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Oficinas de ginástica geral como atividade extra-classe em

uma escola estadual na região de Campinas, SP. 

Universo de possibilidades e descobertas 

na Escola Estadual Campo Grande II

Talleres de gimnasia general como actividad extraescolar en una escuela estatal de la región de 

Campinas, SP. Universo de posibilidades y descubrimientos en la Escuela Estatal Campo Grande II

 

*Profissional de Educação Física

graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

nas modalidades Licenciatura Plena e Bacharelado em Lazer

**Bacharel e Licenciado em Educação Física pela

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre e Estudante de Pós-Graduação (Doutorando) da

Faculdade de Educação Física da Unicamp / FEF-Unicamp

Docente das Faculdades Metropolitanas de Campinas (Metrocamp-IBTA),

UniAnchieta (Jundiaí-SP) e Universidade Adventista de São Paulo (UNASP)

Andreza Chiquetto Venditti*

andrezachiquetto@yahoo.com.br

Rubens Venditti Júnior**

rubensjrv@yahoo.com

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          Inserida no programa social “Ame a Vida sem Drogas – FEAC” em Campinas-SP, a Escola Estadual Campo Grande II ofereceu oficinas gratuitas de Ginástica Geral (G.G.) aos alunos(as) do ensino fundamental, visando o aproveitamento do tempo livre destes. Estas intervenções proporcionam o contato com elementos do universo da Ginástica e da Cultura Corporal. A expressão corporal é estimulada nas composições coreográficas desenvolvidas pelos próprios participantes. Percebem-se diversas possibilidades da G.G. na escola; sua necessidade e importância no processo educacional, resultando em: inclusão; práticas físicas regulares; desenvolvimento motor; lazer e satisfação; valores humanos; integração social e relacionamento comunitário.

          Unitermos: Ginástica geral escolar. Prevenção às drogas. Formação humana. Desenvolvimento social

 

Abstract

          Inserted in a social program of drugs prevention in Campinas-SP-Brazil, in ‘Campo Grande II State School’, Assistencial Entities Federation of Campinas had offer free General Gymnastics’ workshops(G.G) to its students trying to optimize their free time. G.G. interventions make possible a contact with elements from Gymnastic and Body Culture universes. Body expression is stimulated in the choreography compositions developed by the own participants. It demonstrates diverse possibilities of G.G.: its needs and importance within educational process, beyond resulting in: inclusion; regular physical activities; motor development; leisure and satisfaction; human values; social integration and community relationships.

          Keywords: School general gymnastics. Drugs prevention. Human values. Social development

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 134 - Julio de 2009

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Grupo de alunos da Escola Estadual Campo Grande II, participantes das oficinas de Ginástica Geral. Momento final da aula sobre poses acrobáticas e criação 

pelos próprios alunos de poses utilizando os elementos aprendidos em aula, suas experiências corporais e novos elementos do universo gímnico (Acervo Pessoal).

Introdução

    A escolha desta pesquisa se deve ao nosso particular interesse no tema ginástica geral (GG) e suas possibilidades de trabalho no âmbito escolar – área de nossa atuação profissional. A problemática consiste em verificar a aplicabilidade1 da Ginástica Geral (GG) para a Pedagogia do Movimento, dentro do contexto escolar, para o público do ensino fundamental.

    Esta aplicabilidade foi verificada através da viabilização e utilidades práticas da GG como possibilidades de intervenção pedagógica. Caracterizada como um trabalho teórico-prático voltado à pedagogia do movimento e desenvolvimento humano integral dos indivíduos (social, cognitivo, comportamental e sensorial-motor); busca-se trabalhar os contextos próprios da Motricidade Humana e da Cultura Corporal, dentro do conteúdo abrangente oferecido pela Ginástica Geral.

    Desde o segundo semestre de 2002 até meados de 2007, atuamos na Escola Estadual Campo Grande II2, oferecendo oficinas de Ginástica Geral extra-curriculares, regulares (dois encontros semanais), como atividade opcional e gratuita, em período extra-classe, para alunos(as) do ensino fundamental (1.ª fase), entre 07 e 11 anos de idade.

Atividades extra-classe de Ginástica Geral na Escola Estadual Campo Grande II. Participantes das oficinas de Ginástica Geral, 

realizando alongamentos e roda de conversa inicial, na quadra externa da escola em que realizamos o projeto. (Acervo Pessoal).

O programa social

    As oficinas se inseriam num programa de ação social no contexto escolar, voltado à prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, que tinham como foco de atuação as escolas da rede pública estadual do município de Campinas-SP: o Programa Ame a Vida sem Drogas”, promovido e gerido pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), através de parcerias com setor privado, público e outras associações (MARTINS, 2005).

    As experiências positivas deste trabalho social- principalmente a GG, considerada uma das frentes de atuação social dentro do programa geral3 - faziam do “Ame a Vida sem Drogas/FEAC” um programa plural com diversas formas de abordagens e oportunidades4 a esse público carente.

As possibilidades da Ginástica Geral (GG)

    AYOUB (1998) discorre que a GG pode ser a representação pedagógica da ginástica. No programa, esta surge como possibilidade de intervenção pedagógica além de ser uma das frentes no combate e à prevenção primária ao uso de drogas dentro do programa.

    Em outra obra (AYOUB, 2003, p. 72), ainda destaca que a GG “[...] não quer abandonar o prazer, o artístico, a inteireza lúdica da gestualidade, o riso, o divertimento, a festa; ao contrário, ela abre oportunidade para a reconstrução do lúdico e suas possibilidades de ruptura com a rigidez apregoada pela ginástica científica”.

    Por estas características, as oficinas podem contribuir pedagogicamente na formação destes participantes, considerando seus contextos, experiências e realidade social.

    As possibilidades neste trabalho com GG permitem a estimulação de criatividade, trazendo a Ginástica para a realidade e contexto sócio-cultural dos alunos, o que permite um trabalho coletivo que estimula a cooperação, solidariedade e distribuição de funções, contribuindo para a formação humana e do ser humano global (PEREZ-GALLARDO, 1998).

    O contato nas oficinas de GG com as mais variadas experimentações motoras possibilita também o enriquecimento motor e desenvolvimento de habilidades e gestos motores que podem ser redefinidos, reinventados, alterados e reutilizados nos contextos destes indivíduos.

    De acordo com GALLARDO e SOUZA (1996, [s.p.]), a GG:

    “... reúne diferentes interpretações das ginásticas [...], integradas com outras formas de expressão corporal (dança, folclore, jogos, teatro, mímica, etc.) de forma livre e criativa.”

    Assim, ao oferecermos estas oficinas gratuitas dentro do programa social no qual está inserida, trabalhamos os conteúdos da Educação Física, de forma diversificada, aplicada e direcionada ao público alvo desta pesquisa: alunos de ensino fundamental, no primeiro ciclo (da 1.ª à 4.ª séries) da Escola Estadual Campo Grande II, sem se perder a especificidade e contextos próprios de nossa área de atuação profissional, bem como as peculiaridades do programa social ao qual fizemos parte, que visava especialmente a prevenção primária ao uso de drogas pelos alunos da rede pública das escolas inseridas no programa.

O universo das Ginásticas – origens metodológicas da Educação Física

    A ginástica tem suas raízes na Europa, sendo seu repertório constituído de exercícios físicos em geral como corridas, saltos, lutas, lançamentos, esgrima, equitação, entre outros. Surgem suas primeiras sistematizações na sociedade européia, através dos Métodos Ginásticos:

    “(...) o termo Ginástica englobava uma enorme gama de práticas corporais, tais como jogos populares e da nobreza, acrobacias, saltos, corridas, exercícios militares de preparação para a guerra, esgrima, equitação, danças e canto” (Soares apud Ayoub, 1998, p. 37).

    Por todo o século XIX, o Movimento Ginástico Europeu, baseado na abordagem científica disponível, delimitada pelas ciências biológicas e físicas, encarregou-se de construir estes métodos ginásticos (SOARES, 1994), que podem ser considerados como as primeiras sistematizações metodológicas e origem da Educação Física enquanto ciência e área de estudo.

    Estes métodos se caracterizavam como formas de representação de uma cultura, uma linguagem voltada ao entretenimento e à diversão. A França, a Alemanha e a Suécia foram as principais representantes do Movimento Ginástico Europeu.

    Seus métodos vieram ao Brasil no final do século XIX e início do XX. Os princípios destes métodos eram perfeitamente cabíveis ao que nosso país necessitava na época: saúde, fortalecimento da raça e unificação pátria através do fortalecimento dos corpos brasileiros. Inicialmente aplicados no exército, ganharam força e passaram então a compor o contexto escolar. E o Brasil passa então a ensinar Ginásticas nas escolas.

    Graner (2001) discorre sobre a existência da ginástica na história, afirmando que ela constitui um conjunto de movimentos (repertório) acompanhados de regras de combinação e de uso em que seres humanos- a partir dos princípios que regem o contexto em que estão inseridos- criam, reúnem, organizam e os praticam. Desta forma, a Ginástica foi se constituindo um conjunto de manifestações que, de alguma maneira, fazem parte do cotidiano das pessoas.

    Essas, por experiências, constroem então idéias e noções sobre essa prática corporal, ressignificando as mesmas, os símbolos e os valores nelas introjetados.

    Partindo desta ótica, a Ginástica deve ser ensinada na escola por meio de um confronto entre o tradicionalismo e as novas formas de exercitação (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 77). Daí as possibilidades da Ginástica Geral.

    Este confronto (ruptura e conflitos - entre o conhecido e desconhecido, o novo e o usual) possibilita o aprendizado da ginástica, considerando as suas primeiras formas de manifestação e as formas contemporâneas, acrescido de devida constatação, interpretação, compreensão e comparação entre os princípios e as finalidades que as faz existir. Os alunos podem então compreender que as exercitações atuais herdam vários princípios com valores e significados históricos e culturais.

    Percebem que cada uma dessas manifestações é composta por um conjunto de gestos, revelam significações e compõem diferentes formas de linguagem. Compreendendo assim esta dinâmica, os alunos podem ter melhores condições de escolha, crítica e re-significações desta praxis.

Conceituando a Ginástica Geral

Esquema da proposta metodológica dos grupos GGU e GGFEF/ Unicamp (SOUZA, 2001, p. 27).

 As possibilidades da GG e os diversos conteúdos que pertencem a este universo.

    A Ginástica Geral abrange diversas manifestações da ginástica e até mesmo da cultura corporal (COLETIVO DE AUTORES, 1992), sem destituir-se de seu caráter lúdico, prazeroso e criativo.

    AYOUB (1998, p. 94) afirma que a Ginástica Geral pede ser:

    “(...) visualizada como uma prática corporal que promove uma síntese entre elementos do núcleo primordial da Ginástica, da Ginástica científica e das diversas manifestações gímnicas contemporâneas. Sob essa ótica, a GG representa, em nossos dias, uma síntese entre o que foi e o que é a Ginástica; uma síntese em transformação, inserida no contexto da dinâmica histórico-cultural”.

    GRANER (2001, p. 47-48) define a Ginástica Geral (G.G.) como:

    “(...) uma manifestação gímnica realizada principalmente pelos países da Europa. Não se caracteriza como uma modalidade da ginástica, mas sim como uma síntese entre diferentes expressões gímnicas. A GG não possui regras rígidas pré-estabelecidas, podendo ser praticada por pessoas de qualquer idade, característica corporal, condição física e/ou técnica, gênero ou restrição quanto ao número de participantes, não possuindo fins competitivos. Sua prática é voltada ao prazer. (...) Em seus momentos de prática, podem utilizar o corpo como forma de linguagem, como expressão!”

    De acordo com AYOUB (1998), a ginástica com estas características já é realizada há muitos anos - tanto no continente europeu quanto no Brasil.

    Pelas suas características, por não possuir regras pré-estabelecidas, critérios e padrões, como no caso das ginásticas competitivas, além da liberdade de expressão por meio das tantas formas de ginástica, a Ginástica Geral é tida como uma atividade que pode estimular a criatividade. A seguir, inserimos um quadro de Ayoub (2003, p.62), que descreve as principais características e diferenças entre as Ginásticas de Competição e a Ginástica Geral.

    Eis a riqueza em trabalhá-la na escola como uma síntese didática e pedagógica (GRANER, 2001, p. 49) das ginásticas, sendo então uma “representante” deste conteúdo.

    Permite, pelas características que possui, ser ensinada e praticada por todos os alunos da escola, sem exclusões ou seleção, não há também restrições de idade, características corporais, habilidades físicas e materiais específicos.

Quadro comparativo entre a Ginástica Geral e as Ginásticas Competitivas. Fonte: AYOUB (2003, p. 68). 

Características e principais diferenças conceituais entre os tipos de Ginásticas.

    Comum também é o fato que os grupos de trabalhos em GG reúnam suas experiências vividas em forma de composições coreográficas, para apresentação a públicos em grande, média e pequena escala.

    O local destas também não é pré-definido: podem ser feitas em clubes, praças, ginásios, campos, palcos, teatros e até mesmo salas de aula. As reuniões de várias coreografias resultam em festivais de GG, uma vez que não existe a competição, tendo estes festivais apenas caráter de exposição (CHIQUETTO, 2004).

    Devido a todos estes aspectos, surgiu o interesse em buscar referenciais teórico-metodológicos que ofereçam caminhos para estes direcionamentos, possibilitando práticas inovadoras e re-significando assim também a EF Escolar, com conteúdos, especificidade e reconhecimento enquanto ciência, disciplina e sua importância na formação do ser humano global (PEREZ-GALLARDO, 1998).

Justificativa

    A relevância social da pesquisa consiste em permitir que se trabalhe com as possibilidades, contextualizando as práticas de GG com os interesses, participação, olhar crítico e ativo dos participantes e da comunidade (pais, mães, familiares, escola e professores), colaborando entre outros aspectos com a prevenção ao uso de drogas (uma problemática social do programa) e dando oportunidades de práticas físicas orientadas e regulares a pessoas carentes e com restritas práticas de ampliação da cultura corporal (oportunidades individuais).

    Ao criar oportunidades e contato com as atividades de Ginástica Geral, abre-se um universo de possibilidades futuras e presentes para colaborar com a formação humana destes alunos e também suas atuações no mundo em que vivem. Daí sua integração efetiva no Programa “Ame a Vida sem drogas”, pois além da prevenção, trabalha-se ativamente o exercício da cidadania, do convívio e da criticidade – uma vez que os alunos participam e contribuem para o processo.

    Possibilita-se assim que o profissional da Educação Física se utilize da GG como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de seus conteúdos e o aprendizado de seus alunos.

Atividade lúdica, envolvendo elementos gímnicos (parada de mãos e formações), dentro de um jogo elaborado pelos próprios participantes. A atividade contempla tanto as questões específicas da ginástica e seus elementos, como permite o desenvolvimento de valores, atitudes e convivência entre os participantes. (Acervo Pessoal).

Objetivos

    O presente trabalho tem como objetivos relatar nossa experiência pedagógica no programa nos aspectos que se elencam abaixo:

  • Contato com o universo da Ginástica e da cultura corporal, pela promoção de atividades dirigidas, orientadas e regulares de GG para o público alvo da pesquisa;

  • Estímulo à prática de GG escolar, oportunidades de expressão corporal e composições coreográficas desenvolvidas pelos próprios alunos;

  • Colaborar na prevenção ao uso de drogas e integração social-comunitária na problemática das drogas, com aproveitamento do tempo livre e ocioso dos praticantes de GG;

  • Possibilidades de inclusão, lazer e satisfação através das oficinas dirigidas;

  • Trabalho com valores humanos, cidadania, integração social e relacionamento comunitário.

    Público alvo – alunos de ensino fundamental da E. E. Campo Grande II

  • total 90 alunos/ 2 turmas de 45 alunos (1.ª a 4.ª séries)

    Local - Escola Estadual Campo Grande II / Campinas-SP

Metodologia

  • Período de intervenção: 12 meses

  • Tipo de pesquisa: Qualitativa/ CASE (estudo de caso)

  • Dados: análise dos relatórios e diário de campo; questionários dirigidos; tarefas extra-classe; observação sistemática; entrevistas com alunos, pais e professores; revisão literatura e avaliações conjuntas(metas atingidas e reestruturações).

  • Matriz metodológica: Destaca-se aqui a constante influência que os autores obtiveram em suas formações acadêmicas e experiências de vida; através das metodologias de nossa própria instituição, principalmente o Grupo Ginástico Unicamp (GGU), do qual fizeram parte e que muito contribuíram para seus enriquecimentos profissionais e pessoais.

    Baseando-se nesta metodologia, ocorre uma fase de exploração e diversificação das possibilidades de movimento, materiais e criação. Em seguida, surge o direcionamento e algumas pistas ou orientações técnicas com intervenção dos agentes pedagógicos.

    Finalmente, surge a síntese e a assimilação com a partilha de informações e seleção das opções motoras (gestos) para depois direcionar os conteúdos a uma composição coreográfica montada e estruturada pelos alunos, estimulando criatividade, criticidade e relações de convívio e cooperação.

    Dentro da metodologia proposta, os encontros sistematizados semestralmente seguem um planejamento organizado em tópicos que abordam os principais conteúdos da cultura corporal e formas de expressão corporal (exploração de gestos, movimentos e materiais tradicionais e alternativos).

    Associados à questão exploratória, surgem atividades que proporcionam o relacionamento, a formação humana e a vivência de diversos valores humanos.

    Estabelece-se uma harmônica combinação de elementos do “núcleo primordial” (AYOUB, 1998) da G.G., utilizando elementos da dança, música, rítmica, folclore, circo, artes cênicas, lutas, jogos, esportes, ginásticas e expressão corporal.

    As aulas são registradas em relatórios sistematizados e também ocorrem anotações em diário de campo. Fotografias, depoimentos e filmagens fazem parte do banco de dados para o fechamento da pesquisa, que se encontram em Chiquetto (2004).

    Uma vez analisada e desenvolvida a metodologia, visa-se contribuir para a capacitação do profissional de educação física, tornando a G.G. uma ferramenta auxiliar para os futuros e atuais educadores; oferecendo experiências e práticas corporais-motoras dentro do ambiente escolar.

Considerações finais

    Iniciamos as considerações com um trecho na nova obra de Souza (2008, p.34), que sintetiza praticamente toda a importância da GG em trabalhos sociais e na ressignificação da EF escolar:

    [...] o trabalho com a Ginástica Geral deve ser orientado para que todas as pessoas, em todas as idades, possam participar principalmente pelo prazer que sua prática proporciona. Podemos dizer ainda que se deve buscar promover o respeito aos limites de cada um, privilegiando as potencialidades individuais e coletivas e a subjetividade presente no movimento de todos. Portanto, não sendo excludente, o trabalho com a Ginástica Geral pode facilitar que todos venham a vivenciá-la e, com isso, mergulhem no universo de conhecimento da Ginástica. Os futuros professores poderão, assim, refletir com seus alunos, sobre várias questões (...)”

    As possibilidades no trabalho com Ginástica Geral permitem a estimulação de criatividade, contextualização da Ginástica para as realidades dos alunos, enfocando suas possibilidades e não limitações ou deficiências, o que permite um trabalho coletivo. Também estimula a cooperação, solidariedade e distribuição de funções (formação humana), em contraposição à ordem vigente das configurações de Educação Física Escolar, que apenas hegemonizam e “vangloriam” os moldes competitivos de esporte e rendimento.

    O contato com as mais variadas experimentações motoras possibilita também o enriquecimento motor e desenvolvimento de habilidades e gestos motores que podem ser redefinidos, reinventados, alterados e reutilizados para as mais diversas atividades do cotidiano.

    Ao possibilitar oportunidades e contato com as atividades de Ginástica Geral, abre-se um universo de possibilidades futuras e presentes para colaborar com a formação humana destes alunos e também suas atuações no mundo em que vivem. Daí sua atuação no Programa “Ame a Vida sem drogas”.

    Inclusive, há poucos meses, nos encontramos com dois ex-alunos do projeto, das primeiras turmas. Um deles chega a afirmar que as aulas de GG foram o estímulo inicial para que buscasse outras atividades e práticas corporais. Atualmente, o mesmo se encontra praticando ginástica e aulas de dança. Isto mostra as possibilidades de transformação e a abrangência de um programa social, no que condiz a oferecer oportunidades e novas perspectivas.

    Talvez, se o aluno que encontramos não tivesse participado, nunca tivesse contato com a dança, como o próprio aluno afirma.

    Outros encontros também ocorreram: um aluno relatou que agora entendia que EF não era apenas jogar futebol e esportes, havia outros conteúdos como o circo e a ginástica que deveriam ser ensinados na escola.

    Souza (2008) enfatiza a necessidade de se trabalhar a GG de maneira inclusiva, democrática, permitindo reflexões e ações sociais. Foram diversas as temáticas abordadas, de maneira direta ou indireta nas aulas: sexismos e preconceitos (raça, gênero e classe social); questões relacionadas à sexualidade e adolescência; conflitos e conteúdos atitudinais; imagem corporal e estética; além é claro da temática das drogas e criminalidade.

    Por estes fatores, e principalmente pelas diversas experiências positivas,5 além de frutos já coletados com estas metodologias, pretendemos sistematizá-las e torná-las de domínio público, apropriando de conceitos da Ginástica Geral, contextualizando-os com o ambiente educacional escolar e usufruindo desta harmoniosa sinfonia de gestos, relacionamentos e descobertas, possibilitando ao profissional da “Pedagogia do Movimento” que se utilize da G.G. como uma ferramenta de utilidade real e proveitosa para o desenvolvimento de seus conteúdos e o aprendizado de seus alunos - seres em movimento, transcendendo e transformando... seus corpos, suas identidades, o coletivo e sua comunidade, suas vidas e sua cultura.

Atividades de solo, na quadra externa, utilizando elementos básicos da Ginástica Artística. Além das questões técnicas, os alunos aprendiam o convívio, o respeito

às normas, o cuidado com os materiais e os elementos lúdicos (artes cênicas, aterrissagens, respeito às diferenças e estímulo às potencialidades - Acervo Pessoal).

Notas

  1. Faz-se pertinente citar as experiências positivas obtidas com essas formas de trabalho, principalmente com o projeto “Ame a Vida sem Drogas”, vinculado à FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), a qual inclusive será objeto de estudo e análise neste trabalho científico. Inclusive, os dois autores fizeram parte deste projeto nas funções de estagiários e depois oficineiros (professores de turmas de GG).

  2. Situada no município de Campinas-SP, localizada em uma região periférica da cidade. Endereço: Av. John Boyd Dunlop, s/n – Bairro Campo Grande.

  3. Além das oficinas de GG, podemos encontrar dentro do programa outras frentes de atuação tais como a Cartilha de Prevenção ao consumo e adicção de drogas, trabalhada dentro das salas de aula; oficinas de Dança de Salão; oficinas de Circo; capacitação de professores; palestras técnicas e abordagens temáticas ao assunto de prevenção às drogas. Estas oficinas são oferecidas em diversas escolas da rede pública estadual na região de Campinas-SP, principalmente as mais carentes e com maior incidência de consumo de drogas, apontados em estudos e pesquisas na região. Para maiores detalhes, recomendamos a obra de Martins (2005, p. 207-224).

  4. Criando-se possibilidades de aproveitamento do tempo livre com atividades orientadas e dirigidas gratuitamente aos alunos das escolas inseridas no programa, surgem momentos de convívio e lazer dentro da estrutura escolar, retirando os alunos da ociosidade e, direta ou indiretamente diminuindo os riscos de contato com drogas fora do ambiente escolar.

  5. Destaca-se aqui a constante influência que os autores - Andreza Chiquetto Venditti e Rubens Venditti Jr.- obtiveram na própria formação acadêmica e experiências de vida no universo gímnico; através das metodologias vivenciadas principalmente com o Grupo Ginástico Unicamp (G.G.U.), grupo do qual ambos fizeram parte e que muito contribuiu para o enriquecimento profissional e pessoal.

Referências bibliográficas

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  • SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.

  • SOUZA, E. P. M. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da educação física. Tese (doutorado), Faculdade de Educação Física, Unicamp. Campinas, 1997.

  • SOUZA, E.P.M. A ginástica geral e a formação universitária. In: ANAIS – Fórum Internacional de Ginástica Geral (24 a 31 de agosto de 2001). Campinas-SP: SESC: Faculdade de Educação Física, UNICAMP, 2001, p. 25-29.

  • SOUZA, E.P.M. Ginástica Geral- experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

  • VENDITTI Jr., R. Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina MH505 – Seminários de monografia I, Unicamp. Ante-projeto (monografia). Campinas, SP: 1998.

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