efdeportes.com

A contribuição e atuação do professor 

de Educação Física na educação infantil

Contribución y actuación del profesor de Educación Física en la educación infantil

 

*Doutor em Ciências da Saúde

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Docente: UNIFEV/SP – FAIMI/SP

**Mestre em Educação Física, Docente UNIP

***Licenciados em Educação Física – UNIFEV/SP

****Mestre em Educação Física. Universidade Presbiteriana Mackenzie

CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Curso de Educação Física

(Brasil)

Carlos Eduardo Lopes Verardi*

Ana Paula da Silva Lobo**

Braitini Giovani Cavali Fakine***

Eliandra Amâncio de Barros***

Leila Cristina Sales Moraes***

Vinicius Barroso Hirota****

celverardi@hotmail.com

 

 

 

Resumo

          No entanto, observa-se que a Educação Física enquanto disciplina não obtém reconhecimento em se tratando da Educação Infantil. O objetivo deste estudo foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, diagnosticar sua presença ou não, seus objetivos e conteúdos, na perspectiva dos professores. Sabemos que no Brasil a Leis de Diretrizes e Bases (LDB), afirma que a Educação Física é componente curricular Obrigatório da Educação Básica, onde a Educação Infantil faz parte da Educação Básica. Porém, muitas vezes a Educação Física não se faz presente na grade curricular da Educação Infantil.

          Unitermos: Educação Infantil. Educação Física Escolar. Desenvolvimento motor

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 133 - Junio de 2009

1 / 1

Introdução

    Observa-se que, a Educação Física enquanto disciplina não obtém reconhecimento, em se tratando da Educação Infantil. Para Magalhães, Kobal e Godoy (2007) a Educação Física deve constituir-se em componente obrigatório das Escolas de Ensino Infantil, permitindo que as crianças desenvolvam-se integralmente, onde corpo e mente sejam únicos, sem supervalorização da mente em detrimento do corpo.

    Santos e Kocian (2006) sugerem ainda, aos que lecionam disciplina de Educação Física escolar à realização de uma metodologia que estimule o aluno em todas as esferas de seu comportamento humano (motora, cognitiva, afetiva e social) e não somente a motora, e também possibilitar à criança inúmeras possibilidades e vivências para o avanço do processo do desenvolvimento integral da criança.

    Diante deste contexto, o objetivo do presente estudo foi Investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, diagnosticar sua presença ou não, seus objetivos e conteúdos, na perspectiva dos professores do Centro de Educação Municipal de Educação Infantil no Município de Votuporanga (CEMEI).

Material e métodos

    A amostra foi composta professores e educadores (N=88) do Centro de Educação Municipal de Educação Infantil (CEMEI), do Município de Votuporanga/SP. O Instrumento utilizado foi o questionário desenvolvido por Ferraz e Macedo (2001) com cinco questões referentes: a formação profissional, quanto ao nível superior ou secundário; existência ou não do trabalho regular de Educação Física; as concepções sobre Educação Física na Educação Infantil no que diz respeito aos objetivos e conteúdos.

Resultados e discussão

    O Gráfico 1 representa a porcentagem dos profissionais que desenvolvem, ou não a Educação Física regularmente. A análise mostra que 43% dos professores polivalentes não desenvolvem a Educação Física regularmente.

Gráfico 1. Freqüência de professores que desenvolvem Educação Física regularmente

    Resultado semelhante foi observado no estudo de Ferraz e Macedo (2001), onde 45,92% dos entrevistados não desenvolvem a Educação Física regularmente. Os autores concluem que este fato é preocupante, pois nesta fase a criança precisa ser atendida em todas as suas possibilidades e potencialidades. Sendo assim, justifica-se o desenvolvimento da Educação Física, já que o movimento é um dos aspectos importantes para o desenvolvimento infantil.

    O Gráfico 2 representa o objetivo da Educação Física na Educação Infantil, para os professores que desenvolvem as aulas regularmente. É importante destacar, que os professores opinaram por mais de um objetivo, fazendo com que a soma ultrapassasse 100%.

Gráfico 2. Objetivo da Educação Física para os professores que desenvolvem regularmente

    Ao serem questionados sobre o objetivo da Educação Física para a Educação Infantil (55%) dos profissionais, responderam o “desenvolvimento físico” da criança. Esse resultado corrobora o estudo de Ferraz e Macedo (2001) aproximadamente 62,3% dos profissionais responderam que a Educação Física esta relacionada diretamente a suas capacidades físicas. Contrapondo essa opinião, Ferraz e Macedo, (2001) ressaltam, que à Educação Física é de reconhecimento geral que as aulas de Educação Física deve oportunizar movimentos adequados às características e as necessidades da criança, fundamentais para o seu desenvolvimento global.

    Santos e Kocian (2006) destacam que a Educação Física tem como um de seus objetivos o estudo do corpo em movimento, sua importância se deve ao desenvolvimento integral do aluno, que descobrirá seus limites e os diferentes modos de executar seus movimentos físicos, desenvolver sua criatividade e compreender conceitualmente as atividades corporais produzidas pelos seres humanos ao longo de sua história cultural, com liberdade de expressão de seus sentimentos.

Considerações finais

    Com base nos resultados obtidos pode-se inferir que, grande parte dos professores não ministra aulas de Educação Física regularmente. Para a maioria dos entrevistados o principal objetivo da Educação Física na Educação Infantil é a possibilidade do “desenvolvimento físico” das crianças. Embora no Brasil as Leis de Diretrizes e Bases (LDB) afirme que a Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, na prática, como foi observado no Município pesquisado, muitas vezes esta não se faz presente na grade curricular das Escolas de Educação Infantil.

Referências

  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.. Lei 9394/96, Brasília. 1996.

  • FERRAZ, Osvaldo L.; MACEDO, Lino. Educação Física na Educação Infantil do município de São Paulo: Diagnóstico e Representação Curricular em Professores. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, p. 63-82, 2001.

  • MAGALHÃES, Joana S.; KOBAL, Marília C.; GODOY, Regiane P. Educação Física na Educação Infantil: Uma Parceria Necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, p. 43-52, 2007.

  • SANTOS, Rodrigo Romero Faria; KOCIAN, Rafael. As possibilidades das brincadeiras infantis e jogos populares nas aulas de Educação Física Infantil: um estudo de caso. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 11, n. 99, agosto 2006. http://www.efdeportes.com/efd99/brincad.htm

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 14 · N° 133 | Buenos Aires, Junio de 2009  
© 1997-2009 Derechos reservados