Analise da flexão e extensão de punho e flexão de cotovelo em um universitário Análisis de la flexión y la extensión de la muñeca y flexión del codo en un estudiante universitario |
|||
Universidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Educação Física, Irati, PR (Brasil) |
Luiz Augusto da Silva |
|
|
Resumo Introdução: A flexibilidade é tão importante tanto para um atleta como para um sedentário. Uma vez que a amplitude articular de determinada articulação esteja comprometida, alguma limitação se manifestará e poderá comprometer o desempenho esportivo, laboral ou de atividades diárias. A medida da mobilidade das articulações apresenta influência direta sobre a amplitude dos movimentos. Metodologia: Um universitário foi sujeito de pesquisa voluntariamente. Para a identificação dos ângulos foram feitos pontos de referências no corpo sendo utilizados: Extensão e Flexão do Punho, Flexão Cotovelo. Resultados: Os ângulos tiveram diferenças entre os segmentos. Resultados e Discussão: Flexão de cotovelo e extensão do punho teve menores escores de ângulo para o braço direito, em relação ao braço esquerdo; diferente do ângulo de flexão do cotovelo, que foi menor no lado esquerdo. Conclusão: subtende-se uma possível explicação para maior flexibilidade na flexão de cotovelo e extensão do punho, pelo motivo do avaliado ser destro e realizar mais movimentações com este braço tornando-o assim mais flexível. Unitermos: Flexibilidade. Fotogrametria. Amplitude articular.
|
|||
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 150, Noviembre de 2010. http://www.efdeportes.com/ |
1 / 1
Introdução
Avaliar medidas angulares no corpo humano reflete à investigação de disfunção articular, sendo um parâmetro importante no acompanhamento fisioterapêutico, na motivação e adesão do paciente ao tratamento, quantificação dos distúrbios, registro da eficácia da intervenção e ainda como critério importante na confecção de órteses. Essas mensurações são fundamentais, especialmente na apreciação das amplitudes de movimento (VENTURINI et al.; 2006).
A medida da mobilidade das articulações apresenta influência direta sobre a amplitude dos movimentos. A flexibilidade pode ser definida como a amplitude articular máxima em uma ou mais articulações ou pela relação existente entre o comprimento e a tensão de um músculo alongado. O treinamento da flexibilidade propicia o aumento do comprimento da unidade músculo-tendão. Entretanto, esse aumento não é rapidamente reversível em função das propriedades viscosas desses tecidos (WALLMANN, 2009).
O software para avaliação postural (SAPO) foi desenvolvido por Ferreira (2005) com o objetivo de avaliar o alinhamento e controle postural de adultos e jovens através de um método quantitativo de avaliação postural. Este software é um programa de análise postural de fácil utilização pelo usuário que possibilita marcação livre de pontos ou de acordo com o protocolo SAPO, e medição de ângulos e distâncias
As vantagens da fotogrametria incidem na possibilidade de registrar mudanças sutis entre as partes do corpo, difíceis de serem registradas por outros meios, inclusive com o goniômetro (instrumento de medida em forma semicircular ou circular graduada em 180º ou 360º). Esta tecnologia permite ainda arquivar, com economia de espaço e tempo, as imagens captadas (SACCO, et al; 1997)
Metodologia
Este estudo caracteriza-se como transversal do tipo estudo de caso.
Os dados foram coletados com uma câmera fotográfica digital (Olympus). Foram analisadas as articulações: Extensão e Flexão do Punho, Flexão Cotovelo.
Resultados e discussão
As imagens das articulações podem ser observadas na Figura 1.
Figura 1. Ângulo da extensão e flexão do punho, extensão do cotovelo
Pode se verificar na Figura 1, que o ângulo formado pelo punho direito (86,4°) foi maior do que no punho esquerdo (80,6°), significando uma menor flexibilidade no lado direito. Para com os resultados da flexão de cotovelo e extensão do punho, ocorreu o inverso, menores escores de ângulo para o braço direito, em relação ao braço esquerdo.
Uma das possibilidades de ocorrer este fenômeno na flexão de cotovelo e extensão do punho, pode ser descrita devido o lado direito ter maior flexibilidade, pois o sujeito se apresenta como destro.
Exercícios de alongamento podem ser usados para ganho de Flexibilidade. Cargas de baixa magnitude por longos períodos de tempo aumentam a deformação plástica do tecido não contrátil, permitindo remodelamento gradual das ligações de colágeno e redistribuição de água para os tecidos vizinhos (TAYLOR et al., 1990).
Conclusão
È necessário uma avaliação voltada a um caráter mais físico, entretanto, o software se mostrou fidedigno em vários estudos, não trazendo a este, duvidas tão e diversas dos demais estudos.
Referências
FERREIRA, E.A.G. Postura e controle postural: desenvolvimento e aplicação de método quantitativo de avaliação postural [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2005.
VENTURNI, C.A.A.; AGUILAR, B.P.; GIACOMELLI, B. Confiabilidade de dois métodos de avaliação da amplitude de movimento ativa de dorsiflexão do tornozelo em indivíduos saudáveis. Revista Brasileira de Fisioterapia, v.13, 2006.
SACCO, I.C.N.; COSTA, P.H.L.; DENADAI, R.C.; AMADIO, A.C. Avaliação biomecânica de parâmetros antropométricos e dinâmicos durante a marcha em crianças obesas. Anais do VII Congresso Brasileiro de Biomecânica; 447-452 de 1997; Campinas, Brasil.
WALLMANN, H. W. Stretching and Flexibility in the Aging Adult. Home Health Care Management & Practice, v.21, 2009.
TAYLOR, D.C.; DALTON, J.D.; SEABER, A.V. GARRETT, W.E. Viscoelastic properties of muscletendon units. The biomechanical effects of stretching. The American Journal of Sports Medicine, v.18, 1990.
Outros artigos em Portugués
Búsqueda personalizada
|
|
EFDeportes.com, Revista
Digital · Año 15 · N° 150 | Buenos Aires,
Noviembre de 2010 |