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Dança: a eficiência dos métodos de ensino global 

e parcial na aprendizagem motora em crianças

El baile: la eficiencia de los métodos de enseñanza global y parcial en el aprendizaje motor en niños y niñas

 

*Graduada em Educação Física – CEAP

**Graduada em Educação Física - UEPA

Especialista em Fisioterapia Aplicada ao Esporte e a Atividade Física, UNIFOA

Mestre em Ciência da Motricidade Humana – UCB

Macapá, Amapá

Helaine Quaresma dos Santos*

quaresma.lane@hotmail.com

Ronédia Monteiro Bosque**

ronediab@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

 

Resumo

          Introdução. A proposta deste estudo é identificar qual dos métodos, global ou parcial, é mais eficiente na aprendizagem dos movimentos motores através da dança na Escola Estadual Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro para crianças de 8 a 9 anos. Procedimentos Metodológicos. Foi elaborada uma coreografia para analisar o desempenho da aprendizagem motora dos movimentos da dança pelas crianças através dos métodos. A amostra foi composta por 20 alunos de ambos os sexos, sendo que 10 alunos fizeram parte do grupo com o método parcial e 10 participaram do grupo com o método global. O desempenho da aprendizagem motora da dança foi analisado através da filmagem da coreografia. Resultados e discussão. O resultado encontrado foi de 712,5 pontos para o método global e 887,5 pontos para o método parcial. Pela a análise de variância ANOVA one-way (p<0,05) das possíveis diferenças entre o método global e parcial, foi encontrado o valor de p= 0, 343037. Portanto através da análise estatística esses resultados indicaram que não houve diferença significativa.

          Unitermos: Métodos de ensino. Dança. Aprendizagem motora.

 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 146 - Julio de 2010

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Introdução

    Fazendo uma relação histórica, observa-se que todos os povos, desde os tempos antigos, desenvolveram formas expressivas como as lutas, os jogos e as danças. Como todas as configurações de organização social, a dança sofreu, através dos tempos, influências do desenvolvimento socioeconômico e sociocultural dos povos. (CAVASIN, 2006).

    Segundo Caminada (1999, p. 22),

    na forma mais elementar, a dança se manifesta através de movimentos que imitam as forças da natureza que parecem mais poderosas ao homem e que trazem consigo a idéia de que esta imitação tornará possível a posse dos poderes dessas forças.

    Desde a Antigüidade, a humanidade já utilizava no seu dia-a-dia a expressão corporal através da dança, utilizando-a em suas manifestações sociais. Cada cultura trouxe consigo seus conteúdos às mais diferentes áreas como a Arte, a Música e a Pintura. Dentre elas, as danças absorveram a maior parte dessa transferência. Pois ela sempre foi importante na sociedade, seja como forma de expressão artística, seja como objeto de culto aos deuses, ou seja, como simples entretenimento (CAMINADA, 1999).

    Desde então, a dança social vem sofrendo modificações, tornando-se acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade, as quais desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares. Em todos os tempos, esta arte sempre permitiu ao homem, retratar seus anseios em busca da felicidade, do autoconhecimento e do aprimoramento de cada gesto expressado (CAMINADA, 1999).

    Com o passar dos anos surgiu à dança moderna que começou pela negação ao academicismo do balé clássico, em que busca uma nova relação da arte com a vida real (VARGAS, 2007).

    Fahlbush apud Vargas (2007, p. 28), diz que a dança moderna;

    Nasceu da necessidade sentida por certos dançarinos de criar frases de movimentos que traduziram seu interior, pois na dança clássica se dança por amor ao movimento em si, sem a necessidade de que este seja um meio expressivo. A dança moderna tem por princípio básico proporcionar aos dançarinos a possibilidade da descoberta de novas formas, de estimular sua criatividade e propiciar a liberdade de expressão dentro do estilo de cada pessoa.

    Segundo Nanni (2001, p.15), “com o virtuosíssimo italiano e a finesse francesa, a dança que já se academizara transforma-se em dança teatral, para espetáculos”. Estabelecendo assim, um hiato entre a Dança/Educação e a Dança/Arte.

    Chegando a uma realidade mais visível, é notável observar que em muitas escolas de Macapá-AP, o conteúdo dança não está inserido no seu contexto. Essa modalidade esportiva/artística traz como um todo, algum benefício para a educação. Uma vez que a dança na escola pode colaborar para o progresso na aprendizagem do educando, visto que trabalha a inteligência do próprio corpo, componente este imprescindível à aquisição das habilidades de leitura e escrita (FERREIRA, 2005).

    A aprendizagem da dança pode ser influenciada por vários fatores que podem interferir no processo de obtenção e de atuação. Para Jardim apud Garlet; Corazza, (2006, p. 32) a “aprendizagem da dança pode ser afetada pelas experiências anteriores do indivíduo, pelo interesse do aluno, pelo método de ensino do professor e pelo nível de atenção”.

    No processo de aprendizagem, a dança pode ter varias maneiras para decorar determinado movimento, podendo ser adaptadas em relação a condição física do aluno e a estrutura proporcionada pelo ambiente.

    A variedade é essencial, pois a abundância na experiência dos movimentos é um aspecto importante para a qualidade de aprendizado, e quanto maior for à variedade na execução de uma determinada habilidade motora, maior será o desempenho final (MAGILL apud GARLET E CORAZZA, 2006).

    Dentre as diversas maneiras de se organizar a prática, duas formas se destacam nos estudos da área da aprendizagem motora: a prática em partes e a prática como um todo. Em cima destes métodos é que se levanta um questionamento: Qual deles pode contribuir para uma melhoria na aprendizagem motora da criança?

    O método parcial consiste em ensinar uma habilidade motora por partes, para depois uni-las entre si. Neste, a habilidade pode ser subdividida segundo o modo pelo quais as partes serão ligadas posteriormente umas as outras (XAVIER, 1986).

    Pelo método global, uma capacidade motora é assimilada ao se fazer como um todo, do início ao fim do processo de aprendizagem, pois os movimentos, no estado inicial deste método, são imprecisos, rígidos, acelerado ou pausado, sem coordenação ou ritmo, e são obtidos com dificuldades (DAIUTON, 1974).

    Shigunov apud Botti (2008) diz que:

    O método global e parcial se refere à apresentação da unidade ao aprendiz. O método global corresponde pela apresentação de grandes unidades ao mesmo tempo e o método parcial a introdução do material em pequenas unidades. Neste sentido, o método global se assemelha a uma atividade, e o parcial a prática das partes componentes da atividade [...].

    A Educação Física Escolar permite abordar didaticamente, além dos esportes e dos jogos, a dança. A criança possui múltiplas habilidades físicas, e o movimento corporal rítmico está relacionado diretamente ao seu crescimento. Infelizmente muitos profissionais de educação física utilizam apenas o esporte para ministrar suas aulas, diminuindo desta forma, as possibilidades de ampliar as práticas corporais de seus alunos.

    Uma criança depende da sua maturação, do meio em que vive, das oportunidades dadas a ela, da motivação para realizar determinada atividade e principalmente de instrução qualificada. Todos esses elementos serão os responsáveis para uma boa formação de sua base motriz (GALLAHUE E OZMUM, 2005). Possuir uma boa base em seu desenvolvimento é indispensável para estas crianças, uma vez que ao chegarem às idades posteriores não sofrerão com as dificuldades em realizar certos tipos de tarefas que exijam habilidades motoras especializadas.

    Conhecer a melhor forma de aprendizagem motora no ensino da dança para profissionais que atuam nesta área é essencial para o bom desempenho da mesma, uma vez que poucas pesquisas de dança relacionadas ao método global e parcial foram encontradas. Além desta relevância, este trabalho justifica-se por ser uma contribuição para com os profissionais de educação física que ao conhecerem uma metodologia eficaz do ensino da dança, podem inserir este conteúdo em seu planejamento anual, ajudando desta forma, na inserção da mesma dentro da escola, pois muitas vezes esta modalidade é trabalhada isolada de suas aulas, sendo normalmente utilizada em forma de projeto, fazendo com que nem todos os alunos participem.

    Desta forma a proposta deste estudo é identificar qual dos métodos, global ou parcial, é mais eficiente na aprendizagem dos movimentos motores através da dança na escola. Para isso foi elaborada uma coreografia para analisar o desempenho dos movimentos da dança pelas crianças através dos métodos.

Procedimentos metodológicos

    O presente trabalho refere-se a uma pesquisa do tipo quase experimental de corte longitudinal. A população alvo do estudo foi composta por alunos com idade entre 08 e 09 anos, de ambos os sexos, que freqüentam a Escola Estadual Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à rede estadual de ensino do Amapá, localizada no município de Macapá, no bairro do Perpétuo Socorro. A amostra foi composta por 20 alunos de ambos os sexos, sendo que 10 alunos fizeram parte do grupo com o método parcial e 10 participaram do grupo com o método global. O desempenho da dança foi analisado através da filmagem da coreografia.

    A coreografia utilizada neste estudo foi elaborada pela pesquisadora, tendo como base rítmica a música “Baila Comigo” da cantora Rita Lee, com duração de 4 minutos e 33 segundos. O estilo da coreografia foi classificado como dança moderna. A dança coreográfica elaborada para este estudo envolve uma série de movimentos de baixa e alta complexidade que foram criados a partir de vivências dos alunos em cada sessão de aula, sendo que estes não tinham experiência em dança, visto que, o próprio professor de educação física relatou que não trabalhava dança com seus alunos em suas aulas.

    Para análise, criou-se uma tabela para a avaliação dos movimentos da coreografia, que foi validada por três profissionais de dança, com anos de experiência na área e que trabalham em instituições distintas, com finalidade de registrar o desempenho dos indivíduos. Nesta tabela continha alguns itens como ritmo, noção de espaço, técnica, interpretação e conjunto, que normalmente são julgados em festivais de dança. Cada item teve uma pontuação de 0 a 25 pontos, tendo a pontuação máxima 125 pontos para a classificação do desempenho na coreografia.

    Cada aluno será avaliado de acordo com seu desempenho, classificando-os em baixa aprendizagem, media baixa aprendizagem, media alta aprendizagem e alta aprendizagem. Foi empregada a análise de variância (ANOVA) técnica estatística, que consiste em testar a igualdade entre as médias, possibilitando verificar se a diferença encontrada é significativa ou não entre os grupos.

    A prática da coreografia ocorreu em 08 sessões, que foram definidas após uma revisão de literatura sobre trabalhos já realizados com utilização de habilidades motoras fechadas com características semelhantes àquelas envolvidas neste estudo.

    As sessões experimentais tiveram duração de 50 minutos cada, numa freqüência de três vezes por semana, realizadas no mesmo dia, tanto para o grupo parcial como para o grupo global, porém em turnos diferentes. A estrutura da aula foi constituída de parte inicial (preparatória), parte principal (desenvolvimento) e parte final (conclusão).

    Na aplicação do método global a parte inicial foi composta por aquecimento com atividades de dança, nessas atividades foram utilizados movimentos básicos da mesma que futuramente seriam incluídos na coreografia. Também foi feito trabalho de ritmo e coordenação motora. A parte principal apresentou a seqüência de movimentos coreográficos em sua totalidade e a parte final desenvolveu uma atividade de “volta à calma”, composta por atividades de relaxamento e alongamento, com utilização de músicas popular brasileira - MPB.

    Para o método parcial, a parte inicial e a parte final foram semelhantes às do método global, porém na parte principal os movimentos da coreografia foram apresentados em partes, de modo que o indivíduo pudesse executar a primeira parte (primeiro passe da coreografia trabalhada) para então passar para a segunda (passo seguinte), os alunos só passavam para a parte seguinte se executasse corretamente a parte anterior. A partir do momento em que o aprendiz concluía a segunda parte, esta era executada em adição à primeira, e assim sucessivamente, até a conclusão da coreografia.

    Os movimentos da coreografia, tanto para o método global como para o método parcial progressivo, foram aplicados com a utilização de instrução verbal seguida de demonstração, pois ambas são de grande importância para a aprendizagem de uma habilidade motora. A instrução verbal dá uma idéia do movimento, sobre “o que executar”, enquanto a demonstração vem complementar esta informação dando a noção de “como fazer”.

    As sessões foram acompanhadas pela professora da sala de aula e pelo professor de educação física, pois as práticas eram feitas no horário da aula de educação física. A coreografia também foi utilizada como programação de encerramento da escola.

    Ao final da oitava sessão prática foi dado um intervalo de 48h para a coreografia ser apresentada. Cada grupo apresentou no seu devido horário que ensaiava. O grupo parcial apresentou pela manhã para as cinco turmas deste horário. Da mesma maneira aconteceu com o grupo global, no turno da tarde. A coreografia foi filmada enquanto os alunos se apresentavam a fim de se obter os dados de desempenho. A filmagem permitiu a análise posterior dos movimentos da coreografia através da observação.

    Como material, foi utilizada uma máquina fotográfica digital de marca Sony de 7.2 Mega Pixel, que também pode ser utilizada como filmadora digital. “Para a audição das músicas, foi usado um aparelho de DVD, da marca LG, instalado em uma TV de 29”, da marca Panasonic. As músicas que fazem parte do CD e uma coletânea de MPB, cantada somente por mulheres.

Análise e discussão dos resultados

    Partindo do Princípio que o objetivo deste trabalho é identificar qual dos métodos é mais eficiente na aprendizagem motora da dança, o resultado encontrado foi de 712,5 pontos para o método global e 887,5 para o método parcial. Pela a análise de variância ANOVA one-way (p<0,05) das possíveis diferenças entre o método global e parcial, foi encontrado o valor de p= 0, 343037, portanto através da análise estatística esses resultados indicaram que não houve diferença significativa na aplicação dos dois métodos.

    Para um maior embasamento, foi analisado também o desempenho de cada aluno. Para fazer esta analise foi utilizada uma classificação de aprendizagem, com fundamentação estatística que considera os 125 pontos totais da coreografia. Para tanto, dividiu-se os 125 pontos em quatro partes, seguindo os estudos de Garlet e Corazza (2006), onde os alunos foram classificados de acordo com sua nota em: baixa aprendizagem, média aprendizagem, média alta aprendizagem e alta aprendizagem.

    A tabela abaixo mostra esta divisão.

Pontuação

Nível de aprendizagem

0,0 - 31,5

BA – Baixa aprendizagem

31,6 - 63,0

MBA – Média baixa aprendizagem

64,0 - 94,5

MAA – Média alta aprendizagem

94,6 – 126

AA - Alta aprendizagem

    A tabela abaixo mostra o nível de aprendizagem dos alunos que participaram do método global.

Alunos participantes

Total

Nível de aprendizagem

Aluno A

62,5

Media baixa aprendizagem

Aluno B

75

Media alta aprendizagem

Aluno C

100

Alta aprendizagem

Aluno D

50

Media baixa aprendizagem

Aluno E

50

Media baixa aprendizagem

Aluno F

100

Media alta aprendizagem

Aluno G

37,5

Media baixa aprendizagem

Aluno H

87,5

Media alta aprendizagem

Aluno I

62,5

Media baixa aprendizagem

Aluno J

87,5

Media alta aprendizagem

Total geral

712,5

 

    O resultado individual do método global verificou que 50% dos alunos obtiveram a classificação de média baixa aprendizagem, 40% tiveram média alta aprendizagem e que apenas 10% tiveram alta aprendizagem. Através destes percentuais pode-se constatar que mesmo com 50% de média baixa aprendizagem, os alunos conseguiram absorver de forma considerável a aprendizagem da coreografia.

    A tabela abaixo mostra o nível de aprendizagem dos alunos que participaram do método parcial.

Alunos participantes

Total

Nível de aprendizagem

Aluno A

100

Alta aprendizagem

Aluno B

87,5

Media alta aprendizagem

Aluno C

87,5

Media alta aprendizagem

Aluno D

100

Alta aprendizagem

Aluno E

100

Alta aprendizagem

Aluno F

75

Media alta aprendizagem

Aluno G

50

Media baixa aprendizagem

Aluno H

62,5

Media baixa aprendizagem

Aluno I

75

Media alta aprendizagem

Aluno J

87,5

Media alta aprendizagem

Total

887,5

 

    Pode-se perceber que 50% dos alunos alcançaram a média alta aprendizagem, 20% obtiveram média baixa aprendizagem e 30% alta aprendizagem.

    Após a apresentação dos resultados, faz-se necessário comparar o nível de aprendizagem dos alunos entre os dois métodos, como mostra o gráfico abaixo.

    A partir do resultado encontrado neste estudo, buscou-se conhecer outros estudos semelhantes, cujos métodos fossem comparáveis. Por se encontrar apenas um único estudo diretamente ligado à aprendizagem de coreografia de uma dança com a utilização dos métodos global e parcial, buscou-se, na revisão bibliográfica, autores que produziram trabalhos com a utilização desses dois métodos, porém, em modalidades diferentes.

    Para Rose apud Botti (2006, p. 35), a pratica em partes “é eficiente quando se trata de aprender movimentos que são combinados para formar uma seqüência, como uma seqüência de dança ou ginástica”. Portanto o resultado desta pesquisa confirma a citação da autora uma vez que, o método parcial teve melhor nível de aprendizagem.

    Teleña apud Garlet e Corazza (2006, p. 32) cita algumas vantagens do método global:

    Permiti maior participação do corpo, oportunizando e favorecendo ampla propriedade de expressão do aluno, melhora o ritmo de forma mais acelerada, e é um método que motiva o aluno do início até o fim de sua prática. É recomendável que se use o método global no início da aprendizagem, embora para a fixação dos padrões de movimento, o método parcial ainda seja o mais indicado.

    Neste caso o resultado desta pesquisa contradiz o que a autora afirma, porque os alunos do método global tiveram um menor desempenho em ritmo e na expressão/interpretação (itens analisados na coreografia). Observou-se que os alunos se sentiram envergonhados na hora de apresentar a dança para outras turmas.

    Azevedo (2007) relata que o método global da mais motivação para o aluno, entretanto ele não oferece condições satisfatórias para o desenvolvimento das habilidades requeridas. Contudo, Costa apud Damasceno (2007, p. 03) afirma que com “o método global o aluno demora a ver o seu progresso técnico, o que pode provocar a desmotivação; não proporciona uma avaliação eficaz sobre o desempenho do aluno”. Esse pode ter sido um fator primordial na diferença, pois os alunos do método parcial tiveram maior dedicação e motivação nas aulas, ao contrário do grupo global que se mostrou menos interessado.

    De acordo com Pérez e Bañuelos apud Caçola, Ladewig (2006, p.03),

    Analisando a simplificação da aprendizagem e levando em conta uma alta complexidade da estrutura do movimento, a solução mais usada para o exercício tem sido a decomposição do movimento em partes, e a prática separada de cada uma delas.

    Esta citação confirma o resultado da pesquisa, tendo em vista que através do método parcial os alunos tiveram uma melhor aprendizagem.

    Costa apud Damasceno (2007), diz que o método parcial possibilita o treino motor correto e profundo de todos os elementos da técnica, permitindo ao professor aplicar correções imediatas à realização de um gesto técnico errado por parte do aluno.

    Mesquita (1997) apud Botti (2006, p. 37) propõe que “a união dos dois métodos parece ser a melhor forma de alcançar resultados positivos [...].”. Tal citação evidencia que através desta união pode se encontrar o melhor caminho para facilitar aprendizagem motora da criança através da dança.

Considerações finais

    Como qualquer atividade física a dança proporciona vários benefícios para a criança, como a flexibilidade, a coordenação motora, o equilíbrio, etc. Contribui na questão da socialização, expressão e ajuda na formação humana através de valores e atitudes. Portanto, quando pensamos em estruturar e organizar idéias ou atos educacionais é preciso conhecer e desenvolver métodos que possibilitem o melhor aprendizado para o aluno. Assim sendo, este trabalho nos leva a refletir sobre a importância do conhecimento destes métodos dentro das aulas de dança pelos profissionais da área.

    Dentre as abordagens de ensino aprendizagem foi investigada a eficiência de dois métodos: o global e o parcial. Através da análise de uma coreografia ficou identificado que por meio do método parcial os alunos tiveram melhor desempenho, entretanto esta diferença não foi significativa. Também foi analisado o desempenho individual de cada aluno, os que mais se destacaram foram os do método parcial.

    Procurando explicações para o menor desempenho do grupo global, devemos levar em consideração que este grupo mostrou-se menos motivado durante as aulas de dança. Isto pode ter acontecido pelo fato dos alunos não terem certa vivência desta prática nas aulas de educação física, ou ainda, eles não se identificaram com o método abordado. Outra observação feita durante a pesquisa constatou que os alunos tinham dificuldade em concentração e coordenação motora, o que certamente dificultou o aprendizado, apesar dele ter ocorrido.

    Com isso, percebe-se que os alunos conseguiram concluir o aprendizado da coreografia, ou seja, ultrapassando seus limites, em especial o de concentração e coordenação motora. Podemos desta forma, afirmar que mesmo em pouco tempo de intervenção com o ensino da dança, eles obtiveram resultados satisfatórios no aspecto cognitivo e motor, o que pode vir auxiliar sua aprendizagem em sala de aula (concentração) e seu desenvolvimento motor (coordenação).

    A importância de se realizar estudos como este, para que possamos identificar a melhor maneira de se trabalhar, e assim pensar em estratégias significativas capazes de proporcionar uma melhor aprendizagem, está baseada no fato que não basta apenas propiciar a prática da dança, e sim uma prática com qualidade. Por isso considera-se necessária que futuras pesquisas possam investigar estudos sobre métodos de ensino, que ainda é um termo pouco investigado principalmente no que diz respeito à área da dança na escola. Sugere-se a utilização do método mixto (união dos métodos globais e parciais) para futuras pesquisas, e a utilização de uma amostra maior para encontrarmos um resultado mais significativo.

Referências bibliográficas

  • AZEVÊDO, P.H. Externalizações metodológicas do ensino do futebol: Modelos pedagógicos Utilizados na aprendizagem. Faculdade de Educação Física/UNB, 2007.

  • BOTTI, M. Ginástica rítmica: Estudo do Processo de Ensino Aprendizagem-Treinamento com Suporte na Teoria Ecológica. Programa de Pós-graduação em Educação Física. Florianópolis/SC, 2008. Dissertação de Mestrado. UFSC.

  • CAMINADA, E. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

  • CAÇOLA, M. P.; LADEWIG, I. Avaliação da retenção de uma habilidade de salto da ginástica rítmica ensinada através da prática em partes e da prática como um todo. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 11, N° 100, Septiembre de 2006. http://www.efdeportes.com/efd100/gr.htm

  • CAÇOLA, P.M. A iniciação esportiva na ginástica. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança v. 2, n. 1, p. 9-15, mar. 2007.

  • CAVASIN, C.R. A dança na aprendizagem. Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2006.

  • DAIUTO, M. Basquetebol: Metodologia de ensino. São Paulo: Companhia do Brasil, 1974.

  • DAMASCENO, G.J. Aprendizagem no futsal: Método Analítico ou Global. Caratinga-MG, 2007. Disponível em: http://www.ferrettifutsal.com/Publica/Artigos/78626924.html10. Acesso em 28 de julho de 2009.

  • FERREIRA, V. Dança Escolar: Um Novo Ritmo para a Educação Física. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

  • GALLAHUE, D. e OZMUN. J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte Editora, 2005.

  • GARLET, M.L.; CORAZZA, S.T. Aprendizagem de danças populares: implicações dos métodos global e parcial Progressivo na aquisição e retenção de uma coreografia. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2006; 14(4): 31-38.

  • NANNI, D. Dança-educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: 3a edição: 2001.

  • OSSONA, P. A educação pela dança. Tradução de Norberto Abreu e Silva Neto, São Paulo: Summus, 1988.

  • VARGAS, L.A.M. Escola em dança: Movimento, Expressão e Arte. Porto Alegre: Mediação, 2007.

  • XAVIER, T. P. Métodos de ensino em educação física. Editora: Manole. 1986.

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