Outros

n=0%

A, B, C, D = alternativas; n= resposta em valores percentuais.

    De acordo com os resultados apresentados no quadro acima referentes às questões 1 e 2, percebe-se que 100% dos entrevistados apontam que houve interação e competitividade entre os alunos participantes, apontando a importância das atividades de acantonamento dentro do ambiente escolar.

    Garcia (2007) afirma que as brincadeiras e jogos que ocorrem na recreação são fatores fundamentais em toda e qualquer escola de educação infantil e fundamental, e por isso devem fazer parte dos planejamentos escolares. Portanto Nogueira e Martinez (2008) consideram que as atividades de recreação permitem que diferentes grupos de pessoas, principalmente crianças, se integrem, esquecendo o preconceito de valores, distinção de raça, estrutura familiar.

    Apesar de ser considerado por unanimidade importante dentro do ambiente escolar, observamos que 90,90% dos entrevistados acreditam que as atividades de acantonamento podem apresentar resultados significativos tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental. Garcia (2007) vem justificar que as atividades recreativas são privilégios da educação infantil e das séries iniciais, mas são bem vindas em qualquer faixa etária. O autor afirma que no atual cenário de “desencanto escolar” motivar através do lúdico seria a palavra chave para o resgate do interesse pelo aprender. A importância do acantonamento no ensino médio vem recuperar em parte os conteúdos sócio culturais. O estudo de Lorenz e Tibeau (2003) retrata que os alunos do ensino médio preferem mais as atividades de cunho competitivo do que recreativas. Percebe-se que dentre as atividades desenvolvidas em um acantonamento é possível englobar aspectos competitivos. Cabe ao professor utilizar este fator para favorecer o aprendizado.

    Dos 100% dos entrevistados que julgam o acantonamento importante dentro do ambiente escolar, cerca de 81,81% considera que as atividades de acantonamento auxiliam no processo de ensino aprendizagem, melhorando o relacionamento entre os alunos e tendo como principais aspectos envolvidos motor, cognitivo, emocional e social. Acredita-se que a relevância desses aspectos pode ser justificada pelo tipo das atividades que foram desenvolvidas no acantonamento como: futsal, voleibol, torta na cara, queimada e uma festa a fantasia; atividades estas que proporcionam um maior envolvimento dos alunos. Nogueira e Martinez (2008) afirmam que a recreação é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano afetivo, cognitivo, motor, lingüístico, moral e social. Para Jonhson (2010) a mesma produz uma série de benefícios para a saúde em geral, tanto em aspectos funcionais, biológicos, físicos, psicológicos e econômicos, e como conseqüência melhora a expectativa e qualidade de vida do indivíduo. A importância da recreação dentro do processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais valorizada, devido ser uma atividade agradável, motivadora e enriquecedora, possibilitando o aprendizado de várias habilidades e também auxiliando no desenvolvimento mental, na cognição e no raciocínio mental. (LAVORSKI e VENDITTI JÚNIOR, 2008)

    Quando questionado sobre a melhoria do relacionamento entre os alunos, 81,81% dos entrevistados disseram sim, este resultado pode ser justificado devido à maioria das atividades serem desenvolvidas por equipes ou grupos de alunos. Este dado é comprovado num estudo realizado por Almeida (2009), onde considera que na atividade lúdica não importa apenas o produto resultante da atividade, mas a própria ação e o momento vivido pelo individuo. O mesmo ressalta que a atividade lúdica possibilita a vivência, momentos consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, auto-conhecimento e conhecimento do outro, o cuidado consigo e olhar para o outro.

    Apesar de 81,81% dos entrevistados considerarem que o acantonamento melhorou o relacionamento dos alunos, apenas 63,63% aponta o mesmo como uma nova forma de interação entre alunos. Acredita-se que essa diferença está relacionada ao fato de que nem todos os entrevistados têm conhecimento sobre a temática acantonamento e seus benefícios. Bartarin e Alves (2009), em seu estudo, conclui que existe a necessidade de estudo sobre a temática acantonamento, devido ao fato de muitas pessoas confundirem o mesmo como acampamento. Nogueira e Martinez (2008) vêem reforçar que as atividades de recreação têm uma estratégia importante dentro do processo de inclusão e socialização. Macedo e Araújo (2009) acrescentam que estas atividades são instrumentos pedagógicos que contribuem na formação do individuo, através de princípios como participação, cooperação e co-educação. Sendo assim o acantonamento é considerando com um instrumento importantíssimo dentro do processo de formação social do aluno e isso pode ser confirmado neste estudo.

    Com unanimidade, os entrevistados apontaram que as atividades recreativas desenvolvem a capacidade de criar, imaginar, refletir e organizar; funcionado assim segundo Garcia (2007), como um laboratório de aprendizagem, permitindo ao educando experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente aprender.

Conclusão

    Ficou constatado que o Acantonamento oportuniza a interação e a competitividade entre os alunos, sendo julgado como uma ferramenta importante a ser trabalhada no ambiente escolar. Esta atividade auxilia no desenvolvimento de ensino-aprendizagem do aluno, melhorando significativamente o relacionamento entre os mesmos; englobando um desempenho motor, cognitivo, emocional e social significativo. Ao final deste estudo, ressalta-se que as atividades recreativas realizadas durante o acantonamento são consideradas como uma nova forma de interação entre alunos. Estas podem ser desenvolvidas tanto com turmas de alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio, desenvolvendo capacidades de criar, imaginar, refletir e organizar.

    Recomenda-se que outros estudos sejam realizados com uma amostra maior objetivando determinar o nível de significância das atividades de acantonamento em meio escolar; assunto este tão pouco relatado pela literatura.

Referências bibliográficas

  • ALMEIDA, Anne. Recreação: ludicidade como instrumento pedagógico. Artigo postado em 23 de janeiro de 2009. Disponível em: www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em 25 de janeiro de 2011.

  • BARTARIN, Joice Mary; ALVES, Cathia. Os acampamentos de lazer a partir de uma perspectiva diferenciada. VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XII Simpósio Paulista de Educação Física, 2009. Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências, U N E S P, Campus de Rio Claro.

  • BORGES, Fernanda Panzenhagen. Educação física adaptada: o aprendizado, a vivência e a formação do conhecimento: uma construção acadêmica. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 11, n. 103, dezembro de 2006. http://www.efdeportes.com/efd103/efa.htm

  • GARCIA, Juliane. A recreação enquanto elemento norteador no processo de socialização da 4ª série a do ensino fundamental da Escola José Alexandre Sávio no município de Campo Largo. Uniandrade. Revista Eletrônica da Educação Física.

  • JONHSON, Lenny Telles. Programa de actividades desportivo-recreativas para elevar la participación de los alumnos de primaria en las ofertas de fines de semana. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 15, nº 146, julho de 2010. http://www.efdeportes.com/efd146/actividades-deportivo-recreativas-de-fines-de-semana.htm

  • MARQUES, Marta Nascimento; KRUG, Marília de Rosso. Educação Física escolar: expectativas, importância e objetivos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 13, nº 122, julho de 2008. http://www.efdeportes.com/efd122/educacao-fisica-escolar-expectativas-importancia-e-objetivos.htm

  • LAVORSKI, Joyce; VENDITTI Junior, Rubens. A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança na escola: reflexões sobre a Educação Física, jogo e inteligências múltiplas. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 13, nº 119, abril de 2008. http://www.efdeportes.com/efd119/a-ludicidade-no-desenvolvimento-e-aprendizado-da-crianca-na-escola.htm

  • LORENZ, Camila F.; TIBEAU, Cynthia. Educação FísIca no ensino médio: estudo exploratório sobre os conteúdos teóricos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 9, nº 66, novembro de 2003. http://www.efdeportes.com/efd66/medio.htm

  • MACEDO, Simoara Freire de, e ARAÚJO, Siomara Freire Macedo de. Esporte de aventura: lazer e esportização. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 14, nº 137, outubro de 2009. http://www.efdeportes.com/efd137/esportes-de-aventura-lazer-e-esportizacao.htm

  • NOGUEIRA, Jonas Evandro; MARTINEZ, Luciana Renata Muzzeti. Recreação e socialização no âmbito escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 13, nº 120, maio de 2008. http://www.efdeportes.com/efd120/recreacao-e-socializacao-no-ambito-escolar.htm

  • SILVA, Tatiana Amaral; KUSHANO, Elizabete Sayuri; ÁVILA, Marco Aurélio. Segmentação de mercado: uma abordagem sobre turismo em diferentes faixas etárias. Caderno Virtual de Turismo, v. 8, n. 2, p. 105-114, 2008.

  • VARGAS, José Eduardo Nunes de; TAVARES, Francisco José Pereira. A educação ambiental no contexto da Educação Física escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 10, nº 69, fevereiro de 2004. http://www.efdeportes.com/efd69/ea.htm

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 153 | Buenos Aires, Febrero de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados