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Atividades rítmicas e expressivas enquanto 

fator cultural nas aulas de Educação Física escolar

Las actividades rítmicas y expresivas como elemento cultural en las clases de Educación Física

 

*Discente da graduação em Educação Física

da Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

**Co-orientador. Pós graduado em Elaboração e Gestão

de Projetos Sócio-Esportivos pela UCB/RJ

Licenciado em Educação Física pela UCB/RJ

Diretor técnico do Instituto Muda Mundo

Pesquisador do LAPEM, da UCB/RJ; e do CUCA da UCB /RJ

***Co-orientador. Mestrando em Educação pelo programa de pós-graduação

em Educação (Proped) da Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciado em Educação Física pela UCB/ RJ. Monitor da UCB/RJ

Agência de Fomento: FAPERJ

****Orientador. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB/RJ

Licenciado em Educação Física pela UCB/RJ. Docente da UCB/RJ

Evellyn Fernandes* | Gabriele Razi*

Luan Braga* | Nathalia Leite*

Nathany Amaral* | Raphael Henrique Soares*

Thiago Almeida* | Mauricio Fidelis**

mauriciofidelis@hotmail.com

Rafael Valladão***

rafael-valladao@hotmail.com

Sergio Tavares****

sergiof.tavares@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente artigo retrata reflexões a respeito da pluralidade cultural brasileira na sua atuação no processo educacional; destaca as interferências dessa diversidade cultural na vida de cada um de nós, contemplando a necessidade de respeitar todas as culturas quaisquer que sejam elas nas aulas de Educação Física, por meio das atividades rítmicas e expressivas, bem como esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar.

          Unitermos: Pluralidade cultural. Educação Física. Escola.

 

Abstract

          This essay presents reflections on cultural diversity in its Brazilian operations in the education process, highlights the cultural diversity of this interference in the lives of each of us, contemplating the need to respect all cultures whatever they may be in physical education classes, through the expressive and rhythmic activities, and is increasingly embedded in the school environment.

          Keywords: Cultural plurality. Physical Education. School.

 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 146 - Julio de 2010

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Introdução

    O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de crianças entre 10 a 12 anos em relação à cultura brasileira, que visa discutir e trabalhar a questão da pluralidade cultural. A proposta referente à temática para o quinto ano do ensino fundamental é abordar a partir das atividades rítmicas e expressivas desses alunos para que se abram novos horizontes. A pluralidade cultural está influenciando diretamente em nossa realidade, onde se encontra reunidos conjuntos de manifestações culturais de diversas etnias para a construção de uma cultura corporal brasileira através do conhecimento e origens de festas folclóricas, culinárias, crenças e danças, englobando todos os tipos de diversidades fortalecendo a troca de experiências humanas, e assim, promover um sentimento de valorização dos aspectos culturais do Brasil, além de seu reconhecimento e respeito.

    De acordo com LOPES (2001):

    O Brasil é, sabidamente, um país multirracial e pluriétnico, o que por conseqüência, implica a existência de diversidade ou pluralidade cultural, muito embora exista enorme dificuldade de reconhecimento dessa diversificação por parte de muitos brasileiros. (p.21)

    A perspectiva na produção de atitudes e valores que permite assumir a convicção de que o aprimoramento das relações humanas dos diferentes grupos sociais cria uma relação de interação social uns com os outros, o que primeiramente adquiriram-se nos limites do grupo familiar, relativamente em seguida à escola fornece um espaço onde os alunos constroem nesta fase uma identidade e geralmente vivenciam a heterogeneidade cultural. A inserção de valores universais que contemplem a cultura brasileira na qual as diferenças sejam valorizadas e respeitadas no contexto de pluralidade cultural para contribuir na formação de uma consciência crítica de futuros cidadãos dentro do patrimônio cultural existentes no Brasil.

    Por meio da valorização da extensa diversidade cultural, aprendemos a compartilhar e ensinar diversas maneiras positivas de convívio com as diferenças culturais para o desenvolvimento de nosso modo de viver.

    Através desse projeto queremos oportunizar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural, de suas origens e costumes como brasileiro, e desenvolver o reconhecimento de culturas diversificadas através de atividades rítmicas e expressivas tornam a criança consciente de suas ações e atitudes corporais estabelecendo a esses alunos a compreensão de seu próprio valor promovendo sua autoestima como ser humano crítico e participativo dentro da sociedade.

Desenvolvimento

    Pluralidade cultural é uma temática transversal que reúne um conjunto de manifestações culturais formada por diferentes etnias referente à contribuição de povos africanos, indígenas, portugueses e outros contribuindo para a construção de uma cultura corporal brasileira através do esporte, da dança, da luta, valorizando-as e respeitando-as na sociedade.

    Ainda sobre pluralidade, o PCN (Brasil, 1997), afirma que viver a pluralidade “é trabalhar na construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece” (p.57)

    A diversidade cultural engloba as características ou elementos de diferentes grupos sociais e culturais, demonstra conscientização de conhecer a si e ao outro, é importante para a humanidade preservar a riqueza deste diferencial que constrói os valores da sociedade como um todo.

    Com base neste raciocínio, podemos acrescentar que “Ninguém pode conquistar o mundo de fora se não aprender a conquistar o mundo de dentro” (CURY, 2007)

    A pluralidade de aspectos culturais deve ser trabalhada com o objetivo de desenvolver no aluno um amplo conhecimento e oportunidades de aplicar os mesmos, em situações de desafios que lhe forem apresentadas, conforme a necessidade tanto em atividades ou jogos na escola como em sua vida na sociedade.

    Segundo o PCN (1997) sobre Pluralidade Cultural pontua que:

    O que se almeja, portanto, ao tratar de Pluralidade Cultural não é a divisão ou o esquadrinhamento da sociedade em grupos culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias a construção de uma sociedade mais justa. (p.21)

    Para despertar o interesse dos alunos nas aulas de Educação Física foi utilizada a atividade física da dança de salão que se refere a uma dança a dois que abrange a todas as idades, sendo praticada como forma de divertimento ou competição, onde desenvolve domínios de comportamento e expressões corporais. Tendo como objetivo estimular a socialização e integração, além de sua grande importância na contribuição de benefícios físicos e psicológicos.

    Pereira et al, afirma que:

    Para que esses objetivos sejam alcançados em aulas de dança na escola, o conteúdo desenvolvido deve caracterizar-se por uma lógica didática com relação a seus objetivos, à organização dos conteúdos, à escolha metodológica, aos procedimentos a serem tomados. Sobretudo, todas essas decisões devem ser tomadas sob uma concepção de educação e, portanto, de Educação Física, para que efetivamente o professor venha a escolher o caminho correto para a consecução dos seus objetivos educacionais. (2001, p.60)

    A dança quando praticada por crianças transmite vibrações energéticas permeadas de arte, cultura e espontaneidade, desenvolvendo mais controle do seu corpo e consciência do mesmo, possibilitando explorar sua expressão corporal, aprenderão a ser mais flexíveis e terão uma musicalidade e percepção rítmica mais aflorada.

    Nanni (2003, p.7) confirma que: "As danças, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', permeios de emoções, de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais."

    A Educação Física possibilita compreender o corpo e sua motricidade tendo como referencial a possibilidade de estabelecer múltiplas relações de conhecimentos analisando, refletindo e contextualizando seu papel na contemporaneidade, principalmente na educação de crianças, visando cada vez mais uma autonomia dentro da realidade do processo educativo e social.

Metodologia

    Nossa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva (ex-post-facto), sobre pluralidade cultural, no contexto escolar, tendo está pesquisa um número de 18 alunos com faixa etária entre 10 a 12 anos, discentes da Escola Municipal Alfredo Gomes localizada no bairro de Cordovil-RJ. O critério da escolha da escola foi à acessibilidade e reciprocidade para os componentes do grupo, assim realizou-se o projeto com as duas turmas do quinto ano do ensino fundamental com a finalidade de amenizar conflitos existentes entre elas, porém para a culminância foram sorteadas algumas crianças.

    A intervenção do projeto teve inicio por meio da diagnose onde foram utilizadas técnicas de abordagem como observação livre, desenhos confeccionados pelos alunos e questionários com perguntas abertas sobre grau de pluralidade em cada aluno. As observações foram descritas em relatórios, sendo anotados comportamentos, envolvimento com o trabalho e comentários que os alunos faziam. Os dados coletados aparecem, neste estudo, visualizados na forma de quadros, os quais visam dar sistematicidade às informações obtidas. Ilustram a organização dos encontros através das respostas aos questionamentos feitos sobre o conhecimento que eles obtêm e os relatos que fizeram durante os encontros.

    No decorrer do projeto concretizaram-se quatro encontros com atividades apresentadas com o desafio de respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o povo brasileiro, incentivando o convívio entre diversos grupos e para a contribuição de um fator de enriquecimento cultural.

1º Encontro - Diagnose realizada com o objetivo de definir a classificação de pluralidade do público alvo contendo as seguintes perguntas abertas:

  • Quais os ritmos que você conhece?

  • Quais os ritmos que você dança em seu bairro?

  • Quais os ritmos que você sabe dançar?

    Através das respostas classificaríamos como muito plural, parcialmente plural e pouco plural.

2º Encontro - Exibição do filme “Vem dançar”

3º Encontro - Apresentação do vídeo de literatura de cordel “Lobisomem e o coronel” narrado por um repentista, conversa informal sobre características da cultura nordestina (festas, costumes e comidas típicas) e músicas de forró. Atividade: Desenho sobre o vídeo exibido.

4º Encontro – Apresentação da cultura carioca por meio de exibição de um vídeo que abordava o samba de gafieira, também foi utilizada como estratégia uma conversa informal com os alunos sobre a festa do carnaval, mostrando fotos, artigos de jornal e revistas, um debate onde encontramos o samba e comidas existentes num boteco no Rio de Janeiro além de músicas de samba e marchinhas de carnaval. Atividade: Desenho de carnaval.

    O objetivo era possibilitar o entendimento do trabalho que estava sendo realizado, aperfeiçoar o processo a ser desenvolvido na culminância e facilitar a assimilação das culturas e ritmos apresentados.

    O evento de pluralidade cultural realizado na Universidade Castelo Branco, Realengo-RJ, teve a presença de professores e universitários da mesma, além da participação dos alunos E.M. Alfredo Gomes, neste cenário houve a exposição de comidas típicas do boteco carioca e da feira nordestina, apresentação dos desenhos produzidos pelos próprios alunos, fotos dos profissionais de dança de salão e festas populares. A ornamentação do evento simbolizava as cores do Brasil em relação á riqueza por tratar-se da diversidade e miscigenação do nosso povo, o enfoque dessas características reforçadas no vídeo apresentado no início da culminância. O evento contou com a presença de profissionais de dança de salão que fizeram apresentações dos ritmos: zouk, forró e samba. Em seguida as crianças participaram de um workshop elaborado por um dos profissionais. Ao término do workshop elas responderam ao seguinte questionário:

  • Quais os ritmos que você conhece?

  • Quais os ritmos que você gosta de dançar?

  • Quais os ritmos que você sabe dançar?

    Todo o trabalho procurou utilizar-se da idéia do simbolismo, usamos também comidas típicas das regiões Nordeste e Sudoeste, que foram abordadas neste evento.

    Para a avaliação dos questionários utilizamos o método de pontuação para as respostas recebidas:

  • De 0 - 3 ritmos = 2 pontos

  • De 4 - 6 ritmos = 3 pontos

  • De 7 ritmos em diante = 4 pontos

    Para a apuração final dividimos em três níveis de pluralidade cultural:

  • De 0 pontos - 6 pontos = Pouco Plural

  • De 7 pontos - 9 pontos = Parcialmente Plural

  • De 10 pontos - 12 pontos = Muito Plural

Resultados

    Antes de responder o questionário foram definidas categorias que classificariam o grau de pluralidade de cada aluno: muito plurais são aqueles que estimam os diferentes grupos e culturas, que compõem o mosaico étnico brasileiro, ainda respeitam o convívio dos diversos grupos e faz desta característica um fator de enriquecimento cultural; parcialmente plurais são aqueles que têm perfil retraído, porém despertam interesse em descobrir diferentes manifestações culturais, possuem dificuldade em romper com concepções tradicionais e moralistas repassadas socialmente; pouco plural são aqueles discriminam e tem preconceito entre diferentes manifestações culturais, como o não reconhecimento do outro nem seu direito de ser diferente e igualmente humano.

    A partir da apuração do primeiro questionário o grupo pode perceber que nesta turma existem 10 crianças parcialmente plurais, 4 crianças pouco plurais e 4 crianças muito plurais, o que nos impressionou bastante, pois nossa visão quanto grupo foi que seria bem maior o número de crianças pouco plurais. Sendo assim observados os ritmos destacados e percebemos uma grande influência da mídia atual, como por exemplo, o destaque do Zouk, da Lambada e do Foxtrot.

    Assim que nosso evento terminou apuramos o questionário e percebemos que houve mudanças significativas nas respostas obtidas, neste momento vimos que nossos números mudaram e percebemos que a mídia influênciou muito na opinião das crianças tendo assim um destaque para os ritmos mais populares em nosso país, como o Forró, o Bolero e o Samba.

    Como podemos avaliar nos gráficos acima através dos percentuais, é que atentamos para a existência de cultura na escola o que facilita o processo de conhecimento aos alunos das atividades rítmicas à cultura.

    Podemos perceber através das intervenções que as crianças estão flexíveis à diversidade cultural e a dança possibilita essa flexibilidade de uma forma lúdica e prazerosa, pois as crianças tiveram a oportunidade de participar, de serem transmissoras das culturas diversas. Quanto grupo podemos analisar que através do pouco que pudemos transmitir a essas crianças pode não ter muito significado agora, mas sabemos que a partir desta iniciação será multiplicado a outras crianças e até mesmo a seus familiares.

Considerações finais

    De acordo com o trabalho proposto pelo grupo podemos perceber que a promoção da pluralidade cultural para crianças deve ser de uma forma prazerosa, lúdica e ilustrativa. Do contrário, há um déficit de atenção e interesse. Podemos perceber após uma análise realizada com as crianças que a mídia tem uma forte influência (através de quadros de danças em programas de televisão que abordam a dança de salão apresentada por artistas) nos alunos entrevistados favorecendo na idéia de aceitação perante outras culturas modificando em alguns aspectos em sua vivência, pois através da mesma, eles descobrem um mundo diferente do que se é vivenciado na rotina diária de todos. Esses ritmos indiretamente seduzem as pessoas que partem para pesquisar sobre a cultura em questão, abrindo novos horizontes e conhecimentos.

    O grupo se sente realizado com os resultados obtidos, pois podemos perceber que influenciamos positivamente através do projeto a essas crianças e que a partir deste trabalho poderemos colher bons frutos, como o respeito à pluralidade de culturas existentes em nosso país, e principalmente em nosso estado (RJ).

Referências bibliográficas

  • BRASIL. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997

  • CURY, Augusto. Seja líder de si mesmo - O maior desafio do ser humano. Sextante, 2004.

  • PEREIRA, S. R. C. et al., Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, n. 25, p.60-61, 2001.

  • NANNI, D. Dança educação, pré-escola a universidade. 2 ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2003. p.7-79.con

  • LOPES, V.N. Afro-descendência: Pluralidade Cultural precisa e deve abordar a questão do negro brasileiro. Em pauta – Revista do Professor, Rio Grande do Sul, n.67, p.21 2001.

  • GOMES, N.L. e SILVA, P.B.G.: Experiências étnico-culturais na formação de professores- 2ª Ed. - Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

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