efdeportes.com

Análise do conteúdo verbalizado da representação 

motora nos fundamentos básicos do futebol de campo

Análisis del contenido verbalizado de la representación motora en los fundamentos básicos del fútbol de campo

 

Prof. Ms. Universidade Federal do Amapá, UNIFAP

(Brasil)

Álvaro Adolfo Duarte Alberto

alvarod@ig.com.br

 

 

 

 

Resumo

          A presente pesquisa teve os objetivos de: a) determinar a qualidade do conteúdo verbalizado da Representação Motora no fundamento de passe curto no futebol de campo; b) determinar a qualidade da execução técnica do fundamento selecionado; e c) analisar a relação entre a qualidade das imagens do movimento no âmbito mental e a eficiência das ações técnicas. Com uma amostra de 11(onze) jogadores de futebol de campo da equipe A. S. Saint Elie da Guiana Francesa do sexo masculino, com idade media de 18 (dezoito) anos, se diagnosticou a qualidade do conteúdo da Representação Motora do fundamento técnico através da prova psicológica de descrição oral com estimulação verbal. Na avaliação da efetividade técnica de dito fundamento se utilizou da observação. Os resultados deste estudo apontam que os esportistas com melhores resultados na efetividade técnica alcançam também maiores valores na verbalização consciente da imagem do movimento.

          Unitermos: Psicologia do Esporte. Representação motora. Futebol.

 

 
EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 148, Septiembre de 2010. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

    Os procedimentos técnicos das ações desportivas nas diversas modalidades exigem dos esportistas um aperfeiçoamento de seus níveis de preparação física, técnico-táctico e principalmente psicológico (ALBERTO, 2005).

    Os fundamentos técnicos apresentam estruturas psicológicas que precisam ser dominadas e aperfeiçoadas na contribuição da performance durante as competições esportivas. Essas estruturas evidenciam principalmente que no desenvolvimento qualitativo da atividade desportiva se precisa também de uma grande nitidez de determinados componentes psicológicos. E o componente psicológico que nos permite determinar no âmbito mental a imagem dos movimentos com todos os seus detalhes nitidamente estabelecidos, denomina-se Representação Motora. O estudo das Representações Motoras se constitui em um dos aspectos de maior relevância investigava na atualidade, no campo da Psicologia do Esporte.

    A partir dos anos 50, a literatura científica vinculada a Psicologia do Esporte começa a prestar especial atenção sobre a Representação Motora como elemento indispensável de aprendizagem e aperfeiçoamento de um gesto motor esportivo. Autores de origem russa e alemã, dentre outros, têm realizado e realizam vários estudos a esta temática. Em geral seus estudos apontam para a determinação do papel do modelo mental interno¹ sobre o processo de aprendizagem motora e a qualidade da execução, os meios para sua criação e aperfeiçoamento, a influência da motivação e as emoções na mesma, a estrutura dos detalhes técnicos na memória, assim como sua dinâmica. Esta esfera científica constitui hoje em dia um dos objetos de estudo mais importante da teoria da aprendizagem motora desde o ponto de vista psicológico.

    Para uma melhor compreensão das representações a cerca dos movimentos, é necessário considerar o conceito das mesmas do mundo exterior, em forma de imagens, onde P. A. Rudik (1990, p.128), expressa que::

    As imagens concretas, intuitivas dos objetos e fenômenos, que surgem como resultado da percepção do mundo exterior, não desaparecem sem deixar marcas, mas continuam conservando-se durante um tempo determinado em nossa consciência. Estas imagens dos objetos e fenômenos do mundo exterior que se conservaram na consciência, e que se formaram sobre a base de percepções e sensações anteriores, se denominam representações.

    A través desta, o esportista desenvolverá um programa mental que lhe servirá de pauta na apropriação, treinamento aperfeiçoamento dos seus fundamentos técnicos, no sentido do logro rápido de execuções técnicas mais eficientes.

    Pensando assim, este estudo objetivou analisar o conteúdo verbalizado da representação motora na efetividade do fundamento de passe curto no futebol de campo e, mas especificamente: a) determinar a qualidade do conteúdo verbalizado da representação motora no fundamento em questão; b) determinar a qualidade da execução técnica do fundamento selecionado e; .c) analisar a relação entre a qualidade das imagens do movimento no âmbito mental e a efetividade das ações técnicas.

Metodologia

    O presente estudo foi realizado em 11 (onze) jogadores de futebol de campo da equipe A. S. Saint Elie da Guiana Francesa do sexo masculino, com idade media de 18 (dezoito) anos. Para diagnosticar a qualidade do conteúdo da Representação Motora no fundamento técnico de passe curto utilizou-se a prova psicológica de Descrição Oral com Estimulação Verbal (DOEV). Na avaliação da efetividade técnica de dito fundamento se utilizou da observação².

    A prova psicológica DOEV, compreende os seguintes aspectos: solicitar ao esportista a explicação de forma verbal de todos os detalhes técnicos de cada uma das fases do movimento de passe curto, segundo Santos (1979), citado por Redes Filho (1991, p. 29), estas fases são: 1a) a posição do pé de apoio; 2a) a semi-flexão da perna de apoio 3a); o equilíbrio do corpo; 4a) o olhar à quem vai passar a bola; 5a) a posição do pé de toque e; 6a) a força que se imprime ao movimento.

    Ao finalizar cada fase e caso o esportista haja omitido algum detalhe, se formulam perguntas diretas para determinar se algum aspecto se encontra ou não corretamente fixado em sua imagem mental. A avaliação da referida prova levou em conta a seguinte escala:

3.     Detalhe bem descrito

2.     Detalhe descrito incompleto

1.     Detalhe mal descrito

0.     Detalhe omitido

    Com o objetivo obter uma maior exatidão na avaliação da DOEV, se utilizou um mini-gravador. Esta prova foi realizada no mês de agosto de 2008 nas instalações do Ginásio Avertino Ramos na cidade de Macapá-AP/Brasil.

    Para avaliar da execução técnica, foi determinado aos jogadores que executassem o passe curto a uma distancia de mais ou menos 5 (cinco) metros em direção a um companheiro. Nesta prova levou-se em conta cada detalhe das fases do movimento estudado que foi avaliado entre (0 e 3) pontos, onde 3 (três) corresponde ao valor mais positivo. Os detalhes que não foram bem executados se avaliou qualitativamente igual a 1(um), já os omitidos foram avaliados igual a 0 (zero). Na obtenção de uma exatidão na avaliação da execução do movimento técnico, se utilizou a filmagem das ações com uma câmera de vídeo, a que permitiu uma análise em câmera lenta das fases e detalhes do movimento estudado. Esta prova foi realizada no campo de futebol da Praça Beira-Rio na cidade de Macapá-AP/Brasil.

Análise dos resultados

Tabela 01. Resultados da descrição oral com estimulação verbal (DOEV)

Legenda

J: Jogadores

D: Detalhes técnicos

Com (*): Valores inconscientes

Sem (*): Valores conscientes

    Os dados contidos na tabela 01 nos conduz a seguinte reflexão:

    A equipe estudada descreve com mais precisão os detalhes da 4a (quarta) e da 5a (quinta) fase do fundamento técnico de passe curto obtendo um resultado de 100% de detalhes bem descritos, seguido do detalhe da 3ª (terceira) fase com 51.15% de respostas bem descritas. E o resultado mais negativo corresponde aos detalhes da 1ª (primeira) e da 6ª (sexta) fase obtendo um resultado de apenas 0.99% de acertos.

    Individualmente o desportista de nº 1 (um), alcançou a melhor valoração em suas respostas. E os desportistas de nº 3 (três) e nº 11(onze) alcançaram a valoração mais negativa da amostra estudada.

    Os resultados da DOEV nos permitiram determinar com precisão quais são os detalhes que a amostra apresenta maior dificuldade no plano mental, bem como os melhores fixados, segundo seus conteúdos expressados.

    Como podemos analisar, os resultados podem estar influenciados por vários aspectos que devem haver incidido sobre a qualidade da Representação Motora do fundamento técnico, entre os quais destacamos os seguintes:

  1. Deficiência na preparação teórica, pois a través dela se obterá uma explicação mais adequada dos detalhes, aprofundando-se a importância de cada um dos detalhes, com o objetivo de ampliar conhecimento dos esportistas sobre a estrutura, o conteúdo e os vínculos entre eles.

  2. Falta de correção e orientação do técnico durante as execuções práticas de determinados detalhes de grande importância para a boa execução do fundamento.

    No processo de formação da Representação Motora de um determinado movimento, P. Kunath, citado por Abraham (1988, p. 24), assinala que existem dois períodos: o da criação da imagem e o de aperfeiçoamento da mesma.

    Sobre a primeira o referido autor descreve que:

    O objetivo fundamental do treinador será a elaboração do modelo primário da ação que se apóia na estrutura espacial, onde se situam as pernas para onde girar os quadris, para onde o movimento dos braços, etc.

    Já a segunda fase de formação da representação motora se denomina de aperfeiçoamento da imagem, sobre isto, o citado autor expressa:

    [...] seu objetivo é o melhoramento ilimitado do modelo interno e os aspectos essenciais a desenvolver são: a coordenação dos movimentos simultâneos parciais e a estrutura dinâmica do ritmo do exercício.

Níveis de consciência dos detalhes na descrição oral

    Estes detalhes são aqueles que o esportista expressa espontaneamente sem ajuda de perguntas secundárias que nos permite conhecer o conteúdo verbalizado da Representação Motora. Assim é possível determinar os detalhes que o esportista presta maior atenção e por sua parte estão gravados conscientemente no âmbito mental.

    Neste sentido, na criação das imagens do movimento formulado, se considera primeiramente a informação sensorial como a tomada de decisão desde o planejamento até a execução da resposta. Em toda a variedade de processos sensoriais ativados na formação das imagens motoras, a orientação visual adquire a maior importância, sobretudo, nos primeiros períodos de sua formação. A respeito do sucesso desta informação na estruturação do modelo, V. P. Zinchenko, citado por P. A. Rudik (1990, p.133), assinala:1

    A efetividade da orientação visual ao construir o modelo inicial da imagem motora que se forma, se encontra em dependência direta da intensidade dos esforços volitivos que se desenvolvem neste caso. A busca visual do objeto ao estruturar a imagem primária se leva a cabo segundo determinadas regularidade.

    Optamos por representar graficamente os melhores e os piores resultados obtidos a través da descrição oral, para uma melhor visualização e compreensão da curva dos níveis de consciência:

Quadro 01. Esportista nº 01. Melhor resultado

 

Quadro 02. Esportista nº 11. Resultado mais negativo

    Desta forma, as melhores descrições se encontram mais distante da linha zero (0) e as que apresentam mais deficiências estão mais próximo a esta.

    Assim a representação gráfica como uma forma nova de disposição dos dados obtidos, para analisar os níveis de consciência da gravação dos detalhes técnicos de um elemento na representação, nos permite uma análise mais rápida conveniente desde o ponto de vista prático que as tabelas de dados, pois através dela se pode determinar em qual nível de consciência se encontram gravados cada um dos detalhes que conformam o elemento técnico, assim os detalhes que apresentam dificuldades de descrição necessitará de um maior tempo para sua correção e conseqüentemente poder modificá-los de maneira positiva, já que os mesmos se encontram no plano inconsciente do esportista.

Tabela 02. Análise da execução do fundamento técnico

    Considerando as seis fases descritas anteriormente, que correspondem à execução do fundamento técnico de passe curto, os jogadores estudados apresentam os seguintes resultados, de acordo com a tabela acima.

    A fase de maior pontuação foi a que corresponde a 1 (um) e a 5 (cinco). Já o resultado mais negativo foi o da fase denominada 2 (dois). Individualmente apresentaram um melhor nível de execução técnica os jogadores 1 (um), 4 (quatro), 8 (oito) e 9 (nove), sendo que os resultados mais negativos foram observados nos jogadores 3 (três) e 11(onze).

    Portanto, foi possível constatar que os esportistas obtiveram uma pontuação mais positiva na execução do fundamento técnico em relação aos detalhes que descreveram na variante com ou sem estimulação verbal. Isto determina que de todas as formas existem grandes dificuldades na emissão de uma resposta com perguntas diretas em determinadas fases, pois as imagens estão fixadas com erros por não possuírem ditos detalhes bem representados no âmbito mental.

Análise da relação entre a qualidade das imagens do movimento no âmbito mental e a efetividade das ações técnicas

Quadro 3. Relação entre imagem e efetividade do fundamento técnico

Legenda

E. Tec.: Execução Técnica

I. Mov.: Imagem do Movimento

    O quadro acima, nos indica que na medida os esportistas estudados possuem os detalhes dos fundamentos técnicos pior representados, a ação se concretizará com maiores deficiências. E quanto mais preciso e consciente se encontrem estes detalhes gravados em sua representação, melhores serão seus resultados na execução prática.

    Segundo Alberto2 2001, p. 46,

    quando o esportista pode descrever verbalmente com melhor eficiência um elemento técnico esportivo, isto favorece para ordenar seqüencialmente melhor a estrutura da execução prática no plano representativo e vice-versa.

Algumas conclusões

    Após a análise dos resultados obtidos no presente estudo, foi possível concluir que:

    Se comprovam dificuldades da verbalização dos detalhes do elemento técnico estudado na maioria dos esportistas que conformaram a amostra, o que denota deficiência na qualidade da imagem do movimento executado.

    Os esportistas com melhores resultados na efetividade técnica do fundamento de passe curto alcançam também maiores valores na verbalização consciente da imagem do movimento.

    Portanto, a qualidade das Representações Motoras na aprendizagem e execução eficiente dos fundamentos técnicos esportivos, é uma meta a se alcançada pelos treinadores e esportistas. Através desta, a ação propriamente dita, será expressada em uma determinada qualidade técnica, efetiva no momento mais adequado.

Notas

  1. O modelo interno se considera como um fluxo de informações interiorizadas pelo esportista em forma de imagens, que provêm de diversos tipos de estímulos. (Zinchenko, citado por P. A. Rudik, 1990).

  2. Na Psicologia do Esporte o método de observação permite recopilar os dados que caracterizam as particularidades que se manifestam nas funções e qualidades psíquicas da personalidade do esportista durante a aprendizagem, treinamento e aperfeiçoamento, através da sua conduta. (Alberto, 2001).

Referencias

  • ABRAHAM, A. Estudio de las calidades de la representación motora en la técnica de bateo de los jugadores de softbol de la ESPA de la provincia de Matanzas. Tesis de Maestría. Facultad de Cultura Física de la Universidad de Matanzas, 1998.

  • ALBERTO, A. A. D. Estudio de las características generales del contenido y la repercusión en la actividad técnico-táctica de la representación motora de los movimientos de jugadores de balonmano. Tesis de Maestría. Facultad de Cultura Física de la Universidad de Matanzas, 2001.

  • ALBERTO, A. A. D. La representación motora en el aprendizaje y retención de una habilidad deportiva. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 10, nº 85, jun de 2005. http://www.efdeportes.com/efd85/aprend.htm

  • REDES FILHO, H. A. Caracterização de atletas profissionais de futebol. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991.

  • PUNI, A. Ts.; DZHAMGAROV T. T. Psicología de la educación física y el deporte. La habana: Científico Técnica, 1979.

  • RUDIK, P. A. Psicología libro de texto. Moscú: Planeta, 1990.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 148 | Buenos Aires, Septiembre de 2010
© 1997-2010 Derechos reservados