efdeportes.com

Monografias em gestão do esporte nos 

cursos de graduação da EEFEUSP (1995-2008)

Monografías sobre gestión del deporte en los cursos de graduación de la EEFEUSP (1995-2008)

 

*Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo,

área Estado, Sociedade e Educação. Professora Assistente do

Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte

da Universidade de São Paulo

Coordenadora do GEPAE - Grupo de Estudos e Pesquisa

em Administração Esportiva EEFEUSP

Presidente da ABraGEsp (Associação Brasileira de Gestão do Esporte)

**Bacharelanda em Esporte da Escola de Educação Física e Esporte

da Universidade de São Paulo

Flávia da Cunha Bastos*

flaviacb@usp.br

Carolina Teixeira Bartoletti**

cabarto@uol.com.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          Este estudo teve como objetivo analisar a produção na área de Gestão do Esporte nos cursos de graduação da EEFEUSP, avaliando tendências e orientações temáticas dessa produção. Foi realizada pesquisa documental das monografias orientadas por professores da instituição. Verificou-se predomínio de temas voltados a Administração e ao Marketing do Esporte e aumento do número de monografias no decorrer do período estudado. Conclui-se que existem lacunas em relação a determinadas temáticas da Gestão do Esporte. Estes achados podem ser considerados indicadores da necessidade de reformulação de currículos e programas de disciplinas nos cursos de Educação Física e Esporte no País.

          Unitermos: Gestão. Esporte. Educação Física. Monografia

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 142 - Marzo de 2010

1 / 1


Introdução

    O trabalho de monografia é um pré-requisito obrigatório para a de conclusão de curso dos alunos desde a criação dos cursos de Bacharelado em Esporte e Educação Física, no ano de 1992, na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) (MANOEL; TANI, 1999). O intuito desse requisito é de propiciar, já na Graduação, um nível de especialização requerido pelo mercado (profissionais aptos a trabalhar tanto no Esporte Formal quanto no campo das atividades voltadas para a saúde e reabilitação).

    A monografia de conclusão de curso começa a ser elaborada oficialmente pelos alunos de ambos os cursos (Bacharelado em Esporte e Bacharelado em Educação Física) a partir do 6º semestre letivo, dentro de disciplina obrigatória denominada Monografia I. Nesta disciplina os alunos são orientados por um professor da Escola em relação a procedimentos e normas da EEFEUSP com relação à monografia. Também iniciam a escolha do tema e a definição de orientador da monografia, oficializados no 7º semestre, na disciplina Monografia II. A entrega se dá um mês antes do término do último semestre letivo dos respectivos cursos, e a avaliação final da monografia na disciplina Monografia III.

    A partir da criação dos cursos de Bacharelado, vem sendo observado um crescimento no interesse dos alunos da EEFEUSP em desenvolver monografias sobre temas relativos as áreas de Administração e Marketing Esportivo. Esse crescimento pode estar aliado ao desenvolvimento de disciplinas específicas nos cursos sobre esses e outros temas voltados a Gestão do Esporte. Na grade curricular do Bacharelado em Esporte são oferecidas cinco disciplinas relativas a essas áreas:

  • Fundamentos da Administração

  • Introdução à Economia I para não-economistas;

  • Economia e Administração Esportiva;

  • Legislação e Política no Esporte, e

  • Marketing e Organização de Eventos Esportivos.

    Destas disciplinas, as duas primeiras são ministradas na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEAUSP), e as demais na própria EEFEUSP. Já o Bacharelado em Educação Física oferece as mesmas disciplinas cursadas na FEAUSP e uma terceira, denominada Dimensões Econômicas e Administrativas da Educação Física.

    Estudos voltados para a análise da produção científica nas áreas de Esporte e Educação Física começaram a ser realizados entre as décadas de 70 e 80 do século passado (SILVA, 1990; ROCHA; NÓBREGA, 2009). A produção científica dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da EEFEUSP já foi analisada (PAULO et al., 1999), assim como os artigos científicos publicados na Revista Paulista de Educação Física da EEFEUSP (MORAES et al., 1999), porém nenhum estudo ainda foi realizado sobre as monografias de graduação, como os realizados por outras instituições de ensino (CARDOSO; DE MATTIA, 2007; PESSOA FILHO, D.M.; PELLEGRINI, 1997; ROCHA; NÓBREGA, 2009; SANTOS, 2009; PAIVA; TAFFAREL, 2001).

    Os primeiros estudos epistemológicos da Educação Física analisaram o tipo de referencial teórico, metodológico e técnicas de pesquisa utilizados nos trabalhos produzidos, procurando identificar as tendências de pesquisa na área de Educação Física, fornecendo subsídios para melhor compreender o desenvolvimento da mesma. Dessa forma, configura-se a relevância dos trabalhos de análise de produção científica, pois ao se analisar aspectos da realidade de um contexto cultural é possível melhor entender essa realidade, sua evolução e as tendências para seu desenvolvimento (SILVA, 1997).

    Dessa forma, a partir do levantamento da produção de monografias na área de Administração, Gestão e Marketing Esportivo e da inferência sobre as tendências dos temas estudados, pretendeu-se identificar as temáticas de aprofundamento escolhidas pelos discentes, que podem se constituir num reflexo da demanda do mercado esportivo por profissionais qualificados na Gestão do Esporte.

    Este estudo teve por objetivo analisar a produção dos trabalhos de conclusão (Monografia) dos alunos dos cursos de Bacharelado da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo nas áreas de Gestão do Esporte, no período de 1995 a 2008.

Métodos

    A presente pesquisa se caracteriza, quanto aos fins, como de caráter exploratório e descritivo, e quanto aos meios como pesquisa documental (VERGARA, 2006).

    A coleta de dados foi realizada pelas pesquisadoras entre agosto e setembro de 2009, através da consulta eletrônica dos títulos e autores das monografias citadas nos currículos dos professores da instituição, disponíveis na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no item Orientações Concluídas.

    Os trabalhos foram classificados a partir dos títulos e dos descritores apontados pelos autores, de acordo com os temas preconizados como áreas de estudo em Gestão do Esporte pela North American Society for Sport Management (NASSM) (HOFFMAN; HARRIS, 2002). Pela característica multi e interdisciplinar da área, alguns trabalhos que poderiam ser classificados em dois ou mais temas foram considerados apenas no tema de predominância na abordagem do autor.

    A análise dos resultados foi direcionada a três aspectos principais: quantificação da produção em relação ao tempo; descrição da distribuição dos trabalhos por temas e identificação de tendências em pesquisa dentro da área.

    Não foram analisados os procedimentos metodológicos utilizados nas monografias, pois cada curso de Bacharelado tem diretrizes e orientações específicas quanto aos mesmos.

Resultados e discussão

    Foram identificadas 79 monografias produzidas na área de Gestão do Esporte, entre 1995 e 2008. Inicialmente foi traçado o perfil dos autores dos trabalhos em relação ao gênero, no sentido de procurar uma possível relação em termos do interesse pela área. Foi encontrado um maior número de autores do sexo masculino, provavelmente relativo o fato do maior número de alunos em ambos os cursos.

    Quanto a distribuição das monografias em função do Curso, verificou-se que há uma maior concentração da produção de monografias na área de Gestão do Esporte no curso de Bacharelado em Esporte (65 produções) em comparação com o Bacharelado em Educação Física (14 produções). Esse resultado pode ser parcialmente explicado pela especialização já proporcionada pelo Bacharelado em Esporte na sua grade curricular, que oferece mais disciplinas obrigatórias na área no decorrer do Curso.

    Observa-se, a partir desse levantamento, uma tendência evolutiva de crescimento na produção de monografias na área de administração esportiva de forma geral, ao longo dos últimos 13 anos (Gráfico 1).

Gráfico 1

    Após a análise dos títulos e dos descritores, as monografias foram classificadas em função dos temas indicados para a graduação pela NASSM: Administração e Liderança no Esporte, Marketing no Esporte, Política e Governo no Esporte, Aspectos Legais no Esporte, Economia no Esporte, Orçamento e Finanças no Esporte, Comunicação no Esporte, Dimensões Sócio-culturais do Esporte e Ética na Administração do Esporte, e calculada a distribuição porcentual (Gráfico 2).

Gráfico 2

    A evolução do desenvolvimento temas, com o passar dos anos, demonstra um aumento de trabalhos relacionados à área de Marketing a partir de 1999 e uma tendência recente de crescimento da produção de trabalhos nas áreas de Legislação e Comunicação. Destaca-se ainda a não ocorrência de nenhum trabalho na área de Ética na Gestão do Esporte (Gráficos 3, 4 e 5).

Gráfico 3

 

Gráfico 4

 

Gráfico 5

    A procura por pesquisas em Marketing, Legislação e Comunicação no Esporte pode ser explicada pela própria demanda do mercado e pela tendência de profissionalização da Gestão do Esporte. Na área de Legislação, o interesse pode se manifestar em decorrência das recentes reformulações nas políticas de esportes, em especial a promulgação da Lei de Incentivo ao Esporte (BRASIL, 2006). Além disso, os eventos esportivos que vem sendo realizados no Brasil (Jogos Panamericanos de 2007, X Games Brasil de 2008, etapas e campeonatos internacionais de diferentes modalidades) e os futuros eventos mundiais que acontecerão no País (Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016), também incentivam a pesquisa e a profissionalização da área.

Conclusão

    Este trabalho teve o propósito de identificar nos cursos de Bacharelado da EEFE-USP, a evolução e tendências do perfil acadêmico discente na área de Gestão do Esporte, através de uma análise da temática trabalhada no desenvolvimento das monografias de conclusão de curso dos últimos 13 anos.

    Conclui-se que há uma evidente evolução do número de trabalhos em termos absolutos, mas que existem lacunas quanto ao desenvolvimento de determinados temas como ética, legislação, finanças, economia e política no esporte.

    Com esses dados, espera-se oferecer subsídios para que ocorram mudanças no direcionamento de conteúdos das disciplinas da área nos cursos de formação em Educação Física e Esporte. Além disso, a criação de linhas e de novos grupos de pesquisa com base nesse e em outros estudos pode ser uma alternativa para o direcionamento e estímulo para o desenvolvimento integral da área no País através da pesquisa científica.

Referências bibliográficas

  • ASSIS, R.M.; BONIFÁCIO, N.A.A. (2008). Produção Científica na Formação dos Alunos do Curso de Educação Física do CAJ/UFG. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG, vol II – n. 5, jul-dez.

  • BRASIL. Lei n. 11.438, de 29 de dezembro de 2006. (2009) Institui o incentivo fiscal à projetos desportivos. Disponível em: http://www.senado.gov.br.

  • CARDOSO, A.L.; DE MATTIA, J.L. (2007). Produção de conhecimento no curso de Licenciatura em Educação Física da UNESC: trabalhos de conclusão de curso 2000-2005. XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II CONICE. Recife – PE. In: Anais ... Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte.

  • MANOEL, E.J. & TANI, G. (1999). Preparação profissional em educação física e esporte: passado, presente e desafios para o futuro. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.13, p.13-19, dez., N.esp.

  • MILLER, L. K.; STOLDT, G. C.; COMFORT, G. (2002). Profissões relacionadas à administração esportiva. In: HOFFMAN, S. J.; HARRIS, J. C. (org.). Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed.

  • MORAES, R.C.; LEITE, A.B.; PAULO, A.C.; RIBEIRO, L.L.L.; PATARA, M.; SIGOLI, M.A.; SARTORI, T.; AHRENS, V.E.; QUISPE, W.M.; SERRÃO J.C.; AMADIO, A.C. - Grupo PET/CAPES (1999). Revista Paulista de Educação Física (RPEF): Análise da distribuição dos artigos publicados no período de 1986 a 1997. In Anais ... VI Congresso de Iniciação Científica EEFEUSP.

  • PAIVA, A. C. de; TAFFAREL, C.N.Z. (2001). Profissionais da educação física e esportes: formação e prática – uma análise da produção acadêmica de 1996 a 2001. In: Anais ... XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Caxambu, MG. CD-ROM.

  • PAULO, A.C.; MORAES, R.C.; AHRENS, V.E.; RIBEIRO, L.L.L.; DE DIVITTIS, F.; QUISPE, W.M.; BRENNECKE, A.; SARTORI, T.; SIGOLI, M.A.; PATARA, M.; MIASAKI, A.H.; RAMOS, B.M.B.; BERTOLINI, R.; SILVA, A.FA.; DE SÁ, T.H.; SERRÃO, J.C.; AMADIO, A.C. – Grupo PET/CAPES (1999). Distribuição das teses e dissertações outorgadas pela pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo no período entre 1977-1998. In: Anais ... VI Congresso de Iniciação Científica.

  • PESSOA FILHO, D.M.; PELLEGRINI, A.M. (1997). Evolução, tendências e contribuição do trabalho de formatura nos cursos de Educação Física da UNESP/RC. Revista Motriz, Vol.3. no. 1.

  • ROCHA, S.; NÓBREGA, T.P. (2009). Análise de conteúdo das monografias de graduação em Educação Física na UFRN. EF Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, no.131.

  • SANTOS, C. S.; LIMA, L. F.; SILVA , R. P.; SOUZA, M. J. G.; BORGES, T. R. A. (2009). Produção Científica em Educação Física e Esportes no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão no período de 1993-2006. Disponível em: http://www.imve.org.br/concoce/trabalhos/comunicacoes.

  • SILVA, R.V.S. (1990). Mestrados em Educação Física no Brasil: pesquisando suas pesquisas. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, RS.

  • _____. (1997). Pesquisas em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas. 1997. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp, Campinas.

  • SOUSA, E. R. (1999). O que há de “novo” nas pesquisas em Educação Física no Brasil. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia.

  • Vergara, S. C. (2006). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 7ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 96 p.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 142 | Buenos Aires, Marzo de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados