efdeportes.com
Teorias pedagógicas da Educação Física: o que dizem os professores de uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, RS

 

*Licenciada em Educação Física (ESEF/UFRGS).

**Doutoranda em Ciências do Movimento Humano (ESEF/UFRGS)

Integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e

Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE).

***Professor de graduação e pós-graduação do curso

de Educação Física da UFRGS

Coordenador do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e

Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE).

Aline Biscardi Oliveira*

Lisandra Oliveira e Silva**

Vicente Molina Neto***

lisgba@yahoo.com.br

(Brasil)

 

 

 

Resumo

          Esta texto trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico sobre a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre/RS. O objetivo desse estudo foi conhecer o trabalho e o planejamento dos professores de Educação Física. Neste sentido, construímos o seguinte problema de pesquisa: Como as teorias pedagógicas estão sendo apropriadas na prática docente do professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino, nas aulas de 5ª à 8ª séries? O trabalho de campo teve duração de cinco meses onde foram realizadas 95 horas de observações participantes devidamente registradas em diário de campo. Além disso, realizamos uma entrevista semi-estruturada individual com os quatro professores colaboradores. A partir das análises e interpretações das informações coletadas no trabalho de campo construímos 4 categorias de análise, que nos auxiliaram a compreender de forma mais aprofundada nosso problema de investigação: 1) Formação; 2) Planejamento; 3) Prática Pedagógica; e 4) Reflexões Sobre a Docência. Percebemos que esses professores se apropriam de diferentes saberes das teorias pedagógicas para sustentar a sua ação docente. Alguns desses saberes foram incorporados no período de formação, entretanto, outros vão sendo construídos ao longo do tempo através de suas interações com o contexto escolar. Identificamos ainda que os conteúdos utilizados nas aulas de Educação Física são especificamente os esportes, contudo também são enfatizados conteúdos que vão além dos que constam no planejamento de Educação Física. Desse modo, os professores demonstraram refletir sobre suas ações docentes e revelaram ter consciência que algumas intenções pedagógicas não são colocadas em prática.

          Unitermos: Prática pedagógica. Teorias pedagógicas. Prática docente. Professor de Educação Física.

 
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 127 - Diciembre de 2008

1 / 1

    Este texto procede de um estudo de caso do tipo etnográfico sobre a prática pedagógica dos professores de Educação Física (EF) da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre/RS (OLIVEIRA, 2006). Seu objetivo foi conhecer o trabalho e o planejamento desses professores. Para tanto, construímos o seguinte problema de pesquisa: Como as teorias pedagógicas são apropriadas na prática docente pelo professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino, nas aulas de 5ª à 8ª séries?

    A prática pedagógica do professor de EF é complexa. Essa complexidade se justifica devido à diversidade de concepções pedagógicas que fundamentam essa disciplina. Dessa forma, os professores apresentam dificuldades para definir que concepção utilizar para atingir seus objetivos educacionais.

    No quadro abaixo apresentamos as principais teorias pedagógicas segundo a literatura especializada (SHIGUNOV e SHIGUNOV NETO, 2001; DARIDO, 1998 e BRASIL, 1998).

Preditivas

Não-preditivas

Aulas Abertas (Hildebrandt e Langing)

Crítico-emancipatória (Elenor Kunz)

Construtivista (João Batista Freire)

Humanista (Vitor Marinho de Oliveira)

Crítico-superadora (Coletivo de Autores)

Psicomotricidade (Aírton Negrine)

Aptidão Física (Markus Vinícius Nahas e Dartagnam Guedes)

Tecnicista (Moacir Daiuto e José Roberto Borsari)

Desenvolvimentista (Go Tani)

Sociológica ou Sistêmica (Mauro Betti)

Educação Física Plural (Jocimar Daólio)

 

    A intenção de mapear as teorias pedagógicas da EF encontradas na literatura está conectada com o problema de pesquisa explicitado anteriormente, ou seja, investigar como essas teorias são apropriadas pelos professores nas escolas.

    Para tanto, realizamos um trabalho de campo (05 meses) em uma escola estadual de Porto Alegre. Foram realizadas 95 horas de observações participantes devidamente registradas em diário de campo. Além disso, realizamos uma entrevista semi-estruturada individual com os quatro colaboradores.

    Reunimos as informações do trabalho de campo em 04 categorias de análise, que nos auxiliaram a compreender com profundidade o problema de investigação: 

  1. Formação; 

  2. Planejamento; 

  3. Prática Pedagógica; e 

  4. Reflexões Sobre a Docência.

    Portanto, é na ação docente que esses professores têm que reorganizar os seus diversos saberes, e decidir quais teorias e procedimentos pedagógicos desejam apropriar-se para construir sua metodologia de ensino, a qual passa a ser desenvolvida a partir de sua prática pedagógica. Percebemos que alguns desses saberes foram incorporados no período de formação, entretanto, outros foram e vão sendo construídos ao longo do tempo através de suas interações com o contexto escolar.

    Identificamos ainda que os conteúdos utilizados nas aulas de EF são os esportes, embora os professores ensinem conteúdos que vão além dos que constam no planejamento da disciplina. Desse modo, os professores demonstraram refletir sobre suas ações docentes e revelaram ter consciência que algumas intenções pedagógicas não são colocadas em prática.

Referências

Outros artigos em Portugués

  www.efdeportes.com/

revista digital · Año 13 · N° 127 | Buenos Aires, Diciembre de 2008  
© 1997-2008 Derechos reservados