efdeportes.com

Utilização de suplementos alimentares por praticantes 

de musculação em academias de Ribeirão Preto, SP

Uso de suplementos alimenticios por parte de practicantes de musculación en gimnasios de Riberao Preto, SP

 

Universidade de Ribeirão Preto

Curso de Educação Física

(Brasil)

Bruno de Andrade Pereira

Sergio Garcia Stella

bru.tour@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          Este trabalho teve como objetivo diagnosticar a utilização de suplementos alimentares por praticantes de musculação, também verificar qual são os mais utilizados e a fonte de informações obtidas sobre a suplementação. A amostra foi intencional não probabilística. Participaram da pesquisa 200 indivíduos que usam ou utilizaram suplementos alimentares em algum período do seu treinamento. O instrumento utilizado foi um questionário com dezessete perguntar objetivas e discursivas. Os resultados mais expressivos são referentes à: indicação dos suplementos alimentares onde 48% das indicações de partiram dos professores da academia; suplemento mais utilizado onde 72% dos praticantes utilizavam Whei Protein; e referente ao objetivo do treinamento onde 36% dos entrevistados dizem buscar no treinamento aumento de hipertrofia muscular. Pode-se concluir que a utilização dos suplementos alimentares pelos praticantes de musculação e freqüente e sem orientação adequada.

          Unitermos: Suplemento alimentar. Musculação. Academias de musculação.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 148, Septiembre de 2010. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1.     Introdução

    Atualmente a utilização de suplementos alimentares para aumento de desempenho em qualquer tipo de atividade física aumenta a cada dia (SIMIONI et al., 2006). Entretanto, ocorre que a utilização destes suplementos na maior parte dos casos se por indicação de pessoas não habilitadas para tal função (STEFANUTO et al., 2003).

    A maior parte das pessoas que praticam musculação que utilizam suplementos alimentares não necessita utilizá-los, pois alcançariam o mesmo efeito com uma alimentação adequada (STEFANUTO et al, 2003)

    A quantidade de malefícios da utilização indiscriminada de tais produtos é extremamente maior que os benefícios, e os fatores negativos podem ser irreversíveis em alguns casos (BION et al. 2003).

    Dessa forma é importante ter o real conhecimento sobre a utilização indiscriminada de tais produtos para que possa haver uma orientação correta quanto à forma e momento necessário para a suplementação.

2.     Objetivo

    Verificar como o atleta recebe a indicação do suplemento alimentar e quais são os suplementos mais utilizados.

3.     Metodologia

    O trabalho presente foi realizado com uma amostra intencional de 200 praticantes de musculação, sem restrição de sexo com idade acima de dezoito anos, em algumas academias de Ribeirão Preto/SP durante os meses de setembro de 2009.

    As academias foram selecionadas de forma aleatória de acordo com o consentimento dos proprietários, somando um total de dez academias, o responsável pela academia assinou um termo de consentimento autorizando a pesquisa no local.

    Para avaliar o tema proposto foi utilizado um questionário semi-estruturado com dezessete questões objetivas e discursivas referente ao perfil dos praticantes de musculação que consomem ou já consumiram algum tipo de suplemento alimentar, as questões eram de múltipla escolha e foi permitido escolher mais de uma opção caso fosse necessário. O questionário foi retirado de uma pesquisa publicada por Domingues e Marins (2007) com os mesmos objetivos deste trabalho.

    Os indivíduos foram abordados de forma aleatória durante o treinamento no período noturno, os mesmo foram esclarecidos quanto ao objetivo do trabalho e assinaram o termo de consentimento antes da aplicação do questionário.

4.     Resultado e discussão

    A faixa etária dos participantes variou entre 18 e 41 anos (49% entre 18 e 23 anos, 35% entre 24 e 30 anos, 12% entre 31 e 37, acima de 37 anos 4%). O nível de escolaridade foi predominantemente indivíduos com ensino médio representando 55% da amostra, indivíduos com ensino superior representaram 43% da amostra e 2% fundamental. Em relação ao tempo de pratica de musculação a amostra obteve 14% dos participantes com 1 a 3 meses de prática, de 3 a 12 meses 12% da amostra, com 1 à 2 anos 15% dos participantes, de 2 à 3 anos 13% participantes, de 3 a 4 anos 19% da amostra e com mais de 4 anos 27% dos praticantes. Quanto à intensidade do treinamento, 2% dos participantes consideravam seu treino muito leve, 3% consideravam apenas leve, a maioria considerou o treinamento moderado indicando 47% dos entrevistados, 31% dos participantes consideravam seu treino intenso e 17% considerava-o muito intenso.

    Os resultados referentes às indicações dos suplementos se encontram no gráfico 1. Foi constatado que 32% das indicações partiram por parte dos amigos, 47% dos indivíduos receberam indicações por parte do professor da academia, 11% receberam orientação de nutricionista e 6% obtiveram a orientação através da internet, TV ou outro tipo de meio de comunicação, 1% dos indivíduos entrevistados fazia a utilização sem nenhum tipo de indicação.

    Na tabela abaixo se encontra os suplementos mais utilizados e o índice de utilização no grupo estudado em porcentagem.

    Em relação a freqüência de utilização do suplemento alimentar associado ao treinamento da musculação observou-se que 47% dos praticantes de musculação fazem uso do suplemento regularmente, 46% faz o esporadicamente e 7% em cargas de manutenção ou intervaladamente.

    Quanto ao objetivo do treinamento 26% dos praticantes relataram buscar hipertrofia muscular, 22% objetivavam melhora da estética corporal, 18% disseram treinar musculação com objetivo de melhorar a saúde, 14% procuravam melhora de condicionamento físico e 10% buscavam melhora de rendimento esportivo específico para modalidade que praticavam ou aumento de força.

5.     Conclusão

    Conclui-se que a maioria dos praticantes de musculação das academias de Ribeirão Preto, que consomem suplementos alimentares, estão situados na faixa etária de 18 a 23 anos, com escolaridade de nível médio. Consideram o treino moderado e fazem utilização de suplementos regularmente.

    Com relação aos suplementos mais utilizados constatou-se que o mais consumido é a Whey Protein, seguido da Maltodextrina e Creatina, o uso geralmente é regular e tem o intuído do aumento de hipertrofia muscular. A indicação na maioria dos casos parte do professor da academia, sendo a procura pelos nutricionistas ou médicos qualificados para tal função, um dos últimos recursos utilizados para realizar a suplementação.

    A situação apresentada no que diz referencia as indicações de suplementação por parte de pessoas não qualificadas deve ser levada em consideração neste trabalho. A utilização indiscriminada de recursos ergonogênicos ou farmacológicos pode causar transtornos e até danos irreversíveis a saúde de quem a faz. Por isso se faz importante a conscientização aos praticantes de musculação sobre a necessidade da procura por orientação nutricional especializada para que suplementação possa otimizar o treinamento e ajudar a atingir os objetivos desejados sem trazer danos a saúde.

Referências bibliográficas

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 148 | Buenos Aires, Septiembre de 2010
© 1997-2010 Derechos reservados