Power Dance: ritmo, saúde e alegria Power Dance: ritmo, salud y alegría |
|||
Lazer e Educação, Natureza e Cultura Departamento de Pós Graduação da Educação Física UNESP – Rio Claro – SP (Brasil) |
Caroline de Miranda Borges Carmen Maria Aguiar |
|
|
Resumo O Power Dance rompe as barreiras da timidez e do medo de se expressar. Revela para seus praticantes um corpo modelado rapidamente, uma forma de se alongar sem sacrifícios, um maior controle de movimentos e um ritmo contagiante para aqueles que já tinham perdido a esperança de dançar. As aulas se desenvolvem de forma espontânea, focando o prazer de movimentar o corpo sem a preocupação do movimento perfeito. Cada aluno no seu tempo e no seu limite procurando acompanhar o professor com descontração e alegria. Unitermos: Power Dance. Dança. Ritmo |
|||
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 138 - Noviembre de 2009 |
1 / 1
A dança como um método de equilibrar suas ansiedades vem mostrando para o mundo como se pode ter saúde e ser feliz praticando exercícios e se descobrindo frente ao espelho.
O Power Dance rompe as barreiras da timidez e do medo de se expressar. Revela para seus praticantes um corpo modelado rapidamente, uma forma de se alongar sem sacrifícios, um maior controle de movimentos e um ritmo contagiante para aqueles que já tinham perdido a esperança de dançar em público.
As aulas se desenvolvem de forma espontânea, focando o prazer de movimentar o corpo sem a preocupação do movimento perfeito. Cada aluno no seu tempo e no seu limite procurando acompanhar o professor com descontração e alegria.
Nos dias de hoje a procura por algo que nos retire da realidade e nos leve ao mundo dos sonhos e realizações é grande, mas o nosso dia a dia nos mostra o quanto estamos doentes e sem energia vital. Deparamo-nos com uma alimentação rica em carboidratos, gorduras saturadas, doces em excesso e pouco líquido, isto é, preferimos beber refrigerantes a beber água. Esquecemos que nosso corpo é composto de 70 a 75% de água e sem ela é impossível sobreviver. O consumo ideal de água diário para o ser humano adulto, segundo indicações médicas, é de 3 litros por dia, e sua ingestão deve ser distribuída por todo o dia, esse hábito ajuda o bom funcionamento dos intestinos, na circulação linfática e sanguínea, no funcionamento renal na eliminação das toxinas.
A gordura acumulada na linha da cintura e a celulite é grande causadora de problemas cardíacos e hormonais. Um aminoácido encontrado no sangue chamado de homocisteína também é tão prejudicial ao organismo como o colesterol e é o maior vilão da juventude eterna tão sonhada pelas mulheres, pois interfere na acidez do sangue e depende dos alimentos que contém as vitaminas do grupo “B”, para um equilíbrio da defesa e alcalinidade do corpo.
Os inimigos do coração estão ligados ao nosso estilo de vida, ao fumo, ao sedentarismo, obesidade, estresse, hipertensão, alimentação irregular e a deficiência hormonal. Para que esses processos não ocorram, são necessárias vitaminas tais como B6, B9 e B12.
Em pesquisas mundiais, constatou-se que os índices de pessoas que sofreram ataque cardíaco e acidente cardiovascular, não tinham colesterol alto, e sim, homocisteína alta.
Felicidade e longevidade são o que todos queremos, para isso, devemos evitar a formação de homocisteína reduzindo, assim a incidência de doenças. Algumas dicas interessantes para diminuir a produção de homocisteína:
Apague a luz – a luz estimula a produção da homocisteína (apague a TV, abajur quando for dormir)
Dormir bem – pelo menos 8 horas por noite e levante cedo (antes das 7 da manhã), pois dormir depois das 7 da manhã pode levar a doenças crônicas relacionadas à mudança do relógio biológico.
Não ingerir alimentos embutidos, defumados, salgados, com açafrão
Evite carnes curadas
Compre verduras da época, pois contém maiores quantidades de vitaminas B6 e B9
Consuma suco natural de uva
Nunca é tarde para começar, estudos estão comprovando que pacientes em tratamento com LER (Lesão Esforço Repetitivo) – problema causado pelo uso excessivo do pulso, mão e dedos, estão colhendo benefícios com o tratamento do método de redução da homocisteína.
Algumas curiosidades segundo Heloísa Bernardes em “Chique é ser Saudável”:
Alho: preventivo contra câncer de mama
Soja: ajuda para enfrentar a menopausa
Vinho e suco de uva: vence a gordura
Iogurte: evitam o câncer
Café: analgésico
Lembre-se “Aonde o coração vai o cérebro vai atrás” então vamos descobrir o prazer que existe nas coisas simples, segundo David Suzuki:
...A família, os amigos, a comunidade – são essas as maiores fontes de amor e de alegria que temos enquanto seres humanos. Nós visitamos nossos familiares, mantemos contato com nossos professores prediletos, trocamos amabilidades com os amigos. Levamos a cabo projetos árduos para ajudar os outros, salvar uma espécie ou proteger uma área de mata nativa, e nesse processo descobrimos uma extrema satisfação. Encontramos nossa realização espiritual na natureza ou ajudando os outros na realização de seus sonhos. Nenhum desses prazeres nos obriga a consumir coisas tiradas da Terra, mas todos eles nos satisfazem profundamente. São prazeres complexos, e nos aproximam muito mais da felicidade verdadeira do que prazeres simples, como o de tomar um refrigerante ou comprar um carro novo...
O ponto de concordância mais forte entre as escolas de dança e a arte de se ter qualidade de vida, por exemplo com a meditação, é a importância de se re-exercitar a atenção. Quando se exercita a atenção esquece-se dos problemas, das angústias, da depressão e o mundo se redesenha em um ritmo harmonioso, contemplativo, ritmado e prazeroso. A mecânica da técnica é chamada de concentração, na qual a mente se observa a si mesma ou em um objeto fixo em uma combinação integrada. Esse é o princípio utilizado no power dance, concentração, observação e relaxamento.
O excesso de peso corporal pode ser um fator prejudicial ao movimento coordenado, associado ao ritmo e habilidade a insistência, força de vontade, permanência objetivada e decisão orientada, vem a culminar sucesso na realização do processo da dança. É importante salientar que os esforços incompletos e os diferentes ímpetos fazem também parte do movimento expressivo, quer sejam deliberados, quer sejam inconscientes e mostram a naturalidade e a variedade de atitudes internas específicas de cada ser humano. A cada movimento realizado com sucesso o corpo expressa sua gratidão e a alegria da vitória. Isso reverte em saúde e bem estar.
Não interessa o quanto se está acima do peso. Só o que importa é refletir em seu mais profundo ser que você não precisa ser assim. E é exatamente por aí que se começa a emagrecer a cabeça, ponto fundamental de todo o processo de emagrecimento. (Nuno Cobra – 2004). |
...Andava tão indisposta que de manhã não tinha vontade de sair da cama, sempre me sentindo muito cansada, estressada... foi quando comecei a fazer as aulas de Power Dance. Em menos de um mês de aula, as mudanças foram visíveis e já perdi 7 quilos. De manhã me sinto feliz em acordar e muito disposta, os meus dias se tornaram menos estressantes e até meus familiares falam que meu humor anda melhor. Olho no espelho e vejo meu rosto mais fino, minhas roupas ficando mais largas.
As aulas me ajudam a perder calorias, dançar e a alongar. Descobri que ter um bom alongamento não é possível só para crianças, qualquer um pode fazer, desde que seja do modo certo, com orientação e muita força de vontade e tudo isso eu encontrei com o power dance e com minha professora, que vem nas aulas ensinando isso com muita dedicação e paciência com as “aluninhas” novas que nunca nem fizeram aula de dança.
As aulas são puxadas e muito bem aproveitadas, nas primeiras eu não conseguia fazer a aula sem parar umas 10 vezes pra respirar e criar forças para continuar hoje me sinto orgulhosa e feliz em poder fazer as aulas sem parar... (depoimento de Mariana aluna power dance – julho 2009).Decida hoje que você pode ser feliz dançando...
Aplique a técnica DCD (duvide, critique e determine).
Duvide de tudo aquilo que controla sua emoção e conspira contra sua vida.
Critique cada pensamento negativo.
Critique a passividade do “eu” ou do “não tem problema não”.
Critique seu conformismo e reflita sobre as causas de seus conflitos.
Determine ser alegre, seguro e feliz.
Dê um choque de lucidez em sua emoção, arquive novas experiências!
Seja autor e não vítima de sua história.
Referências
AGUIAR, C.M., Educação, Cultura e Criança, Ed. Papirus, Campinas-SP, 1994.
AGUIAR, C.M., Educação, Natureza e Cultura Um Modo de Ensinar, USP, 1998.
BERNARDES, H., Chique é ser Saudável, São Paulo, 2003.
CURY, A.J., Você é Insubstituível, Sextante, Rio de Janeiro, 2006.
GOLEMAN, D., A Arte da Meditação, Sextante, Rio de Janeiro, 1999.
LABAN, R., Domínio do Movimento, Summus, São Paulo, 1978.
SILVA, P. R., Consciência e Abundância, Niteroi, 2006.
Outros artigos em Portugués
revista
digital · Año 14 · N° 138 | Buenos Aires,
Noviembre de 2009 |