efdeportes.com

A realidade do voleibol nos núcleos 

de esporte da cidade de Uberlândia

La realidad del voleibol en los núcleos de deporte de la ciudad de Uberlandia

 

*Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC –Uberlândia MG

**Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Uberlândia

Faculdade Atenas, Paracatu. MG

(Brasil)

Edson Borges de Souza*

edsonborges@centershop.com.br

Thiago Montes Fidale**

thiagofidale@hotmail.com

 

 

 

 

Resumo

          O presente estudo tem como objetivo analisar a realidade do voleibol nos Núcleos de Esportes da FUTEL (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer) da cidade de Uberlândia MG. Foi aplicado aos professores que ministram as aulas de voleibol nos núcleos de esportes, um questionário elaborado especificamente para a pesquisa contendo sete questões fechadas pertinentes ao estudo. O questionário foi aplicada ao total de dez professores, e tivemos uma resposta apenas de quatro deles, os quais delimitaram a população do nosso estudo. Através da análise das respostas foi possível constatar e idenficar o perfil dos professores, com base nos dados obtidos. Tivemos como resultados que as principais dificuldades encontradas pelos professores para ministrar as aulas são espaço físico, falta de materiais e turmas lotadas, e que os alunos praticam o voleibol porque possuem afinidade com a modalidade, as aulas, possuem objetivos variados, como saúde, noções de cidadania, entre outros benefícios. Concluímos que que parte dos professores aplicam as aulas de voleibol com qualidade, possuindo conhecimento e tendo segurança em desenvolver um bom trabalho nos Núcleos de Esporte da cidade de Uberlândia e que os alunos estão se desenvolvendo bem e conseguindo assimilar os fundamentos técnicos e táticos do voleibol.

          Unitermos: Voleibol. Núcleos de Esportes. Uberlândia.

 

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 145 - Junio de 2010

1 / 1

1.     Introdução

    Este estudo tem como temática verificar qual a realidade do voleibol nos Núcleos de esporte (Poliesportivos) da Fundação Uberlandense de Turismo, Esportes e Lazer (FUTEL), na cidade de Uberlândia MG. Foi escolhido esse tema devido a nossa experiência profissional, enquanto professor de vôlei, o nosso convívio com praticantes do voleibol e a aparente carência das escolinhas desta modalidade nos Núcleos de esporte de nossa cidade.


    Esse tipo de iniciativa são desafios para todos, pois através do esporte combate–se a criminalidade retirando os jovens das ruas, e os incentiva a praticar a modalidade esportiva de voleibol, assim sendo contribuindo para o processo de socialização do uberlandense, proporcionando acesso ás práticas esportivas e momentos de lazer desenvolvendo assim sua saúde integral.

    Diante disso, um dos primeiros procedimentos que adotamos foi realizar um levantamento bibliográfico com intuito de conhecer o que já foi produzido em termos de pesquisa sobre a análise da temática. Para o desenvolvimento deste estudo, foram identificados alguns resumos de dissertações e teses que tratavam da área e assim, nos propusemos a fazer um levantamento bibliográfico que nos desse suporte em nosso estudo.

    Com relação às políticas sociais, podemos citar a FUTEL, que vêm realizando atividades sociais, como por exemplo o projeto bola na rede relacionado ao Futsal, envolvendo o Esporte em Uberlândia, patrocinando projetos sociais. Para a FUTEL, o esporte e a prática regular de atividades físicas são instrumentos de desenvolvimento humano e de melhoria de qualidade de vida de toda sociedade. O acesso a atividades de esporte e lazer em nosso país deve ser assegurado a todas as pessoas, independente de idade, gênero ou etnia.

    Acrescenta ainda que, parcerias com empresas podem ser viabilizadas sem custo financeiro e com impacto positivo na imagem do investidor. Basta que a empresa elabore ou identifique um projeto para atender criança e adolescentes de comunidades em situações de risco social e destine parte do seu imposto de renda para o financiamento desses projetos.

    O esporte é um grande fator para as crianças e adolescentes para que se socializem, formando assim seres humanos conscientes. É organizado em função dos valores sociais e culturais onde é desenvolvido, sendo inevitável o estabelecimento de um vínculo entre o esporte, a criança/adolescente e o adulto, que envolve paternalismo, emoções e “pressões” das lideranças destes, como uma espécie de ‘ritual’ entre pais e filhos. O esporte é um fenômeno que chama a atenção dos indivíduos no universo da sociedade contemporânea. O modelo social, o clube esportivo, os quais afetam os indivíduos em relação às suas potencialidades e à sua formação esportiva.

    O voleibol é o segundo esporte mais praticado no Brasil. As recentes conquistas das seleções brasileiras e o patrocínio de grandes empresas fizeram com que sua popularidade crescesse de maneira considerável na última década. Sua prática ocorre tanto na forma recreativa e de lazer, quanto profissional (CHIMELO PAIM, 1999).

     Por ser um esporte idealizado dentro de simplicidades, separação entre as equipes e participação equivalente de todos os jogadores, teve uma aceitação e assimilação rápida por todos os povos, como lazer ou esporte profissional, o que facilitou sua evolução e destaque no plano olímpico. Por todos os continentes, o desenvolvimento foi rápido, tanto no masculino como no feminino, porém com características peculiares a cada povo, segundo seu biótipo, seu nível atlético e filosofia de trabalho. Pode-se destacar características como a eficiência e a força, nos países socialistas europeus e Europa; a ação global da equipe, a movimentação e variação dos ataques, nos países asiáticos, a criatividade, envolvimento emocional e vibração nos latino-americanos, a técnica e o alto nível atlético nos europeus (CHIMELO PAIM ,1996).

    Segundo o mesmo autor, com a evolução alcançada, o voleibol transformou-se em um dos esportes mais atléticos, obrigando os jogadores a executarem movimentos rápidos e violentos, com muita habilidade e raciocínio. Fisicamente o atleta deve ter estatura privilegiada, com muita coordenação, possibilitando ataques de bolas altas, rápidas, e bloqueio nos vários pontos da rede, sem muito desgaste físico. Além de força, agilidade, raciocínio e reações rápidas, exige grande resistência.

    Psicologicamente, é de fundamental importância o atleta ser dotado de muita percepção, estabilidade emocional e espírito de equipe, por ser um dos jogos coletivos mais exigentes em matéria de regras quanto a toques e análise dos lances. A preparação psicológica é essencial e definitiva no sucesso dos esportes, principalmente o de competição. Para que esta preparação seja de qualidade é preciso conhecer o grupo com quem se trabalha, no que se refere às suas características psicológicas individuais).

    Segundo Gaya e Cardoso (1998) as motivações que definem as atividades desportivas, parecem ser: melhorar as habilidades, passar bem, vencer, vivenciar emoções, desenvolver o físico e o bem estar. Assim, o tipo de motivação, pode definir a orientação de jogar. Portanto, o que interessa não é a vitória contra um adversário, mas sim o progresso pessoal. Para CHIMELO PAIM (1999), o principal fator pela procura da prática esportiva continua sendo à busca da ludicidade, divertimento e aprimoramento de suas habilidades motoras. A competição deve ser estimulada apenas para aqueles que demonstrem esse tipo de interesse dentro do esporte organizado.

    Barbirato (2005), discute em seu trabalho o processo de socialização através do esporte, verificando a significação de valores que podem ser apropriados pelo educando por meio da prática esportiva. A partir da apresentação de duas proposições do processo de socialização imposta ou construída, o autor chega à conclusão de que pode-se verificar as influências que permeiam a relação individuo – sociedade e delinear as representações sociais acerca do esporte.

    Segundo Bernini (2005), a presente pesquisa o ensino e aprendizagem do Voleibol recreativo como motivo de satisfação de necessidades sociais, ele realizou um estudo de caso, que tem como principal objetivo verificar a importância do voleibol e os principais motivos que levam mulheres a praticar voleibol. Esta pesquisa do tipo pesquisa-ação, caracteriza-se como um estudo de caso a respeito da opinião de praticantes de voleibol, escolhidas de forma aleatória nos clubes sociais de Presidente Prudente – SP. Mulheres em idade adulta foram observadas no desenvolvimento desta prática educativa, procurando-se, através do levantamento de opinião, conhecer seus motivos, suas atitudes, seus pontos de vista e suas preferências no desenvolvimento deste tipo de atividade.

    Podemos observar através dos dados obtidos que são dois os principais motivos que as levam a praticar voleibol. O objetivo maior é o de praticar uma atividade física, utilizando-se desta para manutenção da saúde. Notamos a preocupação da mulher em praticar um esporte que além de lhe proporcionar uma melhor aparência física, proporciona também a manutenção de uma boa saúde. Verificamos que, além dos motivos acima citados, existem outros que estão subjacentes conforme opinião de Bruhns (1992), segundo o qual os principais objetivos que motivam a prática das atividades de lazer são a busca da alegria e do divertimento, sendo que esses objetivos são alcançados através de jogos e competições com regras mutáveis sem distinção de idade, sexo ou nível técnico.

    Barefo (1996), este estudo teve por objetivo em refletir sobre a origem dos erros ou pontos críticos, nos movimentos específicos dos indivíduos em um jogo de voleibol, bem como, as dependências pedagógicas. Tornou-se hipótese científica a presença de uma pedagogia inadequada e a ausência de uma pedagogia eficaz e coerente no processo ensino-aprendizagem do voleibol. Foi revista, cuidadosamente, a bibliografia sobre a gênese do fator espaço-tempo e sobre o desenvolvimento cognitivo-motor.

    O estudo foi apresentado com o seguinte projeto de redação: Foi apresentado uma perspectiva crítica sobre a problemática do ensino da modalidade de voleibol atualmente, destacando algumas de suas principais causas. Tal abordagem é efetivada em função dos aspectos metodológicos utilizados, isto é, o uso de princípios do treinamento de alto nível competitivo como forma pedagógica no processo ensino-aprendizagem. Finalmente, após alguns comentários sobre os resultados, algumas interferências e instituições foram delineadas as considerações finais de ordem metodológicas, visando um possível redimensionamento da presença pedagógica no processo ensino-aprendizagem do voleibol.

    Assim, ao vislumbrar esse panorama social, elaboramos a seguinte questão central em nosso estudo: Sabendo que os Núcleos de esporte da cidade de Uberlândia/MG, trabalham especificamente com a iniciação esportiva e treinamento.

    O conhecimento dos rumos da produção cientifica de uma área é fundamental para melhoria da qualidade da pesquisa, para os avanços da ciência e, principalmente, para o diagnóstico do impacto desta produção no âmbito social de sua criação. A busca de explicações sobre os caminhos adotados pela pesquisa permite evidenciar suas conquistas, indicar suas lacunas e, ao mesmo tempo chamar atenção para novas alternativas de investigações.

    Entendemos que estes estudos se revestem de singular importância justamente porque tenta captar esse movimento das transformações ocorridas, como contribuição para novos estudos sistematizando informações ainda não existentes e entendermos uma realidade que até então não conhecemos.

    A relevância social do nosso estudo se dá no fato de verificar os benefícios que o esporte proporciona pra as crianças praticantes de voleibol nos Núcleos de esporte da cidade de Uberlândia/MG e assim estimular a criação de novos centros poliesportivos de treinamento visando assim aumentar a participação das crianças na prática desse esporte contribuindo então para um melhor desenvolvimento psicológico, social e motor, contribuindo também com a sociedade no fato de tirar as crianças das ruas oferecendo alternativas agradáveis e saudáveis as mesmas.

2.     Objetivo geral

    O nosso objetivo geral foi identificar qual é a realidade do voleibol nos Núcleos de esporte da cidade de Uberlândia, MG.

3.     Objetivos específicos

  • Identificar quais são esses Núcleos de esporte que desenvolvem o voleibol na cidade de Uberlândia/MG;

  • Verificar qual é a metodologia utilizada pelos professores em suas aulas de voleibol;

  • Verificar a infra-estrutura dos Núcleos de esporte para o desenvolvimento das escolinhas de voleibol;

  • Analisar as possíveis dificuldades na implantação e implementação da modalidade do Voleibol nos Núcleos de esportes municipais.

4.     Materiais e métodos

    A nossa investigação caracteriza-se como um estudo de campo, de caráter analítico-crítico e encontra-se delimitada na perspectiva espacial da cidade de Uberlândia-MG, mais especificamente, nos Núcleos de esportes da FUTEL;

    O universo da pesquisa foi composto pelos Núcleos de esportes da FUTEL, que somam um total de 16.

    Nos 16 Núcleos de esportes existem 10 escolinhas de voleibol, sendo que os Núcleos possuem um Coordenador Geral. Desse modo, a nossa população foi composta por 10 Professores de voleibol dos Núcleos de esporte da FUTEL.

    Para a coleta de dados identificamos os Núcleos que trabalham o voleibol, elaboramos um questionário específico constituído de sete questões fechadas no intuito de verificar as dificuldades e perspectivas dos professores de voleibol na aplicação das aulas. Encaminhamos os questionários para todos os Professores, porém apenas 4 deles responderam e nos devolveram, os outros 6 não nos devolveram os questionários e não nos deram uma explicação plausível pela não participação da pesquisa.

Questionário dirigido aos Professores dos Núcleos de Esporte – Uberlândia

1.     Por que os seus alunos praticam o voleibol?

( ) Gostam e conhecem a modalidade ( ) Praticam o voleibol porque o pai os incentivou

Outros______________________________________________________________________

2.     Qual é a sua formação?

( ) Superior - Curso:____________________________________________________ 

( ) Pós Graduação Lato Sensu

( ) Mestrado ( ) Doutorado

3.     As turmas são separadas?

( )Sim: ( )Nível Técnico ( ) Idade ( ) Altura

( )Não – Justifique:__________________________________________________________

4.     O espaço físico e os materiais são adequados para aplicar as aulas com qualidade?

Sim ( ) Não ( )

5.     Quais os métodos utilizados pelo professor nas aulas?

( )Fundamentos Técnicos e Aulas teóricas ( )Vídeos com jogos demonstrativos

( ) Outros__________________________________________________________________

6.     Quais as maiores dificuldades encontradas pelo professor para desenvolver o voleibol nos Núcleos de esporte?

Espaço físico e falta de Materiais ( ) Turmas com muitos alunos

( ) Outros _________________________________________________________________

7.     Você como professor de Voleibol conhece bem todas as regras e métodos de ensino para aplicar a modalidade de voleibol com qualidade?

Sim ( )

Não ( )

    As perguntas dos questionários direcionados para os professores foram construídas objetivando fornecer um diagnóstico da implantação e implementação do Voleibol nos Núcleos de esporte da FUTEL.

    As análises realizadas foram do tipo quantitativo-qualitativo. Para a análise dos resultados verificamos o percentual das respostas apresentadas pelos professores.

5.     Resultados e discussão

    Com a intenção de verificar se a prática do voleibol pelos alunos teve um incentivo dos pais ou se eles buscaram essa prática por uma afinidade com a modalidade foram analisadas as respostas referentes à questão um do questionário, os resultados estão expostos no gráfico 1.

Gráfico 1. 100% dos professores responderam que os alunos buscaram a

prática do voleibol por já apresentarem uma afinidade com a modalidade

    Com a intenção de verificar qual é a formação acadêmica do professor foram analisadas as respostas referentes à questão dois do questionário, os resultados estão expostos no gráfico 2.

Gráfico 2. 100% dos professores responderam que são graduados no curso de Educação Física

    Com a intenção de verificar aspectos relacionados a aplicação das metodologias de ensino, foi perguntado aos professores se existe alguma forma de separação das turmas e qual método é utilizado foram analisadas as respostas referentes à questão três do questionário, os resultados estão expostos no gráfico 3.

Gráfico 3. 100% dos professores responderam as turmas são separadas

durante os treinos utilizando o critério de nível técnico individual dos alunos

    Com a intenção de verificar se o espaço físico e os materiais são adequados para aplicar as aulas com qualidade, foram analisadas as respostas referentes à questão quatro do questionário, os resultados estão expostos no gráfico 4.

Gráfico 4. De acordo com as respostas dos Professores 50% deles acham o espaço físico e os materiais adequados para a 

aplicação das aulas com qualidade e 50% acham que o espaço físico e os materiais não são adequados para a aplicação das aulas.

    Com a intenção de verificar quais metodologias são utilizados pelos professores durante as aulas foram visando o desenvolvimento dos aspectos técnico-tático foram analisadas as respostas referentes à questão cinco do questionário, os resultados estão expostos no gráfico5. Nessa questão foi permitido assinalar mais de uma alternativa.

Gráfico 5. Conforme as respostas dos professores constatou-se que 100% utilizam treinamentos

práticos nas aulas nas aulas como método de ensino dos fundamentos Técnicos e Táticos

    Com a intenção de verificar quais as maiores dificuldades encontradas pelo professor para desenvolver o voleibol nos Núcleos de esporte foram analisadas as respostas referentes à questão seis do questionário, os resultados estão expostos no gráfico 6.

Gráfico 6. De acordo com as respostas dos Professores 50% vêem como maior dificuldade para o desenvolvimento do voleibol o espaço físico

 e 50% acham que a maior dificuldade provem de turmas com um número grande de alunos, dificultando o a aplicação das metodologias de ensino

    Com a intenção de verificar se o professor de Voleibol sente-se preparado e tem segurança para aplicar as aulas e treinos com qualidade nos Núcleos de esporte foram analisadas as respostas referentes à questão sete do questionário, os resultados estão expostos no gráfico 7.

Gráfico 7. Conforme as respostas 50% dos professores sentem-se preparados e tem segurança para aplicar as aulas e treinos de voleibol 

com qualidade e 50% deles não tem segurança e não se sentem preparados para aplicar as aulas e treinos do voleibol com qualidade

    Com base nos dados obtidos, é possível inferir que o voleibol é um esporte que gera uma grande afinidade por parte dos praticantes, aumentando constantemente a procura pela modalidade, a modalidade é aplicada nos centros de esporte de Uberlândia por professores formados em Educação Física, o que sem dúvidas garante uma qualidade no processo ensino aprendizado, os professores aplicam uma metodologia de treinamento técnico onde dividem as turmas de acordo com a qualidade técnica dos alunos, metodologia que apresenta-se limitada talvez por uma falta de material adequado como material de vídeo pro exemplo, dificuldades são encontradas também quando se analisa a questão do espaço físico adequado para a prática do voleibol, e uma outra dificuldade relatada também referente as turmas lotadas, o que nos sugere a criação de novos centros de treinamento de voleibol para que assim um maior número de crianças tenham acesso à pratica de esportes e todos os benefícios provenientes dela, notamos também uma insegurança por parte de alguns professores, talvez pelas limitações estruturais citadas anteriormente ou pela falta de material de apoio profissional como cursos de reciclagem, simpósios e treinamento específico para a docência do voleibol.

    Notamos durante a realização deste trabalho que os professores aplicam as aulas de voleibol com qualidade, possuindo conhecimento e tendo segurança em desenvolver um bom trabalho nos Núcleos de esporte da cidade de Uberlândia. que apesar de todas as dificuldades, os alunos estão se desenvolvendo bem e conseguindo assimilar os fundamentos técnicos e táticos da modalidade.

    O estudo deixou claro que os alunos gostam do voleibol e que as aulas são muito importantes, possuindo múltiplos significados, quais seja no desenvolvimento da saúde, noções de cidadania, socialização positiva ou mesmo possibilitando sonhos através do esporte de alto rendimento.

6.     Conclusão

    Conclui se O voleibol é uma excelente ferramenta pedagógica para trabalhar o desenvolvimento psicomotor das crianças e podemos notar através dos resultados obtidos que está sendo bem trabalhado pelos professores participantes da pesquisa, mesmo que com algumas dificuldades. Notamos a necessidade de criar novos núcleos de esporte para que assim possamos atingir uma maior quantidade de crianças levando então os benefícios do voleibol e do esporte para uma parcela maior da população.

Referências bibliográficas

  • BARBIRATO, F. R. A socialização no contexto de projetos esportivos: um estudo de caso na fundação Gol de Letra: Tese de Mestrado em educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.

  • BERNINI, C. A. O ensino e aprendizagem do voleibol recreativo como motivo de satisfação de necessidades sociais: um estudo de caso. Tese (Mestrado) Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, 2005.

  • BRHUNS, H. T. O corpo trabalha, dança e festeja: Tese de Doutorado em Educação, UNICAMP, Campinas. 1992.

  • CHIMELO PAIM, M.C. Voleibol, que fatores motivacionais levam a sua prática? EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 59, 1999. http://HYPERLINK "http://www.efdeportes.com/efd59/voley.htm" www.efdeportes.com/efd59/voley.htm

  • PÁDUA, B. A. de. A prática informal como meio pedagógico totalizante. 1996. Tese (Doutorado em )-Universidade de São Paulo, São Paulo,1996.

  • ROSA, B. F. A socialização no contexto de projetos esportivos: um estudo de caso na fundação gol de letra. Tese (Mestrado) Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2005.

Apêndice

Uberlândia, 22 de Junho de 2008.

    Prezado (a) Coordenador (a)

    Estamos desenvolvendo no curso de Educação Física da Universidade Presidente Antônio Carlos, a pesquisa intitulada: “Análise da realidade do Voleibol nos Núcleos de Esporte da Cidade de Uberlândia – MG”, sob a orientação do Profº Thiago Montes Fidale. Uma das metas estabelecidas na pesquisa consiste em verificar, a partir do depoimento dos Professores dos diversos Núcleos que trabalham o Voleibol, qual a realidade do Voleibol nos Núcleos de Esporte. Por essa razão, solicitamos a sua especial colaboração no sentido de responder às questões que se seguem. Informamos que os nomes dos respondentes serão mantidos em absoluto sigilo.

    Antecipadamente, agradecemos pela importante contribuição prestada.

Atenciosamente,

________________________________

Acadêmico Edson Borges de Souza

Curso de Educação Física –

UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Gama

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/
Búsqueda personalizada

revista digital · Año 15 · N° 145 | Buenos Aires, Junio de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados