Adesão e permanência no projeto de dança educacional da secretaria municipal de São José |
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*Prof. de EF - Especialista em Dança - CEFID/UDESC. **Prof. de EF - Estudante de Pós Graduação - GAMA FILHO. ***Prof. Ms. do Departamento de Ginástica, Recreação e Rítmica - CEFID/UDESC. (Brasil) |
Isabel Cristina Ouriques* | Amanda Soares** Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães*** Joseani Paulini Neves Simas*** amandasoaresef@gmail.com | nanaguim@terra.com.br |
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http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 119 - Abril de 2008 |
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Introdução
Dançar é expressar com o corpo os ritmos dos sentimentos e das emoções. É antes de tudo, estabelecer uma relação ativa entre o homem e o mundo.Os homens dançaram todos os momentos de sua existência. A música e a dança caracterizaram as mudanças de comportamento das pessoas, em diferentes épocas, marcando novos estilos de vida (GARAUDY, 1984).
É fato devidamente comprovado que a dança enquanto educação proporciona um bem estar físico, emocional e mental para crianças e adolescentes. A participação nesta modalidade pode ser considerada uma boa forma de o indivíduo se realizar e se auto - afirmar (BARRETO, 2004).
Assim sendo o autor ainda considera a importância de uma disciplina como a dança no processo de desenvolvimento do aluno de forma integral, inicia-se uma ação social e educativa com intuito de reduzir a probabilidade de exposição de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda à situação de risco social.
Nessa relação o grupo social é o meio em que se aprende os processos sociais de cultura, é através da dança dentro do próprio contexto social das adolescentes, que se propõe o desenvolvimento da sua identidade, explorando assim suas capacidades e potencialidades (MATOS, 1994).
Desta forma em 2000 deu-se início o projeto de dança escolar executado pela Secretaria Municipal de Educação de São José em algumas escolas do município. O Projeto abrange alunos do Ensino Fundamental e Médio sendo as aulas, de cunho extracurricular, ministradas por professores de Educação Física da rede de ensino.
Com este trabalho objetivou-se determinar quais seriam os motivos de adesão e permanência das alunas da escola municipal professor Altino Corsino da Silva Flores participantes do projeto, traçando um perfil sócio-demográfico e investigando a contribuição do referido projeto de dança educacional na vida dessas alunas tendo em vista que a escola utilizada era da rede municipal de São José.
Pela importância a que se destina este trabalho pretende-se alertar os profissionais que trabalham com a dança principalmente em âmbito educacional, a respeito do que a mesma pode proporcionar ao educando, toda a aprendizagem e experiência que o leve a desenvolver-se harmoniosamente em sua totalidade, e a dança sendo tão abrangente em seus objetivos e nos resultados obtidos, tornando-se assim parte integrante do processo educacional.
Material e métodosEste estudo caracterizou-se por ser de campo descritivo diagnóstico do tipo estudo de caso, constituído por uma amostra intencional de 12 alunas, as quais faziam parte do Projeto de dança educacional da Escola Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores.
Utilizou-se como instrumento um formulário contendo 10 questões fechadas destinadas a traçar o perfil sócio-demográfico das alunas e uma entrevista semi-estruturada contendo 22 questões abertas destinadas a verificar os motivos de adesão, permanência e contribuição do projeto na vida das alunas.
A coleta de dados foi realizada na própria escola pela pesquisadora com o auxílio de um gravador. Realizou-se também um estudo piloto com 3 indivíduos com as mesmas características da amostra para verificar a clareza do instrumento bem como familiarização e tempo de aplicação pelo pesquisador, assim os dados foram analisados mediante estatística descritiva (cálculo de freqüência simples e média) e análise de conteúdo.
Resultados e discussãoCom a finalidade de conhecer o público submetido a esta pesquisa avaliou-se o aspecto sócio-demográfico, o motivo para adesão e permanência, atividades motivadoras, conteúdos da dança, outras atividades praticadas, a satisfação, e a contribuição do projeto no contexto de vida dessas alunas.
Perfil sócio demográfico das alunas do Projeto de Dança EducacionalQuanto ao aspecto sócio-demográfico foram coletados dados referentes à idade, à escolaridade, ao endereço, ao estado civil, a descendência étnica e ao perfil sócio-econômico.
A média de idade dessas meninas foi de 15,5 anos, todas brasileiras nascidas no estado de Santa Catarina, sendo 11 de descendência africana e uma de descendência portuguesa. Destas, 7 são residentes do bairro Jardim Atlântico, 2 do Monte Cristo e 3 de Santos Dumont. A maioria cursa o ensino fundamental, são todas solteiras e moram com seus pais, sendo que 11 são sustentadas pelos mesmos e apenas uma, por parentes e amigos. Das 12 meninas apenas 3 exercem trabalho remunerado, como babás. Todas residem nas proximidades da escola, são de classe média baixa, as que trabalham não possuem condições de se alto sustentar.
Motivos para a adesão e permanênciaA partir do momento que As adolescentes são inseridAs em um grupo que lhes proporciona prazer, facilita-se o processo ensino-aprendizagem, as mesmas sentem-se úteis na escola ou em qualquer outro lugar, passam a visualizar novas perspectivas de vida. As famílias, comunidades e escolas que valorizam as crianças ou adolescentes colaboram na construção de sua auto-estima (KATZ, 1995).
A valorização pessoal é algo imperioso para o processo educacional, este estado emocional pode desencadear uma motivação que de acordo com Fahlbusch (1990) são conjuntos dinâmicos que determinam a conduta de um indivíduo, levando-o a determinadas posturas mentais.
Para tanto o Quadro 1 refere-se ao motivo de adesão e permanência por parte das alunas a este projeto de dança educacional.
Os dados obtidos no quadro 1, relatam que 9 alunas expuseram como motivo de inserção no projeto o gosto pela dança, fator esse de alta relevância por se tratar de adolescentes. De acordo com Matos (1994), para que os adolescentes se interessem por uma atividade seja ela esportiva ou não, há primeiramente a necessidade de sentir atração, prazer para contar com sua adesão.
Tanto que Fux (1983), relata que a dança educacional é um meio alternativo capaz de oferecer ao jovem oportunidade real de marcar a sua presença, de defender seus interesses na escola e de se enquadrar no mundo social dos adultos. Para o mesmo autor a disciplina sendo integrada nas escolas como uma matéria formativa, apresentaria ao adolescente uma opção para que ele perceba seu corpo como meio de expressar e estabelecer uma relação com a vida sem medo de ser descriminado, para que o jovem não utilize outros meios, como as ruas, onde ele poderá agregar outros valores para se impor como um indivíduo importante.
Corroborando com Nanni (1995) relata que as crianças gostam de dançar para se divertirem e pelo prazer da dança. Quando apropriadamente apresentada, a dança detem o poder de aliviar as pressões mentais, a tensão emocional. A dança proporciona uma experiência relaxante e divertida e ainda uma maneira fácil de fazer amigos.
Enriquecendo a análise verifica-se ainda no Quadro 1 os motivos que as alunas alegaram para permanecer no projeto, foram destacados os seguintes: os estilos da dança, as coreografias, o gosto pela dança e das pessoas, a popularidade no colégio e apresentação e participação em eventos. Outros motivos citados por elas se mostraram relevantes tais como, a satisfação com o período em que se davam as aulas e o local, pelo fato de não terem nada para fazer no período que não estavam na escola e por já ser um local conhecido, o apoio recebido dos pais e familiares. Tudo isto motivou para que as alunas mantivessem engajadas no projeto, sentindo-se extremamente úteis.
Na literatura encontramos autores explanando que se a dança for desenvolvida em grupo faz surgir relações mais comprometidas de amizades, dançando juntos, crianças e jovens aprendem a ter consideração uns com os outros e um código de comportamento social (NANNI 1995). Pois a criança participa de vários contextos com ambientes dinâmicos em constantes transformações e quando ela participa ativamente, constitui uma dimensão mais imediata de seu desenvolvimento, o que é chamado de microsistema, entende-se que a criança traz consigo sua experiência do meio mais próximo como a família e sua vizinhança e considera-se relevante para a escola que os objetivos das atividades considerem às características, necessidades e anseios do educando (BRONFENBRENNER APUD AZEREDO 2003)
Conteúdos desenvolvidos nas aulas de dançaA proposta pedagógica em que o projeto foi baseado, tem como objetivo a oficina da dança a qual oportuniza a vivência lúdica da dança numa perspectiva de dança para todos, ampliar o conhecimento acerca das manifestações artísticas dentro da dança, oportunizar ao aluno a experiência de se expressar enquanto intérprete e criador, ampliando seu vocabulário gestual de forma a romper com a dependência os movimentos padronizados e veiculados pela mídia.
Desta forma investigou-se quais são as atividades mais motivantes para as adolescentes durante a aula de dança é de suma importância para referenciar a importância do projeto e isto será apresentado na Tabela 1.
Conforme os dados contidos na tabela 1, 6 alunas relataram que a atividade mais estimulante durante as aulas são as seqüências coreográficas porém outras 5 afirmam gostar de tudo que se refere à dança, tamanho seu interesse pelos elementos que compõem a aula.
Confrontando com a literatura Matos (1994) relata que o processo coreográfico é desafiador para os dançarinos. Aprender as etapas e seqüências de movimentos para se tornar visível o que se quer expressar, é uma tarefa desafiadora. E o desafio dos movimentos parece ser um motivo real e expressivo para manter os praticantes sempre envolvidos no processo de aprendizagem, principalmente quando a criança ou o adolescente se propõe aprender, tal desafio é responsável pelo aumento na auto-estima.
Sendo assim, a dança é linguagem, coreografia é a colocação dessa linguagem na forma (FAHLBUSCH 1990). Tanto que para Barreto (2004), é através desta linguagem que os dançarinos reconstroem, a base da interpretação, buscando expressar de maneira mais adequada à proposta coreográfica proporcionando o autoconhecimento, o incentivo a expressão dos indivíduos, a comunicação não-verbal, a sensibilidade para que se tenham relações mais equilibradas e harmoniosas diante do mundo.
O relacionamento social é favorecido pela prática da dança, por estabelecer laços de solidariedade e companheirismo, sendo assim uma coreografia em conjunto pode oferecer aos praticantes a experiência de sentir como as pessoas podem adaptar-se entre si, auxiliando-se mutuamente (GIFFONI, 1964).
Com relação aos conteúdos de dança, 8 alunas relataram que a escolha do tipo de dança era feita por elas, porém 4 consultavam as professoras para decidir. Ao longo do projeto as danças foram trabalhadas dentro do contexto das alunas, explorando suas capacidades. A escolha de conteúdos de dança pelas próprias alunas serviu de estímulo para uma vivência duradoura dentro do projeto. Pois de acordo com Giffoni (1964) o temperamento dos executantes deve influir na escolha das danças a serem adotadas, devendo estas se moldar a ele e darem-lhe vazão.
Por este motivo Marques (2001), relata o quão importante é a valorização do contexto dos alunos de modo que o ensino da dança não seja uma forma de escapar do mundo, mas um lugar para se entendê-lo. No momento em que se entrelacem os próprios conteúdos de dança aos conteúdos individuais, culturais e sociais dos alunos tem-se a possibilidade de uma inter-relação entre corpos, movimentos, mentes, história de vida e conteúdos específicos da dança, tanto nas instituições de ensino como em seus espaços de ação sócio-cultural.
Em continuidade salienta-se que o Tabela 2 apresenta dados relacionados à satisfação destas meninas em fazer parte do projeto tanto quanto o incentivo dado pelo mesmo para que elas praticassem uma outra atividade.
No quadro 2, verificou-se que 11 meninas a satisfação foi completa pois as mesmas relatam que antes do projeto nunca tiveram atividades de grande expressão no colégio, principalmente, nunca havia ocorrido nenhum reconhecimento fora do ambiente escolar, para qualquer atividade. Com o surgimento do projeto houve muita valorização das alunas e também do colégio. Tanto que nenhuma relatou insatisfação em fazer parte do grupo.
Desta forma para se ter um bom desempenho escolar é necessário uma prática pedagógica que fortaleça o crescimento pessoal dos educandos, a partir do conhecimento de suas realidades e da orientação para a construção de um auto-conceito positivo (MIGUEL, ET AL 2002). A dança pode proporcionar esta prática pois ela é uma atividade que promove prazer e alegria, tanto que para Barreto (2004) dançar para se divertir, celebrar ou fazer arte pode representar formas de tornar a vida mais leve e repleta de prazer.
Com este intuito é que a dança escolar consiste em matéria prima para formular impressões, representar experiências, projetar valores, sentidos, significados, revelar sentimentos, sensações, emoções (SIMÂO, ET AL, 2005). Portanto, atividades pertinentes a produções artísticas que fornecem estímulos à expressão e à comunicação entre as pessoas, valorizando a experiência humana no mundo, são tão importantes para a formação de um indivíduo principalmente aqueles que vivem em situações de baixa renda nas favelas como é o caso de muitas alunas desse projeto.
A valorização da produção artística, a interação entre alunos e professores, parceiros da mesma localidade e vizinhanças fazem parte das relações interpessoais resultando em valores mantidos ao longo de suas vidas.
Em relação à participação em outra atividade além da realizada no projeto, como demonstra o quadro 2, a maioria (10 alunas) mostram-se bastante ativas e disposta principalmente no que diz respeito a atividades relacionadas com ritmo e música. Das 12 meninas, 8 participa da linha de frente da banda marcial da escola onde se explora o ritmo e as evoluções coreográficas. As alunas escolhidas para participarem desta linha de frente apresentarem um desenvolvimento rítmico mais apurado.
Segundo Giffoni (1964), todos somos dotados de ritmo próprio, mas há pessoas que muitas vezes não conseguem executar o movimento no tempo ideal, ultrapassa-o ou adianta-se. E uma das grandes contribuições da dança é a educação rítmica, de acordo Barreto (2004), os PCNs citam como objetivo geral para o ensino de dança na escola a iniciação do dançarino. Esta situação evolve alguns aspectos como o trabalho de produção artística como estimulador do autoconhecimento e conhecimento do outro, viabilizando respeito e reconhecimento diante da diversidade de produções.
Outro motivo que leva estas alunas a serem escolhidas para esta atividade foi a postura, e a coordenação que as mesmas possuem. De qualquer modo além das características que estas alunas apresentam para outra atividade mais interessante é a vontade, o interesse que possuem em participar de outros eventos. O projeto pode ser considerado como impulsionador desse interesse, pois Winterstein apud Azeredo (2003), revela que a teoria da motivação parte do pressuposto de que deve existir algo que desencadeie uma ação, dando-lhe uma direção e um objetivo.
Contribuições do projeto no contexto de vidaAs danças folclóricas podem ser de grande valia na construção da auto estima e identidade de nosso povo, que (re)conhecendo o que é seu, pode respeitar-se enquanto ser criador e transformador, com deveres e direitos e que avaliando a riqueza de nossa dinâmica tradição possa, com criatividade brasileira, construir o presente e um futuro mais justo (GABRIEL, 2002).
Como das 12 meninas participantes do grupo de dança 11 são de origem negra, prevaleceu a dança africana. A mesma está dentro do folclore brasileiro pois ela faz parte de um povo que também foi importante para a formação do país. Desta forma Barreto (2002) corrobora com Gabriel pois relata que o folclore é a expressão mais legítima e espontânea do ser humano, dos grupos sociais, superando línguas, raças, sistemas econômicos, regimes políticos, confissões religiosas e condicionamentos diversos, incluindo o analfabetismo de certas camadas sociais, ainda afirma que tudo que é do povo ou por ele é guardado, deve ser matéria das escolas.
Todas as participantes do projeto foram unânimes em afirmar que aprenderam a cultura africana e que foi através do referido o primeiro contato com a mesma. Conseqüentemente foram bem sucedidas com suas coreografias ficando conhecidas por toda rede municipal e conquistando alguns títulos relevantes uma vez que nunca haviam participado de qualquer evento fora do ambiente escolar.
Desta forma o Quadro 3 destaca quais as contribuições mais citadas pelas meninas. 05.gif
Em relação ao quadro 3, às contribuições que o projeto proporcionou para a vida destas meninas, o mais citado foi à fama conquistada e a importância dada pelos outros, pois de meras expectadoras passaram a ser o centro das atenções na escola, em casa, na comunidade, agregando mais objetivos as suas vidas.
O ser humano procura alternativas para minimizar a sua insatisfação diante de si mesmo e da vida e o exercício físico pode ser este refugio, porque o corpo necessita movimentar-se. Todavia, quando a necessidade do homem não é apenas no nível físico, ela atinge também o nível psíquico, é na dança que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e sentimentos (GARAUDY 1984).
De acordo com a professora Giffoni apud Vicente (2002) a dança têm sua utilidade no meio escolar, pois é um exercício físico de valor moral, social, recreativo, cultural e terapêutico, o qual contribui para adaptação social pelos contatos que proporciona, tais como: distração e acomodação psíquica.
Como benefício no desenvolvimento social, percebeu-se que a dança criou condições para que se estabelecesse uma boa relação entre as integrantes do grupo. Logo no início da formação poucas se conheciam e algumas não se davam por viverem em bairros diferentes, havia entre elas rivalidade pelo local em que moravam, ocorreram inclusive brigas de "gangues" como elas mesmas denominavam suas turmas. O projeto desmistificou o preconceito existente e inclusive diminuiu os embates que ocorriam entre bairros.
Das 12 alunas, 10 ainda relataram que ajudavam a professora a ensinar em algum momento suas amigas a realizar movimentos de forma correta bem como trabalhavam na elaboração do figurino,confeccionando colares, ráfias, palha da costa, etc. À medida que as meninas foram se conhecendo os resultados positivos se tornaram mais freqüentes, começou uma relação de amizade muito grande tornando o grupo coeso.
Todas as atividades que envolvem e promovem a dança são úteis para ajudar a expressão emocionalmente, favorecendo o pensar criativo, a intuição, desde a realidade e a inovação até a transformação (GUIMARÃES 2003).
Pois segundo Matos (1994) quando se distribui tarefas diferenciadas a cada componente, o grupo se modifica e transforma pontos de discórdia em ações para o bem coletivo, proporcionando integração entre os participantes. Corroborando com esta idéia Giffoni (1964) afirma que o companheirismo leva ao desejo de sucesso de todo o grupo, na perfeição do conjunto, em que o auxílio mútuo se faz indispensável. A dança é implicitamente integrada, pois o executante é levado a unir-se física, psíquica e moralmente.
ConclusãoA maioria das adolescentes é de descendência africana, residem em regiões consideradas de baixa renda, no município de São José, sendo elas estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Altino Flores. Com idade inferior a 18 anos, sem renda fixa e dependentes economicamente de seus pais;
Os motivos que levaram as alunas a aderirem e se engajarem neste projeto foram: a identificação com a dança, a participação na escolha dos conteúdos e estilo de dança, processos coreográficos, exercícios e atividades motivantes.
Em relação à permanência por mais de um ano no projeto atribui-se à valorização dos familiares, dos colegas de escola, e dos professores. Novas amizades firmadas dentro do grupo, a responsabilidade de representar a escola ao se apresentarem em outros locais e a mudança no estilo de vida pelos novos objetivos adquiridos.
Ainda sobre a contribuição do projeto no contexto de vida destas alunas concluiu-se que as mesmas melhoraram sua alto-estima por se tornarem famosas no seu contexto de vida, saindo do anonimato, das más influencias, das ruas, das drogas, criando novas expectativas de vida, sonhando no futuro cursar faculdade de dança e se tornarem professoras.
Sendo a escola um local onde a criança e adolescente passa a maior parte do tempo, torna-se clara a importância das aulas de dança, propiciando uma grande variedade de atividades que possibilita a estes educandos vivências motoras e psico-sociais. A dança neste contexto apresenta-se como uma grande opção, uma vez que pode satisfazer a necessidade de externar os sentimentos, idéias e fantasias do ser humano.
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digital · Año 13
· N° 119 | Buenos Aires,
Abril 2008 |