Lecturas: Educación Física y Deportes www.efdeportes.com/ Revista Digital |
---|
Lecturas: Educación Física y Deportes. Revista Digital |
---|
Série Bibliografias |
---|
Este texto pode ser reproduzido livremente, para uso pessoal e sem finalidades comerciais,
desde que não sofra alterações em seu conteúdo e em sua estrutura física.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
"Não sendo possível conhecer toda a produção editorial, mesmo de um único idioma, urge que se organizem bibliografias temáticas, válidas e metódicas, capazes de orientar estudiosos ou profissionais, no plano dos seus interesses específicos e tendo em atenção os respectivos idiomas" (VIANA apud. RAMOS, 1963, p.94)1
A citação acima foi retirada de uma saudação que o prof. Mário Gonçalves Viana, na época diretor do INEF de Portugal, fez ao prof. Jayr Jordão Ramos, por ocasião da publicação de uma pequena bibliografia luso-brasileira de Educação Física. Mesmo tendo sido escrita há 25 anos, nela podemos encontrar algumas de nossas motivações e objetivos com a publicação dessa bibliografia.
Se já em 1963 não era possível ter conhecimento de toda produção bibliográfica, imaginemos nos dias de hoje, quando não só a produção é mais fértil (pelo menos no aspecto quantitativo) como os meios de difusão dessas informações se ampliaram notavelmente? Mais ainda, a imensa produção do presente nos faz esquecer, muitas vezes, da importante produção do passado, de mais difícil acesso, algumas mesmo quase extintas ou em fase de extinção, já que só recentemente temos nos preocupado com a conservação de nossos 'papéis velhos'.
Cabe destacar que aquela produção é muito mais do que pejorativamente 'papel velho'. Lá encontramos o registro de alguns dos caminhos trilhados pela nossa área de conhecimento, que ao serem lidos/conhecidos podem apontar interessantes indicadores para que melhor compreendamos e orientemos nossos passos no presente.
Certamente aqueles que tiverem a curiosidade de estudar mais detalhadamente alguns daqueles artigos podem se surpreender. Certas vezes parece que cultivamos uma compreensão de que somente no presente se encontram os avanços, a vanguarda, o progresso. Os que se dispuserem a mexer um pouco naqueles papéis já amarelados encontrarão informações que podem desmistificar tal compreensão. Algumas discussões ainda atuais lá também são encontradas, dando-nos por vezes a impressão que avançamos menos do que superdimensionamos no que se refere a alguns assuntos.
Assim, com a série 'Bibliografias' pretendemos dar a conhecer o perfil de nossa produção científica (por que não usar tal termo?) no decorrer do tempo. Esperamos contribuir para que os pesquisadores de hoje melhor localizem e compreendam as mais diversas possibilidades de olhar para nossa área de conhecimento. Cabe lembrar que por trás desses aparentemente frios artigos, estavam seres humanos, apaixonados e com os mais diferentes desejos, emoções, pretensões.
Sentimos realmente a necessidade de que, dentro de nossas possibilidades, cataloguemos nossa produção editorial. E o projeto 'Bibliografias' é bastante audacioso. Nosso Intuito é catalogar e divulgar o máximo que pudermos dessa produção no Brasil, começando pelos artigos publicados em periódicos. Tal opção de deu por acreditarmos que são a face menos conhecida de nossa produção. Publicadas no interior das revistas, os artigos acabam sendo mais esquecidos, menos procurados, já que o título do periódico, ao contrário do livro, não nos permite prever o que lá dentro podemos encontrar.
Entre os periódicos, optamos por começar pelos mais antigos, alguns dos quais inclusive lamentavelmente desconhecidos por parte significativa de nossos pesquisadores.
Por que começar pelos 'Arquivos da ENEFD'? O artigo que traça o perfil da revista, também incluso nessa bibliografia, e a própria bibliografia em si irão responder melhor essa questão, mas podemos elencar a priori alguns motivos: a) o perfil dos Arquivos, diferenciado das demais publicações na área de Educação Física/Ciências do Esporte nos incentivou nesse trabalho; b) a facilidade operacional, já que tínhamos acesso e vínhamos trabalhando com seus exemplares; c) a Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, hoje Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, completará 60 anos em 1999; logo, antecipamos a comemoração dessa importante data para a Educação Física brasileira.
Assim, esta bibliografia mais do que sua utilidade direta, pretende também ser uma homenagem àqueles que de alguma forma contribuíram para nossa construção. Também uma homenagem a Jayr Jordão Ramos e Laércio Elias Pereira que, no seu tempo e de sua forma, já entabularam iniciativas de construção de bibliografias.
Apresentamos então ARQUIVOS DA ESCOLA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - BIBLIOGRAFIA, que pretende ser a primeira de uma série, já de certa forma iniciada com a publicação da BIBLIOGRAFIA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE2 .
O leitor poderá ter acesso a esta bibliografia de duas formas distintas, como na experiência anterior: a) a partir de uma versão em word, onde as referências podem ser recuperadas por palavras-chaves ou por autor; b) ou a partir de um banco de dados, onde podem ser recuperadas por título, autor, local, volume, ano e palavras-chaves. O software permite a pesquisa, cruzada ou não, de até seis variáveis.
Nesta bibliografia estão sendo apresentados 284 artigos, de mais de 90 autores diferentes, catalogados em 55 palavras-chaves. Em relação à Bibliografia Brasileira de História da Educação Física e do Esporte, procuramos avançar em algumas coisas: a) introduzir um artigo de apresentação do perfil do periódico; b) respeitar as normas da ABNT, embora tenhamos trocado o destaque em itálico no interior das referências, do nome do periódico para o nome do artigo. Achamos mais relevante destacar o artigo, já que a bibliografia é de somente um periódico.
Pelas idéias que apresentamos pode parecer muito ambicioso e trabalhoso catalogar a imensa produção sobre a Educação Física e o esporte no Brasil. É realmente um projeto grandioso, uma luz no fim do túnel. Se não chegarmos na luz, esperamos chegar o mais próximo possível dela. Até porque já é a hora de realmente nos empenharmos em construir um trabalho mais aprofundado sobre uma história das idéias em nossa área de conhecimento.
É sonhar demais? Então terminemos com as palavras de Pessoa. Elas podem aliviar a angústia de nossos desejos.
Sossega, coração! Não desesperes!
Talvez um dia, para além dos dias,
Encontres o que queres porque o queres.
Então, livre de falsas nostalgias,
Atingirás a perfeição de seres.Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
Pobre esperança a de existir somente!
Como quem passa a mão pelo cabelo
E em si mesmo se sente diferente,
Como faz mal ao sonho o concebê-lo!Sossega, coração, contudo! Dorme!
O sossego não quer razão nem causa.
Quer só a noite plácida e enorme,
A grande, universal, solene pausa
Antes que tudo em tudo se transforme.Fernando Pessoa, 2-8-1933.
1.
RAMOS, Jayr Jordão. Bibliografia Luso-Brasileira de Educação Física. Arquivos da ENEFD, Rio de Janeiro, ano 19, n.18, p.93-117, jun.-dez./1963.
2.
GENOVEZ, Patrícia de Falco, MELO, Victor Andrade de. Bibliografia Brasileira de História da Educação Física e do Esporte. Rio de Janeiro, 1998.
Lecturas: Educación Física y Deportes Revista Digital |
---|