efdeportes.com
Análise dos gols da Liga Futsal 2008

 

Centro de Estudos da Cognição e Ação

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Centro de Excelência Esportiva

Universidade Federal de Minas Gerais

Belo Horizonte - Minas Gerais

(Brasil)

Victor Lima Pessoa

Vinicius Bernucci Bernardes da Silva

Cristino Júlio Alves da Silva Matias

Pablo Juan Greco

victorlpessoa@terra.com.br

 

 

 

Resumo

          Apesar do futsal ser muito praticado, existem poucas pesquisas em relação à analise de jogo. A maioria das publicações está voltada para aspectos técnicos e físicos, sendo que a tática é pouco analisada. O objetivo desse estudo foi de analisar os gols ocorridos em 20 jogos da primeira fase da Liga Futsal 2008 (Brasil). A análise dos gols foi realizada através de uma planilha de scout elaborada por Vilhena et al. (2005). Realizou-se uma análise percentual e foram observados os seguintes aspectos: 1) de qual quadrante ocorreu o gol; 2) o número de toques no domínio da bola que o atleta efetuou para finalizar em gol; 3) de qual quadrante ocorreu a assistência ou se houve gol de roubada de bola (11), rebote (12), gol contra (13), gol de goleiro (14) e gol de falta (15). De acordo com as análises pode-se verificar que o setor 2 (o mais próximo e de frente para a meta) obteve a maior incidência de gols (44,1%). A quantidade de um toque foi a mais observada nos gols (59,1%). Já as assistências estão mais distribuídas pela quadra. De acordo com os dados podemos concluir que os ataques devem ser realizados de forma dinâmica e veloz dificultando as ações defensivas. Devido a velocidade das ações, os processos cognitivos devem ser um aspecto enfatizado nos treinos.

          Unitermos: Liga Futsal. Análise de jogo. Toques. Assistências. Finalização. Gols.

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 129 - Febrero de 2009

1 / 1

Introdução

    De acordo com Junior (2005) e Vilhena (2007) o futsal é um Jogo Desportivo Coletivo muito praticado, mas existem poucas pesquisas científicas, dentre estas, grande parte dos estudos estão concentrados nos aspectos energéticos-funcionais e em segundo plano os aspectos táticos. (AMARAL; GARGANTA, 2005).

    Nota-se recentemente um aumento na linha de pesquisa científica na área tática-estratégica, aparentemente os autores estão se preocupando com os efeitos dos métodos e meios utilizados direcionados a avaliar a eficácia dos jogadores e das equipes (DE ROSE; LAMAS, 2006).

    A citada preocupação torna-se cada vez mais evidente quando se observa a freqüente utilização de recursos eletrônicos e de informática para diagnosticar o rendimento técnico-tático nos treinos e jogos (GARGANTA, 2001; NETO, 2007).

    Segundo Vilhena et al. (2005):

“torna-se evidente no meio esportivo, principalmente nos Jogos Esportivos Coletivos, a necessidade de elaboração e desenvolvimento de métodos de avaliação e diagnóstico que possibilitem discriminar o nível de rendimento e as condições técnico/táticas dos atletas e das equipes, no treino e na competição, a fim de oportunizar uma fundamentação do trabalho desenvolvido por professores e treinadores”.

Objetivo

    O objetivo desse estudo foi de analisar os gols ocorridos em jogos da Liga Futsal 2008, do Brasil, para verificar de qual local da quadra ocorreram os gols, as assistências, passe efetuado para o atleta que realizou o gol, (JUNIOR, 2005) e o número de toques no domínio da bola para finalizar em gol.

Material e métodos

    Para a análise dos gols foi utilizada a planilha de scout elaborada por Vilhena et al. (2005) demonstrada na figura 1 abaixo:

Figura 1. Planilha de scout elaborada por Vilhena et al. (2005)

Amostra

    Foram analisados 20 jogos da primeira fase da Liga Futsal 2008, do Brasil, num total de 117 gols.

Procedimentos estatísticos

    Foi realizado a estatística descritiva (freqüência e percentagens) através do programa estatístico SPSS 15.0 para verificar: 

  1. de qual quadrante ocorreu o gol; 

  2. o número de toques que o atleta efetuou na bola para finalizar em gol; 

  3. de qual quadrante ocorreu a assistência ou se houve gol de roubada de bola, rebote , gol contra, gol de goleiro e gol de falta.

Fiabilidade das observações

    No sentido de ser excluída a possibilidade de existirem acordos por acaso, realizou-se a análise de concordância Kappa de Cohen, uma vez que esta é uma medida de concordância ou de semelhança entre as categorias homólogas das variáveis. Os resultados obtidos mostraram valores de Kappa de Cohen acima do que é referenciado na literatura, ou seja, superiores a 0,80 (Goulart, 1999; Thomas e Nelson, 2002; e Van Der Mars, 1989).

    Os observadores são treinadores de Futsal, categorias de base e adulto, um com 15 anos de experiência e o outro com experiência de 10 anos na modalidade.

Apresentação e discussão dos resultados

    A tabela 1 mostra que os quadrantes mais próximos à meta e principalmente os mais centralizados (2 e 5) são aqueles que possuem a maior quantidade de gols sendo que o de número 2 possui o maior percentual (41%), o que pode ser observado na figura 2. Estes dados corroboram com Vilhena et al. (2005) de que a parte central da quadra é a que oferece o maior risco à meta atacada sendo a mais utilizada. Os quadrantes mais afastados tiveram menos percentual de gol.

    Torna-se importante então nos treinamentos e jogos reforçar a marcação nesses setores e com isso induzir o jogo do oponente para que as finalizações ocorram nas laterais da quadra, ou seja, em locais com menos possibilidade de sucesso nas ações (VILHENA, et al. 2005). O setor 10, diferente dos outros setores mais distantes apresentou 11 gols, fato que pode estar relacionado com a utilização da equipe adversária do “goleiro linha”.

Tabela 1. Freqüência e percentual de gols de acordo com os quadrantes

 

Figura 2. Percentual de gols de acordo com os setores da quadra

    A tabela 2 mostra que os atletas efetuam pouquíssimos toques para fazer o gol sendo que o toque “de primeira” aparece em grande escala (59,8%) seguido da quantidade de dois toques (29%), ou seja, domínio e finalização, comprovando a velocidade e dinamismo do Futsal. Essas dentre outras características exigem dos atletas uma alta demanda cognitiva (capacidades de processamento de informação, percepção, memória, tomada de decisão, criatividade) em relação ao seu comportamento tático nos jogos e treinos, pois esses processos de decisão dinâmicos dificilmente são reproduzíveis já que as situações que ocorrem nos jogos e treinos têm todo um contexto situacional específico (GARGANTA, 1998; GARGANTA, 2002; GRECO, 2006).

Tabela 2. Freqüência e percentual de toques para efetuar o gol

    Diferente dos outros dois dados (gols e toques na bola) os locais das assistências estão mais bem distribuídos pela quadra conforme a tabela 3, mostrando uma grande variedade de situações ofensivas realizadas pelas equipes. Nota-se que o quadrante 10 possui uma maior quantidade de assistências em relação aos quadrantes mais distantes do gol (10,3%). Esse fato pode estar relacionado com situações de contra ataque e também devido a utilização do goleiro linha pela equipe adversária. Os quadrantes que estão nas alas (1, 4, 3 e 6) apresentam o maior número de assistências mostrando que o jogo pelas alas da quadra pode ser muito eficaz para a realização de assistências. Também é importante salientar os gols de rebote fato que pode estar relacionado com a atenção dos jogadores em relação a esse tipo de situação e também às roubadas de bola próximas a meta adversária, demonstrando uma forte marcação para retomada da posse de bola no campo ofensivo.

Setores/assistências

Figura 3. Percentual de assistências de acordo com os setores da quadra

 

Tabela 3. Assistências, roubada de bola (11), rebote (12), gol contra (13), gol de goleiro (14) e bola parada (15)

Conclusões

    De acordo com os dados analisados podemos concluir que os gols ocorridos na primeira fase da liga futsal 2008 corroboram com Greco e Souza (1997) que se referem ao futsal como “um esporte dinâmico onde as ações de jogo se sucedem com continuidade e velocidade extremamente rápida”. Essa afirmativa pode ser comprovada através dos percentuais de toques “de primeira” (59,1%) e dois toques (29,9%) e também pela variedade dos locais de assistência além dos gols de bola roubada, falta, rebote e de goleiro.

Referências

  • AMARAL, R.; GARGANTA, J. A modelação do jogo em Futsal: Análise seqüencial do 1x1 no processo ofensivo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto, vol.5, n. 3, p.298-310, set 2005.

  • DE ROSE JR.; LAMAS, L. Análise de jogo no basquetebol: perfil ofensivo da seleção masculina. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.20, n. 3, p.165-173, jul/set 2006.

  • GARGANTA, J. M. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In GRAÇA, A; OLIVEIRA, J (Ed.) O ensino dos jogos desportivos. 2 ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1998. 03 – 16 p.

  • GARGANTA, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto, vol. 1, n. 1, p. 57–64, 2001

  • GARGANTA, J. O treinamento da táctica e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-acção. In: BARBANTI, V.J. et all. Esporte e atividade física. Interação entre Rendimento e Qualidade de Vida. São Paulo: Manole, 2002. Cap. 3, p.25- 38.

  • GOULART, E. M. A. Metodologia e Informática na Pesquisa Médica. Belo Horizonte. Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, 1999.

  • GRECO, P.J.; SOUZA, P.R.C.: Desenvolvimento da capacidade tática no Futsal. In: GRECO, P.J.; SAMULSKI, D.; GARCIA, E.S., SZMUCHROWSKY, L.A. Temas Atuais II em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 1997. p.25-42.

  • GRECO, P.J.Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.20, p.210-12, set. 2006.

  • NETO, J. M. D. A importância dos indicadores estatísticos para a obtenção da vitoria no Campeonato Mundial de Basquetebol adulto masculino 2006. Revista Fitness e Performance. Rio de Janeiro, v.6, n.1 p.57-61, jan./fev. 2007.

  • JUNIOR, N. B. Manifestações de Inteligência Corporal Cinestésica na Prática do Jogo de Futsal: Um estudo da categoria principal masculino. Dissertação de Mestrado - Universidade São Judas Tadeu, Educação Física, 2005. 97p.

  • JERRY R. THOMAS; JACK K. NELSON. Métodos de Pesquisa em Educação Física. Porto Alegre: Artmed, 2002.

  • VAN DER MARS, H. Observer Reliability: Issues and Procedures. In: P. Z. Darts, D.; Mancini, V. (ed). Analyzing Physical Education and Sport Instruction: Champaing, 1989. Observer Reliability: Issues and Procedures.

  • VILHENA, M. S. Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento no Futsal: Influencia no Conhecimento Tático Processual. Dissertação de Mestrado- Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 2007. 143p.

  • VILHENA, M.S.; MOREIRA, J. P. A. ; COSTA, F. F.; GRECO, P. J. Comparison Between the Offensive actions of the Final Stage of the Mineiro Championship of Indoor Soccer in the Pre Mirim and Mirim categories. The FIEP bulletin. Foz do Iguaçu, v. 75, n. ed. Esp, p. 284-288, 2005.

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 13 · N° 129 | Buenos Aires, Febrero de 2009  
© 1997-2009 Derechos reservados