efdeportes.com

Dança de salão: uma análise dos registros

de livros na Fundação Biblioteca Nacional

Baile de salón: un análisis de los registros de libros en la Fundación Biblioteca Nacional

 

Mestre em Ciências Biológicas, UFPR; Especialista em Educação, IBPEX

Especializanda em Dança de Salão, FAMEC

Licenciada em Ciências Biológicas, UFPR

Bióloga do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Curitiba

Maristela Zamoner

maristela.zamoner@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Registrados na Fundação Biblioteca Nacional, sob o assunto “dança de salão”, existem apenas 14 livros regularmente publicados no Brasil. A análise destas publicações mostra, dentre outros aspectos, que vêm aumentando quantitativamente ao longo do tempo e que o tema mais abordado é a educação. Esta Arte tem, portanto, um vasto campo de conhecimento a ser produzido em sua forma mais tradicional: o livro.

          Unitermos: Dança de salão. Livros. Fundação Biblioteca Nacional.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 151, Diciembre de 2010. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Pesquisar faz parte da noção de vida criativa em qualquer tempo e em qualquer lugar (FREITAG, 1988; FERREIRO, 1986; HABERMAS, 1989). Conhecer e avaliar a produtividade e a qualidade da pesquisa dos autores é importante (MUGNAINI, 2006). Estudos realizados em bases de dados bibliográficas, indexadores, diretórios e catálogos entre outros é a base da pesquisa bibliométrica, que se dá através do estudo de aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação publicada (ARAÚJO e ARENCIBIA, 2002; VANTI, 2002). Estes estudos auxiliam no entendimento de como o conhecimento é difundido e incorporado entre autores, seus pares e o público em geral (CARVALHO, 2005), por isto, têm sido cada vez mais utilizados e requisitados (FILIPPO, 2002).

    Dentre as danças, a dança de salão, é um campo recente para o conhecimento humano (ZAMONER, 2005). Vasques (2005) discorre sobre pesquisa científica e dança de salão, considerando que, em geral, o produto do conhecimento nesta área torna-se público por meio de periódicos científicos, eventos científicos e produções eminentemente acadêmicas como monografias, dissertações e teses. Neste contexto, há que se lembrar ainda da forma mais tradicional de publicação de conhecimentos, o livro (STUMPF, 1996).

    Até o presente momento, não foi localizada publicação por meios tradicionalmente indexados, de acesso livre, referente a estudo sobre a situação de produção textual na área específica da dança de salão brasileira, o que se verifica em outras áreas como odontologia (NARVAI, 1997, CORMACK & SILVA FILHO, 2000); serviço social (GARCIA, 2009); terapia ocupacional (OLIVER, 2009); saúde coletiva (CARVALHO, 2005) entre outras.

    Conforme a Fundação Biblioteca Nacional (BRASIL, 2006), o sistema internacional padronizado que identifica livros segundo autor, país, editora, individualizando-os indistintamente, inclusive quanto à edição, é o International Standard Book Number (ISBN). Este número também é convertido em código de barras, o que favorece a redução de barreiras lingüísticas e facilita a circulação e comercialização dos livros. Este método de indexação foi criado em 1967 por editores ingleses. Desde então, passou a ser empregado por comerciantes de livros e pelas bibliotecas. Em 1972, foi oficializado como norma internacional pela International Organization for Standardigation - ISO 2108 - 1972. A adoção deste sistema de registro internacionalmente padronizado se deve ao fato de que facilita tanto a interconexão de arquivos quanto a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados. Uma vez que o ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, vem ao encontro da integração cultural entre os povos. A Agência Internacional do ISBN controla este sistema, orientando, coordenando e delegando poderes às Agências Nacionais, que são estabelecidas em cada país. No Brasil, a representante oficial (Agência Brasileira) é a Fundação Biblioteca Nacional que, desde 1978, tem a função de atribuir o número de identificação aos livros que são editados no território nacional.

    A Lei Federal nº 10.753 de 30 de outubro de 2003, conhecida como “Lei do Livro”, institui a Política Nacional do Livro e em seu Capítulo III, Art. nº 6, registra que é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado, bem como a ficha de catalogação para a publicação (BRASIL, 2003). O ISBN deve, portanto, ser atribuído às publicações que são impressas que tenham um mínimo de 05 (cinco) páginas, como também deve ser atribuído a livros eletrônicos. Desta forma, todo livro regularmente publicado no Brasil é dotado de um ISBN, possui ficha catalográfica e consta no acervo da Fundação Biblioteca Nacional, que está disponibilizado em meio eletrônico para consulta via internet.

    Esta estruturação permite a realização de pesquisas e localização de todos os títulos publicados no Brasil, utilizando-se para tal de referências de busca como assunto, autor, data entre outros parâmetros.

Metodologia

    A busca por publicações regularmente efetivadas sob o assunto “dança de salão”, no Brasil, foi viabilizada pela consulta eletrônica, on line, ao acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional (www.bn.br). No dia 27 de maio de 2010, foi realizado este levantamento obtendo-se um total de 14 títulos.

    Os dados obtidos foram analisados nos seguintes aspectos: assunto, regularidade da publicação, autoria, ano de publicação, editora e cidade.

Resultados

    Os dados obtidos pela busca eletrônica na Fundação Biblioteca nacional foram tabelados e são apresentados no Quadro 01.

Quadro 01. Dados de todos os livros obtidos por busca no acervo da Biblioteca Nacional, registrados sob o assunto 

“dança de salão”, conforme título, autoria, ISBN, ano, editora, cidade de publicação e todos os assuntos de registro

TÍTULO

AUTORIA

ISBN

ANO

EDITORA

CIDADE

ASSUNTOS

1

Danças de salão: a vida em movimento

FREITAS, Rinaldo; BARBOSA, Claudia

-

1998

-

-

Dança de salão - Estudo e ensino

2

Samba de gafieira e a dança de salão carioca

PERNA, Marco Antonio

8590196518 (broch.)

2001

-

Rio de Janeiro

Dança de salão - Rio de janeiro

3

Samba de gafieira : a história da dança de salão brasileira

PERNA, Marco Antonio

8590196585 (broch.)

2002

-

Rio de Janeiro

Dança de salão - Rio de janeiro

4

Samba de gafieira : the history of Brazilian ballroom dancing

PERNA, Marco Antonio

8590196570 (broch.)

2002

-

Rio de Janeiro

Dança de salão - Rio de janeiro

5

Guia de danças, n. 01 : danças de salão, clássicos, danças étnicas- : passo a passo : 20 danças para conhecer e aprender

s/a

8575560131 (broch.)

2002?

Escala

São

Paulo

Dança de salão - Estudo e ensino

6

Enquanto houver dança : biografia de Maria Antonietta Guaycurús de Souza, a grande dama dos salões

DRUMMOND, Teresa,

8587723413 (broch.)

2004

Bom

Texto

Rio de Janeiro

Souza, Maria Antonieta Guaycurús de, 1923- ; Dançarinos - Rio de Janeiro (RJ) - Biografia.; Dança de salão - Rio de Janeiro (RJ)

7

Princípios pedagógicos para a dança de salão

CANUTO, Marcos, 1973-

-

2004

-

Recife

Dança de salão - Estudo e ensino.

8

Bailes de salón

MUÑOZ, José Ignacio; SÁNCHEZ, Loreto.

8478383867 (broch.)

1993

Ediciones del Prado

-

Dança de salão

9

Dança de salão: a caminho da licenciatura

ZAMONER, Maristela, 1971-

8589026388 (broch.)

2005

Protexto

Curitiba

Dança de salão

10

Educação ambiental na dança de salão

ZAMONER, Maristela, 1971-

9788589026659 (broch.)

2007

Protexto

Curitiba

Educação ambiental; Dança de salão

11

Sexo e dança de salão

ZAMONER, Maristela, 1971-

9788589026680 (broch.)

2007

Protexto

Curitiba

Dança de salão; Sexualidade na dança

12

A criança e a dança de salão

SANTANA, Mary, 1970-

9788589026819 (broch.)

2007

Protexto

Curitiba

Dança de salão; Dança na educação

13

Aprenda a dançar : salsa e axé

s/a

-

1997

E. Três

São

Paulo

Dança de salão; Estudo e ensino

14

Música para dança de salão

RUTHES, Sandra

978-85-7828-009-3

2007

Protexto

Curitiba

Dança de salão; Música

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    A análise mais detalhada destes dados nos mostra que entre as duas décadas compreendidas entre os anos de 1989 e 2009, é possível notar um gradativo aumento quantitativo de publicações. Na primeira das duas décadas analisadas, foram publicados três livros e na segunda, onze (GRÁFICO 01).

Gráfico 01. Percentuais de livros de dança de salão publicados entre os anos de 1989 e 2009.

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    Apesar das exigências e normas internacionais, nos livros analisados foi possível notar que ainda há publicações que, segundo a Biblioteca Nacional não apresentam ISBN (Gráfico 02).

Gráfico 02. Percentuais de livros de dança de salão publicados entre os anos de 1989 e 2009.

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    Quanto às editoras, 5 (cinco) entidades foram identificadas:

  • Escala;

  • Bom Texto;

  • Ediciones Del Prado;

  • E. Três;

  • Protexto.

    Destas, apenas uma conta mais de uma publicação de livro em dança de salão, a Editora Protexto de Curitiba (Gráfico 03).

Gráfico 03. Percentuais de livros de dança de salão publicados com registro na Fundação Biblioteca Nacional, segundo suas editoras.

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    As cidades brasileiras onde os livros de dança de salão foram publicados são: Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Novamente, apesar de todas as normas internacionais resguardadas pela Agência Brasileira, representada pela Fundação Biblioteca Nacional, dois dos 14 livros encontrados no acervo não apresentam registro da cidade de publicação. Nota-se que a cidade com maior número de publicações de livros de dança de salão é Curitiba com cinco publicações (Gráfico 04).

Gráfico 04. Quantitativo de livros de dança de salão publicados com registro na Fundação Biblioteca Nacional, segundo as cidades de publicação.

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    Este levantamento permitiu a identificação e 10 autores, a maioria deles apresenta apenas um livro publicado. Entretanto, dois deles publicaram, cada um, três títulos (Quadro 02). Desta forma, há uma média de 1,4 livros publicados por autor.

Quadro 02 – Listagem de autores de livros em ordem alfabética e respectivos números de livros publicados por autor.

 

Autor

Número de livros publicados

1

Claudia Barbosa

1

2

José Ignacio Muñoz

1

3

Loreto Sánchez

1

4

Marco Antonio Perna

3

5

Marcos Canuto

1

6

Maristela Zamoner

3

7

Mary Santana

1

8

Rinaldo Freitas

1

9

Sandra Ruthes

1

10

Teresa Drummond

1

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    Os conteúdos abordados estão concentrados em 5 grandes temas gerais dentro da dança de salão: Educação e ensino, história, sexualidade, música e biografia. A maioria dos livros, oito, concentra-se no primeiro destes temas. Faz-se lembrar que, embora existam 3 registros de livros tratando do tema história, os três livros são o mesmo, porém, há uma tradução para o inglês e uma segunda edição, além da primeira publicação (GRÁFICO 05).

Gráfico 05. Quantitativo de livros de dança de salão publicados com registro na Fundação Biblioteca Nacional, segundo os conteúdos neles tratados.

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    A partir deste levantamento é possível verificar que muitos conteúdos ainda não foram explorados em livros regularmente publicados o Brasil, em compensação, conteúdos relacionados a questões educativas e de ensino, destacam-se como maioria.

    Ainda de acordo com esta metodologia de busca é necessário registrar que além dos 14 (quatorze) títulos encontrados, mais um que consta é referenciado pela Fundação Biblioteca Nacional, entretanto, para não desvirtuar a presente pesquisa, foi excluído da análise. Trata-se do livro especificado no Quadro 03.

Quadro 03. Especificações do livro ABC das danças gaúchas de salão de Clóvis Rocha.

Autor:

Rocha, Clóvis.

Título / Barra de autoria:

ABC das danças gaúchas de salão / Clóvis Rocha. -

Imprenta:

Porto Alegre : Martins Livreiro, 2002.

Descrição física:

62p. : il. (algumas col.) ; 22cm.

Notas:

Bibliografia: p. 61-62.
BNB 02/10

ISBN:

8575370073 (broch.)

Assuntos:

Danças folclóricas - Rio Grande do Sul.
Dança de salão - Estudo e ensino.

Classificação Dewey:
Edição:

793.3198165
22

Indicação do Catálogo:

Música

Registro Patrimonial:

1.288.178 DL 22/03/2010

Sigla do Acervo:

MAS

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    Embora classificado no assunto “dança de salão”, trata de danças gaúchas, portanto, danças tradicionalistas e não danças de salão (ZAMONER, 2005), considerando esta conceituação, não pode ser analisado juntamente com os demais.

    Dois livros que não aparecem na listagem da busca com o uso do unitermo “dança de salão” no catálogo da Fundação Biblioteca Nacional, merecem atenção pela relevância na área. São livros que trazem biografias importantes para a dança de salão, entretanto, seu registro não foi realizado como se fossem pertencentes ao assunto da dança de salão e sim de outros assuntos como: dança, coreografia, dançarinos – Brasil, biografia e Aroxa, Jaime, 1961. Os dados destes livros foram obtidos no dia 28 de maio de 2010, e podem ser verificados no Quadro 04.

Quadro 04. Dados de livros pertinentes a área da dança de salão, não registrados sob o assunto “dança de salão”,

 conforme título, autoria, ISBN, ano, editora, cidade de publicação e todos os assuntos de registro.

TÍTULO

AUTORIA

ISBN

ANO

EDITORA

CIDADE

ASSUNTOS

1

Vem dançar comigo

Jesus, Carlinhos de, 1953-

8573124512 (enc.)

2005

Gente

Rio de Janeiro

Dança; Coreografia

2

As três vidas de Jaime Arôxa: a luta de um vencedor

Saldanha, Milton, 1945-

9788577560073 (broch.)

2007

Senac

São Paulo

Arôxa, Jaime, 1961-; Dançarinos - Brasil - Biografia.

Fonte: Acervo de livros da Fundação Biblioteca Nacional – consulta eletrônica.

    Estes livros são biografias de duas personalidades importantes para a dança de salão brasileira.

    O primeiro é uma autobiografia (JESUS, 2005), portanto, de autoria do próprio Carlinhos de Jesus, contando sua história particular, desde a infância, como se deu a aproximação com a dança de salão na cidade do Rio de Janeiro, trazendo em seu currículo: formação em pedagogia e atividades como: dançarino realizando apresentações em espetáculos teatrais e programas de televisão; coreógrafo da comissão de frente da Escola de Samba Mangueira e outras, diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro.

    O segundo, de autoria de Milton Saldanha, trata da biografia de Jaime Aroxa (SALDANHA, 2007), professor e coreógrafo pernambucano. É dividido em três partes. A primeira conta a infância e adolescência, vinda do nordeste, educação formal técnica do Ensino Médio incompleta, empregos que teve sem sucesso; a segunda relata a decisão por se tornar dançarino, desde suas aulas com Maria Antonieta até o estabelecimento de sua rede de academias; a terceira, segundo o autor, são páginas que ainda estão por vir.

    Embora possam existir outros livros no Brasil, tratando do tema dança de salão, não é possível localizá-los por este método uma vez que, desta forma, são listadas apenas as publicações realizadas respeitando a maioria das normas internacionais e tendo como assunto a dança de salão, especificamente definida como unitermo.

Conclusões

    Conclui-se que as publicações de livros realizadas conforme a legislação brasileira, ainda são poucas, entretanto, nota-se um crescimento ao longo do tempo. Percebe-se ainda, que existem livros tratando de assuntos pertinentes à dança de salão que, porém, tiveram outra classificação, posicionando-os fora desta busca. Da mesma forma, há um livro que consta no assunto “dança de salão”, mas, segundo a literatura, não se trata deste assunto e sim de “danças tradicionalistas”.

    Os temas tratados nos livros regularmente publicados no Brasil ainda restringem-se a poucas áreas de conhecimento, o que demonstra a existência muitos nichos de saberes não trabalhados no que tange à dança de salão. Esta Arte é, portanto, um campo a ser produzido na forma mais tradicional de publicações: o livro.

Referências bibliográficas

  • ARAÚJO RUIZ J. A., ARENCIBIA J. R. Informetría, bibliometría y cienciometría: aspectos teórico-prácticos. ACIMED  [periódico en la Internet]. 2002  Ago [citado 2008  Dezembro 15];  10(4): 5-6.

  • BRASIL. Brasilia, Lei Federal nº 10.753 de 30 de outubro de 2003, “Lei do Livro”, Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial [da] Federativa República do Brasil. Brasília, DF, 31 out. 2003.

  • BRASIL. Fundação Biblioteca Nacional, Agência Brasielira do ISBN. Disponível em: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=26, acesso em 15 de setembro de 2010. 2006.

  • CARVALHO, L. F. de. Bibliometria e saúde coletiva: análise dos periódicos Cadernos de Saúde Pública e Revista de Saúde Pública. Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca para obtenção do grau de Mestre. Dissertação de Mestrado. 2005.113 p.

  • CORMARCK, E. F.; SILVA FILHO, C. F. A pesquisa científica odontológica no Brasil. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 54, n. 3, mai./jun. p.242-247, 2000.

  • FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez. 1986.

  • FILIPPO D, FERNANDEZ MT. Bibliometría: importancia de los indicadores bibliométricos. In: ALBORNOZ, M. (Eds.) El estado de la ciencia: principales indicadores de ciencia y tecnología iberoamericanos/ interamericanos. Buenos Aires, Argentina: Artes Gráfica Integradas, 2002.

  • FREITAG, B. Diário de uma alfabetizadora. Campinas, Papirus. 1989.

  • GARCIA, M. L. T. Há pedras no meio do caminho: reflexões sobre a produção científica em periódicos da área de Serviço Social. ARGUMENTUM Vitória, v. 1, n. 1, p. 6-15, jul./dez. 2009.

  • HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro. Zahar. 1982.

  • MUGNAINI, R. Caminhos para adequação da avaliação da produção científica brasileira: impacto nacional versus internacional. Tese de Doutorado em Ciências da Informação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-11052007-091052. Acesso em: 27/05/2010.

  • NARVAI, P.C. Produção científica na área de odontologia preventiva e social: Brasil, 1986-1993. São Paulo, Tese de Doutorado - Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Prática de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.142 p., 1997.

  • OLIVER, F. C. Disseminação do conhecimento e periódicos científicos: contribuições para o debate em Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 17, Suplemento Especial. 2009.

  • STUMPF, I. R. C. Passado e futuro das revistas científicas. Ciência da Informação - Vol 25, número 3, 1996.

  • VANTI N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, 31(2):152-62. 2002.

  • VASQUES, D. G. A pesquisa científica e a dança de salão. In: Anais. I JORNADA CATARINENSE DE DANÇA DE SALÃO, Florianópolis, SC. 2005.

  • ZAMONER, M. Dança de Salão: a caminho da licenciatura. Curitiba, Editora Protexto. 2005.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 151 | Buenos Aires, Diciembre de 2010
© 1997-2010 Derechos reservados