efdeportes.com

Conteúdos aplicados na Educação Física em 

escolas da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará

Contenidos aplicados em Educación Física en escuelas de la ciudad de Juazeiro do Norte, Ceará

 

1,2,3,4 Graduado em Educação Física – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia

Campus Juazeiro do Norte - Ceará

1,3 Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo

Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro

5 Mestre em Pedagogia; Professora do curso de Licenciatura em Educação Física

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Juazeiro do Norte Ceará

(Brasil)

Glauber Carvalho Nobre1

Gabriel Benjamin do Nascimento Neto2

Anne Emanuelle da Silva Pereira3

Gertrudes Nunes de Melo4

Josemeire Medeiros Silveira de Melo5

glauber_nobre@hotmail.com

 

 

 

Resumo

          O objetivo deste estudo foi analisar os conteúdos aplicados na Educação Física em escolas da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Material e Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo descritiva e de campo com 08 professores municipal de 6º ao 9º ano da cidade de Juazeiro do Norte. Para a coleta de dados foram utilizados questionários compostos de questões objetivas aplicados aos professores. As questões foram agrupadas em 6 categorias.1-Conhecimento sobre o corpo, 2-Esporte, 3-Jogos, 4-Lutas, 5-Ginástica, 6-Dança. Neste estudo, pode-se perceber que na aplicação de conteúdos de todos os blocos de conhecimento sugeridos pelos PCN’s, existiu uma tendência para a aplicação de informações direcionadas para apenas um conteúdo como no caso do futsal, no bloco “esporte” e de saúde e qualidade de vida no bloco “conhecimento sobre o corpo”, por exemplo. Em outros blocos como “lutas”, “ginástica” e “dança”, a maioria dos professores afirmou que não aplica conteúdos nestes blocos. Talvez a Educação Física empregada pelos professores analisados, possa não contemplar de fato todos os aspectos os quais esta se propõe a desenvolver, através de informações organizadas em blocos de conteúdos sugeridos por um documento norteador, no caso os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entretanto, foi possível observar que os conteúdos presentes nas aulas possibilitem momentos de ensino-aprendizagem de aspectos inerentes a esta disciplina, mesmo assumindo um caráter unidirecional.

          Unitermos: Educação Física. Ensino fundamental. Conteúdos aplicados

 

Abstract

          The aim of this study was to analyze the content used in Physical Education in schools in the city of Juazeiro do Norte, Ceará. Methods: This research is characterized as being descriptive of the type and field with 08 local teachers of 6th to 9th year of the city of Juazeiro do Norte. For data collection were used questionnaires consisting of objective questions applied to teachers. The questions were grouped into 6 categorias.1-Knowledge of the body, 2-Sport, 3-games, 4-fight, 5-Gym, 6-Dance. In this study, we can notice that the application of content of all blocks of knowledge suggested by the NCP's, there was a trend for the application of information directed to only one content as in the case of futsal in the block "sports" and health and quality of life in the block "knowledge about the body," for example. In other blocks as "struggle", "gym" and "dance", most teachers said that content does not apply in these blocks. Perhaps the physical education teachers employed by the analysis, cannot cover all aspects of fact which it is proposed to develop, through information organized in blocks of suggested content for a guiding document, if the National Curricular Parameters. However, it was possible to observe that the content present in the classroom allowing moments of teaching and learning of aspects of this discipline, even assuming a unidirectional character.

          Keywords: Physical Education. Elementary education. Applied content

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 134 - Julio de 2009

1 / 1

Introdução

    A Educação Física escolar exerce um papel fundamental no processo de desenvolvimento dos alunos, pois esta se propõe a oferecer possibilidades para a aprendizagem de aspectos relacionados à motricidade humana, à variáveis de caráter psico-afetivo, à interação com o meio político-social, cultural, e na transmissão de informações sobre hábitos saudáveis, preventivos e positivos para a melhoria da qualidade de vida e saúde como forma de incentivar a manutenção de um estilo de vida ativo na fase adulta.

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s, 1998), os conteúdos da Educação Física abrangem alguns pontos como o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas expressivas e que são de extrema importância para o desenvolvimento geral dos alunos.

    Alguns estudiosos como Vygotsky (1924) argumenta que a aprendizagem se dá em colaboração das crianças entre si e entre elas e os adultos. Analisando de outro modo, para este autor a aprendizagem é produto da ação dos seres adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. Portanto, o desenvolvimento dos processos cognitivos superiores é resultado de uma atividade mediada. Esta compreensão tem grandes implicações para os professores porque os obriga a compreender o aluno da forma com que ele é, e não da forma com que os adultos compreendem o mundo.

    A postura dos educadores precisa refletir os valores democráticos e pluralistas propostos e os objetivos gerais a serem alcançados. Em relação às questões de gênero, por exemplo, os professores devem transmitir por sua conduta, a valorização da equidade entre os gêneros e a dignidade de cada um individualmente. Ao orientar todas as discussões, eles próprios respeitam a opinião de cada aluno, e ao mesmo tempo, garantem o respeito e a participação de todos, explicitando os preconceitos e trabalhando pela não-discriminação das pessoas.

    O professor de Educação Física exerce a função de planejar, organizar, escolher os conteúdos e definir as melhores formas de aplicação destes para maximizar a aprendizagem dos aspectos relacionados à Educação Física no ensino infantil, fundamental e médio. Segundo Oberteuffer; Ulrich (1977) os educadores físicos devem selecionar as atividades e os métodos do contexto de seus objetivos educacionais. Um programa bem desenvolvido para esta disciplina, procurará múltiplos resultados, alguns dos quais podem ser imediatos, outros de longo alcance, mas de tal modo que todos possam ser atingidos através de um ensino competente e compreensão normal.

    Torna-se importante a auto-identificação dos conteúdos repassados pelos professores de Educação Física nas escolas, referentes às aulas propriamente ditas, à estrutura da disciplina, à progressão de conteúdos de acordo com a vivência dos alunos, servindo como parâmetro identificador da qualidade dos conteúdos transmitidos, dos níveis de aceitação da disciplina e outros fatores que contribuirão para melhorar ou aperfeiçoar este processo de ensino e aprendizagem.

    Desta forma o objetivo deste estudo foi identificar os conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física do ensino fundamental II em escolas de um bairro da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará a partir das ações de analisar os conteúdos mais aplicados de acordo com a estratificação: 

  1. Conhecimento sobre o corpo; 

  2. Esportes; 

  3. Jogos 

  4. Lutas; 

  5. Danças; 

  6. Ginástica; 

  7. atividades rítmicas e expressivas.

2.     Material e métodos

2.1.     Caracterização da pesquisa

    Esta pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo descritiva e de campo. A pesquisa descritiva tem como objetivo o estabelecimento de relações entre variáveis, (GIL, 2002, p.43). A pesquisa de campo é aquela acerca de um problema para o qual se procura uma resposta (MARCONI, 2005, p.83).

2.2.     População e amostra

    A população foi constituída de profissionais que atuam na área da Educação Física escolar. A amostra, escolhida de forma aleatória e extraída de um universo de 28 professores lotados em 22 escolas da rede municipal de ensino da cidade de Juazeiro do Norte, foi composta por 08 profissionais, sendo 01 do gênero feminino e 07 do gênero masculino, que atuam no Ensino Fundamental II.

2.3.     Instrumentos para coleta de dados

    O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário idealizado e validado pelo autor da pesquisa, contendo questões a respeito do grau de aplicabilidade de conteúdos nas aulas de educação física de acordo com blocos de conhecimento sugerido pelos parâmetros curriculares nacionais.

2.4.     Procedimentos

    A princípio, empreendeu-se visita a secretaria de educação do município de Juazeiro do Norte, Ceará, para levantamento da quantidade de professores de educação física e respectivos locais de lotação (escolas municipais existente na cidade). A partir daí foi estabelecido contato com estas instituições de ensino para consentimento sobre a participação dos professores lotados em tais estabelecimentos.

    Depois do primeiro contato, empreendeu-se visita as escolas e então fez-se o convite aos professores quanto a participação na pesquisa, explicando os objetivos e direcionando para a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido conforme lei 196/96 (BRASIL, 2002), para a pesquisa com seres humanos. Foi agendado dia e horário para a aplicação do instrumento de coleta, não compreendendo os finais de semana e feriados, horário de trabalho, e sendo aplicados no próprio estabelecimento de ensino. Este constitui-se de questionário estruturado com perguntas objetivas a respeito dos conteúdo aplicados nas aulas de educação física

2.5.     Plano analítico

    Após a coleta dos dados, foi confeccionado banco de dados em pacote estatístico e programa de fomentação de planilhas. Utilizou-se estatística descritiva para valores de freqüência, percentual relativo e acumulado, distribuídos em tabela após o equacionamento dos valores.

3.     Apresentação dos resultados e discussão

    No processo de desenvolvimento de aspectos relacionados à motricidade, ludicidade, psico-afetividade, interação com o meio político-social e cultural, entre outros, em indivíduos na fase escolar, a disciplina de Educação Física escolar exerce papel importante, pois esta se propõe a oferecer possibilidades para a aprendizagem destes aspectos.

    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s, 1998), os conteúdos da Educação Física abrangem alguns pontos como o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas expressivas e que são de extrema importância para o desenvolvimento geral dos alunos. Em uma análise sobre o nível ou grau de instrução dos profissionais que atuam na educação física, percebeu-se que a maioria (62,5%) ainda tem nível superior incompleto e 25,0% possui especialização.

Tabela 01. Freqüência, percentual relativo e acumulado do grau de instrução (N=8)

Grau de Instrução

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

Superior Completo

01

12,5

12,5

Superior Incompleto

05

62,5

75,0

Especialização

02

25,0

100,0

Total

08

100,0

    Em relação à análise dos conteúdos ministrados no bloco “conhecimento sobre o corpo” de acordo com grau de aplicação, percebeu-se que todos os professores (100%) aplicam com mais freqüência, conteúdos referentes à saúde e qualidade de vida. Na categoria 2º mais aplicado, os conteúdos preponderantes foram aqueles relacionados aos benefícios da atividade física para a saúde apresentando valores percentuais de 50,0 seguido do conteúdo nutrição com 37,5%. A tabela 02 apresenta tais valores.

Tabela 02. Freqüência, percentual relativo e acumulado dos conteúdos mais aplicados no bloco “Conhecimento sobre o corpo” (N=8)

Grau de aplicação

Conteúdos

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

1º mais aplicado

Saúde e qualidade de vida

08

100,0

100,0

Total

08

100,0

-

2º mais aplicado

Nutrição

03

37,5

37,5

Benefícios da atividade física para saúde

04

50,0

87,5

Malefícios do fumo

01

12,5

100,0

Total

08

100,0

-

3º mais aplicado

Nutrição

02

25,0

25,0

Benefícios da atividade física para saúde

02

25,0

50,0

Exercício e prevenção de doenças

04

50,0

100,0

Total

08

100,0

-

    Os objetivos propostos para a formação integral do aluno a partir das aulas de Educação Física na escola levam em consideração muitos aspectos. Um destes aspectos refere-se aos conteúdos sobre “conhecimento sobre o corpo” que diz respeito aos conhecimentos e conquistas individuais para as práticas corporais expressas de acordo com os PCN’s. As informações propagadas nesta fatia de conhecimento partem para a percepção do próprio corpo, sentindo e compreendendo estruturas físicas presentes nos movimentos e posições. Os alunos poderão perceber seu próprio organismo, por meio de sensações fisiológicas induzidas pelo exercício ou por atividades físicas e compreender algumas alterações antes e depois destas atividades (LARENTIS, 2003).

    No bloco “Esporte” percebeu-se que a maioria dos professores (75,0%) utiliza mais os conteúdos referenciados a modalidade futsal, como mostra a tabela 03. Apenas 25,0% dos sujeitos analisados afirmaram que aplicam mais os conteúdos referenciados as modalidades de voleibol e handebol. Na questão sobre o segundo conteúdo mais aplicado, percebeu-se que as modalidades de voleibol e handebol se equipararam novamente, com cada modalidade apresentando valores de 37,5%.

Tabela 03. Freqüência, percentual relativo e acumulado dos conteúdos mais aplicados no bloco “Esportes” (n=8)

Grau de aplicação

Conteúdos

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

1º mais aplicado

Futsal

06

75,0

75,0

Voleibol

01

12,5

87,5

Handebol

01

12,5

12,5

Total

08

100,0

-

2º mais aplicado

Futsal

02

25,0

25,0

Voleibol

03

37,5

62,5

Handebol

03

37,5

100,0

Total

08

100,0

-

3º mais aplicado

Voleibol

04

50,0

50,0

Handebol

04

50,0

100,0

Total

08

100,0

-

    Conforme o direcionamento dos PCN’s (1998) o futsal está inserido no conteúdo de esportes a serem trabalhados na Educação Física escolar. Segundo Garganta (1995), o futsal é um meio excelente de formação, pois a sua prática quando orientada corretamente, desenvolve competências nos planos tático-cognitivo, técnico e sócio-afetivo. Entretanto, deve-se entender que existe outras modalidades inseridas no âmbito escolar como o voleibol, handebol e basquetebol, que contemplam também os objetivos propostos pelos PCN’s para o conteúdo esporte dentro da escola e que deva ser aplicados de forma equiparada.

    Este fato visto no estudo aqui realizado corrobora os dados encontrados por Rosário e Darido (2005, p.53) quando investigaram de que forma alguns professores experientes sistematizam os conteúdos ao longo do ano e descobriram que estes o fazem através da divisão do ano letivo em bimestres, elegendo apenas um esporte coletivo como conteúdo principal, e outros conteúdos dispostos paralelamente durante o ano, no caso de jogos e outros esportes.

    Na análise sobre conteúdos ministrados no bloco “jogos”, 87,5% dos profissionais investigados afirmaram que os conteúdos mais aplicados são os jogos populares. Na questão sobre o segundo conteúdo mais aplicado, 75,0% indicou que aplica conteúdos referentes aos jogos competitivos. Na questão sobre o terceiro conteúdo mais aplicado neste bloco, 62,5% apontou para os jogos pré-desportivos. A tabela 04 abaixo explicita estes dados.

Tabela 04. Freqüência, percentual relativo e acumulado dos conteúdos mais aplicados no bloco “JOGOS” (n=8)

Grau de aplicação

Conteúdos

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

1º mais aplicado

Jogos pré-desportivos

01

12,5

12,5

Jogos populares

07

87,5

100,0

Total

08

100,0

-

2º mais aplicado

Jogos pré-desportivos

01

12,5

12,5

Jogos populares

01

12,5

25,0

Jogos competitivos

06

75,0

100,0

Total

08

100,0

-

3º mais aplicado

Jogos associativos

03

37,5

37,5

Jogos pré-desportivos

05

62,5

100,0

Total

08

100,0

-

    Segundo Silva (2003) entende-se o jogo como um fenômeno universal que possui uma pluralidade de olhares, que está presente em todas as culturas, apresentando um caráter natural e espontâneo, mas que também pode ser usado nas aulas de Educação Física Escolar como um recurso pedagógico eficiente, explorando uma diversidade de conteúdos, e dando ao mesmo, sentido sócio-cultural e não apenas para desenvolvimento de determinadas habilidades técnicas.

    No bloco lutas, quando perguntado sobre os conteúdos mais aplicados, verificou-se que 62,5% dos indivíduos não utilizam conteúdos neste bloco, e que apenas 37,5% utilizam a luta capoeira como primeiro conteúdo mais aplicado. Na questão sobre o segundo conteúdo mais aplicado, constatou-se que a maioria não utiliza conteúdo neste bloco e que as modalidades judô e karatê apresentam-se com (12,5%) cada. A tabela 05 abaixo demonstra tais valores.

Tabela 05. Freqüência, percentual relativo e acumulado dos conteúdos mais aplicados no bloco “Lutas” (n=8)

Grau de aplicação

Conteúdos

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

1º mais aplicado

Capoeira

03

37,5

37,5

Não utilizo conteúdo neste bloco

05

62,5

100,0

Total

08

100,0

-

2º mais aplicado

Judô

01

12,5

12,5

Karatê

01

12,5

25,0

Não utilizo conteúdo neste bloco

06

75,0

100,0

Total

08

100,0

-

3º mais aplicado

Judô

01

12,5

12,5

Jiu-jitsu

01

12,5

12,5

Não utilizo conteúdo neste bloco

06

75,0

75,0

Total

08

100,0

-

    Os PCN’s (2001, p.70) do ensino fundamental enfatizam em seus diversos objetivos a construção de valores que busquem a cidadania, a integração, a inclusão, o respeito e a criticidade, apreciação, a diversidade cultural da sociedade. Segundo tal documento, lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados com técnicas estratégicas de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataques e defesas, podendo ser trabalhado no ambiente escolar como capoeira judô e karatê.

    Ferreira (2005) investigou como os professores de Educação Física, atuantes em escolar da rede pública e privada de ensino da cidade de Fortaleza, utilizavam os conteúdos no bloco lutas e percebeu que um número pouco expressivo de profissionais utilizava conteúdos neste bloco em suas aulas. Tais resultados corroboram com os resultados do estudo aqui realizado. Este autor prevê que este fato pode estar associado à má formação acadêmica dos professores em relação a este bloco, sugerindo mudanças que podem melhorar tal quadro como cursos mais freqüentes de capacitação de professores para ministrar aulas dos mais diversos tipos de lutas.

    Na análise dos dados sobre o bloco Ginástica observou-se que 62,5% não utilizam conteúdo neste bloco, 25% dos professores aplicam a ginástica aeróbica e 12,5% ginástica rítmico-desportiva conforme demonstra a tabela 06. Nas questões sobre o segundo e terceiro conteúdo mais aplicado à maioria, 75,0% e 87,5% respectivamente, não utilizam conteúdo neste bloco.

Tabela 06. Freqüência, percentual relativo e acumulado dos conteúdos mais aplicados no bloco “Ginástica” (n=8)

Grau de aplicação

Conteúdos

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

1º mais aplicado

Aeróbica

02

25,0

25,0

Rítmico-desportiva

01

12,5

37,5

Não utilizo conteúdo neste bloco

05

62,5

100,0

Total

08

100,0

-

2º mais aplicado

Rítmico-desportiva

01

12,5

12,5

Artística

01

12,5

25,0

Não utilizo conteúdo neste bloco

06

75,0

100,0

Total

08

100,0

-

3º mais aplicado

Aeróbica

01

12,5

12,5

Não utilizo conteúdo neste bloco

07

87,5

100,0

Total

08

100,0

-

    Quando analisado o bloco dança, verificou-se que a dança folclórica é o conteúdo mais aplicado com (50%), e que os demais não utilizam conteúdos neste bloco.

Tabela 07. Freqüência, percentual relativo e acumulado dos conteúdos mais aplicados no bloco “Danças” (n=8)

Grau de aplicação

Conteúdos

Freqüência

Percentual Válido

Percentual Acumulado

1º mais aplicado

Dança folclórica

04

50,0

50,0

Não utilizo conteúdo neste bloco

04

50,0

100,0

Total

08

100,0

-

2º mais aplicado

Dança de salão

01

12,5

12,5

Dança de rua

01

12,5

25,0

Não utilizo conteúdo neste bloco

06

75,0

100,0

Total

08

100,0

-

3º mais aplicado

Dança de rua

01

12,5

12,5

Não utilizo conteúdo neste bloco

06

75,0

87,5

Outras

01

12,5

100,0

Total

08

100,0

-

4.     Considerações finais

    A Educação Física enquanto disciplina escolar cumpre um papel fundamental no processo de desenvolvimento dos alunos, propondo-se a oferecer caminhos e possibilidades de aprendizagem de aspectos como motricidade humana, psico-afetivo-social, à interação com o meio político-cultural e age decisivamente na transmissão de elementos informativos sobre hábitos saudáveis, preventivos e positivos para a melhoria da qualidade de vida e saúde como forma de incentivar a manutenção de um estilo de vida ativo quando adulto.

    Neste estudo, pode-se perceber que na aplicação de conteúdos de todos os blocos de conhecimento sugeridos pelos PCN’s, existiu uma tendência para a aplicação de informações direcionadas para apenas um conteúdo como no caso do futsal, no bloco “esporte” e de saúde e qualidade de vida no bloco “conhecimento sobre o corpo”, por exemplo. Em outros blocos como “lutas”, “ginástica” e “dança”, a maioria dos professores afirmou que não aplica conteúdos nestes blocos.

    Talvez a Educação Física empregada pelos professores analisados, possa não contemplar de fato todos os aspectos os quais esta se propõe a desenvolver, através de informações organizadas em blocos de conteúdos sugeridos por um documento norteador, no caso os Parâmetros Curriculares Nacionais. Entretanto, foi possível observar que os conteúdos presentes nas aulas possibilitem momentos de ensino-aprendizagem de aspectos inerentes a esta disciplina, mesmo assumindo um caráter unidirecional. Talvez pensar que no planejamento geral da disciplina devam constar conteúdos de todos os blocos sugeridos pelos parâmetros curriculares nacionais ainda seja um desafio para cada professor, já que deparam-se com as mais variadas adversidades, que vão desde a má formação acadêmica até a falta de recurso mínimos quaisquer.

Referências

  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física – 3º e 4º Ciclos – Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

  • FERREIRA, Heraldo Simões. As lutas na educação física escolar - parte do bloco de conteúdos... na prática ou apenas no papel? ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, 5., 2005, Ceará. Anais... Ceará: Universidade de Fortaleza, 2005.

  • GARGANTA, J.M. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A., OLIVEIRA, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. 2ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1995.

  • LACERDA, Ana Marya Felipe. Percepção dos alunos do ensino médio do Cefet Cariri sobre a disciplina de Educação Física. Monografia apresentada ao curso de tecnologia em gestão desportiva e de lazer do centro federal de educação tecnológica do Ceará. Juazeiro do Norte, 2007.

  • LARENTIS, Ivaldo. Conhecimento sobre os parâmetros curriculares nacionais - Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental. EFArtigos, Natal, v. 1, n. 13, nov. 2003.

  • MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

  • OBERTEUFFER, Delbert; ULRICH, Celeste. Educação física. Princípios. São Paulo: E.P.U., 1977.

  • ROSÁRIO; Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11 n.3 p.167-178, set./dez. 2005

  • SILVA, Pedro Antonio da. 3000 exercícios e jogos para educação física escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 134 | Buenos Aires, Julio de 2009  
© 1997-2009 Derechos reservados