efdeportes.com

Elementos para detecção da potencialidade esportiva considerando

o perfil dermatoglifico e antropométrico para analise descritiva das

atividades físicas desenvolvidas por um grupo de gemeos dizigóticos

Elementos la detección de la potencialidad deportiva considerando el perfil dermatoglífico y antropométrico 

para el análisis descriptivo de las actividades físicas desarrolladas por un grupo de gemelos dicigóticos

 

Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu

em Ciencias Do Movimento Humano

Universidade Autônoma de Asunção – UAA, Paraguay

Maria Luiza Núñez Novo Raminelli

mlnuneznovo@hotmail.com

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          O objetivo desse artigo é comparar as indicações teóricas sobre o potencial esportivo de um grupo de gêmeos dizigóticos com seu perfil dermatoglifico e antropométrico, aptidão física e carga genética. Este estudo representa um desafio e certa ousadia buscando através da Dermatoglifia e Antropometria caracterizar um estudo não experimental, transversal, qualitativo, comparativo que leva em conta a categorização do perfil dermatoglifico segundo a indicação de habilidades e competência para determinadas atividades esportivas e o perfil antropométrico para apuração da carga genética através de diferença significante na comparação dos gêmeos e seus pais. Este estudo busca a identificação da carga genética impondo a utilização dos testes estatísticos para apuração do Coeficiente de Pearson, t de Student, ambos ao nível de p<0,05: Em linhas gerais,essa configuração permitirá:Comparar o perfil dermatoglifico do grupo com as indicações de aptidão previstas pela Dermatoglifia;comparar as medidas antropométricas dos gêmeos e seus pais em busca de diferença significante que indicará carga genética; Comparar as indicações de aptidão previstas pela dermatoglifia com as atividades físicas praticadas pelos gêmeos, afirmando a compatibilidade entre o perfil dermatoglifico dos gêmeos e as indicações de aptidão relacionados com o irmão e pai e mãe, nível de carga genética de acordo com apuração antropométrica; compatibilidade entre as indicações dermatoglificas de aptidão física e as atividades praticadas pelos gêmeos.

          Unitermos: Dermatoglifia. Antropometria. Gêmeos. Herdabilidade

 

Abstract

          This study represents a challenge and a daring and trying to understand Dermatoglifia Anthropometry and its potential to analyze characteristics of twins and their parents. Aiming to identify, correlate and evaluate data from a sample consisting of twins and their parents, this article aims to show the features of methods and techniques mentioned in the capture of genetic traits EOA possibility of measuring the influence of environment in shaping the individual. The search for competencies and identify categories of analysis, it deals with the genetic traits as a contribution to fitness sports, all the extensive training. This study is descriptive, comparative and correlational, which was used to Dermatoglifia Protocol Abramova and collection of anthropometric measurements in a sample consisting of 35 pairs of twins and their parents dizigoticos the cities of Bom Jesus and Currais - Piaui. Results: By comparison of the anthropometric characteristics of the twins dermatoglíficas and correlated with their parents was possible to approximate the influence of heritability in the genetic characteristics of the sample.

          Keywords: Dermatoglyphia. Anthropometry. Gemini. Heritability

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 141 - Febrero de 2010

1 / 1

Introdução

    A herdabilidade é uma questão que intriga a comunidade científica praticamente desde início do século XIX, quando tiveram impulso os estudos dos genes sob a classificação e denominação de genética. O antecessor de Bateson, Mendel chega a ponto de identificar genes dominantes e recessivos, a partir desses achados foi possível, através da investigação da existência dos semidominantes a descoberta de que as questões em torno da genética demandariam a realização de muitos outros estudos sistemáticos e empíricos para que se avançasse de maneira satisfatória1, 2.

    Tecnicamente, a herdabilidade pode ser interpretada apenas como o processo de transferência das características que passam de uma geração a outra, como por exemplo, a cor dos olhos dos pais e dos filhos. Biologicamente, o estudo da dinâmica desse processo avançou o suficiente para produzir afirmações e apresentar um construto teórico que satisfaz, em grande parte o entendimento em relação a esse processo. A análise das características dermatoglíficas e antropométricas representam um avanço no uso de técnicas para identificação da carga genética, servindo ainda como suporte para identificação de aptidão física e possível indicador de talento esportivo, permitindo antecipar e planejar o treinamento desportivo, especialmente àqueles destinados à alta performance que precisam ser realizados a longo prazo.3,4,5

    O objetivo desse artigo é identificar as características genótipicas e fenótipicas de uma população de gêmeos e seus pais, correlacionando variáveis dermatoglíficas e antropométricas com ênfase na mensuração da carga genética, especialmente em relação à aptidão física.

    A relevância desse estudo está situada na contribuição empírica que reforça a idéia de que o ambiente, ou seja, as variáveis qualitativas exercem grande influência sobre a performance do indivíduo em relação à prática esportiva. O estudo com gêmeos revela a equivalência das características em relação à herdabilidade, restando a diferenciação pela interferência de fatores ambientais.

A herdabilidade versus ambiente

    Antes mesmo de nascer o ser humano já apresenta susceptibilidade às heranças, tanto genéticas quanto sócio-culturais. No caso das heranças genéticas ainda há pouca possibilidade de interferência, diferente do campo das heranças sócio-culturais, ou seja, a forma de conduzir a gestação, a tranqüilidade ou perturbação da mesma, nutrição, estado emocional da gestante, constituição e participação do núcleo familiar, são fatores que podem ser trabalhados e desenvolvidos em uma perspectiva de análise da herança sócio-cultural, na qual inclusive os profissionais da saúde e da educação podem contribuir e vem desenvolvendo um importante papel no estímulo ao exame pré-natal e acompanhamento da gestação sob diversos aspectos.

    As características genéticas determinadas pelo fator hereditário determinam em grau considerável o desenvolvimento físico, a formação das qualidades motoras, os rendimentos aeróbico e anaeróbico do organismo e o nível de incremento das possibilidades funcionais sob influência do treinamento esportivo6, em adição à importância da influência do ambiente e desempenho humano, contribuindo para que o potencial genético seja atingido ou não. É importante destacar que a utilização do conhecimento prévio das capacidades e tendências genéticas, aliada à contribuição do ambiente, prestaria ajuda, tanto na determinação do talento, quanto no seu desenvolvimento7.

    A herdabilidade por ser atribuída a causas genéticas, onde duas modalidades se apresentam: Herdabilidade geral que representa a contribuição total dos fatores genéticos; e a herdabilidade restrita resultante de componentes aditivos da variância genética, ou seja, efeitos médios dos genes individuais sobre um caráter, elas não se distinguem entre si. (SOBRAL, 1988).

    A identificação da existência do talento esportivo constitui um suporte fundamental para a detecção (busca ou procura) de talentos esportivos o que corresponde a todas as formas utilizadas para encontrar um número suficientemente grande de crianças e adolescentes que serão inseridos em um programa de treinamento a longo prazo (TLP). A seleção de talentos é importante para que indivíduos com aparente potencial sejam admitidos em programas de longa duração, assim a redução dos riscos em relação aos erros de detecção torna-se cada vez mais importante8.

    Estimar a importância relativa da herdabilidade na determinação do fenótipo é importante porque indica o grau de influência que o treino pode exercer em relação a aspectos específicos, tais como aptidões e habilidades8, 9. Ao afirmar a importância da herdabilidade como variável considerável na dinâmica do treinamento desportivo em sentido amplo, tem-se que as análises específicos podem contribuir diretamente para as etapas de planejamento e o estabelecimento de programas em relação às práticas de atividade física.

Materiais e métodos

    Os dados foram coletados nas cidades de Bom Jesus e Currais/PI – Brasil, contando com a participação de 35 pares de gêmeos de ambos os sexos, dizigóticos com faixa etária de 2 a 55 anos e seus pais. Esse estudo é caracterizado como não experimental, transversal, qualitativo que leva em conta a categorização do perfil dermatoglifico segundo a indicação das habilidades e competência para determinadas atividades esportivas e o perfil antropométrico para apuração da carga genética através da diferença significante na comparação dos gêmeos e seus pais. Uma vez que os métodos aqui empregados foram utilizados para obter informações a cerca de condições existentes em relação às variáveis ou condições em determinada situação. Caracteriza-se ainda como comparativo correlacional, por comparar diferenças entre medias quando a causa das diferenças é isolada e conhecida10.

    A obtenção das impressões digitais foi realizada com formulário próprio de coletas, através de papel A4 e almofada de coleta de impressões digitais, seguindo o que prescreve o Protocolo de Dermatoglifia de Abramova (1986)11. Na identificação dos tipos de desenhos digitais foi utilizado o processo Duplo-cego pela especialista em papiloscopia e perito da policia civil do estado do Pará. O somatório da quantidade total de linhas (SQTL) é composto da quantidade total de linhas de cada dedo (QL). A avaliação procede-se, calculando-se o índice de deltas (D10) – Somatório do número de deltas dos dez dedos. Para este calculo consideram-se os valores dos tipos de desenhos: Valor 0(zero) para o arco (desenho sem deltas), valor 1 para presilha ( desenho com dois deltas).

    A coleta das medidas antropométricas foi efetuada com a utilização de uma fita métrica aferida, a qual possibilitou o cálculo dos índices de correlação, pelo o valor de “r” (mais próximo de zero) indicando menor carga hereditária e mais próxima de uma maior carga genética.

Resultados

    Em relação à caracterização da amostra esta apresenta concentração da idade em aproximadamente 50% na faixa etária de 3 a 21 anos. A heterogeneidade do grupo favorece a pesquisa uma vez que permite a investigação em diferentes intervalos em relação à faixa etária.

Gráfico 1. Distribuição da amostra por faixa etária

    Quanto ao sexo, nota-se uma maior evidência na faixa etária de 3 a 12 anos, correspondendo a 24,28% da amostra para o sexo feminino e 17,14% para o masculino que se concentra na faixa etária da primeira classe. Os gêneros estão distribuídos na amostra dos gêmeos em 44,28% para masculino e 55,71% para o feminino, conforme demonstram os gráficos 2 e 3.

Gráfico 2. Distribuição da por sexo 

Gráfico 3. Distribuição da amostra por sexo

    Em relação aos dados gerais da amostra, foi possível apurar conforme exposto na tabela 1 que.a média e desvio padrão por faixa etária foi maior a participação feminina de acordo com a faixa etária....

Tabela 1. Síntese da correlação das variáveis dermatoglíficas dos gêmeos 1 e 2

NOME

2

8

18

185

92

93

W>L

0,010811

0,043243

A

5

5

15

133

66

67

L=W

0,037594

0,037594

L

4

6

16

147

75

72

W>L

0,027211

0,040816

W

0

0

0

0

0

0

0

0

0

D10

0

0

0

0

0

0

0

0

0

SQTL

9

0

9

64

37

27

AL

0,140625

0

    A tabela 2 mostra a correlação entre as características dermatoglíficas dos gêmeos 1 e 2, considerando as seguintes variáveis..presilha, arco.,Werticilo,somatória total da quantidade de linhas dos dedos e índice de delta dez onde foi feita a correlação entre um gêmeos e outro correlacionando as características dermatoglificas do universo comum que são as digitais para o geral que é a soma de todas as digitais dos dez dedos das mãos, apurando-se assim o índice de correlação entre esse par de gêmeos.

    Quanto a análise das medidas antropométricas, a aplicação do teste “t” de Student, identificou diferença significativa na comparação das medidas do braço da mãe e dos gêmeo 1 e 2, conforme demonstram os gráficos 3 e 4, não apresentando significância em relação ao pai.

Gráfico 4. Diferença antropométrica

Gráfico 5. Diferença antropométrica

    A análise dos dados antropométricos do braço de 35 pares de gêmeos de ambos os sexos, dizigoticos com faixa etária de 2 a 55 anos e seus pais revelou a prevalência de uma carga hereditária maior em relação aos pais, sendo não significante a diferença encontrada conforme exposto nos gráficos 4 e 5. A possibilidade de maior transferência genética das características do pai para os gêmeos impõe a realização de estudos mais específicos considerando apenas essa parte do núcleo familiar (pai versus gêmeos).

Considerações finais

  • Comparar o perfil dermatoglífico do grupo com as indicações de aptidão previstas pela dermatoglifia;

  • Comparar as medidas antropométricas dos gêmeos e seus pais em busca de diferença significante que indicará a carga genética;

  • Comparar as indicações de aptidão previstas pela dermatoglifia com as atividades físicas praticas pelos gêmeos

Resultado: Será possível afirmar:

  1. Compatibilidade ou incompatibilidade entre o perfil dermatoglífico dos gêmeos e as indicações de aptidão;

  2. Nível da carga genética segundo apuração antropométrica;

  3. Compatibilidade entre as indicações dermatoglíficas de aptidão física e as atividades praticadas pelos gêmeos.

    O objetivo desse artigo foi comparar as indicações teóricas sobre o potencial esportivo de um grupo de gêmeos dizigóticos com perfil dermatoglifico e antropométrico, aptidão física e carga genética. Enquanto que na análise das medidas antropométricas da população de gêmeos dizigóticos comparada a seu pai revelou maior significância na correlação, tanto do sexo feminino quanto do masculino, uma vez que a correlação das medidas do braço se mostraram não significativas a p<0,05, sendo estatisticamente significantes quando comparadas à medidas da mãe.

Referências

  1. Araújo, M.E.C. Histórico dos processos de identificação. Universidade Federal de Brasília, 2009. Disponível em:http://papiloscopistas.org/historico.doc.

  2. Sa, G.J. S.; Santos, R. V.; Rodrigues-Carvalho, C. e Silva, E. C. Crânios, corpos e medidas: a constituição do acervo de instrumentos antropométricos do Museu Nacional na passagem do século XIX para o XX. Hist. Cienc. Saude-Manguinhos [online]. 2008 vol.15, n.1.

  3. Ferreira, A.A.M.; Fernandes Filho, J. Corrida de orientação: caracterização dermatoglífica e somatotípica de atletas de alto rendimento da Região Sul do Brasil. Fitness & Performance Journal, v. 2, n. 3, p. 145-150, 2003.

  4. Fernandes Filho, J.; Carvalho, J.L.T. Potencialidades desportivas segundo a perspectiva da escola soviética. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v.1, n.1, p. 96-107, 1999.

  5. Silva Dantas, P.M. FERNANDES FILHO, J. Identificação dos perfis, genético, de aptidão física e somatotipico que caracterizam atletas masculinos, de alto rendimento participantes de futsal adulto, no Brasil. Fitness & Performance Journal V.1,N.1,P.28-36, Journal ,2002.

  6. Filin, V. P.; Volkov, V. M. Seleção de talentos nos esportes. Miograf: Londrina,196 p., 1998.

  7. Fernandes Filho, J. Impressões dermatoglíficas - marcas genéticas na seleção de talentos de esportes e lutas. Tese de Doutorado. Moscou - Rússia: VNIIFK,1997.

  8. Maia, J.A.R., Lopes, V.P., Seabra, A. e Garganta, R. Aspectos genéticos da actividade física e aptidão física associada à saúde. Estudo em gêmeos dos 12 aos 40 anos de idade do Arquipélago dos Açores (Portugal). Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. v. 5, n. 1, p. 7-16, 2003.

  9. Beiguelman, B. Dinâmica dos genes nas famílias e nas populações. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 472 p., 1994.

  10. Thomas JR; Nelson JK. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 3.ed. Artmed, 2002.

  11. Cummins, H.; Midlo, C.H. Finger prints, palms and soles. An introduction to dermatoglyphics. Dover Publications, p. 319, 1963.

  12. Gilger, J.W. (2002) Contributions and promise of human behavioral genetics human biology 7:229-255.

  13. Fernandes Filho, J. Raminelli. L.N.N, Maria - Analise do perfil dermatoglifico, Variação de peso, Índice de massa corporal em gêmeos e Trigêmeos.Disponivel em: Fiep Bulletin- Vol.77 – Special Edition Article II,2007-ISSN-02566419.

  14. Silva Dantas, P.M.; Alonso, L.; Fernandes Filho, J. A dermatoglifia no futsal brasieiro. Fitness & Performance Journal, v. 3, n. 3, p. 136-142, 2004.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 141 | Buenos Aires, Febrero de 2010  
© 1997-2010 Derechos reservados