efdeportes.com

As produções cinematográficas como fonte 

de pesquisa: abordagens do esporte em filmes

Las producciones cinematográficas como fuente de investigación: abordajes del deporte en las películas

 

*Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física

da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais

e Estudos Olímpicos (CESPCEO)

**Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia no Esporte – GERSOM

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

***Membro do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica

em Educação Física e esporte (GPEF)

Doiara Silva dos Santos* **

doiarasantos@yahoo.com.br

Ana Gabriela Alves Medeiros* ***

gabimedeirosef@gmail.com

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Objetivo: Esta produção pretende descrever a análise do conteúdo de 5 produções cinematográficas cujo tema central é o esporte (uma nacional e quatro internacionais). Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com análise descritiva e interpretativa dos dados. Para proceder a pesquisa, utilizamos a Análise de Conteúdo Clássica (AC). Cada filme foi analisado de acordo com informações técnicas, contexto de produção e enredo, a partir de resenhas críticas para documentar aspectos de relevância para discussão de cada produção. Resultados: Por tratar-se da interpretação de uma dada realidade representada por imagens, a análise dos filmes segundo um enfoque qualitativo, aponta convergências entre eles: o ato heróico esportivo. Seja pelo ideal patriota, seja pela superação de uma condição social adversa, a presença do herói em todos os filmes se sobressai dentro contextualizações políticas, sociais e históricas ora exploradas com afinco, ora implícitas nas verdades históricas ou realidades produzidas dos filmes (GOELNER, 2005). Conclusões: O potencial dos filmes como geradores de dados qualitativos se fortalece cada vez mais. De fato é preciso lembrar como sugerem Bauer et al (2002), que não há quantificação sem qualificação e não há análise estatística sem interpretação.

          Unitermos: Cinema. Esporte. Análise de conteúdo.

 

Abstract

          Objective: This production is intended to describe the content analysis of five film productions whose central theme is the sport (one national and four international). Methods: The research is characterized as a qualitative descriptive analysis and interpretation of data. To carry out research used content analysis Classic (AC). Each film was analyzed according to technical information, context of production and storyline, from reviews to document critical aspects of relevance to the discussion of each production. Results: Since this is the interpretation of a given reality represented by images, the analysis of the films according to a qualitative approach, points out similarities between them: the heroic sport. Whether it is the ideal patriot, either by overcoming an adverse social condition, the presence of the hero in every film excels contextualization within political, social and historical moment eagerly exploited, sometimes implicit in the historical truths or realities produced films (GOELNER, 2005). Conclusions: The potential of such films as generators of qualitative data is strengthened even more. In fact it should be remembered as suggested by Bauer et al (2002), there is no quantification without qualification and there is no statistical interpretation.

          Keywords: Cinema. Sport. Content analysis.

 

 
http://www.efdeportes.com/ EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 149, Octubre de 2010. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    O visual e a mídia, reconhecidamente, consolidaram importantes papéis na vida social, política e econômica. Há uma inegável conexão entre esporte e mídia e com isso a temática esportiva tem consolidado um nicho na indústria cinematográfica.

    Os filmes (assim como as fotografias e outras fontes) permitem o acesso – ou mesmo a revisitação - a fatos culturais e históricos. A importância dos filmes como fonte de informação e pesquisa tem sido cada vez mais atestada.

    De fato, o cinema tem provido muitos produtos à denominada indústria cultural que tem se ramificado. Essa indústria abrange discussões tanto em relação aos aspectos de comercialização das mercadorias culturais quanto como instrumento de controle social. As vivências públicas do entretenimento e lazer constituem-se como os instantes iniciais da indústria cultural.

    Assim, o fenômeno esportivo tem se constituído como um campo de interpretações complexas sobre as sociedades e as culturas. Esporte e cinema, segundo Melo (2003, p.174-175):

    [...] são fenômenos típicos da modernidade, se organizando a partir das mudanças culturais, sociais e econômicas observáveis desde o fim do século XVIII e no decorrer do século XIX1. Não por acaso, o cinema (1895) e os Jogos Olímpicos (1896) surgiram na mesma época e no mesmo lugar: França, país-chave para entender um novo estilo de vida que estava sendo gestado.

    Conforme revelam os estudos de Melo (2003), estima-se que no mundo, cerca de 4.000 filmes já tenham sido produzidos dedicados ao esporte. Sobre o contexto brasileiro, Silva Neto (2002) apud Melo (2003) destaca que 3.416 ( três mil quatrocentos e dezesseis) filmes foram produzidos entre os anos de 1908 e 2002 e desse total, 134 tocam na questão do esporte, sendo que em 54 deles é o principal tema ou ocupa lugar de grande importância, em 41 aparece relativamente e em 37 é apenas citado.

    Vale salientar que sobre futebol (o esporte mais popular no Brasil) foram dedicadas 78 películas em detrimento às outras modalidades esportivas como surfe, atletismo, boxe, capoeira, judô, natação, remo, rodeio, tênis, entre outros.

    O presente estudo pretende descrever a análise do conteúdo de 5 produções cinematográficas cujo tema central é o esporte (uma nacional e quatro internacionais).

    Para construção da análise, após assistir a cada filme, foi elaborada uma resenha crítica para documentar aspectos de relevância para discussão de cada produção. São elas: Desafio no Gelo (título original: Miracle, 2004), Fábio Fabuloso (produção nacional do ano de 2004), Estrada para a Glória (título original: Glory Road, 2006), Carruagens de fogo (título original: Chariots of fire, 1981), A luta pela Esperança (título original: Cinderella Man, 2005).

    Os filmes analisados têm como tema central o esporte e as interpretações oriundas de tais análises foram contextualizadas em seu tempo histórico e amparadas sob literatura que ressalta a importância dessas produções como campo de observação sistemática.

Resultados e discussão

    O filme Carruagens de fogo, lançado em 1981, na Inglaterra conta a história de dois atletas quem têm objetivos diferentes na prática do Atletismo. Um é missionário religioso, o outro foge do preconceito por ser judeu. O esporte é fortemente expresso na época através dos Jogos Olímpicos de 1924.

    Goellner (2005) pontua algumas questões chaves na interpretação do filme quanto a suas verdades históricas e realidades produzidas. Dentre tais verdades, a sociedade da época se mostra, diante do esporte, enaltecedora dos desafios, dos esforços pessoais, conquistas e patriotismo (no filme um dos atletas abdica da própria participação numa prova, para que outro colega represente a nação).

    A virilidade, agressividade e competitividade associadas a atributos do masculino contribuíram para a constituição dos cenários marcados pela ausência feminina. No entanto, essa é uma realidade produzida no filme, pois, nos Jogos Olímpicos de 1924, já havia a presença das mulheres em competições embora em número considerado muito menor.

    Nesse contexto, Goellner (2005) retrata ainda a existência de uma reafirmação do corpo pois representa-se, através do esporte, um deus, uma instituição ou uma nação. Uma das instituições representadas no filme é claramente a Universidade de Cambridge.

    Desafio no Gelo mostra um momento marcante no esporte: a vitória olímpica da equipe dos Estados Unidos sobre a União Soviética em um jogo de hóquei, em 1980. Há ricos aspectos apontados no filme no que concerne o contexto social da época, o momento político e a situação nacionalista arraigada no jogo de hóquei. Estes aspectos compõem a situação total de pesquisa. O filme é um incrível “gerador de dados” que desperta interesses múltiplos de conhecimento e sua abordagem do esporte segundo os preceitos do patriotismo e heroísmo prevalecem e convergem com os observados em Carruagens de Fogo.

    Diferentemente Fábio Fabuloso, um documentário de produção nacional sobre um surfista paraibano, conta a trajetória do brasileiro Fábio Gouveia e se delineia a partir das aventuras que ele vivenciou até suas conquistas mais importantes. Dentre outros fatores, a narração com sotaque nordestino, a presença de um burro marcando o regionalismo, e as criativas rimas, atribuem ao filme o caráter pitoresco do menino pobre que ascende socialmente através do esporte. Neste caso o esporte como meio para a ascensão social torna-se centro da análise do filme.

    Em A luta pela Esperança que conta a história de Jim Braddock (representado pelo ator Russell Crowe) é possível perceber que a abordagem anteriormente mencionada é recorrente. Considerado um prodígio do boxe, mas, dentro do contexto de crise política e econômica nos Estados Unidos em 1929, Jim vive um momento ruim como atleta, vendo-se obrigado a se aposentar prematuramente. Com os Estados Unidos em meio à grande depressão, Jim passou a viver de bicos para poder sustentar a família, que àquela altura encontrava dificuldades para se abrigar e se sustentar.

    Após frustradas tentativas de retorno ao boxe (incluindo lesões e derrotas freqüentes), heroicamente, diante de uma oportunidade, superando privações e para surpresa de todos Jim venceu três lutas consecutivas. Nesse contexto heróico ele então a ganhou o apelido de "Cinderella Man", representando a comunidade e cidade onde vivia e se tornou o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época.

    O momento político da época foi pouco explorado, exceto pelas dificuldades financeiras ilustradas pela família de Jim e pessoas do lugar onde vivia. Considerando o que Bauer (2002) explica sobre “geração de dados” e “campo de observação sistemática”, pode-se fazer uma análise, a partir deste filme (como fonte qualitativa e quantitativa de pesquisa): do tradicional boxe nos Estados Unidos, do ideal heróico sustentado pelo esporte como mecanismo de ascensão social e da significação do esporte para a família.

    Estrada para a Glória se constitui num campo de observação também rico pelas discussões que suscita, pela situação total de pesquisa gerada a partir de dois elementos chave: esporte e preconceito racial. Baseado em uma história real, o filme contextualiza um momento difícil na história dos Estados Unidos, onde, especialmente no Estado do Texas o conservadorismo impera frente aos ideais racistas.

    O técnico de basquete Don Hanskins (Josh Lucas), foi convidado a treinar a equipe de uma Universidade para competir no campeonato nacional universitário norte-americano. Branco, ele buscar compor o seu time com bons atletas desconsiderando qualquer fator de ordem racial. Tal postura causou estranhamento dos estudantes, atletas e administração da Universidade. Ao fim de uma busca por esses atletas feita até mesmo nas ruas, ele compôs sua equipe com sete jogadores negros e cinco brancos. Uma afronta para a sociedade acadêmica e local.

    A contextualização do filme nos anos 60 implica na construção do corpus, que por sua vez, garante a eficiência da caracterização do todo. Ou seja, o momento histórico vivido no Texas quanto ao preconceito racial é a base sociológica que fundamenta a discussão no filme. Ao mesmo tempo, a amostragem estatística aleatória – que implica a descrição da distribuição de atributos já conhecidos no espaço social – pode ser identificada pelos diferentes contextos em que a questão racial é tratada. No esporte, na Universidade, nas ruas (de região para região), a questão racial é dada numa amostragem utilizada no filme que explicita uma base lógica para sua análise, baseada essencialmente em acontecimentos, ações e situações.

Considerações finais

    O potencial dos filmes como geradores de dados qualitativos se fortalece cada vez mais. De fato é preciso lembrar como sugerem Bauer (2002), que não há quantificação sem qualificação e não há análise estatística sem interpretação.

    Por tratar-se da interpretação de uma dada realidade, representada por imagens, a análise dos filmes segundo um enfoque qualitativo, aponta convergências entre eles: o ato heróico esportivo. Seja pelo ideal patriota, seja pela superação de uma condição social adversa, a presença do herói em todos os filmes se sobressai dentro contextualizações políticas, sociais e históricas ora exploradas com afinco, ora implícitas nas verdades históricas ou realidades produzidas dos filmes (GOELNER, 2005).

    Esporte e cinema ao expressarem representações, princípios, sentidos e significados constantes no século XX, também são reconhecidamente importantes na consolidação destes. Isso se evidencia quando se relembra o espaço que ocupam na vida cotidiana de grande parte da população (MELO, 2004).

Nota

  1. Sobre as raízes históricas do esporte moderno, consultar Bourdieu (1991). Sobre as raízes históricas do cinema, consultar Bullara; Monteiro (1991).

Referências

  • BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER M.W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p.189-217.

  • GOELLNER, S. V. Jogos olímpicos e desafios: Carruagens de fogo. In: MELO, V. A.; PERES, F. F. (orgs.). O esporte vai ao cinema. 1.ed. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005. p. 65-73.

  • KELLNER, D. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. [Tradução: Rosemary Duarte], Líbero, Ano VI - Vol 6 - n. 11, 2006.

  • MELO, Victor Andrade de. Memórias do esporte no cinema: Sua presença em longa- metragens brasileiros. Campinas: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2003.

  • ______________. Esporte e Cinema: diálogos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. Relatório de Pesquisa (Pós- Doutorado em Estudos Culturais). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 2004.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 149 | Buenos Aires, Octubre de 2010
© 1997-2010 Derechos reservados