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Reflexões históricas e antropológicas sobre a Educação Física

e o corpo de conhecimento de uma cultura da sua prática

Reflexiones históricas y antropológicas sobre la Educación Física 

y la estructura de conocimiento de una cultura de su práctica

Historic and anthropological reflections on Physical Education 

and the body of knowledge of the culture of its practice

 

Assistente Doutor

Departamento de Educação Física - IB - UNESP

Campus de Rio Claro

Prof. Dr. Wilson do Carmo Junior

wilsonjr@rc.unesp.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          É possível considerar que a Educação Física possui uma história consistente cujo eixo epistemológico nos faz acreditar que é parte de uma área de conhecimento e também, uma expressão da cultura do movimento humano. Este artigo faz uma reflexão que aproxima a história da Educação Física que ainda necessita de ser confirmada pelo conjunto de seu conteúdo. Devemos considerar que as respostas à questão histórica-antropológica da Educação Física não pode situar-se apenas sobre questões exclusivamente empírico-científicas, mesmo porque, a complexidade de pressuposições se confundem com a realidade da prática no cotidiano, quanto a experiência motora do corpo. Procura destacar a importância dos estudos sobre Educação Física nas suas relações interdisciplinares, sobretudo obras importantes no domínio intelectual e que asseguram a possibilidade de construir um conhecimento próprio e sem o empréstimo ou a tutela de outras disciplinas. Assim, elabora-se neste artigo, uma reflexão sobre o conteúdo intelectual de obras e autores que foram decisivos na sua construção e tornaram-se clássicas na cultura da Educação Física. Obras e autores que deram início a uma abordagem supra-histórica, cujo referencial fez legitimar um conhecimento rigoroso, permitindo a identificação de uma cultura da sua prática.

          Unitermos: Educação Física. Antropologia. Cultura da prática.

 

Resumen

          Es posible considerar que la Educación Física posee una historia consistente cuyo eje epistemológico nos hace creer que es la parte de un área del conocimiento y también, una expresión de la cultura del movimiento humano. Este artículo hace una reflexión que aproxima la historia de la Educación Física la cual todavía precisa ser confirmada por el conjunto de su contenido. Debemos considerar que las respuestas a la cuestión histórico-antropológica de la Educación Física no pueden situarse apenas sobre cuestiones exclusivamente empírico-científicas, porque la complejidad de presupuestos se confunde con la realidad de la práctica en lo cotidiano como la experiencia motora del cuerpo. Busca destacar la importancia de los estudios sobre Educación Física en sus relaciones interdisciplinarias, sobre todo obras importantes en el dominio intelectual y que aseguran la posibilidad de construir un conocimiento propio y sin el préstamo o la tutela de otras disciplinas. Así, se elabora en este artículo, una reflexión sobre el contenido intelectual de obras y autores que fueron decisivos en su construcción y se tornaron clásicas en la cultura de la Educación Física. Obras y autores que dieron inicio a un abordaje supra-histórico, cuyo referencial hizo legitimar un conocimiento riguroso, permitiendo la identificación de una cultura de su práctica.

          Palabras clave: Education Física. Antropologia. Cultura de su Práctica.

 

Abstract

          It is possible to consider that Physical Education has a consistent history of which epistemologic focal point make we believe that it is part of one area of knowledge and one expression of the human movement culture too. This article makes a reflection which approximates the history of the Physical Education which still needs to be confirmed by its own content. We must consider that the answers to the historic-anthropological questions of Physical Education can not be situate merely and exclusively in impiric-scientific questions, once the complexity of presuppositions confused itself with the reality of the everyday practice, as many as the motor experience of the body. This article tries to accentuate the importance of the studies on Physical Education in its interdisciplinary relationships, mainly the important editions in the intellectual domain, which assure the possibility of the construction of a proper knowledge, without to borrow or tutorship of others disciplines. In such a manner, it is elaborate in this article one reflection on the intellectual content of books and authors which had given the beginning a one approach suprahistorical, a which referential made the legitimacy of a rigorous knowledge, allowed a identification of a culture of its practice.

          Keywords: Physical Education. Anthropology. Culture of the pratice.

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 131 - Abril de 2009

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Introdução

    Quando dizemos educação física, a palavra sugere de imediato uma concepção de prática pela própria nomenclatura e terminologia. Entretanto, já há alguns anos, o conceito de educação física se vincula com uma idéia de motricidade e, sobretudo, uma condição da e uma cultura sobre a prática de atividades físicas e exercícios, sem que, seja exigida qualquer outra análise paralela. O alcance da terminologia, por força de uma cultura da prática, alcança um nível de concepção que mais nos aproxima da natureza do corpo e do movimento pela sua linguagem. Entendendo assim, que, há muito mais conteúdo filosófico, histórico, sociológico, psicológico, artístico e científico do que possamos imaginar. A natureza da prática nos reserva um direito adquirido por força da relação corpo, motricidade e linguagem. Tal é essa relação, que hoje poderíamos dizer que, por educação física entende-se como uma metáfora, uma meta linguagem, talvez. O que nos dá referência para obter, não relações simplistas com as infinitas categorias de ginástica, esporte, dança, atividades lúdicas, enfim, entre outras dinâmicas das práticas corporais. É com essa premissa que podemos afirmar que por educação física entende-se uma cultura que se firma como força e conceito, e destes fenômenos nos garante um espaço dentro da teoria do conhecimento no qual podemos fazer valer o espaço antropológico que ocupamos ao longo das civilizações as quais sempre se fizeram tendo o corpo humano um tema de discussão, uma ferramenta de intervenção no meio e no mundo natural, e hoje, fonte de reflexão para a formação humana na sua totalidade de sentido.

    Ao logo da história, na qual a Educação Física responda por uma boa parte do conteúdo aplicado quando ao uso do corpo e do movimento, o qual se fez conjugar uma categoria prática especial. Isso permitiu trazer à luz da cultura geral, conceitos consagrados, e que hoje, vemos como fundamento de uma nova era na capacidade humana de transformar capacidade física em capacidade humana no seu sentido mais amplo e rigoroso. Tal como podemos discutir com qualquer outra área do conhecimento a relação entre prática e teoria. Dessa forma, aqui nesse contexto, devemos até rever a praticidade como referente da teorização e não o contrário comumente aceito. É por essa razão que devemos repensar todo projeto conceitual que levou a categoria de uma cultura da prática, esta como uma linguagem nova e com força de sentido.

    No conteúdo da educação física, embora marcado pelo indicativo da escolarização, já vem ocorrendo o discurso de prática cultural. Com forte tendência de confirmação de uma cultura da prática, vemos obras já consideradas como clássicas numa cultura da Educação Física. Como a de BETTI (1992) que o faz do ponto de vista da sociologia das práticas corporais e da investigação das relações do homem com a cultura do corpo e das práticas corporais. Assim como fez BRACHT (1995), ao fornecer sustentação teórica para conduzir a educação física como exercício de sociabilização e cidadania, como cultura do corpo na escola. Também CASTELANI FILHO (1988) nos oferece outra história da educação física, aquela que foge dos relatos descritivos e nos leva à reflexão sobre qual educação física nós estamos praticando. Ou ainda GAYA (1994) e Oro (1994), que partilham da mesma visão histórica de um projeto cultural para a educação física que permite ao homem conferir à prática, o sentido de atividade de formação humana voltada para um mundo aberto de significados. LOVISOLO (1995) e PEREIRA DA COSTA (1996), formadores de opinião concreta sobre a ética, nos indicam caminhos éticos para dar embasamento à competência profissional nos procedimentos que regem o uso do corpo e da motricidade como fenômenos da cultura da prática. TAFFAREL (1994) nos dá instrumentos de reflexão sobre um conceito de prática que nos leva ao materialismo histórico dialético, e colocam o olhar histórico como forma de transformação social e política. Vemos TANI (1996), Vieira da VIEIRA DA CUNHA (1995) e TOJAL (1994) indicando mudanças de paradigmas, possibilidades reais, as quais trazem para a educação física um corpo de conhecimento, não mais como apêndices científicos, mas como identificação de campo teórico possível. E porque não dizer, CARMO JR. (2005) cuja obra se apresenta como um conjunto extenso de reflexões sobre pensadores do corpo em uma linguagem cuja referência é mais que um sinal da necessidade de reflexão filosófico sobre a corporeidade, motricidade e linguagem vistos com os olhares da filosofia. É nesse caminho que percebemos novo campo de pesquisa aberto: cada autor com concepções filosófica e científica diferenciadas, porém redefinindo o trajeto intelectual de uma cultura emergente sobre a educação física. Não seria pretensão aproximarmos nossos autores a uma condição de produtores de um conhecimento sobre Educação Física, mesmo porque, veremos, que a amplitude desse conhecimento e suas abordagens nos deixam próximos de obras e autores de outras áreas sem nenhum desprestígio intelectual teórico – pratico.

Educação física e seu sentido ao longo da história

    As fontes históricas que indicam formas de investigar o homem tomam o tempo como o eixo central da suas referências, em todas as áreas de conhecimento, cada qual com suas estratégias para encontrar caminhos abertos flexíveis para obter respostas para as múltiplas indagações sobre a condição humana.

    A história, como a compreendemos aqui, no sentido do senso comum, apenas trata de relatar o que foi a educação física em diferentes épocas, cada qual com seu referencial educativo, vinculado às concepções de época, sua natureza sócio-política, filosófica e econômica. Assim, podemos compreender um relato histórico e nele firmar nossas convicções, escolhê-las e buscar as explicações para fatos do passado. Tal conduta serve de roteiro para a compreensão de como a educação física se situa no universo contemporâneo. As fontes históricas, mesmo que de forma simples, indicam caminhos para a reflexão. Como diz Lyotard (1986, p. 94), “sempre há uma via aberta em direção ao passado, anterior ao trabalho da ciência histórica: são os próprios sinais que nos abrem essa via; passamos imediatamente desses sinais ao seu sentido”. Portanto, pela via da história, à maneira como aqui a entendemos, partimos ao encontro de uma cultura aberta, que poderá, na medida do próprio tempo, ser reconstituída e resgatada pelo debate e pelo trabalho de reflexão.

    A história sempre nos trouxe algo fundamental para a leitura de um fenômeno. Na busca da compreensão da motricidade humana, não podemos deixar de descrever fatos que revelaram uma cultura dos exercícios ginásticos e, dentre eles, os que deixaram um legado conceitual, na sua diversidade e formas de interpretação.

    Conforme De Genst (1949), os movimentos ginásticos qualificados como escolas surgiram a partir do século XIX. Essas escolas se denominaram Movimento do Centro, Movimento do Norte e Movimento do Oeste. Estas escolas, com seus respectivos representantes, parecem terem posto as bases da educação física que hoje conhecemos.

    Em cada um dos movimentos ginásticos do século XIX, o corpo em movimento, as atividades físicas, o exercício físico, as práticas corporais, e qualquer outra manifestação deste gênero são compreendidos como atos do organismo humano em busca da vida. Esses movimentos se transformaram em espetáculos ginásticos plurifacetados que reinavam como projetos pedagógicos e profiláticos nas escolas, institutos, campos esportivos e nos quartéis. Em princípio, podem ser descritos como Movimentos Ginásticos regionais, originários da necessidade de organização pedagógica do movimento humano, como manifestações de natureza artística, rítmica, pedagógica, técnica e científica. Essas tarefas se formalizaram como uma espécie de atividade física conduzida pelos pedagogos ou pelos médicos.

    Na dimensão em que as escolas ou institutos se organizavam, pareceu existir diferença entre os termos educar, treinar, ensinar técnicas corporais e motoras para todas as idades e classes. Curiosamente, assim como hoje, o movimento humano não se delimita por diferenciações de ordem metodológica - ou, como dizem os professores tradicionais, métodos de ginástica -, mas, sim pela referência ao conceito de “fazer exercício é mexer os músculos”. Essa afirmação levou atletas, ginastas, atores ou bailarinos a entenderem que no ato de mexer os músculos constata-se que todo mover corporal é humano e necessário.

    Com base nessa constatação e nos diferentes termos predominantes De GENST descreve as escolas e seus protagonistas. Thomas Arnold (1795-1842), caracterizando o esporte, a dança e formação de caráter. A escola alemã e austríaca com J.B. Basedow (1723-1790) e Guts Muths (1759-1839), Ludwig Jahn (1778-1852), inicia a conceituação da ginástica como processo de higienização, saúde, sem deixar escapar a intuição de filtro étnico e o espírito guerreiro. A escola sueca influenciada por Fue Frans Nachtegall (1777-1847) e Pedro Henrique Ling (1776-1839) cria e enfatiza os movimentos conduzidos e a formação postural e estética, caracterizando o rendimento humano no sentido orgânico mais profundo. A escola francesa, com a clássica tendência médica de Esteban Marey (1830-1904), Farnard Lagrange (1845- 1909), Philippe Tissié (1852-1935) e George Demeny (1850-1917), inspira o método de George Herbert (1875-1956), que reúne todas as premissas das tendências anteriores e, na tentativa de universalizar os conceitos ginásticos, dá uma configuração à ginástica como sendo a da educação física na formação humana geral.

    A documentação e as referências que contam a trajetória do sentido prático da ordem ginástica não foram capazes de formular uma cultura da prática corporal consistente. Descrever o fato histórico, como fez De Genst, em cada época, em cada região, e em função de cada menção historiada não sustenta a instalação da sua cultura.

    As profundas transformações de natureza econômica e sócio-política levam à expressão do corpo humano como instrumento de ação de trabalho, uso das capacidades físicas para o esporte, lazer, culto a saúde, curas, etc. Indistintamente, da exploração de habilidades motoras grosseiras ou refinadas tanto para manuseio de armas, utensílios, objetos das artes, o sentido da motricidade humana já poderia estar sendo representado independentemente de qualquer corrente ideológica, filosófica ou mesmo das religiões tribais (ULMMAN, 1977, p. 238).

    Esse conjunto de transformações no comportamento das pessoas se refere ao tempo dedicado ao trabalho e ao lazer (ainda não configurado como conteúdo da educação física), à aplicação de horas para dedicar-se aos estudos escolares e começa a conduzir as instituições a certa necessidade de combater o já conhecido sedentarismo. Simbolicamente, as competições esportivas, o estímulo aos diferentes modelos de jogos, as modalidades esportivas de rendimento e a evolução no conceito de estética, relacionada com a saúde e higiene, também contribuíram para a emancipação do conceito de educação física. O conjunto de todas essas práticas formam um conjunto de ações de ordem pedagógica, de certa maneira, está representado, nos dias de hoje, nos conceitos de atividade física, beleza, saúde, esportes, qualidade de vida. Desde há muito tempo, Os estudos de Van Dalen et al. (1953) reforçam a importância que um volume extenso de manuais de ginástica e métodos tem para a reconstrução da história, constituindo o acervo documental que hoje conhecemos.

    Nessa busca, porém, a perspectiva cultural do uso do corpo e do movimento humano ainda permanece carente de uma história que possa motivar a reflexão. As referências históricas acima indicadas reforçam a confusão conceitual sobre o que é ginástica ou educação física: um método de ensino de exercícios ou uma modalidade de esporte?

    Os autores citados anteriormente, e que, podemos dizer, fazem parte da literatura da educação física universal, revelam o ecletismo e o generalismo da prática da ginástica predominante na literatura atual da educação física.

    Nesse pluralismo conceptual sobre educação física, abrem-se idealismos educativos, com o caráter de uma disciplina com identidade e legitimidade. Porém, seus conceitos, emprestados da medicina e da pedagogia vêm com pregações educativas, mais do que como conceitos vindos de uma extensa e rigorosa literatura que pudesse sustentar o eixo epistemológico de uma área da cultura. Segundo Ulmman (1977), os discursos teóricos na educação física se confundem com conceitos da educação formal e a questão da prática de exercícios fica submetida e controlada pela ordem dos médicos. Mesmo assim, a educação física já era assistida por um conjunto de idealizadores e professores com mentalidade de catedráticos e com forte referência antropológica.

    No XIX e início do século XX, período no qual a escola já diferencia educação física de educação, a formação de professores já dava competência para ministrar aulas de educação física, e já eram considerados cultos e de capacidade intelectual refinada. Ao contrário do que possa parecer, a relação histórica entre educação e educação física, dentro da cultura geral, já possuía semelhanças pedagógicas como os conceitos de aprendizagem, disciplina, adaptação e treinamento. Será essa premissa que inspirará futuros conceitos do conhecimento interdisciplinar, sobretudo aqueles que aproximam a educação física às análises científica, filosófica e artística.

    Nesse sentido, o argumento histórico que descrevemos se valida, ao identificar o sentido da educação física para a cultura geral. É possível enxergar, pelos historiadores, algo relativamente claro quanto ao saber dos professores de educação física. Pensar e fazer exercícios, sejam esses exercícios para qualquer finalidade, são categorias de busca de conhecimento. Mesmo porque o culto à prática de exercícios sempre esteve sob o signo de instrutores, caudatários de algum tipo de formação. Ao pensar a prática de exercícios, mesmo que sob tutela política ideológica, pensava-se numa cultura do corpo. E nos parece que é essa condição que fica como a mais importante na formação da cultura da educação física.

    Há nessa análise, sobretudo dos profissionais da pedagogia, como cita Langlade (1970), uma capacidade de reflexão em sentido histórico relativamente rigoroso. A questão educação física, ginástica, dança e recreação torna-se um projeto. A formação de professores ou instrutores mediada por documento ou relatos, modelou aqueles que viam no corpo e no movimento um projeto educativo.

    Hoje, no universo contemporâneo, repensar o projeto da educação física cultura significa investir na gênese, num sistema ou modo de pensar sobre o corpo. Não apenas como agente motor, mas também como agente social em atividade permanente. Essa perspectiva é a que nos inspira para encontrar um sujeito e não um objeto que pratica exercícios. A história da formação profissional e acadêmica, no entanto, só se sustentou por ter permitido enxergar o corpo como objeto de estudo da educação física, enquanto o sujeito se tornou apenas um praticante de exercícios e nada mais.

    Não se pode esperar um discurso sobre a educação física no Brasil que escape da influência das escolas européias que permearam toda a formação intelectual e formal do professor brasileiro de educação física, nos séculos XVIII e XIX. Essa versão educativa das práticas corporais viria a exercer um padrão ginástico típico das tradições pedagógicas da educação formal. A rigor, a história da educação física no Brasil é diretamente proporcional à história escrita e contada na Europa (BETTI, 1992).

Educação física: a profissão

    Começar um estudo sobre a educação física na perspectiva da cultura corporal não parece ser uma tarefa fácil, sem que tenhamos definido o que estudar. Tal condição nos deixa tão interessados quanto na dúvida em relação ao objeto de estudo. A questão da identidade e da legitimidade volta a ser o pano de fundo. O conceito de educação física, como profissão, passa pelas vicissitudes do cotidiano e da legalidade, razão pela qual traz conseqüências quanto a delimitações do saber e da competência, no campo institucional.

    Como descrevemos anteriormente, a história mostra a cultura da educação física talvez como tão refinada quanto o discurso de qualquer outra área. Destacamos Ulmman (1977), por entender que o autor traz contribuição relevante, ao escrever quase um tratado: mais que uma visão meramente documental, revela uma educação física como doutrina. Talvez seja o primeiro relato histórico em que a problemática do corpo se vincula à problemática da necessidade da filosofia para a educação física. Para Ulmann, educação física é um acontecimento cultural.

    Essa prerrogativa histórica deu embasamento teórico para tentar criar o conceito de disciplina acadêmica. Os precursores dessa idéia logo obtiveram adeptos importantes, teóricos da área, os pioneiros vindos da tradição norte americana e vinculados à visão científica do mundo, sobretudo quando os temas a serem investigados tinham diferentes níveis de análises e cujos estudiosos vinham de diferentes formações acadêmicas.

    Em meados dos anos sessenta, o pioneiro dessa perspectiva de investigação foi Henry (1964), que propõe estudar o homem em movimento. Em sua tese, afirma ser a educação física um corpo de conhecimento que especifica uma categoria prática cujo objetivo é estudar a performance humana e suas diferentes implicações teórico-práticas. Na seqüência, Rarick (1967) vem confirmar essa proposta, estabelecendo a relação de temas do movimento humano com conhecimentos específicos, como os aspectos fisiológicos, psicológico, sociais e assim por diante - talvez a primeira impressão teórica daquilo que viria a ser a visão conceitual interdisciplinar.

    Seguindo a tradição americana da busca de identificar o objeto de estudo numa visão científica do problema, pesquisadores como Ross (1981) dão ênfase ao sentido objetivo na sua análise: saber o que estudar. De fato, esses autores apresentaram importantes indicadores da visão científica da educação física, tanto na abordagem fisiológica, quanto nas pesquisas em ginástica, frisando os aspectos educacional e pedagógico. Esses trabalhos influenciaram outros, como o de ZeigleR (1982).

    Talvez tenha sido o de Brooks (1982) o trabalho mais significativo, seguindo a perspectiva interdisciplinar da educação física. Na tentativa de fundar uma estrutura de conhecimento específico da educação física, Brooks relata que seu conteúdo adveio de um conjunto de temas relativos a conceitos que se formaram a partir de outras disciplinas. Uma derivação de caráter interdisciplinar, mais parecendo sub-disciplinas cuja base de formação de conhecimento é de outras áreas como da medicina, da física, da história e mesmo da pedagogia. Tal conceito repousa na escolha de disciplinas matrizes configurando um leque ou escopo de conhecimentos agregados que formarão a nova área. Brooks constata, em seu trabalho, que ainda há uma tendência de ser a educação física um conjunto de disciplinas que nasce dentro de sua própria característica; isto é, na relação corpo - movimento humano. Sob esse aspecto, diz o autor que os temas são de natureza interdisciplinar. Assim, disciplinas como fisiologia do exercício, aprendizagem motora, sociologia do esporte, filosofia da motricidade seriam conteúdos exclusivos da educação física e aí estariam seus fundamentos; surge, assim, no domínio da educação física, o conceito de objeto de estudo.

    No Brasil, autores interessados nas questões da educação física enquanto atividades acadêmicas, também com forte tendência da visão científica, buscam definir a natureza da investigação em torno do objeto de estudo, reforçando a tendência à objetividade conceitual. O estudo da cultura da educação física no Brasil, seguindo a tendência científica, revela autores em cujas obras o corpo e o movimento humano constituem o objeto de estudo. Nasce daí um referencial importante para ser investigado, ampliando a natureza conceptual da educação física enquanto problemática cultural. Dentre esses autores, podemos destacar os trabalhos de Tani et al. (1988), que oferecem uma abordagem teórica com fundamentação científica, cuja base se firma sobre a visão sistêmica do homem. Tani e colaboradores e dão significativa contribuição para determinar a função científica, abrindo espaço para constituir métodos e conteúdos da complexa relação entre teoria e prática envolvendo desde a questão mecânica, até a psicológica e antropológica. Tais trabalhos podem ser considerados o marco intelectual da educação física, com tendências a reorientar o sentido e a dinâmica das práticas corporais e a relação conceptual entre educação física e ser humano.

    Nessa seqüência, começa a ser organizado o conteúdo interdisciplinar da educação física, que vem influenciando toda uma legião de pesquisadores de educação física e de práticas corporais que se haurem em contribuições relevantes de outras áreas como da sociologia, da psicologia e da pedagogia. Talvez seja por essa razão que não podemos acreditar haver um único sentido ou metodologia para traduzir concretamente a concepção de educação física como disciplina acadêmica.

    Essa idéia pode parecer uma transgressão disciplinar, porém devemos ressaltar o auxílio que a história e a antropologia podem oferecer à questão da corporeidade e motricidade na cultura, e, sobretudo, o papel da filosofia dentro da educação física.

Corporeidade e motricidade, conceituação para uma busca de sentido

    Vimos como a motricidade tem seu elo com a cultura, e nela, toda a relação com a questão da realidade da prática, do uso do corpo como premissa dos sentidos; e, pela aproximação com a atividade da consciência reflexiva, veremos porque a motricidade humana e a corporeidade fazem sentido. Segundo GUSDORF (1980, p. 215), o corpo é: “primeiro utensílio, centro de perspectiva para apresentação, observatório natural a partir do qual o pensamento pode se exercer ao seu redor”. Não menos contundente quanto à corporeidade prática essencial, Cassirer (1988,) diz que corpo e alma se divorciaram pela força e pressão racional, mas, na verdade, o divórcio não destituiu o corpo e a motricidade do concreto. Para Cassirer, a função expressiva e o mundo da representação dão ao organismo o sinal de que o mundo está regido por uma força mágica que pode ser igualmente pensada como corpórea ou como espírito, e que é completamente indiferente à dicotomia tradicional.

    Quando o discurso é sobre a corporeidade, há um todo de sentido dado às expressões humanas que ocorre nos contextos antropológico e teológico como primado de concepção acerca do ser. Corporeidade e motricidade coexistem como significação, são predicativos cuja unidade não se separa da linguagem, tampouco da biomecânica. As categorias físicas como força, velocidade, resistência, equilíbrio, coordenação, habilidade, ritmo, flexibilidade, e potência permeiam a complexa capacidade humana de fazer uso do corpo no contexto psicológico, sociológico tanto quanto no biológico. Pois, recordando o enunciado de MAUSS (1974), são prerrogativas que fazem parte de etapas do processo de crescimento e desenvolvimento humano. Enfim, não seria equívoco credenciar uma habilidade refinada expressa na forma de expressão corporal: uma visada antropológica para justificar que a corporeidade faz sentido porque não está tão longe da fala ou de um discurso articulado.

    Ora, se compreendemos que a corporeidade humana constitui um todo; biológicos, sociológicos e psicológicos de fenômenos articulados, podem abrir espaço para tentar enxergar um lugar no qual o sentido do todo corporal projeta nossa consciência. Para referendar essa consciência e descobrir seu referencial na motricidade, é fundamental compreendê-la na sua subjetividade como linguagem silenciosa. Talvez por essa projeção que MERLEAU-PONTY (1994) assinale a relação entre motricidade e um todo “sinestésico” quando pensamos e fazemos algo. Essa relação é sempre consciente e tem sentido porque sua interpretação se forma na presença de uma linguagem silenciosa: o signo. É assim que Wallon (1971, p. 41), ao descrever o comportamento motor como comportamento tônico, observado na espécie humana e particularmente no recém-nascido, afirma que esse comportamento, “é exclusivo de toda relação direta, ativa com o ambiente, com o espaço e os objetos ou as fontes de excitação”. E a formação do tônus ou da expressão do movimento se manifesta como sinal psicológico de desejo, da vontade ou simplesmente da interação com o meio. Mesmo porque desejo e sobrevivência se confunde: se o recém-nascido deseja algo, seus gestos, suas súplicas e depois seu choro são fenômenos de comunicação exprimindo necessidades relacionadas com a sua sobrevivência.

    Assim, a corporeidade pode ser vista também, à luz da fenomenologia da percepção, como lugar da consciência, no sentido literal ou figurado. Fazemos dela algo tão natural quanto o corpo próprio do ser humano. O corpo se transforma em corporeidade na medida em que adquire sentido, quando se torna referência na transição e transmissão de dados e idéias. Parece que o corpo que se revela na motricidade primária traduz uma linguagem motora; por exemplo, nas crianças, os gestos, as mímicas, os grunhidos revelam palavras que expressam as suas necessidades. Logo, pode-se dizer com Merleau-Ponty (1960), que o ser humano se move, fala e depois aprende apenas a aplicar diversamente o princípio da palavra.

    Essa linguagem motora pode ser objeto do que chamamos de educação física, pois existe todo um repertório de motricidade contido nos conteúdos da sua prática que nos reporta à motricidade primitiva (ou ausente) da nossa consciência, mas presente na nossa capacidade de responde a qualquer esforço ou estímulos.

    Na simples observação ou descrição sumária da motricidade infantil, descobrimos uma corporeidade que parece termos perdido de vista, assim como parece termos perdido todo o repertório motor que a infância nos legou. Naturalmente, não podemos fazer um resgate instantâneo do nosso esquema e da nossa consciência motora, tanto quanto não podemos resgatar os traços de motricidade que exercitamos na infância. Mesmo porque toda a estrutura motora adquirida na maturação e aperfeiçoamento dos nossos movimentos na infância, como afirma Wallon, está vinculada a estrutura psíquica de difícil acesso. Conseqüentemente, os fenômenos psíquicos e os fenômenos físicos são correlatos, porém necessitam de leituras diferenciadas, e nem sempre estamos preparados para interpretar tais leituras. Na prática, considerando o aparelho psíquico e motor, estamos sempre diante de dois mundos: um mundo no qual a percepção de corpo se multiplica perfazendo a motricidade como expressão das emoções, e outro mundo no qual projetamos a ação mecânica e os reflexos motores na corporeidade.

    Nessa perspectiva, vale a pena perguntar se não seria importante repensar um projeto motor para o homem com base na aproximação da antropologia com a reflexão filosófica, cujos conceitos reelaborados possam levar à compreensão daquilo que é fazer educação física? É possível rever a concepção de corporeidade e motricidade tendo como premissas antropológicas as relações entre o homem primitivo e o recém nascido contemporâneo? As condutas motoras que conhecemos ao longo do crescimento e desenvolvimento de bebês e primatas comungam as mesmas expressões motoras?

    O uso do corpo trouxe no sentido prático, aquela atitude psíquica que converge para o comportamento motor e que nos avisa: preciso fazer alguma coisa com meu corpo. Talvez seja por isso, que a educação física se transformou, na prática, numa entidade cultural sem que o percebêssemos.

    A cultura ocidental fez do homem um ser humano racional. A racionalidade usual, à maneira da lógica formal, fez com que o homem se convencesse de que há duas proposituras distintas quando nos referimos à corporeidade e à motricidade. A primeira diz respeito às funções biológicas que governam o corpo, e estas oferecem os comandos mecânicos para que possamos nos mover. A segunda se refere à atividade da mente, a qual oferece o aparato psicológico, a estrutura da razão e as funções que governam nossas decisões, nossa capacidade de pensar, nossos hábitos e nossas posturas. Não reconhecemos, entretanto, quais dessas funções priorizamos ou escolhemos para tomar uma determinada decisão diante de uma tarefa motora. Sabemos, porém, que a escolha nem sempre está disponível de forma direta e objetiva. Há, contudo um fato concreto: qualquer que seja a opção ou escolha, ela refletirá na ordem da mecânica tanto quanto na ordem das emoções e do comportamento. Tal conduta nos faz lembrar WALLON (1945) que não distancia o ato, a emoção e o pensamento. Como reforço dessa tese, podemos retomar MERLEAU-PONTY (1975) que afirma existir um todo na motricidade que se ajusta ao todo psíquico e que ambos se encontram naquilo que o autor denomina ação e consciência. Seriam essas as premissas do fazer educação física, ou então, de compreendê-la como tarefa da consciência, no sentido literal? Talvez possamos confirmar a tese de que toda atividade prática ou todo exercício físico dá respostas à mente e às emoções humanas como sendo respostas semelhantes. Mas sabemos que não é bem assim que essas respostas acontecem.

    Talvez por que na educação física não compreendamos bem o que vem a ser a percepção sensível além dos cinco sentidos. Retomando a antropologia dos sentidos, sobretudo, a comunicação refinada entre o gesto e a palavra, parece que fazer exercícios não é apenas fazer uso dos músculos. Todo movimento humano é alento de uma percepção dos sentidos articulados, vividos, experimentados pela consciência como algo natural e vivo. Dessa forma, é possível compreender que o corpo não é uma reunião de órgãos justapostos, e a concepção de motricidade se refere à própria totalidade do ser humano. É por isso que diante de qualquer exercício físico, sentimos o corpo como estrutura global, como expressão do sujeito inteiro.

    Portanto, não podemos estabelecer fronteiras entre o sujeito e o objeto quando a relação implica em enxergar corpo-motricidade como uma ação da consciência. A saber, seguindo a lógica das funções do corpo e seus órgãos, a atividade física permite que eu saiba a posição de cada um dos meus membros e todo o esquema corporal em que eles estão envolvidos. De acordo com MERLEAU-PONTY (1994), temos aí uma nova maneira de compreender a estrutura do comportamento motor.

    Com base nessas premissas, podemos perguntar de que maneira o corpo pode ser considerado objeto de estudo da educação física. Se, como afirma Merleau-Ponty (p: 154), o sujeito em movimento é seu corpo, e a sua potência de um certo mundo, seria possível afirmar que a motricidade, tida como algo imanente ao homem, é o objeto da educação física? .

    Embora a antropologia permita afirmar que o corpo e a motricidade são fenômenos integrados no ser humano, a história da educação física descreve as relações do movimento humano como categorias pedagógicas e a relaciona com a educação, a higiene e a saúde, oferecendo dados para a formação de um conceito de prática atrelado à percepção do corpo como objeto, porém sem qualificar o sujeito desse corpo.

    Ora, diante da necessidade de dar sentido à corporeidade e com isso visar à motricidade como linguagem e expressão da vida, percebemos a falta, nos relatos históricos, de pensamento pedagógico que possa contribuir para essa concepção. Para que a corporeidade e a motricidade possam fazer sentido na história e confirmá-la como fonte de referência para um projeto antropológico na educação física, é necessário descobrir também os aspectos pedagógico e antropológico dela. Certamente, isto será contribuição importante para a cultura da educação física, para o sentido de corpo e de motricidade e para a pedagogia das práticas corporais.

Reflexão final

    No trajeto desta tese, pudemos abordar a questão da corporeidade e da motricidade - conceitos estes correlatos dentro da educação física -, refletindo sobre ela e compreendendo melhor o sentido das práticas corporais, das atividades físicas, como atividades culturais. Tal questão foi aqui proposta como atividade que revela multiplicidade de sentidos, a partir da idéia de que corporeidade e motricidade se originam da necessidade de expressar a vida, o que é de suma relevância para se compreender melhor o significado da educação física na cultura. Da mesma forma que a multiplicidade de sentidos, a polissemia permite a toda ciência correlacionar-se com a filosofia e com ela formar um todo articulado; sobretudo, quando se tenta compreender a natureza humana.

    A motricidade humana, longe de ser um feixe de eventos ou mera demonstração do uso do corpo na sua biomecânica (cuja amplitude conceitual limita-se, algumas vezes, à análise racional de um sistema físico-químico), possui, na verdade, notável alcance, quando descortinamos, na cultura geral, o sentido e o significado do que é o homem em movimento. Além de refinar e ampliar a condição conceitual do problema com o apoio rigoroso da filosofia, o olhar antropológico foi, nesta tese, determinante para redescobrimos a relevância da corporeidade e da motricidade na formação humana, A corporeidade e a motricidade que se vinculam à práxis, expressam a relação mais profunda do homem com o mundo.

    Ao mesmo tempo, ao se ampliar o debate para repensar a educação física como atividade de cultura - além de disciplina ou profissão -, o que se percebe é que “educação física” torna-se um conteúdo de expressão e significação. Tal premissa permite estabelecer vinculações interdisciplinares e refletir sobre as práticas como expressão de múltiplos sentidos. Conseguimos, com isso, tratar dos conteúdos - que são vistos, na educação física, apenas como prática de ato físico -, como atividade que se amplia em inúmeras cadeias de significados. Estes constituem a ação completa em que corpo e motricidade convergem para ser um estado do ser humano, como fenômeno perceptivo que ultrapassa os cinco sentidos e projeta um ser corporal e motor no mundo.

    Fazer uso da filosofia ou da ciência, entretanto, como reflexão sobre a educação física será um ato corajoso, além de polêmico e complexo. Não menos complexo e polêmico, será abrir o debate para questões subjetivas desta interação com outras áreas correlatas. Ação esta que reconhecemos estar entre o conceito e a natureza da prática, entre o discurso e a ação, entre a motricidade e a linguagem. A rigor, haverá necessidade de reorientar conceitos sobre temas já tradicionais na educação física, como os já consagrados pela fisiologia, pela biomecânica, pela aprendizagem motora, dentre outras categorias.

    Na cadeia de significados, essa complexa e evidente estrutura do corpo em movimento que aceitamos chamar educação física, demonstra ser uma prosa, tão fortemente diagnosticada como fez MERLEAU-PONTY (1969, p. 511: “Le prosai que se borne à toucher par dês signes convenus dês significations déjà installées dans la culture”. Assim, nos próximos capítulos, pretendemos colocar em prática a reflexão sobre as contradições entre a motricidade e a ciência que a ela confere identidade e legitimidade conceitual. Talvez seja possível compreender melhor o pensamento ou o juízo do filósofo prático: mover o pensamento como se move o corpo. Pois tanto a filosofia quanto a motricidade não são temas herméticos, pensar e mover são categorias correlatas, diz Merleau-Ponty: um pensamento do corpo e sua extensão em corporeidade, gerando, consequentemente, outros sentidos das práticas corporais.

    Nessa perspectiva, o conceito de educação física está mais próximo da filosofia da corporeidade. Nesse mesmo sentido, corporeidade e educação física e motricidade compõem-se como uma única estrutura cuja referência implica em compreender um momento dentro de um único movimento: o fazer exercício como destaque de preservação da vida, e, muito além das funções do cotidiano que perfazer uma idéia de prática corpora como perda de caloria, possa vir a exigir a conduta ética de si mesmo, não como projeto de substituição de qualquer atividade prático como atividade física, mas como um projeto que possa fazer parte de um estilo de vida. Para tal, não basta a catequese da orientação médica, é preciso uma ação pedagógica no interior da Educação Física, cuja prática ainda está encoberta pelo vício cultural das teorias. Talvez o princípio de uma educação física filosófica tanto quanto científica e não a motivação intelectual dos seus contrários. Nasceria daí uma problemática filosófica que ainda não se tem dentro do conceito de Educação Física.

    Toda a problemática filosófica que nos faz repensar o projeto educação física nos leva a entender que não há uma só palavra ou termo que possa defini-la sem estabelecer relações com a cultura. Entendemos que a produção de conhecimentos quebra as barreiras acadêmicas e as fronteiras que limitam a capacidade de significar, tanto no campo da cultura, quanto no da ciência ou da filosofia.

    Finalmente, defendemos que significar ou procurar novos sentidos é possível se palmilharmos o campo da filosofia que aproxima motricidade e corporeidade como fenômenos integrados, e não desprestigia o legado biomecânico que compõe o eixo estrutural da identidade da educação física. Pelo contrário, aquela filosofia que integra conceitos. A nosso ver, essa possibilidade está na reflexão fenomenológica, sobretudo no pensamento de Merleau-Ponty. A nosso ver, essa possibilidade está na reflexão fenomenológica, sobretudo no pensamento de Merleau-Ponty, que nos permite atribuir à corporeidade, o status de homem na sua totalidade, à motricidade, o status de linguagem e à educação física, o status de atividade da cultura.

    Estamos bem representados por estudiosos da educação física? Temos ou estamos sintonizados com um conceito de educação física em que todos os esforços se direcionam para encontrar uma atividade prática como cultura geral. Estamos sintonizados para que a teoria nos seja referencial de uma prática não apenas sustentada por modelos e métodos, e que seja um tema significativo, tanto com conteúdo da lógica científica e filosófica, quanto possa ser simbólica e artística? Finalmente, não seria prudente, num universo de múltiplos sentidos e em constante mudança, repensar o projeto antropológico da prática de exercícios como ferramenta de intervenção estética, ética, esportiva e de saúde, para que ao seja dado sua face cultural do ser corporal e motor e atinja a prática como inspiração da teoria da educação física?

    Hoje, é possível propor um novo conceito para a educação física e compreender sua essência como cultura, o que acarreta conteúdo polissêmico sobre a motricidade, que transcende o conteúdo das práticas corporais formais. Um conteúdo que permite a reflexão sem que tenhamos que perder o referencial da educação física.

Nota

  1. Tradução das palavras de Merleau-Ponty "O que é prosaico, já são signos, marcam e expressam significados, já estão instalados na cultura." Palavras na íntegra in: Merleau-Ponty, M. La prose du monde. Paris: Gallimard, 1969, p. IV.

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